A pianista Machado de Assis

Resenhas - A Pianista

lalidesu 11/03/2022

Um dos melhores contos de Machado
A escrita assertiva do imortal acertou mais uma vez neste que é, na minha opinião, o conto mais lindinho de Machado de Assis que eu li até agora (saiba que eu não li ainda todos os contos de Machadão). Vale muito à pena e acalenta os coraçõezinhos que necessitam de um tico de fé na humanidade.

Thata.Romano 23/02/2022

Conto bem rapidinho e fácil de ler. A história nos faz refletir sobre ações e suas consequências, e como boas ações podem influenciar as pessoas ao seu redor à serem melhores

jessylins 20/02/2022

Sobre o amor.
Machado de Assis conta uma história linda de amor, tanto entre os protagonistas como entre pai e filho... Leitura maravilhosa de fazer, prende a atenção e faz o leitor refletir sobre o amor verdadeiro, sobre o que é mais importante na vida.

Miguel.Moreira 03/02/2022

A pianista
Esse é um pequeno conto do grandioso herói do nosso idioma, Machado de Assis. Por ser o meu prineiro contato com Machado, não tenho muita propriedade para falar da obra, mas um conto como esse, que por essência é um romance (ou uma comédia, no sentido oposto à tragédia), podemos retirar muitas reflexões sobre como nós agimos, e como as pessoas são realmente. E acredito que possa ser uma crítica à nobreza da época em que o texto foi escrito.

Se trata de um amor entre uma jovem pobre e um fidalgo obrigado a escolher entre o amor do pai ou sua amada. O pai simplesmente aceita com a condição de abandonar o filho à sua própria vida, e a não ajudá-lo financeiramente e nem moralmente, o filho perdera o amor do pai.

Uma narrativa onde a humildade salvou o mesquinho fidalgo e uniu a família rica novamente (rica nesse último momento pois acima do dinheiro, temos a redenção de um homem orgulhoso e avarento, e o final feliz para todos os personagens).

Não preciso dizer que amei o livro, não tanto pela história, mas pelas lições disfarçadas de narrativa, pois eu não esperava o desfecho que teve, foi um tapa na cara da sociedade da época.

@kelenzade 01/02/2022

A Pianista
"pouco disseram, na santa efusão das almas, que falavam em silêncio e se comunicavam por esses meios simpáticos e secretos do amor"

Malvina é a professora de piano que encanta todos e encantou também Tomás, o que deixou seu pai Tibério nada contente pela diferença de classe dos dois. Acompanhei o amor deles crescendo e a bondade que eles carregam apesar das coisas ruins que passaram, ler Machado de Assis é sempre uma experiência incrível e o desfecho me agradou muito.

Karol 17/01/2022

Machado de Assis, como sempre com uma escrita cativante e gostosa, mostrando em pequeno conto a realidade de um Brasil ainda com traços e preconceitos deixados pela colonização, gostei muito.

Bruno B. 17/01/2022

A resignação muda um homem
A novela de Machado de Assis é ótima para quem quer conhecer a genialidade do autor, ou pra quem quer uma leitura rápida de uma trama bem contada de muito envolvente.
Uma história de amor clássica mas cheia de questão que faz o leitor pensar, o grande personagem é o seu Tibério por duas camadas e complexidade brilhantemente descritas em poucas páginas chama muito a atenção!!!
Vale muito apena...

Juliana.Cristina 08/01/2022

A pianista
Uma leitura rápida, fala um pouco do preconceito social e a forma limitada que vemos o mundo, separado as pessoas por rótulos desnecessário, sendo que, muito vezes não enxergamos o que realmente importa. O dinheiro ajuda em muitas situações, porém, não compra o que é mais valioso.

Sabrina 31/12/2021

O conto apresenta a história de Malvina e Tomás, que se apaixonam no momento em que Malvina dá aulas, de piano, a irmã de Tomás. Por serem de classes sociais bem diferentes, o casal acaba sendo separado por ordens de Tibério, pai do jovem. Essa separação ocorre devido ao medo que Tomás tinha de perder a afeição de seu pai. Entretanto, nem mesmo a distância e o tempo diminuíram o amor entre o jovem casal. Mesmo com um final bem clichê, a história é maravilhosa e a leitura flui muito bem.

dessa 30/12/2021

adorável
é um conto de leitura leve e que para mim foi muito fluida, o Tomás e Malvina roubaram meu coração mesmo que tenha sido algo curto. um clichê bonito sobre julgamentos e arrependimentos quanto a eles.

eu comecei a ler e não quis parar, então, toda vez que precisava fazer algo, minha euforia aumentava porque eu precisava ler até o último ponto final.

kazma ð¤ 19/12/2021

A Pianista
Autor: Machado de Assis
Nota: 4,5?

?A Pianista é um livro super fofo e leve, comecei a ler e quando pisquei já tinha acabado.
Resumidamente, conta a história de uma bela professora de Piano simples que se apaixona pelo filho de um cara muito rico, e o sentimento é recíproco. Porém o pai do amado de Malvina(a pianista) não aprova o romance do casal e no decorrer do livro vemos como tudo isso se desenrola e termina

?Acho que o principal do livro é você conseguir captar as mensagens que o livro transmite

?Personagem favorito: Tomás

?"Isto prova que a natureza pode comover a natureza, e que uma boa ação tem a faculdade muitas vezes de destruir o preconceito e restabelecer a verdade do dever"

Comenta Livros 14/12/2021

Muito bom livro!
Interessante como é tratado o preconceito por Machado através de uma história com um final incrível.

site: https://comentalivros.com/a-pianista-machado-de-assis/

gan_nathalia 25/10/2021

Conto bonito
Conto sobre preconceito e diferenças de classe. É tranquilo sem muito drama. Sem enrolação. O final é clichê, mas é aquele clichê de novela que gostamos.