Garotas de vidro

Garotas de vidro Laurie Halse Anderson

Resenhas - Garotas de Vidro

jes 29/03/2022

Intenso
Este livro não é para qualquer um, aborda o tema de maneira clara: a autora literalmente esfrega na sua cara como alguém com transtornos alimentares vive, achei muito fiel à realidade - por experiência própria me identifiquei em muitos aspectos com a Lia.
Entretanto, é um livro pesado, muitas das coisas descritas incomodam, apesar de ser verdade, e não acho que funcione para alguém mais sensível ou que não esteja preparado.
A única coisa que me incomodou foi o final, achei muito corrido, mas nada que atrapalhe o desenvolvimento da história.

theamzgbebela 25/03/2022

Garotas de Vidro
Confesso que só li Garotas de Vidro pq me indicaram, se não eu nunca saberia da existência dessa obra prima, o livro retrata muito bem o pesadelo que é conviver com um T.A.
simplesmente maravilhoso LEIAM

Suliane Araújo 23/03/2022

Garotas de vidro
A verdade nem sempre é o que enxergamos, um livro forte e necessário, para entendermos toda dor, confusão e loucura de desenvolver transtornos alimentares, um guia de como não ser. Adorei a escrita, mas meu livro estava com inúmeras falhas de revisão gramatical e de formatação.

Bruna 22/03/2022

Bem confuso
Assim ele é um livro bom eu terminei ele bem rápido mas ele tem muito gatilho se você é uma pessoa sensível esse livro Com certeza não é para ler no começo eu não tava entendendo muito no meio eu achava que tava entendendo o final gostei bastante mas só tou final mais detalhado

Valeska19 21/03/2022

Destruída, foi assim que esse livro me deixou. Garota de vidro é um livro completamente sério e com muitos gatilhos. Pra mim foi uma leitura extremamente difícil, que eu esperava ansiosamente pelo final.

Lurie halse Anderson foi incrivelmente brilhante ao criar uma história tão  realista e tão perturbadora. Lia uma personagem verdadeira e profunda. Acompanhar a luta dela com ela mesma durante o livro foi cansativo.

Uma história completamente difícil que não é pra qualquer momento.

"Não há nenhuma cura mágica, não há como fazer tudo ir embora para sempre. Há apenas pequenos passos para cima; um dia mais fácil, um riso inesperado, um espelho que não importa mais "

Estante da Leonina 21/03/2022

Desde meus 14 anos (tenho 25) que eu tenho vontade de ler esse livro e enrolei por motivos banais. Agora decidi ler e vi que ainda bem que demorei, acho que eu precisava estar mais velha e mais madura para aguentar a leitura.

Os temas focos dessa leitura sao: depressão, anorexia e bulimia. Se eu tivesse lido antes talvez piorasse todo meu psicológico ja que eu passei raspando por tudo isso (sim, hoje estou bem).

A história conta sobre uma jovem garota chamada Lia que acabou de perder sua amiga pra morte, após ter recusado 33 chamadas dela. Lia se sente culpada por nao ter atendido o telefone, se sente mal com quem ela é, e isso só piora a sua luta diaria com a anorexia e depressão. A historia me fez chorar do início ao fim, me fez relembrar coisas pessoais, mas nao de forma sofrida sabe?

Foi uma leitura maravilhosa e que com certeza vai ficar na minha cabeça por muito tempo (estou de resseca, calma).

Você tem problemas em ler esse tipo de tema? Gosta do assunto ou só nao se interessa? Me conta.

Dedê 16/03/2022

Um livro difícil
Acho que a leitura mais pesada que fiz até agora. O livro aborda o transtorno alimentar de forma bem clara, os pensamentos da protagonista são bem explícitos nesse sentido. Não é uma leitura que indico pra todos.

