O Anticristo

O Anticristo Friedrich Nietzsche

Resenhas - O Anticristo

LeomaxCOF 14/08/2020

...
Nietzsche é um pouco agressivo na passagem de suas ideias. Dificilmente compreensível em todos seus seguimentos. Comparado com outra de suas obras que li, acredito essa ser a mais autoexplicativa. Independentemente, de concordamos ou não com que foi arguido nessa obra, ela pode suscitar em nós uma boa introspecção acerca do tema. Caso você se sinta ofendido com essa obra, releve... Ele escreveu para poucos, que como ele, precisavam quebrar suas amarras da sua própria maneira.
Dando minha opinião sincera? Caso você seja crente, veja os argumentos desse autor problemático, busque os refutar e fortaleça sua crença. Buscar argumentos antagônicos, é a melhor maneira de fortalecer a base de seus axiomas, ou até mesmo convalida-los. Infelizmente desconheço a língua alemã, mas espero compreender um pouco essa grande mente. É um assunto polêmico... Mas mesmo que discorde de seus pontos, é uma obra que vale a pena ser lida.

Andre.Crespo 26/03/2009

Um livro para quem não gosta de religiões
Eu nunca tinha lido Nietzche na minha vida. Este foi o livro certo que me aconselharam ler. A facilidade com que ele trata do tema - religiões - é chocante. Todos dizem que ele fala mal de deus e das religiões, mas ele não fala mal, ele simplesmente fala a verdade!
É um ataque atrás do outro, principalmente contra os católicos! Nesse livro, diferentemente dos outros, ele foi direto, sem metáforas ou expressões indiretas. Aqui ele se posiciona contra o cristo que o cristianismo colocou ao mundo e que nos faz engolir até hoje.
A visão de cristo dele é diferente - da minha também. Para ele, cristo foi um anarquista, um utópico, que tentou lutar contra o poder romano e acabou morto na cruz! Para ele, não existia nada dessa "áurea" que o colocam até hoje!
Outro dos livros que tenho muita vontade de reler!

Marcus 30/06/2020

A proposta de Nietzsche
Nietzsche, como muitos pensam, seria um filósofo pessimista, adorador do niilismo, apaixonado pelo nada e ancorado numa vida mórbida sem sentido. Felizmente, estão muito errados. Penso que muito do ódio destinado a ele pelos cristãos é exatamente pelo fato de que essa doutrina religiosa, principalmente essa, é movida por impulsos anti ciência, anti natureza humana, anti corpo e anticristo! Nietzsche deixa muito claro que não há nada de errado com Jesus de Nazaré, toda a sua atividade espiritual enquanto prática social é muito respeitosa! O problema se materializa quando seus apóstolos se ocupam de ódio e vingança aos romanos pela crucificação de Jesus, distorcendo brutalmente tudo o que ele propôs. Jogaram no lixo a espiritualidade do amor de Jesus, se envenenaram pelos sentimentos de ódio e vingança e construíram uma doutrina religiosa baseada na culpa, no além e no pecado, fazendo do homem um ser menosprezável pela sua própria natureza. Não há em religião nenhuma a maldição que essa pregou com tanta força de entristecer a humanidade, de sacrificar o que há de bom e racional no humano.
Samuel 28/07/2020minha estante
Adorei!

Leonardo.Capeleto 03/03/2011

Uma crítica direta à sociedade...
Uma crítica direta à sociedade...
apenas pessoas de mente aberta devem ler!

O que à princípio lembra uma longa reclamação irritadiça... aos poucos se transforma em um discurso elaborado e argumentado. Nietzsche se posiciona não como um ANTI-CRISTO e sim como um ANTI-CRISTÃO (mais em relação ao Cristianismo do que contra o ser Cristão em sí).
Talvez todo religioso deveria ler este livro...

Diariamente pastores/religiosos/fãs fazem discursos contra os ateus, trucidam aqueles que discordam de suas visões. O que Nietzsche fez foi ter seu momento de revolta literária e "responder" à estes... em um nível muito mais alto.
Todas suas afirmações (ou melhor... QUASE todas!) são fundadas e explicadas. Algumas um pouco exageradas (convenhamos); porém algumas nos abrem os olhos para uma realidade.
É triste. Um livro um tanto depressivo, principalmente quando notamos que fazemos parte deste mundo citado.

