Garotas de vidro Laurie Halse Anderson

Resenhas - Garotas de Vidro

Yu Vaughn 08/06/2024

Garotas de gelo
Bom, passei os últimos 24 dias lendo esse livro. eu sou uma pessoa que tive (e tenho) momentos horríveis em minha vida em decorrência de um transtorno alimentar que carrego há quase 10 anos e essa leitura foi uma chave para acabar entendendo a visão tanto de uma pessoa que sofre com isso e como as pessoas ao redor lidam com essa situação.
no começo, eu achei que o livro era meio bobo porque eu via a Lia um pouco imatura mas a verdade é que ela é uma garota de 18 anos, com um transtorno que destrói a vida dela e acabou de perder sua (ex) melhor amiga! então tá tudo bem, essa é a forma dela de pensar e de lidar com isso. eu até pensei em abandonar no começo mas queria saber o que iria acontecer e acredito que tenha sido uma ótima escolha.
o livro tem um bom desenrolar e eu gostei do final, não achei que seria assim. fico feliz pela forma que a Lia lidou com tudo isso (o t.a., o recovery, a Cassie, os pais, o Elijah). eh um bom livro :)

talvez eu gostaria que tivesse alguma adaptação cinematográfica mas isso eh uma conversa pra outra hora

wonuthewise 03/06/2024

Meu livro favorito.
Nem sei o que falar sobre.
um dos livros mais imersivos que já li.
muito fácil entrar na vida dos personagens e na cabeça da lia.
a maneira como a condição dela escala durante o livro, as descrições gráficas, as metáforas, vão dando uma sensação de pânico e angústia no leitor, e às vezes parece demais, mas ao mesmo tempo não dá de largar até chegar ao final.
sempre vai ser o maior pra mim

vivyca 01/06/2024

Dei 4 estrelas mas não lembro porquê
Eu li esse livro quando era adolescente. Se não me engano, foi uma experiência meio estranha: eu simplesmente entrei na livraria e ele estava meio perdido por ali. Li a sinopse e comprei. Na época, eu tinha acabado ou estava saindo de um transtorno de an0rexia.

Honestamente, não lembro direito do enredo, mas há uma parte do livro que me marcou muito: umas duas ou três páginas repetiam palavras como "não posso comer, não posso comer". Isso me impressionou e assustou, porque parecia que eu estava lendo meu próprio diário. Essa parte me marcou profundamente e, juntamente com outras coisas, ajudou-me a sair da fase difícil em que estava, comecei a enxergar que eu não queria me identificar com isso.

Não tenho vontade de reler o livro, nem de vê-lo novamente. Alem de me trazer memorias de um tempo muito ruim mesmo da minha vida, sera se eu acharia o livro ruim hoje, sei lá, quase 10 anos depois da minha primeira leitura?

Porém, a memória que fica é essa. Acho importante reconhecer que, quando tentamos não lidar com algo dentro de nós, há autores que estão lidando com isso e conseguem traduzir essa experiência para a arte da escrita. Isso é muito importante.

Gabi 26/05/2024

É um livro impactante e necessário, que oferece uma visão honesta e sensível sobre um tema frequentemente estigmatizado. A obra é uma leitura tanto para jovens quanto para adultos, proporcionando uma compreensão mais profunda dos desafios enfrentados por aqueles que lutam contra distúrbios alimentares e a importância da empatia e do apoio no caminho para a recuperação.

Vitoria293 14/05/2024

Garotas de vidro
O livro fala sobre Lia, uma garota de 18 anos com transtorno alimentar que acaba de perder a sua melhor amiga, a melhor amiga com quem tinha a aposta pra saber qual das duas ficaria mais magra.
Um livro que vai te cativar desde o início, que vai te prender por ser tão cruel e também tão realista.
Eu como alguém que já passou por um T.A e automutil@ção afirmo que esse livro é cheio de gatilhos, mas ler ele me fez ver tudo por outros olhos, e espero que vocês também vejam.

Amanda3913 01/05/2024

Primeiro livro sobre distúrbios alimentares que leio, uma boa leitura, bem escrita e necessária. Me senti imersa na história, nos sentimentos e dores da personagem.

Lorena 25/04/2024

Sobre reflexos
Garotas de vidro foi o primeiro livro que eu li sobre transtornos alimentares, uma professora muito querida do ensino médio me deu, ela disse que me ajudaria, a cada página desse livro foi como mergulhar no abismo da minha alma, é um livro que te faz encarar o próprio reflexo sem nenhuma armadura, reconhecer a própria fragilidade, acho que foi o livro que me fez entender a frase: quando você passa muito tempo encarando o abismo ele te encara de volta.

httprice 03/04/2024

Garotas de vidro
Um livro com bastante gatilhos, e coisas específicas que só quem passou por isso sabe o peso de ler, de ver aquele "segredo" exposto no livro, como as coisas são.
a história da amiga dela tambem é forte e bem feita, apesar de ser um livro simples é bem impactante, eu gostei.

Its kley 24/03/2024

Brutal
Pensar que tantos adolescentes e jovens adultos passam por isso, que contam cada caloria que estão consumindo, é assustador, que algo tão normal, um hábito, uma necessidade humana tenha se tornado esse monstro, essa doença para algumas pessoas. É um livro forte, real, importe e necessário.

Larissa4063 23/03/2024

Uma leitura que me marcou muito, é uma história que realmente te faz se envolver no sofrimento da personagem principalmente quem já teve problemas com seu próprio corpo, com certeza é uma leitura que tem muito a ensinar principalmente no quesito aceitação do corpo, recomendo muito !!!!

Mips 20/03/2024

Um ótimo livro sobre anorexia
É um livro que eu não recomendo para qualquer pessoa, principalmente se tem algum transtorno alimentar ou problemas com a comida. Em algumas partes a escrita é confusa. Porém é um recurso narrativa da escritora para retratar a confusão da cabeça de Lia.
É um livro bem pesado, que mostra a luta de Lia com a anorexia e com a automutilação, em que vê cada caloria como inimiga. É um livro bem angustiante. Mas também necessário, é um tema que precisa ser abordado e acredito que a autora abordou bem a angústia do transtorno.

Bia 12/03/2024

Descongelado.
Garotas de vidro de longe é uma leitura leve ou suave, o livro é pesado até suas últimas páginas, o que é esperado já que ele trata de vários transtornos. Não recomendo se você for muito sensível, apesar disso a escrita muito poética não me agradou tanto, um pouco enjoativo de se ler.