A Startup Enxuta

A Startup Enxuta Eric Ries

Resenhas - A Startup Enxuta

Guiga 11/01/2022

Bom, mas poderia ser melhor.
O livro é uma mistura conceitos do modelo Toyota, taylorismo e metodologias ágeis e abrange os conceitos gerais de forma excelente, mas os exemplos práticos são arrastados e não muito proveitosos.

Foi uma boa leitura para entender como funciona a lógica de processos das startups, porém é preciso paciência e ler em pequenos lotes com atenção plena, para absorver os conceitos.

Rafael.Mansano 30/12/2021

Bom, nada além disso
Para quem já está habituado com o trabalho nesse modelo, não agrega muito. Mas ainda assim tem boas informações.

Elber 18/11/2021

Para empreendedores
É um livro que precisa ser lido vários capítulos sem Interrupções, porque ele dispersa a explicação (através de muitos exemplos), fazendo que fique um pouco difícil entender o processo.
Por isso, as vezes é difícil entender as ideias e os conceitos diretamente.
Não o achei um livro "enxuto".
A leitura nos capítulos finais parece mais arrastada e prolixa.
Foi daqui que surgiu os conceitos de MVP e Persona.

Frases interessantes:
?As startups não morrem de fome; elas se afogam.? Sempre existe um trilhão de ideias de melhorias, mas a dura verdade é que a maioria delas não faz tanta diferença.

?Sucesso não é desenvolver um recurso, é descobrir como resolver o problema do cliente.?

Betoaan 16/10/2021

Um clássico!
Sempre bom ler um clássico sobre modelos de trabalhos. O livro é bom guia sobre mentalidade científica, empreendedorismo e organização ágil.

yagotorres 10/10/2021

Bom livro com dicas interessantes
Tema interessante pra quem quer empreender, possui dicas valiosas e comparações reais de grandes empresas.

Rudibirck 06/10/2021

Muito teórico
Os métodos apresentados no livro são muito massacres. Uma didática muito de conceito é nada de prática.

Guilherme.Ferraz 06/10/2021

Lições para aprender com o modelo de startup
Eric Ries demonstra em seu livro diversas maneiras de como fazer testes em produtos, manter um ambiente criativo dentro de uma empresa e sempre estar atualizado as mudanças recorrentes no mercado e no mundo. Livro essencial para entender as atuais dinâmicas de trabalho, principalmente em setores de tecnologia

rcmonteiro 03/10/2021

Excelente para quem trabalha com produtos digitais
Seja um empreendedor ou um profissional que atua com produtos digitais, este livro é obrigatório.
Ele ainda é muito relevante e traz ótimos insights.

Maria.Teresa 23/09/2021

Ótimo livro
Eu admito que tenho preconceito de livros de empreendedorismo e só comecei a ler porque estava em um lista de livros que todo PM deve ler. No final valeu a pena e mordi minha língua.
Achei muito interessante como ele trata experimentação e principalmente MVP, finalmente entendi a necessidade desse conceito. E o que me conquistou é que ele trouxe o método científico para o livro.
Recomendo tanto para quem está começando a área de negócios quanto para quem já está a tempos.

Chelmy 09/08/2021

Faltou aplicar a metodologia no livro.
O livro poderia ser mais enxuto (risos). O autor é muito repetitivo. A obra poderia ser escrita em 150 páginas.

Na minha visão o livro está recheado de autopromoção e aborda a mesma coisa umas 10 vezes.

Deu para salvar umas 6 ou 7 páginas que considerei importante, ou seja, menos de 5% do livro.

Vi que alguns colegas escreveram que o livro é para iniciantes, mas na minha opinião, a maioria dos conceitos é básico até para este nível de leitores.

O ponto positivo é os exemplos, entretanto, mais uma vez em excesso.

Por fim, o livro não é ruim para não ser recomendado, mas também não é bom suficiente para isso.

Corra o risco. Quem sabe você goste.

Nina 30/07/2021

Razoável
Na minha opinião esse livro fala vários coisas (que para mim) não agregaram tanto e que eu já sabia, porém em algumas partes adquiri um conhecimento legal, e que para quem é empreendedor é importante.

Mulim 27/04/2021

Bom para quem está começando
Um bom livro para quem está começando a navegar no mundo das startups. Apresenta cases e conceitos interessantes.

Em algum momento o livro fica cansativo mas ainda sim indicaria.

Flávia 21/04/2021

Cansativo
O livro apresenta pontos interessantes principalmente para quem tem poucos conhecimentos sobre os ciclos de desenvolvimento em uma start up mas confesso que achei a leitura bem chata em vários momentos. Acredito que o autor poderia ter resumido o livro em menos páginas. O ponto mais fácil de se entender é realmente o ciclo de construir-medir-aprender. O resto eu não achei tão útil ou não entendi como aplicar no dia a dia.

pedro.pisa 18/04/2021

Obrigatório para inovadores
O livro traz um caminho concreto e prático para a construção e validação de uma inovação. Com exemplos práticos e inspiração no modelo da manufatura enxuta, o livro é uma leitura obrigatória para quem deseja criar uma inovação, seja através de uma startup, seja através de inovar em empresas consolidadas ou governamentais e sem fins lucrativos.