A Rainha Branca

Resenhas - A Rainha Branca

1 | 2 | 3 | 4

Letizumi 30/10/2020

Uma Viagem pela Inglaterra
Apesar de ter sido o primeiro livro publicado da série li de acordo com a recomendação da autora, na ordem cronológica dos fatos, o que faz com que essa história seja a terceira.
Diferentemente dos outros livros da Philippa Gregory, que contam a história das esposas de Henrique VIII, os livros da série Guerra dos Primos apresentam os eventos anteriores aos Tudors. Após a leitura de dois livros e durante a leitura do terceiro já vi os mesmos eventos por pontos de vista diferentes, claro que isso enriquece a história, porém também a torna repetitiva.
Neste livro somos apresentados à Elizabeth Woodville, pouco falada em aulas de história e mau vista em sua época devido à histórias ligadas a bruxaria. Tive sentimentos conflitantes em relação à ela, é notável que se trata de uma mulher forte e obstinada mas em alguns momentos a personagem se mostrou pouco razoável e pareceu que as atitudes dela foram os catalisadores para seus problemas futuros.
Um ponto que sempre me entretêm nos livros da série é passear pela Inglaterra medieval e ver um pouco mais de uma época tão distante.
Demorei mais do que esperava para ler A Rainha Branca, mas nem por isso a história é ruim. Só não tive o mesmo sentimento que tive ao ler os outros livros da autora.

Carolina 28/04/2020

Ótimo para quem ama história
Sempre fui fascinada pela história do trono britânico, então esse livro com certeza veio para satisfazer a minha curiosidade e para me ensinar um pouquinho mais da história desse país tão interessante.

Fabiana.Marino 20/04/2021

Esses livros de sequência matam a gente!
Quando começo a ler uma série e termino gostando, não consigo parar enquanto não acabar! Já li os três primeiros da série ?guerra dos primos?, agora faltam mais três ???

Karmille 16/09/2018

O primeiro livro da serie A guerra entre primos (também é o primeiro livro que leio de Phillipa Gregory) relata de forma bem mais detalhada da Guerra das duas rosas. Trata-se de uma história que voa em nossas mãos e quando menos se espera já se passou 20 anos na vida dos nossos queridos personagens.
Para os conhecedores da história desde o inicio fica claro qual será a ordem os acontecimentos, assim a grande sacada de Philippa é se atentar ainda mais aos fatos e aos detalhes da história de forma a envolver ainda mais o leitor que pode ver claramente acompanhar as articulações políticas, bem como os sacrifícios necessários para ascender e se manter no trono como família real. Nos levando a questionar até onde vai a ambição humana? Ou o que um homem é capaz de fazer para conseguir seu objetivo.
Mesmo com o incremento de elementos ficcionais, Philippa se mantém aos detalhes históricos, nos inserindo naquele tempo de forma excepcional. Eu diria que é como se fossemos moradores recebendo as últimas noticias sobre o que anda acontecendo com a família real. Ao se prender a esses fatos a autora acaba deixando muitos personagens pouco aprofundados, o que a principio me decepcionou um pouco, entretanto isso só torna mais claro o jogo de interesses. No fim você acaba se apaixonando pela história daquele período e realmente fez nascer em mim um interesse maior sobre a o trono inglês e a família que ele ocupa.

Carol 12/02/2022

Versão interessante
Mesmo já conhecendo a história, ve a pena a leitura do livro.
A forma como a autora narra os acontecimentos do ponto de vista da rainha Elizabeth torna a história bastante envolvente.

Maria 02/01/2023

Uma grande mãe e rainha
O livro narra o romance histórico entre Elizabeth Woodville e Eduardo IV da Inglaterra. É uma romance do tipo ?o príncipe se apaixona e casa com uma plebeia?. Mas é um romance bem intenso, narrado e vivido no meio de uma das guerras mais sangrentas da Inglaterra (A Guerra das Rosas). O livro narra desde a ascensão até a ?queda? de Elizabeth Woodville, vale muito a pena ler, especialmente pra quem gosta de romances do tipo. PORÉM, o livro não serve para conhecimento histórico/científico, porque tem muita ficção e muita liberdade poética.
P.S.: O livro inspirou a série ?The White Queen?.
Amanda Milani 27/07/2023minha estante
Mas Elizabeth Woodville nao era plebeia?

Maria 29/08/2023minha estante
Era plebeia, sim! É só pesquisar direitinho que você vai achar informações sobre ?

Kamila Medeiros 20/04/2024

QUALIDADE
Philipa consegue criar uma história baseada em fatos reais como nunca vi na vida! É estigante e fluido do início ao fim. Perfeito!

