Zorro: Começa a Lenda

Zorro: Começa a Lenda Isabel Allende

Resenhas - Zorro

1 | 2 | 3 | 4

@garotadeleituras 16/04/2016

Zorro, o lendário herói mascarado.
"Existem muito poucos heróis de coração romântico e de sangue leviano. Que se diga sem rodeios: não há nenhum como o Zorro."

Bem, para começo de conversa esse foi a minha primeira experiência literária da escritora, que por sinal é bem conceituada. Devo confessar que me conquistou. Isabel Allende consegue entrelaçar fatos históricos como a instabilidade política pelo governo de Napoleão Bonaparte do poder, com ingredientes criativos do herói justiceiro que defende os pobres e oprimidos, sem perder ritmo e qualidade.
Zorro é apresentado como o alter-ego de Don Diego De La Vega, um jovem membro da aristocracia californiana, em meados do século XIX, durante a era do domínio mexicano/espanhol (entre 1821 e 1846). Aqui, La Veja é representado desde a época do nascimento, na Califórnia, filho de um aristocrata que se dedicava as terras, uma mãe guerreira da tribo indígena Shoshone, e uma avó xamã, versada na arte de curar e que ensinava ao neto os princípios do seu povo. O fato de expor suas origens de forma detalhada permite ao leitor uma compreensão do seu caráter e personalidade.
A meninice de uma personagem não é fácil de contar, mas tinha de fazê-lo para vos dar uma ideia exata do Zorro. A infância é uma época desgraçada, cheia de temores infundados, como o medo de monstros imaginários e do ridículo.

Diego De La Veja adquire traços importantes de ambos os lados. Da mãe, a vontade de lutar e fazer justiça, da avó incorpora o misticismo e aspectos da cultura de seus ancestrais; do pai, a maestria na arte da esgrima. Acompanhamos as venturas e desventuras do pequeno ao lado do seu irmão de leite Bernardo, parceiro inseparável nas traquinagens da tenra infância; o fato de presenciar diariamente maus tratos aos indígenas pelos colonos incute em sua personalidade um senso de defender os injustiçados.
Aos 15 anos, Diego é enviado a Barcelona para aprimorar seus estudos, levando consigo seu amigo/irmão Bernardo. São hospedados na casa de Tomás de Romeu, que possui duas filhas, Isabel e Juliana, sendo esta última, objeto de adoração e estima durante todo o período em que o jovem encontra-se ali. Nessa época, Barcelona apresenta um caos político com a guerra civil e sob o domínio de Napoleão Bonaparte. A Espanha estava convulsionada pela repressão política, a miséria e a violência. É durante suas aulas de esgrima com o professor Manuel Escalante, que acaba conhecendo a sociedade secreta A justiça, responsável pelo nascimento do Zorro, o herói mascarado.

Estavam ali expostos os símbolos que deveria venerar: um pão, uma balança, uma espada, um cálice e uma rosa. O pão significava o dever de ajudar os pobres; a balança representava a determinação de lutar pela justiça; a espada encarnava a coragem; o cálice continha o elixir da compaixão; a rosa recordava aos membros da sociedade secreta que a vida não é só sacrifício e trabalho, também é bela e, por isso, deve ser defendida.

Com um dom nato para a aventura, o jovem propicia ao leitor muitas aventuras: duelos ao amanhecer, violentas batalhas marítimas com piratas e resgates impossíveis. Acontecimentos o obrigam a regressar para casa e lutar por justiça em prol dos indefesos. O jovem De La Veja também encontra seu inimigo Rafael Moncada, que representava o pior da colonização.
Zorro é um personagem cativante, criativo, inteligente e vívido. Lembro-me de uma novela mexicana e alguns filmes que me apresentaram o lendário mascarado. O livro é interessante por explicar peculiaridades, como por exemplo, a escolha do nome Zorro, como a indumentária da vestimenta teve origem, inclusive como cada uma das habilidades foi adquirida e aperfeiçoada ao longo da vida. É um relato delicioso como herói justiceiro, vilões mesquinhos, mocinhas românticas e outras nem tanto assim; cultura, misticismo e história, ou seja, uma leitura altamente recomendada.

