The Song of Achilles

The Song of Achilles Madeline Miller

Resenhas - The Song of Achilles

Julia.Nunes 15/04/2021

Patroclus
História do herói Aquiles narrada pelo Patroclus. Apaixonante, devorei o livro e já vou procurar o Circe da mesma autora. Favoritei ?

Artur 10/04/2021

Eu culpo a minha experiência mediana com esse livro ao hype que ele recebe na internet porque fui com uma expectativa desgraçada achando que ia amar, mas não foi o caso.
O ponto alto dele pra mim com certeza foi a escrita que realmente é linda, as frases são cheias de significados. Mas muita coisa me irritou e em alguns momentos eu fiquei tipo: por que porras eu to lendo isso?
Honestamente, eu não sei como isso deu errado pra mim, tinha tudo pra ser um favorito. Talvez eu tenha lido no momento errado sei lá.

mary 19/03/2021

A história de amor entre Achilles e Patroclus é linda, triste e honesta.

A construção dos personagens é muito bem feita, mas se você (como eu) for uma pessoa apegada ao plot talvez não seja muito surpreendente. Até porque é uma história que a gente já conhece através da Ilíada de Romero.

Não tenho muito o que dizer, mas acho que vou reler esse livro um dia com mais calma porque vale a pena.

littleoblivions 27/02/2021

the song of achilles- review
Oh my fucking god...

What a journey, that was a really consuming and unstoppable reading experience, when i was not reading it was thinking of what would happen next.

People are right to say Madeline is a great author, I loved her watt with words and how poetic everything felt even in the worst of times. Before starting I knew how the main characters destinies would end, but somehow she managed to surprise me and even though I don?t have as many memorable quotes from this book it is still and wonderful experience and i?m glad I finally took some of my time to read it.

bmeetsevil 17/02/2021

the never-ending ache of love and sorrow
Esse trecho descreve perfeitamente o que a gente experiência lendo the song of achilles.

A história é totalmente passada na Ilíada de Homero, se você conhece, sabe o que vem por aí, mas te garanto que isso não é torna a história menos incrível ou impede de sentir todas as dores dos personagens.

É incrível como a autora conseguiu escrever sobre nomes tão marcantes na história se uma forma extremamente humana.

Vou parar se escrever porque não consigo racionar depois de ter chorado igual uma cachorra...
bmeetsevil 18/03/2021minha estante
experiencia* baseada* corretor maldito

wednesdayeve 31/01/2021

A Canção de Aquiles é um relato incrível de uma relação memorável, merecedora de reconhecimento divino.

A nova ótica que Miller lança sobre um conto milenar contado e recontado é incomparável. Todos os olhos continuam sobre Aquiles, o semideus mais poderoso de sua geração, Aristos Achaion, mas quem o olha agora é diferente de todos os outros, dentre os motivos, o principal: ele é o único que o maior dentre os heróis olha de volta.

A história do herói grego, desde sua infância até seus últimos momentos, é contada por aqueles que o conheceu melhor, que o acompanhou por toda sua jornada, que o amou e foi amado por ele; Patroclus não é especial e nunca será, mas para Aquiles ele é a pessoa mais importante de todas, a única que importa.

A visão do príncipe exilado sobre o príncipe semidivino é a de alguém que presencia a fonte de sua vida, pois é isto que eles representam um para o outro. Patroclus o descreve como mais do que a arma que ele foi criado para ser, ele vê a beleza, a jovialidade, a graça e a delicadeza dentro do guerreiro; mas sua visão não é cega para as falhas de seu amado, seu desinteresse por outros além de si e de seu amado e sua hubris que acabou por ser o motivo de sua queda. Essa análise completa e detalhada do herói é o que torna a história de amor única dentre suas recontagens e perfeita em si.

E vemos que mortais, deuses ou a própria morte são capazes de separar duas almas que se complementam como uma.

Damy 26/01/2021

i would know him in death, at the end of the world
Nosso, como eu amei esse livro. Ele me destruiu 100% to escrevendo isso chorando litros aqui. Eu me apeguei demais ao patroclos e ao aquiles, so queria guardar eles num potinho e proteger de todo o mal.

bendtherules 27/12/2020

"when I am dead, I charge you to migle our ashes and bury us together."

this book destroyed my life.

