Contos de Horror

Rosana Rios
Mary E. Braddon

Resenhas - Contos de Horror

Mary D. 08/01/2015

Depois de ler a coletânea Contos Clássicos de Vampiro de Byron, Stoker e Outros peguei gosto por contos e histórias de suspense e terror escritas nos séculos passados, seja sobre vampiros, fantasmas, mortos vivos ou maldições.
Quando vi esse livro na biblioteca logo me interessei, não só pelo tema, mas pelos autores escolhidos, três em especial: Arthur Conan Doyle (autor de Sherlock Holmes, ainda não li, mas tenho interesse), Edgar Allan Poe (conhecido por suas histórias de mistério) e Charles Dickens (autor de Oliver Twist, um ótimo livro, com uma ótima crítica social, recomendo).
Os contos presentes no livro:
Livre – Mary Cholmondeley
Contando Histórias de Inverno – Charles Dickens
O Visitante de Eveline – Mary E. Braddon
O Anel de Toth – Arthur Conal Doyle
Ligéia – Edgar Alan Poe
O livro tem poucas páginas, li em poucos dias, poderia ser em um, mas o tempo era curto. Diferentemente de Contos Clássicos de Vampiro nenhum conto causa medo, são bem leves, mas ainda assim, na minha opinião, são ótimos. E também deve-se levar em consideração a época em que foram publicados e a sociedade em que os autores viviam, são fatores que influenciam os textos escritos. Talvez naquela época o conceito e o grau de pavor que um livro causasse fossem parcial ou totalmente diferentes de hoje em dia, ou atualmente é preciso muito mais para assustar.
Não posso deixar de comentar sobre o design dessa edição, muito boa, folhas amareladas, manchas d’água, fonte do texto, borda decorada...nota 10.
Enfim, o livro tem o seu ‘charme’ próprio, eu gostei muito, porque histórias desse gênero e antigas chamam a minha atenção. As opiniões variam, mas eu recomendo a leitura.

FabrizioMoralez 14/07/2013

Seis historias de terror, cada uma de um autor diferente, todos do gênero. O livro tem um ótimo conceito visual e bom acabamento. Achei as histórias envolventes, com enredos típicos da época. A leitura é agradável e fluída, PORÉM está longe de causar algum calafrio.
Os contos chegam a ser previsíveis. Até mesmo o conto de Edgar Allan Poe (motivo de eu ter adquirido o livro), na minha singela opinião, deixou a desejar.
Eu diria que são contos um tanto sombrios, mas não de horror. Encarando dessa forma, é bom bom livro.
Já li quadrinhos mais apavorantes, rs...

Tomlucitor23 12/07/2012

Decepcionante, acho que é essa a palavra correta, esperava bem mais, porem é um livro ruim, dado a data que os autores escreveram suas historias devem ter sido um grande sucesso, porem, nos tempos atuais so da sono, a leitura é lenta, cheia de detalhes desnecessários e cansativos, confesso que ate demorei a ler por preguiça e lutei contra a vontade de não abandona-lo, não é um livro ruim, no entanto, para os dias de hoje, não deve agradar muito um grande publico, apenas os mais fieis a linguagem e historias vintage
Lunardi 03/09/2014minha estante
Amigo isso se deve ao estilo literário da época, se você não gosta não deveria ter pego o livro pra ler.É claro que a linguagem vai ser mais cansativa, contudo a maneira como ele foi editado é primorosa, tendo riqueza histórica e referências culturais muito bem colocadas.
Se você esperava algo mais fluido (o que o livro consegue ser para os amantes desse tipo de estilo) deveria procurar contos mais modernos ou de um estilo que não seja vertente de romantismo que, pela própria característica, discorre muito sobre detalhes minuciosos.

Yris.Ester 12/03/2024minha estante
Sabe nada