The Song of Achilles

The Song of Achilles Madeline Miller

Resenhas - The Song of Achilles

mrvn 02/07/2022

we would
"i could recognize him by touch alone, by smell; i would know him blind, by the way his breaths came and his feet struck the earth. i would know him in death, at the end of the world"

Duda 20/06/2022

A história de Aquiles e Patroclus é linda, trágica e cativante. A forma como ela é contada é digna de tudo que eles passaram e conquistaram, além de ser fluida, intrigante e encantadora.

Acabei me apaixonando pelo livro e pelos personagens, que são muito bem escritos e desenvolvidos. Amei o livro e recomendo.

giovanaraujo 04/06/2022

LINDO que livro lindo, nao me prendeu do início ao fim mas a escrita é a coisa mais linda desse mundo, final me matou e enterrou, patroclus te amo

bookish_ginger 03/06/2022

PLEASE, READ IT!
I hereby award this book all the freaking possible stars in the universe when it comes to true, intense, honest and painfully beautiful romance. The Song of Achilles is a story equal parts epic and heartbreaking. It had been a while since a book had made me feel this excited.

"I could recognize him by touch alone, by smell; I would know him blind, by the way his breaths came and his feet struck the earth. I would know him in death, at the end of the world."

"And perhaps it is the greater grief, after all, to be left on earth when another is gone."

"When he died, all things soft and beautiful and bright would be buried with him."

Cristian.Alves 29/05/2022

É possível amar e ter fama?
O livro conta a história já conhecida do Aquiles porém com o enfoque maior em sua vida pessoal.
Com isso a autora tem a maior liberta em tratar o romance entre Aquiles e Petroculos (narrador do livro).
Um muito interessante ver a relação desenvolvida pelos dois e imaginar as nuances das conversas por trás da guerra.
A leitura é fácil e fluida e mantém um ritmo constante durante todo o início do livro. Porém admito que o final é o ponto forte do livro, mesmo já conhecendo a história não há como não se emocionar.
Maressa 29/05/2022minha estante
Esse livro ficou na minha cabeça por dias... Um sentimento de tristeza tão grande. O que me deu um up foi ler Circe

Cristian.Alves 29/05/2022minha estante
Esse final é puxado mesmo? Já ouvi falarem bastante de circe. Vou ver se consigo ler

Maressa 29/05/2022minha estante
É ótimo! Uma personagem muito forte

Ray of Light 14/05/2022

"Ele é metade da minha alma, como os poetas dizem"
Vou admitir que nas últimas semanas estive um pouco relapso e demorei para escrever essa resenha, o bom é que deu bastante tempo para refletir sobre a obra e trazer uma análise mais concisa sobre o assunto.

Um pouco da minha história com a autora: sou apaixonado pela sua obra posterior 'Circe', a ponto de querer ler tudo que ela publicar ou já publicou, e com 'A Canção de Aquiles' não seria diferente, até porque é sua obra mais famosa, e por muitos, considerada sua magnum opus.

Sob um olhar mais estrutural, a história é bem íntima, sendo contada inteiramente pelo ponto de vista do Pátroclo, o que limitou tanto a aparição quanto o desenvolvimento de alguns personagens. Não que as figuras míticas milenares da Ilíada precisem de algum desenvolvimento a mais, porém, em Circe, desde as mais breves como as mais recorrentes aparições carregam mais importância para o enredo do que a maioria dos personagens nesse livro, tirando os protagonistas, e o leve gosto de um arco na Thetis e na Briseida. Não acho que isso prejudicou o livro como um todo, mas mostra como a escrita desse é um pouco mais bruta que a obra posterior, mostrando que a autora só teve de evoluir.

A narrativa se projeta ao redor de Pátroclo e Aquiles, então nada mais justo que começar pelo desenvolvimento dos dois. Aquiles é filho de uma ninfa chamada Thetis, que foi obrigada a casar com um humano pois uma profecia dizia que seu filho seria maior que Zeus. Como o homem diluiu a divindade de Aquiles, o herói não ascendeu ao Olimpo, mas conseguiu o título de 'Aristos Achaion', o melhor dos Aqueus.

No começo eu achava a personalidade dele um pouco rasa e não conseguia nutrir muita simpatia por ele. Mas a verdadeira questão dele se inicia quando começa a Guerra de Tróia, o momento em que Aquiles assume sua celebridade e sacia essa sede por gravar seu nome na eternidade. Além do romance, para mim, o maior arco do herói na narrativa é mostrar, através de seu filho, como ser tocado pelo amor mudou seu destino.

Pela ordem, o próximo protagonista é o Pátroclo. E que homem. Primeiro, vou rasgar a seda: ele é empático, romântico, inteligente, guerreiro, sensível, bonito, e ainda por cima É MÉDICO. Seus faves jamais conseguiriam.

