A Startup Enxuta

A Startup Enxuta Eric Ries

Resenhas - A Startup Enxuta

pedro.pisa 18/04/2021

Obrigatório para inovadores
O livro traz um caminho concreto e prático para a construção e validação de uma inovação. Com exemplos práticos e inspiração no modelo da manufatura enxuta, o livro é uma leitura obrigatória para quem deseja criar uma inovação, seja através de uma startup, seja através de inovar em empresas consolidadas ou governamentais e sem fins lucrativos.

Rafael.Mansano 30/12/2021

Bom, nada além disso
Para quem já está habituado com o trabalho nesse modelo, não agrega muito. Mas ainda assim tem boas informações.

Matheus.Finardi 20/08/2017

gente, achei uma merda
sério, fazia tempo q não lia um livro tão ruim. no final ele justifica a teoria com a própria teoria (é tipo falar "minha teoria vai dar certo pq minha teoria disse que vai). na vdd é bom pra quem quer mamar o consumidor de um lado e dar pro venture capital do outro. boa sorte!
PS: empresa pra gente criar bonecos virtuais é um câncer social. as pessoas precisam interagir entre si, no mundo real, e não rumar a mais heterotopias.
José Redson Sena Vital 29/08/2017minha estante
I thought the same thing, it's horrible book anyway, he's surrounding and surrounding the book and never stopped at any, I've tried to read it, I've got a lot of expectation, but when I was reading this one, it's gave me cancer, it's not recommendable book, there is no such thing as " Loan " on this book, he's selling a lot of bullshit and not focusing in a thing properly.

Mariana.Felipe 13/11/2018minha estante
Me indique um bom livro sobre empreendedorismo então. Por favor.

Vitor Hugo 21/09/2015

Grandes ensinamentos!!!
O livro trás grandes ensinamentos para empreendedores de todos os setores da economia. Se engana quem acha que os ensinamentos do livro, só podem ser praticados por empreendedores no setor de tecnologia.
O Eric conseguiu trazer motivação + inovação para empreendedores e potenciais empreendedores...
A palavra que mais se repete em todo o livro é: Feedback. Que significa: Ouvir mais o seu cliente ou potencial cliente. Na minha opinião, dar e e receber críticas sejam elas positivas ou negativas, é o alicerce que vai fazer qualquer negócio crescer sustentavelmente.

O único feedback negativo que tenho sobre o livro é: achei o livro muito cansativo, o Autor apesar de excelentes ensinamentos, não conseguiu me prender muito na leitura, mas tirando esse pequeno detalhe, RECOMENDO à todos os empreendedores que queiram aprender mais sobre o modelo Startup Enxuta!!!

Mariana 05/02/2021

Biblia das Startups
Para quem deseja ter/ tem uma Startup esse é o livro inicial que precisa ler. Ele trás casos reais sobre os erros e acertos dessas startups que estão iniciando, mostra técnicas e fala sobre métricas. Leitura fácil, rápida e ótima.

Gabis 25/02/2021

Bíblia de startups
Carreguei esse livro como um guia durante 4 meses. Tudo o que aconteceu comigo na minha primeira experiência em startup é descrito no livro. Eu tive a teoria aliada a prática em um estudo de caso da vida real!

Terminei a leitura, mas não o livro. Continuará de cabeceira no escritório.

Ana @blogamorporlivros 30/12/2020

Uma boa leitura para qualquer um - empreendedores ou não
A Startup Enxuta é um livro que me inspirou a ter ideias. E também me ajudou muito profissionalmente, já que traz um panorama mais completo sobre as empresas e o que elas precisam para crescer.

De fato o que falta no livro é uma versão mais enxuta. O autor vai e volta em alguns pontos e às vezes fica muito tempo preso em alguma história. Mas faz parte do jeito de ensinar e de vivenciar um pouco mais o assunto.

Para me ajudar a ter uma visão mais clara de passo a passo, eu criei um resumão dos conceitos principais do livro em um post. Espero que ajude mais pessoas :)

site: https://www.amorporlivros.com.br/startup-enxuta/

Mulim 27/04/2021

Bom para quem está começando
Um bom livro para quem está começando a navegar no mundo das startups. Apresenta cases e conceitos interessantes.

Em algum momento o livro fica cansativo mas ainda sim indicaria.

Pamela Florentino 02/03/2020

Aborda pontos importantes
O autor aborda os principais pontos que merecem atenção na hora de iniciar uma startup, além disso, também cita inúmeras experiências próprias e como resolveu problemas.