@injoyce_ 02/01/2016

Zorro
Claro que, todo fã dos filmes e novela do Zorro irá parar para ler um livro sobre o personagem.
O livro relata como os pais de Diego de La Vega se conheceram e finalmente, sua chegada ao mundo.
Dai por diante, vemos mais sobre Diego e seu irmão de leite Bernardo. Que passam por situações e aventuras sensacionais.
E quem realmente é fã do Zorro, irá adorar ver o começo de tudo , o por que e como Diego vira Zorro, por que esse nome dentre outras coisas sensacionais.
O que me intrigou na história, foi que a escritora se focou muito nas irmãs De Romeu, o que me cansou na leitura, mais nada que não deixe a desejar.
Também tenho a dizer que achei o livro puxado para o feminismo. Acho que pelo fato do livro ser contado por uma mulher.

site: sonholiterario.blogspot.com

Fran 04/05/2014

Fantástico, fabuloso e imperdível!

Olá Leitores!

Confiram minha resenha em vídeo sobre o livro no link abaixo.

Abraço

site: https://www.youtube.com/watch?v=14bWnHYxApI

Lili 28/04/2014

Muito bom!
"Existem muito poucos heróis de coração romântico e simpáticos. Que se diga sem rodeios: não há nenhum como o Zorro."

Este livro para mim une duas paixões: Zorro e Isabel Allende. Com sua narrativa fluida e deliciosa, ela nos conta toda a história de Diego De La Vega, desde quando seus pais se conheceram e se casaram até quando ele se tornou o lendário Zorro. Como em todos os livros de Isabel Allende, o leitor se sente dentro da história, os personagens são cativantes e o protagonista é um impecável Zorro. Indico para quem gosta do personagem Zorro, para quem gosta da autora, para quem gosta de romances com pano de fundo histórico e para quem simplesmente gosta de um bom romance com um protagonista carismático. Enfim, indico pra quem gosta de ler!

Ricwill 26/12/2013

É nota dez!!
Esta ai um livro nota 10!! Isabel allende narra de um jeito alegre, gracioso, vibrante e leve. Não fique em dúvida, Leia!!

Só Sobre Livros 24/05/2013

Os primórdios do herói mascarado
Confira resenha no blog http://sosobrelivros.blogspot.com.br/2012/08/os-primordios-do-heroi-mascarado-carla.html

Higor 13/02/2013

A vida do herói por trás da máscara
Apesar de nunca ter lido ou assistido nada sobre Zorro - sendo que o mais próximo que eu tinha de conhecimento era que Antonio Banderas interpretou-o algum ano em algum filme - sempre tive uma curiosidade inexplicável por esse herói. Talvez não fossem os artifícios sobrenaturais de outros super-heróis. E quando tive a oportunidade de ler este livro, não hesitei, ainda mais sendo de Isabel Allende, uma autora recomendadíssima por uma amiga.

Ao contrário do que geralmente era esperado, o livro não narra as aventuras de Zorro, o mascarado que deixa sua marca "Z" com a espada por onde passa, mas a de Diego de La Vega, um garoto hipocondríaco, filho de um governador da Califórnia no tempo em que era apenas colônia da Espanha. Seu pai, por amor, se não importou em sujar o nome da família e casou-se com uma indígena, transformando assim a linhagem dos De La Vega em impuros perante a sociedade.

Partindo de como De La conheceu a indígena de nome Toypurna, a história vai se desenrolando pela infância de Diego, onde a mãe ensinava às escondidas tudo sobre os indígenas, enquanto o pai lutava para torná-lo um homem decente, passando por uma adolescência e juventude regada de paixonites e descobrimento de um amadurecimento profetizado no passado, e que mudaria a vida dele pra sempre, claro.

É impossível comentar sobre o livro sem soltar spoiler, mas é válido citar que é através das ricas explicações sobre a cultura indígena que temos conhecimento do início do mito que Zorro se transforma.

A explicação, aliás, é o fator principal para que esse livro seja lido apenas por um grupo seleto de leitores - aqueles que apreciam Zorro ou sentem curiosidade com sua história - e com o risco de que ainda mesmo assim parte desses leitores possam não gostar dele. Tudo porque a leitura é quase em sua maioria absoluta sem diálogos, o que não me incomoda em particular, mas sim quase todos os leitores. Os diálogos aparecem basicamente de cada 30 a 50 páginas, e são duas linhas, no máximo, para virem outras 50 páginas. Além disso, todo o livro é dividido em somente cinco capítulos, o que torna tudo um tanto cansativo.

