Garotas de vidro

Resenhas - Garotas de Vidro

Paloma Viricio 21/07/2012

Frágil, leve...Como uma Garota de Vidro
Por Paloma Viricio

Imagine guloseimas de todos os tipos, deliciosos cupcakes, um apetitoso jantar de ação de graças, milk-shake, pizza, hambúrguer, batata frita... Imagine o sabor, o cheiro, o paladar, a boca desejando, pedindo. Agora imagine ter vontade de comer isso, ou uma refeição qualquer, desejar, sentir a barriga roer pedindo um alimento e não poder comer nada, você não se permite ingerir nada além de água= [0 calorias], ou uma refeição que limite-se a “ (...) dez uvas-passas (16) e cinco amêndoas (35) e uma pera meio verde (121) (=172)”, ou qualquer outra que não ultrapasse um total de 200 calorias diárias.

A balança é o pior inimigo que poderia existir, ela marca 45 kg, mas você quer menos 43, 40... Precisa sentir-se leve, limpa... Flutuante. A carne necessita, mas o psicológico surra o desejo e te transforma em uma frágil refém de si mesma... Uma Garota de Vidro... “ A verdade nem sempre é o que enxergamos”.

A obra é um drama cujo tema central são distúrbios alimentares: Anorexia e Bulimia. A principal da trama é Lia uma adolescente que aposta com a melhor amiga, Cassie, quem será a menina mais magra do colégio. Só que elas não poderiam imaginar que isso iria se transformar em um grande redemoinho que sugaria a energia, saúde e vida de ambas. Cassie morre de forma brutal em um quarto de motel após tentar comunicar-se com Lia 33 vezes, mas ela não atende, pois não eram mais tão amigas como antes.

Agora Lia, não tem mais porque continuar a aposta. Será? Isso se a amiga desencarnada ficasse em paz. Mas, Cassie passa a atormentar Lia depois de morta. Além da jovem ter que enfrentar um problema já enraizado em seu corpo, a anorexia, ainda terá que saber lidar com as misteriosas visões fantasmagóricas de Cassie. O que será que ela quer? Como livrar-se dessa situação? Lia vive com o pai, a madrasta e a irmã de consideração dela. A mãe da jovem é médica e sempre está ocupada na correria da ala de emergência do hospital.

Lia não consegue perceber que está com problemas, muito menos entender que os familiares apenas querem ajudar ela a livrar-se da doença e todos acabam sofrendo juntos, como em uma roda de tortura. Durante a trama podemos notar todo o sofrimento da garota e também dos familiares que tentam de qualquer maneira socorrer a última esperança de fazer com que ela se cure. Mas, será que ela irá conseguir sair dessa? Lia deixará de ser uma Garota de Vidro?

De acordo com o Portal do Ministério da Saúde (www), os distúrbios alimentares são uma realidade cada vez mais grave e que afetam principalmente mulheres e meninas que estão em busca do corpo tido como perfeito. Os dados estatísticos são tristes e comprovam que a anorexia obtém estimativa de 0,5 a 1% da população, enquanto a Bulimia coleciona de 1 a 4%.

O tema também foi pauta da matéria publicada no programa Conexão Repórter, da emissora SBT, realizada pelo jornalista Roberto Cabrini (www). A reportagem que foi ao ar no dia 14/06/2012, mostrou o drama enfrentado por meninas que lutam contra as inimigas Ana e Mia (Apelido de Anorexia e Bulimia utilizado por garotas em blogs e fóruns sobre o tema) todos os dias.

Até a modelo e apresentadora do programa Esquadrão da Moda, Isabella Fiorentino, abriu o jogo e revelou como enfrentou a guerra com os distúrbios alimentares que sofreu. “Essa ditadura de que tem que ser prefeita, ter a pele perfeita, cinturinha no lugar...isso é desumano. Acho um crime fazer isso”, alfineta Isabella. E Fiorentino desabafa ” Você não percebe é uma doença sorrateira, geralmente quem começou com anorexia já tinha bulimia...Eu estava doente, tive que tomar remédio, fazer terapia. Fiquei um ano e meio para me curar, ficar bem. Eu falo até hoje que anorexia você não cura, você controla“, relata a modelo.