Biblioteca Álvaro Guerra 24/01/2024

Um romance histórico que conta a história de Elizabeth Woodville, uma plebeia que se torna rainha da Inglaterra ao se casar com o rei Edward IV, durante a Guerra das Rosas. Ela enfrenta a oposição da corte, dos inimigos e até dos aliados do rei, e usa seus supostos poderes mágicos para proteger sua família. Ela também é mãe dos dois príncipes que desaparecem misteriosamente na Torre de Londres

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/titulo.jsf?codigo=362810&fonte=

Camila 24/07/2022

Para quem gosta de história
Quando vi uma resenha sobre esse livro não tive dúvidas de que eu adoraria lê-lo.
Assim como muitas pessoas, eu sou super interessada pelos acontecimentos da Idade Média, mais precisamente nas monarquias da época.
Os acontecimentos históricos reais somado a um pouco de suposições do que aconteceu ou não deixaram a história ainda mais gostosa de acompanhar, mesmo que tratando de guerras e conflitos o tempo todo.
Um impasse que me deixou confusa em vários momentos foi a quantidade de personagens e seus nomes complicados de ler e pronunciar (compreensível, já que são nomes em sua maioria ingleses e do século XV), sendo muito fácil esquecer quem eles são e que papel exercem na história.
Houve momentos em que tive que pausar a leitura para organizar as ideias. São uma enxurrada de acontecimentos que ocorrem em poucas páginas e que, se você não estiver atento, provavelmente se perderá no caminho.
Os personagens me emocionaram demais! Consegui plantar um sentimento específico para cada um e até mesmo conspirei junto com Elizabeth contra alguns. Falando da nossa protagonista do livro, Elizabeth, acho que é unanime que é uma moça bem rancorosa, desconfiada e fria, às vezes com razão, às vezes não. Sendo assim, tive que me acostumar com o seu jeito de pensar e de agir.
Por fim, o contexto da leitura foi fácil de imaginar na cabeça. Pude ter uma intimidade boa com toda a história, tendo contato com todos os cenários descritos.
Estou feliz de ter descoberto esta série sobre a história dos Plantageneta e ansiosa para começar os próximos livros da Philippa. Feliz ainda mais em poder aprender um pouco mais sobre os governantes que antecederam os Tudor.
Fica aqui a minha recomendação desse livro incrível.

Gabriel 01/03/2015

Excepcional!
É incrível como esse livro conseguiu me prender à leitura. Havia assistido à minissérie antes, ou seja, já sabia toda a história, mas a forma como o livro foi escrita, o desenvolvimento dos personagens e a história em si é cativante. Foi, definitivamente, um dos melhores livros que eu já li e sem dúvidas recomendo a qualquer pessoa que gosta do estilo.

PorEssasPáginas 21/09/2014

Já faz um tempo que li este livro e na época ainda nem pensava em fazer parte do blog. Dei uma folheada pra relembrar. Então, vamos lá.

A impressão que ficou e que me lembro bem é a de Elizabeth Woodville como uma mulher forte e apaixonada, um pouco misteriosa, que pode ouvir o canto de Melusina, uma deusa das águas, e uma mãe dedicada. Gostei muito do livro e me lembro de ter me envolvido bastante na leitura.

Como já contei pra vocês no post de Queda de Gigantes, sou fãzona de romances históricos. O interessante, pra mim, nestes romances é que os fatos em si já são conhecidos, o que se tem na obra é uma nova roupagem, um novo ângulo, uma forma mais próxima de se ver a história. Só temos que sempre ter em mente que estas são obras de entretenimento que utilizam fatos e personagens históricos e não são biografias exatas.

Enfim, este livro se passa na época da Guerra das Rosas, entre os Lancaster (rosa vermelha) e os York (rosa branca) e sua luta pelo trono da Inglaterra, que parecia uma dança das cadeiras, cada hora era um que estava no trono e outro já estava pronto para puxar seu tapete. Um período em que ninguém podia confiar em ninguém. Nem mesmo na própria família. O casamento de Elizabeth e Edward traz inimigos e eles passam todo seu casamento lutando para defender o trono.

Há uma mudança notável no comportamento de Elizabeth, acho que posso dizer até mesmo na personalidade dela. Se no início é uma mulher doce e tranquila, depois passa a ser uma mulher forte que também deseja o trono. Mas confesso que acho que na situação dela eu também mudaria. Se pra defender minha família eu tivesse que lutar pelo poder, eu lutaria.

O que fica um pouquinho confuso é que o livro é narrado em primeira pessoa, mas há relato de batalhas nas quais Elizabeth não estava presente. Nisso a autora comeu bola!