Bea 11/03/2022

da pra passar o tempo
Li quando passei uma semana sem internet e sinal de celular, é um livro muito lento mas achei interessante a forma que é retratado o distúrbio alimentar, não faço ideia se é problemático ou não mas pode ser gatilho então fica ai o aviso

Letícia 09/03/2022

E um livro muito bom que fala na íntegra como é o transtorno alimentar, e um livro muito envolvente onde você sente na pele a personagem uma leitura muito boa

Allana 03/03/2022

Garotas de Vidro
Uma ficção baseada na realidade daquelas pessoas que convivem com um ou mais tipos de transtornos alimentares. Em Garotas de Vidro conhecemos Lia, uma adolescente inteligente, cuja mãe é cardiologista, o pai é professor universitário, tem uma madrasta procura tratá-la como filha e uma irmã mais nova com quem se importa muito. Infelizmente isso não é nem de perto o suficiente pra que Lia se sinta segura e acolhida. Entre os problemas familiares está uma questão importante pra todos: Lia tem anorexia e já passou por duas internações, além de realizar cortes em si mesma quando sente que não está suportando o peso de sua vida. O auge do sofrimento de Lia chega quando sua melhor amiga Cassie, de quem estava afastada a alguns meses, é encontrada morta e sozinha em um quarto de motel. Cassie ligou para Lia 33 vezes na noite de sua morte. O sentimento de culpa por não ter atendido a amiga, juntamente com os sintomas físicos e mentais de não se alimentar o suficiente leva Lia a um estado onde a realidade e a ilusão estão caminhando juntas. As duas amigas tinham um pacto: serem as mais magras! Enquanto Lia se sentia a melhor quando conseguia não comer nada e achava que esse controle sobre sua vida era sua força, Cassie, por outro lado, comia tudo o que tinha vontade desde que vomitasse depois, como solução para manter a magreza extrema. Nesse ciclo vicioso de perder peso, Lia não enxerga um problema em suas atitudes até que finalmente chega ao ápice e precisa encarar seus medos, afinal de contas, morrer não é seu desejo.

bequinha 26/02/2022

assunto sério tratado com responsabilidade
Acho que esse é o primeiro mérito do livro: ter uma conversa realista e responsável sobre transtornos alimentares. É uma leitura crua, que machuca, e realmente pesada. Como já falaram, cheio de gatilhos, e eu também não recomendaria para ninguém, porque nunca se sabe o efeito de um livro desses em alguém. Em toda leitura que faço, me sinto muito na pele da história que está sendo criada, e foi angustiante participar dessa... mas pelo final, e pelo crescimento da personagem, valeu a pena. Fiquei feliz que tratou a família como um fator que ao final mostrou ser de ajuda e apoio, e gostei mesmo do desfecho final.

Juu 25/02/2022

essa história doeu
"Nós nos assombramos, e às vezes somos tão bons nisso que perdemos a noção da realidade."
Essa história mexeu demais comigo. Algo que percebi também no livro Fale! dessa mesma autora é que ela consegue fazer o leitor perceber que a situação da protagonista não vai mudar se ela não estiver disposta a isso. As coisas não vão melhorar só de ela ouvir "Você precisa melhorar, procure ajuda.".
O livro inteiro me fez ficar em uma corda bamba sem saber como tudo iria terminar e só posso dizer que foi emocionante.

Reedo 22/02/2022

Amei esse livro, mas não recomendo
É incrível, poético na loucura de uma personagem atolada em problemas psicológicos, narrativa se constrói muito bem, ninguém está certo...

Mas não concordo com os youtuber que dizem que esse é um dos livros necessários para jovens. Não acho que seja. É visceral e doloroso.

Comecei a ler pensando em como pegar ideias pra praticar meu próprio transtorno, e depois de um tempo fingindo não lembrar dele enquanto me cuidava, voltei a ler e doeu.

Alertas imensos como placas de trânsito entre cidades para pessoas com transtornos alimentares. Por favor, não leiam. E se forem ler de qualquer forma, lembrem-se do final SEMPRE. Outro alerta pra relação parental disfuncional, e para abandono.

Se está de recovery, por favor, passe longe.

Lia, você não existe, mas eu realmente espero que fique bem. Emma merece isso, você também.

bruna 20/02/2022

gostei de ver o crescimento da personagem, em certos momentos é agoniante os pensamentos que a Lia tem, a história fluiu bastante apesar de todos os gatilhos (cuidado ao ler).

Bárbara 10/02/2022

Incrível e angustiante
A Lia é uma personagem bem complexa, com todas as suas questões e jeitos, e é bem angustiante poder enxergar alguns pensamentos tão crus dela. Eu gostei muito de ver o crescimento da personagem, a escrita da Laurie foi impecável, a cada parágrafo eu queria mais e mais. O desenrolar da história fluiu super bem e definitivamente esse livro entrou para minha lista de favoritos.

Ps: o livro é cheio de gatilhos, então cuidado ao ler