Porém, é um 'Nietzsche'. O Autor brinca com as palavras (e nesta versão da L&PM, aparentemente bem traduzidas!).
Um 'frasista' célebre. Como disse o autor em uma de suas muitas memoráveis frases:

"E se alguém atravessa o fogo pela sua doutrina - o que isso prova! Maior coisa, em verdade, é que da própria chama venha a própria doutrina".

--->Resumindo. Não leia este livro de olhos fechados. E não comente-o sem ler...

Fãs de Crepúsculo, e religiosos... é necessário ver o mundo além da barreira. PS.: Pena que Nietzsche morreu antes da série Crepúsculo (e seus fãs).. talvez teríamos mais um livro dele sobre isso...(brincadeira!)"

Jace 27/12/2022

Anticristo
Nietzsche, como é de costume, ataca o cristianismo de forma bastante pesada. De uma certa maneira o livro provocou diversas reflexões interessantes acerca da opressão religiosa que sempre existiu.

Eduardo Mendes 30/12/2022

O filósofo ataca a ideia de que o homem de hoje seja superior aos antigos
Depois de perder o medo e encarar os escritos de Nietzsche no ótimo “Genealogia da Moral” resolvi conferir “O Anticristo.” Ao contrário da sugestão do título, a obra não critica propriamente Jesus Cristo e sua doutrina, mas sim o que foi feito do cristianismo a partir do momento em que a vida de Jesus se torna o fundamento para uma religião.

A experiência de leitura foi bem interessante, esta edição da Nova Fronteira tem uma tradução fluida, deixando o texto claro e objetivo. São capítulos curtos e a obra não é muito grande.

Assim como em Genealogia da Moral a análise passa pelo conceito de bom e mal, pro filósofo “mal” é o que se origina da fraqueza e “bom” é tudo o que aumenta no homem o sentimento de poder, a vontade de potência. Sendo assim, Nietzsche acusa o cristianismo de ser a religião do ressentimento; uma doutrina que torna o homem cada vez mais fraco e alienado, alimentando um ódio impotente contra aquilo que ele não pode ser ou não pode ter. Colocando homem contra homem.

O filósofo ataca a ideia de que o homem de hoje seja superior aos antigos, pra ele o cristianismo está desenvolvendo um tipo ainda mais elevado de barbárie; que a ideia de “progresso” é uma ideia moderna e falsa; e que tudo o que o homem considera hoje como virtuoso é na verdade pura decadência. Que os valores morais na verdade estão subvertidos pelo cristianismo.

Para Nietzsche deus é nada mais do que uma projeção de nós mesmos, logo, um povo que acredita em si e tem também seu próprio deus, projeta nele as condições que o fez estar acima de nós; tudo nele é elevado e inatingível: seus valores, seu prazer, seu sentimento de potência. Assim, a representação de um deus que só tem virtudes significa na verdade a perda da fé em si mesmo e no próprio futuro.

Ele defende que ninguém se torna cristão livremente, pois é preciso estar doente o suficiente para isso. Assim, o ideal cristão pregar o evangelho ao mundo é o projeto da igreja de transformar o mundo inteiro em um hospício. Qualquer visita a um hospício irá mostrar que a fé não move montanhas, mas que as coloca onde não existiam.

site: https://jornadaliteraria.com.br/o-anticristo/

sohisolo 02/07/2020

Nietzsche transcende muitas barreiras
Já era de se esperar que Nietzsche fosse provocativo e tão ácido em seus argumentos, mas ainda assim me surpreendi de forma muito positiva com o livro. Confesso que num primeiro momento, baseado no título, deduzi que fosse uma crítica à Cristo, mas muito longe disso. O autor crítica de todos os âmbitos possíveis somente a doutrina, inclusive com paralelos sobre outras das principais doutrinas.