Para a resenha não ficar grande, não falarei dos personagens secundários, que são muitos, mas todos muito bem desenvolvidos, com atenção especial para Bernardo, irmão de leite de Diego e companheiro das aventuras.

Enfim, a resenha ficou horrível, mas não consigo explicar melhor o quão bom esse livro é, e que eu não encontrei erros que me incomodaram. Um livro excepcional, fascinante, e que sempre será tratado por mim de maneira especial.
Hel 06/07/2014minha estante
Não acho que tenha ficado horrível, você descreveu muito bem. Eu gosto de resenhas assim.

Deise.Ferreira 23/07/2020minha estante
Eu também gostei da resenha, obrigada!

Renata 03/02/2013

Zorro: A Origem
Para quem compra/pede emprestado o livro pensando que vai ler as mil peripécias do Zorro no "auge" de sua carreira, um aviso: a decepção é certa. O livro conta a história da infância e adolescência de Diego de la Vega e as origens do mito "Zorro". É claro que, em alguns momentos do livro, vamos ver algumas peripécias de Diego, mas a história central gira em torno do triângulo amoroso Diego-Juliana-Moncada.
Dado o primeiro aviso... o livro é muito bom: envolvente, bem escrito, repleto de personagens interessantes (começando pelo narrador dele... tcharan!) e com uma história bem encadeada.
Os historiadores & afins vão adorar o livro, porque Isabel Allende insere alguns "fatos históricos" no meio dele, os quais não só ajudam a ilustrar a época, bem como nos mostram uma narrativa "alternativa" aos livros acadêmicos, sendo muito profícuo para realizar uma reflexão/análise acerca do tratamento da narrativa histórica na narrativa do romance.
Em três palavras: vale a pena!

Lia Sandra 01/11/2012

Zorro de Isabel Allende
Livro divertido e gostoso de ler. Narrado por uma excelente contadora de histórias, faz a leitura voar.

08/06/2012

AVENTURA MARAVILHOSA E ENVOLVENTE
Isabel Allende é uma das minhas escritoras favoritas. É impressionante como ela consegue construir narrativas tão sensacionais, misturando realismo fantástico e fatos reais, de forma envolvente. Parece que a autora escolhe minuciosamente cada palavra, tornando o texto simplesmente perfeito.

Em “Zorro”, isso não é diferente. A autora consegue reunir a história espanhola e a da Califórnia, inserindo contos míticos e ritos indígenas, viagens marítimas e aventuras de piratas, injustiças sociais e sociedades secretas, missões religiosas e cultura cigana, vilões malvados, donzelas em perigo e heróis charmosos. Cada tema, cada personagem, cada aventura é essencial para compor o romance e dá o tom do herói.

Eu adoro histórias sobre super-heróis. E, neste livro, Isabel Allende apresenta o Diego de La Veja, o Zorro, desde o seu nascimento. Isso é fundamental para compreendermos o seu lado humano, incluindo as suas fraquezas e defeitos. Além disso, conhecemos as suas origens, tanto materna, quanto paterna, o que nos faz ter uma compreensão melhor sobre a sua personalidade e caráter.

O livro é dividido em capítulos que retratam momentos da vida do herói, mas que são delineados pelos locais onde o romance se desenrola. Califórnia, onde acontece o seu nascimento, Barcelona, a sua juventude, Espanha e novamente Alta Califórnia.

Diego de La Vega é filho único de Toypurnia-Regina, uma índia mestiça (pois o seu pai era espanhol) valente e rebelde e Alexandre de La Vega, um capitão espanhol corajoso e honrado. Ele cresce em na Califórnia e possui um meio-irmão, nascido praticamente no mesmo dia que ele, chamado Bernardo. Bernardo e Diego foram criados juntos, mas como aquele é filho de índios, nunca teve os privilégios do irmão. Os dois vivem aventuras incríveis durante a infância e criam um elo de amizade bastante forte.