Sadraque 09/09/2020

A história de Aquiles e Patroclus
No livro Patroclus conta sua história de amor com Aquiles. A história é contada de forma poética e muito bonita. É uma leitura muito boa, sendo uma das melhores histórias gays que já li.

Giu 19/08/2020

Conheci The Song of Achilles por comentários no vídeo de uma das minhas músicas favoritas, Achilles Come Down. É uma música linda, poética e com uma carga emocional imensa.
Eu nunca me interessei por mitologia grega e sempre fui muito leiga nessa questão - tudo o que conhecia sobre Aquiles vinha da expressão sobre seu calcanhar. Meu interesse na música me levou ao interesse pela sua história, e assim comecei A Canção de Aquiles.

O livro de Miller pode ser dividido em 2, assim como a música. Sendo narrada por Pátroclo, a primeira metade da obra conta sobre sua infância e adolescência ao lado do melhor e mais belo dos gregos, que viria a se tornar uma grande amizade e um grande amor. A vida dos dois é narrada de forma poética, linda, leve, como a natureza. Da mesma forma, na música, as primeiras estrofes são Pátroclo mostrando a parte boa e linda da vida.

Entretanto, conforme os acontecimentos do livro correm ao encontro da eclosão da guerra de Tróia, sua ambientação muda. Deixamos de ler sobre a beleza e frescor da natureza e começamos a experimentar o horror do conflito, com suas mortes e seu sangue. Na música, são as estrofes onde os demônios de Aquiles tomam conta de sua mente, o fazendo ver todas as desgraças em sua vida.

Foi uma leitura rápida, romântica, que me deixou apaixonada pelo casal. Apesar de Miller passar e deixar explícito alguns fatos sobre o contexto histórico, o que faz com que alguém leigo como eu consiga acompanhar sem demais problemas, ainda me pareceu um pouco superficial. De certa forma, foi bom, pois agora quero me aprofundar nos escritos de Homero.

kk3thess 18/08/2020

Uma das "regras" sobre se contar uma boa história é: mostre, não diga. Se um personagem muda seus ideais, mostre como isso aconteceu ao invés de dizer que isso aconteceu. Se há um dilema impossível permeando a narrativa, mostre o porquê de esse dilema ser tão pungente ao invés de nos dizer que ele simplesmente é. Se dois personagens entram em um romance, mostre como e porquê eles se apaixonam de tal maneira. A Canção de Aquiles faz exatamente o inverso disso.

Quando Patroclus vê Aquiles pela primeira vez, já há um encanto imediato e não há nada mais para desenvolver tal romance, seja por parte de Patroclus ou de Aquiles. Uma outra pessoa aparentemente se apaixona por Patroclus e é simplesmente isso, sem um porquê ou um como isso aconteceu. Patroclus, que vive o livro todo numa postura puxada pro pacifismo, toma decisões que vão de encontro a isso sem que as motivações sejam justificadas. E esse tipo de coisa acontece durante toda a narrativa. É dito para o leitor o que os personagens sentem, mas nunca é mostrado o como ou o porquê, nunca é desenvolvido além de "é assim porque é assim".

É frustrante ver isso acontecer porque há boas ideias, um conceito de releitura atrativo, com enorme potencial, e uma história bem contada. Mas, quando os personagens não tem suas motivações, suas ações e suas emoções realmente bem desenvolvidas, justificadas e contadas, mesmo num âmbito implícito, eu não consigo me envolver com a história de forma intensa como muitos parecem ter feito, como era a intenção da autora ao escrever essa história. Assim, só me resta apreciar um digno primeiro livro de uma escritora, mas sem o mesmo fervor que muitos possuem em torno dele.

Amanda Hryniewicz 18/07/2020

Eu estava amando até a metade, tudo muito poético e sentimental. Entretanto, mais pra frente eu achei que a narrativa ficou pesada e não me agradou muito.