Piadas a parte, ele é o responsável por esse livro ser tão íntimo e charmoso como é, já que contar uma lenda tão catatônica como a Ilíada em uma escala menor sem deixar menos emocionante é uma tarefa difícil. Em alguns momentos, tanto o enredo, como a autora e o leitor são reféns da grandiosidade da trama, já que entre uma tragédia iminente somos obrigados a ficar esperando ela acontecer, o que compromete um pouco o ritmo da narrativa, mas não deixam de ser momentos recheados pela doçura de Pátroclo, reforçando a narrativa de transformação e amor entre o casal: Aquiles se tornou um herói melhor por causa do amor de Pátroclo.

Fazendo uma crítica mais particular, como homossexual, eu achei as licenças que a autora tomou para fazer o romance dos dois mais palpável de um tato e de um bom gosto que é muito mais sensível que inúmeros autores, alguns até LGBT+ já fizeram, acho que por isso tantas pessoas amam e se identificam com essa obra.

E é por causa dessas e muito mais, que esse livro é perfeito. Não quero dar spoiler, mas faço uma ode ao último capítulo, que é onde encontramos o auge da paixão da autora por essa temática, e que ela REALMENTE tinha algo para contar. Esse livro não é um simples fetiche ou uma releitura vazia para explorar o dinheiro do público queer. Com uma caneta, Madeline Miller transformou uma tragédia sangrenta em um casal icônico.
son of athen 14/05/2022minha estante
Song of Ice and fire >>>>

iamdudis 14/05/2022minha estante
Relapso ahahahahha

iamdudis 14/05/2022minha estante
Ficou tudo tua resenha, como deve!

Luciana 14/05/2022minha estante
Como deve ser

DANILÃO1505 11/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Milena 13/05/2022

Meu Deus?que livro
Eu gostei, principalmente, dos primeiros 40% do livro, quando foi construída a relação entre Achilles e Patroclus, e depois disso dos últimos 20%. Pra mim são as melhores partes do livro. O resto do livro o foco é de fato o desenvolvimento da guerra em si, considerando que foram dez anos de guerra, tem muita coisa a ser dita mesmo (essa parte eu não curti tanto). Mas eu amei MUITO o amor dos dois personagens principais, eles são almas gêmeas, não tem uma descrição melhor que essa (a real razão das 5 ??).

Talvez por Patroclus ser o narrador, eu tive uma ligação mais forte com ele, para mim ele representou o bem mesmo em uma guerra, tudo o que ele fez foi pensando em Achilles e na vida das outras pessoas. Acho que as vezes faltava mais falas de Achilles para eu conseguir entender melhor o personagem. É triste ver o que a guerra mudou ele, entrando em um ciclo de ego e orgulho, mas desde o início a prioridade dele é clara.

Adorei uma das participações finais da Briseis, acho que ela falou para Achilles aquilo que todos os leitores estavam pensando kkkk

No final, eu esperava alguma interação final entre os dois personagens principais, ou alguma parte narrada por Achilles, acho que teria sido muito interessante para completar o enredo.

Ps: eu amaria um livro um pouco mais focado no romance, talvez na vida dos dois antes da guerra?mas não é assim que a história funciona ?

elayza 01/05/2022

O que dói mais é saber que eu nunca vou poder ler esse livro de novo pela primeira vez.
Definitivamente é um livro favorito meu.

ialua 30/04/2022

Chorei que nem uma [*****]. Muito bom.
Escrita muito boa, não tão difícil (mesmo usando um vocabulário mais "formal", antigo). História lindíssima.

ju 28/04/2022

Não tenho nem palavras para explicar tudo o que eu senti nesse livro, apesar de algumas ressalvas valeu super à pena. Os momentos finais são obra de arte, eu não conseguia parar de ler e fiquei desesperada junto. A autora recontou essa história de forma única e linda. Gostei muito.
august.taylors 28/04/2022minha estante
esse livro não tem UM defeito

vitoria293 04/04/2022

Ou você é feliz ou você leu esse livro. Os dois não dá.

Acho que demorei tanto pra terminar porque no fundo não queria lidar com o final, sabendo o que ia acontecer. Tô morta por dentro mas valeu a pena.

Mayara1075 02/04/2022

Bom mas eu esperava mais...
O romance é bem construído e achei os dois muito fofos no começo, mas quando mais o livro avançava mais eu me via desinteressada pela história ou a relação dos dois. Achei o final bonitinho mas sinceramente entediante. Não é um livro ruim mas pelo hype que tem achei que ia ser melhor.

sea 26/03/2022

Zero defeitos!
Gente, eu to em choque e meu coração ainda dói. Que livro incrível! Penso no quão teria sido bom ter lido em uma época que minha vida não tivesse tão corrida. Ainda assim, mesmo com o estresse diário, a experiência foi única.
Esperava um livro bem bobinho e recebi um que me tocou de uma forma incrível.
Me apeguei muito aos personagens e vou demorar bastante pra superar tudo isso.
Não tinha como ter nota menor, né?