Uma leitura é realmente proveitosa não só quando te satisfaz, mas te instiga a procurar outras leituras. Esse é o caso. Mais do que buscar argumentos para concordar com o alemão ou refutá-lo surge o interesse mais puro possível pelas doutrinas. O que era praticado em seu tempo não condiz com o período relatado por ele, assim como o período vivido por nós não condiz com o período vivenciado por ele. Dessa forma, é bom não só ler e se aprofundar em publicações de épocas diferentes, mas a partir delas traçar uma linha que possa facilitar a compreensão do todo.
Andressa 03/07/2020minha estante
Que livro!! ???? Nietzsche sempre maravilhoso!!

sohisolo 03/07/2020minha estante
Demais, né
Você chegou a ler Zaratustra?

Andressa 05/07/2020minha estante
Ainda não, mas pretendo!!

sohisolo 06/07/2020minha estante
Limpa a mente primeiro. Se eu absorvi 20% foi muito haha

Dani Gundes 11/10/2022

Sem palavras, Nietzsche já disse tudo!
Mais um livro que contribuiu para minha ida ao inferno de tobogã! ?? Muito lúcido e assustadoramente atual! Ao contrário de tudo que nos faz pensar que estamos no caminho do progresso, evidenciou que, vergonhosamente, estamos estacionados e andando pra trás!

Lira 31/08/2020

Onda reversa
Incisivamente sucinto, controverso sob (des)medidas, Nietzsche e suas palavras ecoam inquietações universais.
Provavelmente lerei com uma maior maturidade como leitor, muita coisa me passou despercebida. Me deslocou, logo, foi uma experiência.

24. #desafioskoob

Taynnara 04/08/2022

Me parece que o Nietzsche odeia o cristianismo, ou talvez seja só impressão?
Eu fiquei meses enrolando para ler esse livro, e depois de ter lido não me arrependi, as palavras de Nietzsche ficaram na minha mente todas as noites depois de eu ler, foi até um pouco pertubador.

Conry Mapel 04/01/2023

Para pensar...
"Homens convictos são prisioneiros."

"A diferença fundamental entre as duas religiões da decadência: o budismo não promete, mas assegura. O cristianismo promete tudo, mas não cumpre nada."

"O amor é o estado no qual o homem vê as coisas quase totalmente como não são. A força da ilusão alcança seu ápice aqui, assim como a capacidade para a suavização e para a transfiguração. Quando um homem está apaixonado sua tolerância atinge ao máximo; tolera−se qualquer coisa.“

Jéssica Silvestre 08/11/2020

A ótica de um homem fruto do seu tempo
O Anticristo nasce do contexto temporal que o autor estava inserido, porém, muitas de suas conclusões perduram até os dias de hoje. Vendo esses pontos a parte de outros, que extrapolam o ideal de vida em sociedade como o temos hoje, onde as pessoas devem ter os seus direitos preservados, as ideias do autor nós conduzem ao questionamento do quão humanos são os dogmas cristãos e o testemunho que o cristianismo está dando aos homens do nosso tempo.

Leandro.Battu 03/06/2021

Cristianismo sob ataque
Nietzsche combate as ideias do cristianismo nesse livro, comparando-o ao niilismo. Eu achei seus argumentos ótimos, alguns nem tanto, mas quem sou eu para discutir com um intelecto como o desse filósofo? ?
Apesar de ver razões em vários de seus argumentos, esse livro não abalou a minha crença no cristianismo. Saio dessa leitura sem nenhum ressentimento de Nietzsche.
Marina 18/01/2022minha estante
Bem..."respondendo" a sua pergunta: talvez vc seja uma outra pessoa com intelecto para discordar ou concordar com o filósofo. (Assim como muuitas outras). Não é o "falou, tá falado". "Ah...filósofo tal falou, então é assim mesmo". Não devemos cultivar essa ideia dos filósofos (até porque eles eram tbm produto do meio deles, tinham suas crenças, seus ideais, etc).

andressa308 05/02/2023

????
"para onde foi o nosso último resquício de decência, de auto-respeito, se nossos homens de estado, no geral uma classe de homens não convencionais e profundamente anticristãos em seus atos, agora se denominam cristãos e vão à mesa de comunhão?"