Quando completam 15 anos, Diego e Bernardo viajam para Barcelona. O primeiro vai com o intuito de estudar e o segundo para acompanhá-lo. Eles se hospedam na casa de um amigo de Alexandre de La Veja, Tomás de Romeu, que possui duas filhas, Isabel e Juliana.

Os amigos-irmãos encontram Barcelona em época de guerra civil, dominada por Napoleão Bonaparte. Após vivenciarem uma série de injustiças, Diego de La Vega cria o seu alter-ego, Zorro, que tenta defender os mais fracos e injustiçados, com a ajuda de seu fiel amigo Bernardo.

Após outras tantas aventuras em Barcelona, os amigos viajam pela Espanha e regressam à Califórnia, para continuarem lutando pelos seus ideais.
Também vamos descobrindo que, em cada oportunidade que teve, Diego de La Vega foi aprendendo alguma coisa, que mais tarde serviria para se formar o herói que foi: desde a infância, ele lia sobre esgrima e treinava com o pai. Durante a sua viagem para Barcelona, para não ficar entediado, Diego aprende truques de mágica com o cozinheiro do navio. Já na Espanha, ele tem aulas práticas de esgrima com Manuel Escalante, que mais tarde, irá introduzi-lo numa sociedade secreta. Mas para isso, Diego terá de treinar e passar por uma série de provas, que envolve esforço físico, inteligência, além de lutas.

O motivo do nome “Zorro”, escolhido por Diego, também é explicado no livro. E uma curiosidade que só soube durante a leitura: zorro significa uma espécie de raposa, encontrada na região da Califórnia.

Destaque para a narração do romance, que é feita por uma personagem do livro, mas só no epílogo é que nos é revelado(a) o(a) autor(a).

Zorro é um romance sensacional, o leitor se envolve desde a primeira até a última página do livro.

Emetresz 18/05/2012

Surpreendente
Absolutamente divertido. As experiências do menino que um dia viraria o Zorro são fantásticas. Altamente recomendado.

Maria 05/11/2011

Pura aventura e romance
O Zorro da Isabel Allende é repleto de aventura e romance. Já faz um tempo que li – põe tempo nisso – e amei. Eu sempre gostei do Zorro (que significa um tipo de raposa encontrada naquela região da Califórnia), da lenda, dos filmes, do seriado, enfim, é um personagem que fez a diferença pra mim. E neste livro infelizmente subvalorizado, a figura do Zorro sai um pouco daquele disfarce de fanfarrão que ele adota tanto nos filmes quanto no seriado antigo. A estória começa com ele bem novo, cometendo todos os erros e enganos desta idade. E tem a mocinha, óbvio, mas é uma mocinha diferente, corajosa, e que vai surpreender muito no decorrer do livro. Acho que muitas pessoas passaram a conhecer a obra da Isabel Allende por intermédio desse livro bacana. Vale muito a pena.

Lizzy 05/11/2011minha estante
Ah, Maria, essa autora é fenomenal mesmo, além de ter uma consciência política e social muito presente nas suas estórias e modo de vida. Bjs

patita 09/10/2011

Era viciada no Zorro quando eu era pequena. Nunca soube e nem me perguntei como teria começado a lenda. O Bernardo do livro, amigo que ajuda Zorro é bem mais charmoso que o da série mas o Garcia é a mesma coisa. Ao ler via aquele Garcia da TV. rs
É um bom livro, com aventuras por mar e terra, amores impossíveis e a dificuldade para Don Diego na construção de duas personalidades.
Vale a leitura.

Raffa Muniz 22/06/2011

Um livro muito bem escrito, tive uma visao totalmente diferente daquele zorro hollydiano...A Isabel Alendde sabe como "prender" um leitor.. otimoooo

leao 09/04/2011

Como tudo começou....
Em "Zorro" de Isabel Allende; é relatada toda a Historia de Diego (Zorro) desde a infância, passando pela adolescencia (Na qual ele aprender a esgrima) até na fase adulta, quando fica conhecido como o "Espadachim Mascarado" .... Uma leitura extremamente agradavel e com aquele toque de "Tenho que saber como isso vai terminar" ...

1 | 2 | 3 | 4