Mas, apesar disso, achei o livro muito bom e envolvente. Consegui entrar na história e no período, consegui torcer por ela e por Edward. A relação de Elizabeth com sua filha, também Elizabeth, acho que foi minha parte favorita.

site: http://poressaspaginas.com/resenha-a-rainha-branca-e-a-rainha-vermelha

Na Nossa Estante 03/08/2014

Em “A Rainha Branca”, Philippa Gregory nos apresenta uma história de amor nascida de uma guerra inglesa, conhecida como: A Guerra das duas Rosas. De um lado os Yorks e do outro os Lancaster, respectivamente rosas vermelhas e rosas brancas.

Lady Elizabeth Grey ficara viúva durante a guerra, e perdera suas terras para a sogra. Com medo de viver na pobreza com seus filhos e ficar condenada à caridade alheia, ela toma coragem, esquece que a família de York é sua inimiga, e vai esperar o novo rei na estrada com seus dois filhos, à espera de ajuda para recuperar seu sustento. Acontece que no sangue dessa jovem corre a herança Poderosa da deusa Melusina e o que era para ser um belo massacre se torna uma história de amor. Contra todas as estratégias concebidas para o governo de Eduardo IV de York pelo seu fiel servo Richard Neville, o Conde de Warwick, o jovem rei se apaixona e se casa.

Eu sempre tive uma atração por romances sobre a História da Inglaterra e dos outros países que compõem a Grã-Bretanha. Li algumas narrativas sobre guerra e muitos romances históricos que exploravam o folclore local, na minha adolescência, e posso dizer que poucos me impressionaram mais do que esse romance da Philippa.

A autora narra na voz de Elizabeth, então nós temos um enredo mais enfocado para o mundo feminino. Vemos o lado das mulheres nos bastidores da guerra e conhecemos a maldade e a mesquinhez velada com que nós mulheres muitas vezes nos tratamos. Em muitos momentos eu odiei a personagem principal porque sabia que ela estava usando seu poder para se vingar de certas pessoas, ao invés de usar a cabeça para alicerçar suas bases políticas, mas acho que esse é o forte do livro. Todos os personagens são bastante humanos e nos surpreendem para mal ou para bem.

Eduardo por um bom tempo me convenceu como marido apaixonado, afinal, ele teve filho a beça com a Elizabeth (quase uns 9) e mesmo assim continuava atraído por ela (grande feito para uma época em que não existia cirurgia plástica, né gente?), mas depois de um tempo descobrimos que ele arrumou algumas amantes e me choca o fato de Elizabeth permitir sem nenhuma reação, mas pensando bem, considerando o tempo que viviam, até que umas escapadelas poderiam ser consideradas normais (ou não).

Enfim, estou aguardando ansiosamente pela continuação. Quer dizer, pelo que sei até já saiu, mas preciso que o Submarino faça mais uma promoção de 50% para que eu possa adquirir. Acho que promete ser uma série muito boa. Ah! Detalhe: quando comecei a ler esta história, meu irmão estava lendo a série "Game of Thrones" e como ele nunca lê nada na dele, teve que vir me dar spoilers da série. Eu acabei percebendo muitas semelhanças na guerra das duas Rosas com a guerra que os Stark e os Baratheon travaram contra os Targeryan. Uma delas é a semelhança entre o nome “Lancastter” e “Lannister”, mas também tem a deposição de um rei, o questionamento da legitimidade dos herdeiros de Eduardo, entre outras coisinhas que vou guardar pra mim para não dar spoillers.

Recomendo para quem gosta de uma narrativa romântica com um pouco de realismo.

Um beijo a todos!

Alê Lemos.

site: http://oquetemnanossaestante.blogspot.com.br/2014/08/livro-resenha-091-rainha-branca.html

Joy 27/09/2022

Elizabeth Woodville
A mulher comum que se tornou rainha da Inglaterra, ao se casar com Eduardo IV, o rei York. Depois de ter conhecido a história de Jacquetta dd Luxemburgo (A Senhora das Águas), fiquei muito empolgada para dar continuidade à série. O livro não decepciona. Philippa sabe como mesclar fatos e ficção. Amei conhecer mais um pouco da história dos ingleses. Muito recomendo e rumo ao terceiro livro!

Tania_Lamara 21/01/2022

Resenha somente para estatística
Estou reorganizando meu skoob com livros que li há alguns anos e não estavam aqui. A maioria estava no ORELHA DE LIVRO. Portanto, muitos deles não me lembro tão bem da história para fazer a resenha. Portanto essa é mesmo uma forma de entrar pra estatística quando eu precisar. Espero que entendam!!!!

Sara - @um_livro_por_ai 22/07/2022

A Rainha Branca
Fantástico. Um livro que te prende do começo ao fim. A Guerra das Duas Rosas contada em primeira pessoa pela própria Rainha Branca. Conflitos, intrigas, guerras, amor, traições... Indico muito!

1 | 2 | 3 | 4