A leitura é interessante, pois lendo sobre a experiência do autor podemos ver onde ele errou e dar atenção para aquele ponto quando for a nossa vez de abrir uma empresa ou criar um produto.

Russo 08/02/2020

Abrindo o campo de visão
A metodologia apresentada pode, sem dúvida, ser um divisor de águas da forma de gerenciar organizações e processos já bem "consolidados". Mudar as métricas de validação dos processos já vigentes, não seria um grande problema. O problema é não nós questionarmos sobre outras métricas que podem ser importantes nos nossos processos, buscando um maior entendimento do universo de interação dos clientes com os produtos e serviços que fornecemos. Essas metricaas sim, são capazes de dar velocidade na tomada de decisão e permitir que processos, até então, fotos consolidados, encontrarem a inovação e novos caminhos. Resultado financeiro imediato não é tudo. Uma grande espectativa validada várias vezes e levando ao aprendizado é o único meio de desruptar o mundo que vivemos.

Arlete.Lety 30/08/2019

Leitura chata e massante
O autor só fala das próprias teorias aplicadas na empresa dele. Esperava que usasse mais empresas como exemplo. Leitura cansativa não prende a atenção do leitor.
thaisdreveck 27/03/2020minha estante
Além q só repete a mesma coisa. Achei um tédio

Flávia 21/04/2021

Cansativo
O livro apresenta pontos interessantes principalmente para quem tem poucos conhecimentos sobre os ciclos de desenvolvimento em uma start up mas confesso que achei a leitura bem chata em vários momentos. Acredito que o autor poderia ter resumido o livro em menos páginas. O ponto mais fácil de se entender é realmente o ciclo de construir-medir-aprender. O resto eu não achei tão útil ou não entendi como aplicar no dia a dia.

Glauber Rosendo 06/02/2022

Leve, instrutivo e didático.
Olha, já li vários artigos e livros sobre gestão de projetos e posso dizer que "A Startup Enxuta" foi o mais prazeroso.

De início, preciso dizer que fui um pouco prejudicado na experiência total do livro, pois já conhecia outras metodologias (como SCRUM e Design Thinking) e não me surpreendi com muitas das ferramentas apresentadas pelo autor (de aplicabilidade semelhante).

Desse modo, para que a experiência seja absoluta e te deixe maravilhado, será ideal ter este livro como ponto de partida para os estudos sobre métodos ágeis.

Certamente, nem tudo é redundante para quem já está familiarizado. Outros conceitos e ferramentas desenvolvidos no texto são novos e complementares, tais como: a classificação e avaliação dos motores de crescimento; o uso dos 5 Porquês; o catálogo de pivotagem; as métricas 3A, entre outros.

Tá, mas esse é só o aspecto técnico do livro. Obviamente ele não deixaria a desejar. Algo de valor tem de entregar, certo?

Contudo, a melhor coisa nele é a "fluidez". O texto é repleto de estudos de caso e a forma como o autor apresenta as ferramentas, se dá através de vários exemplos práticos de situações reais (orquestradas por empresas e startups que ele foi consultor).

Diferente de outros livros mais técnicos, coloquemos assim, este parece mais com uma história de vários personagens (empresas). Em que na construção narrativa, são trabalhadas as ferramentas que importam e definem o método Lean Startup.

Talvez se este fosse meu primeiro livro sobre o tema, a nota seria maior. No entanto, avalio conforme minha experiência, sendo a falta de "impacto informativo massivo" uma expectativa que tive e não foi atendida.

Seja você entusiasta da área ou não, acredito que este é o melhor livro para mergulhar na nova configuração de produção. O presente e principalmente o futuro, estão definidos no que, de forma simples, Eric Ries escreveu aqui.

eduardoin 30/09/2014

Mudou minha forma de pensar negócios.
Lean Startup é um livro simples, claro e rápido. Vai direto ao ponto quanto às mudanças propostas na forma de ver, pensar e agir de uma empresa, seja ela uma startup ou até mesmo uma grande empresa, estabelecida. Além do pensamento Lean, ao meu ver, o grande benefício do livro é propor e mostrar a viabilidade por uma série de exemplos como o conceito e as práticas da Lean Startup se aplicam a todo tipo de negócio, não apenas àqueles que estão à procura do seu modelo de negócio, mas a todos que precisam se reinventar diariamente, sob o risco de serem engolidos pelos concorrentes ou pelas mudanças do mercado e da sociedade. Para mim, um divisor de águas em como se posicionar no trabalho, em como pensar trabalho.