A pianista

A pianista Machado de Assis

Resenhas - A Pianista

Camilla 15/01/2023

A nobreza do amor
A verdadeira nobreza encontra-se no amor, e não nas riquezas. A gente vai lendo e se encontra torcendo e sofrendo pelos personagens!

raf's 03/01/2023

um bom conto
não tem muito o que dizer sobre, li de forma despretensiosa mas não deixa de ser Machado de Assis. acaba sendo bem tocante pelo realismo que o livro passa na situação em que os personagens vivem. vale a pena ler por ser um conto rápido e com uma leitura razoavelmente fácil.

eupoetizo 25/12/2022

Machado de Assis sempre brilhante nas suas escritas, esse conto traz um contexto maravilhoso sobre o amor vencer preconceitos.

Grey.reads 11/12/2022

Interessante, mas não teve o desfecho que eu esperava, apesar de nobre.
Elisa ficou indiferente frente tudo isso?
Não entendi.

Aline Araujo 03/12/2022

Vaidade paternal
Através de uma escrita fluida, Machado de Assis narra um retrato da vaidade de um pai e a humildade de um filho, e as consequências de ambos comportamentos.

Ayumi.kimura 25/11/2022

Livro breve e profundo.
Um lindo romance que venceu o preconceito, onde o amor maior passa por cima de um sentimento de culpa levando ao perdão. Onde a humildade e a simplicidade falam mais alto e nos mostra um amor que venceu.

geeh 03/09/2022

Lindo
O mais bem feito muitas vezes é o mais simples e esse conto é um ótimo exemplo disso. Ensina muito sobre uma postura madura em relações humanas com pouquíssimas páginas.

Nati 29/07/2022

Machado de Assis nos deleita com este conto sobre o amor...
Malvina, uma jovem professora de piano na cidade do Rio de Janeiro é muito respeita e bem vista por todos; com sua graça e honra ela encanta as famílias de seus discípulos e é muito querida e amada pelos seus pequenos pupilos.

Não seria diferente na casa do senhor Tibério Valença um homem com um sonho de fazer de sua família nobre, traçando planos para os seus filhos Tomás e Elisa.

Mas o amor não olha honra, dinheiro, títulos e outras coisas fúteis...

Nesse conto, Machado de Assis nos mostra que o amor pode sim mudar opiniões e até mesmo aproximar aqueles que antes estavam afastados de nós.

Juh 18/07/2022

O perdão
Quando eu conheci as obras do Machado de Assis, pensei logo, o cara é um baita crítico social, melancólico, meio mórbido, irônico, antirromantico e ama um fluxo de consciência... Adorei!? Virei fã!

De tudo, prefiro os contos dele. Esse aqui, "A Pianista", foge do lado antirromantico de Machado. É um clichê daqueles em que a mocinha pobre e o mocinho rico se apaixonam e o pai do mocinho rico desaprova a união. Típico, mas é um clichê que vale a pena ler.

O que eu mais gostei nesse conto não foi só o romantismo de Machado, mas da maneira como ele fala do perdão. No conto ele descreve, em poucas palavras, os conflitos internos do pai do mocinho, quando o mesmo lentamente vai sendo constrangido pelo amor do casal. O amor tanto entre o casal, quanto para com ele.

É bem assim o amor de Deus por nós: Um amor que constrange, que gera arrependimento e resulta em perdão.??

@mcarstairs 21/06/2022

A pianista
Conto que se lê muito rápido mas que te introduz facilmente na história
Gostei dos personagens, da narração e o lugar onde foi ambientado, um ótimo livro pra se inicar com a escrita do Machado de Assis:)

Priscila 15/06/2022

Sobre ser feliz na simplicidade
Este conto é um culto a vida simples, com a maestria e o vocabulário de Machado de Assis.

Nele, o jovem Tomás se apaixona pela professora de piano de sua irmã e, como ela pertence a uma classe social mais baixa, o romance é terminantemente proibido.

O pai de Tomás costumava valorizar tanto as posses quanto a posição social dos mais abastados. Ele precisa aprender que, parafraseando Chesterton, "a coisa mais extraordinária do mundo é um homem comum, uma mulher comum e seus filhos comuns". Mas será que depois de tanta idade, ainda é possível aprender uma nova lição?

Jeane Esquivel 12/06/2022

Machado Romântico
A Pianista é um conto do genial Machado de Assis, de linguagem simples e direta.

Enxergamos, na história, a escrita típica do autor, marcada pela crítica social e pelas conhecidas interações com o leitor - que eu, particularmente, adoro.

Embora seja bastante Machadiana na forma, o conto muito me lembrou, em seu conteúdo, algumas histórias de José de Alencar, típicas do romantismo, ao abordar a conhecida relação da mocinha recatada e pobre que se apaixona por um homem de diferente classe social e as dificuldades que superam para, finalmente, ficarem juntos.

Na obra, Malvina, órfã de pai, trabalha como pianista para auxiliar no sustento da casa e da mãe. Um dos seus trabalhos é ensinar à Eliza, filha do orgulhoso Tibério.

Rapidamente, Malvina se apaixona por Tomás - o irmão de sua aluna - e é correspondida. Tibério, que é retratado como um homem supérfluo e vaidoso, não admite o relacionamento do filho com a pianista, pois acredita que as relações devem ser travadas em respeito à classe social dos envolvidos.

Tibério utiliza de inúmeras artimanhas para afastar o filho da amada, para grande tristeza de Malvina e Tomás.

A história segue nesse processo de afastamento e reecontro dos amados, redenção, perdão e ventura. Um conto leve e rápido que agrada e entretém.

Vale a pena conhecer!!!

blackstrep 10/06/2022

Conto interessante
O conto é bem curto, de facil leitura. É bem interessante, mas esperava um final mais surpreendente.

julianas 06/05/2022

Uma boa história do Machado de Assis
"Isto prova que a natureza pode comover a natureza, e que uma boa ação tem a faculdade muitas vezes de destruir o preconceito e restabelecer a verdade do dever."