O trabalho Frágil, leve...Como uma Garota de Vidro de Paloma Viricio foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Brasil.
João Victor 21/07/2012minha estante
Paloma, gosteio muito da sua resenha e quero esse livro. Quando irá sortear?

David 22/07/2012minha estante
realmente esse livro chamou bastante minha atenção. vou dar um jeito de lelo em breve, afinal adoro livros que relatem temas polêmicos como esse ^^

Paloma Viricio 22/07/2012minha estante
João o sorteio já está no blog. Só acessar e conferir! Boa sorte.

Paloma Viricio 22/07/2012minha estante
Ah...David,esse livro tem um tema forte que esbarra de frente com a realidade e drama vivido por várias pessoas no mundo. Sei que irá gostar!^^ Beijos!

Guilherme A. 22/07/2012minha estante
Quando bati o olho nesse livro fiquei apaixonado, e quero muito lelo. Eu nunca vi um livro desse gênero que relata sobre doenças e tals.
Mais espero em breve lelo.

Paloma Viricio 22/07/2012minha estante
Gui, realmente esse livro é muito bom e apaixonante, pois mostra uma realidade frequente no nosso mundo. Desejo muita sorte para você na promoção.

Escuta Essa 22/07/2012minha estante
Esse livro parece ser muito interessante,com um tema bem diferente e forte.
Estou querendo ler ele ;)
Beijinhos
Renata
@blogescutaessa

Paloma Viricio 22/07/2012minha estante
Oi Renata! O livro tem um tema forte, sim...mas totalmente engajado em fatos verdadeiros. Espero que ele ainda desperte várias meninas que não sabem ter distúrbios alimentares. Boa sorte na promo!
Beijocas!

Livia 23/07/2012minha estante
Adorei sua resenha, deu vontade de ler

Paloma Viricio 23/07/2012minha estante
Obrigada Livia! Desejo muita sorte para você na promoção. O Livro está super aprovado. Beijinhos!

Paulo 23/07/2012minha estante
Muitas boas opiniões sobre esse livro... vontade de ler!

Paloma Viricio 23/07/2012minha estante
Realmente Paulo, o livro tem muito boas opiniões. EU ameiii demais e espero que você goste tbm.
Beijos!

Marcos Venicio 23/07/2012minha estante
Paloma, esse livro me atrai pelo fato de ser algo muito vivido nos dias de hoje. Quero muito ganhar

João Victor 23/07/2012minha estante
Obrigado Paloma. Já estou participando e quero muito ganhar. Adoro a Novo Conceito.

Paloma Viricio 23/07/2012minha estante
O livro é maravilhoso, Marcos! Te desejo muita sorte.

Paloma Viricio 23/07/2012minha estante
Também gosto muito da Novo conceito,João. Te desejo muita sorte.Beijos.

Isie Fernandes 24/07/2012minha estante
Oi, Lominha!

Não vejo a hora de ler Garotas de Vidro. Tô super curiosa pela história, pois esse assunto é muito sério. Eu não sou magérrima, mas sempre persegui a magreza - como quase todas as mulheres do Brasil. Por sorte, gosto muito de comer e detesto vomitar. Hahaha!

Beijos,

Isie.

Paloma Viricio 24/07/2012minha estante
Isie, realmente o livro trata de um assunto sério e acho isso muito bom porque traz clareza para muitas pessoas que sofrem o drama. Te desejo muita sorte na Promo! Vomitar é horrível mesmo.Beijocas!

Elisama.Lucena 24/07/2012minha estante
Muito boa. Além de falar do livro, você mostrou a realidade.

Paloma Viricio 24/07/2012minha estante
Muito obrigada Elisama. Fico feliz que tenho gostado do livro e desejo que em breve possa ler essa maravilhosa obra da Novo Conceito. Beijocas!

Del 25/07/2012minha estante
Nossa, muito boa, parabéns pela resenha!
Ainda não tinha vontade de ler este livro, mas fiquei agora.

Paloma Viricio 25/07/2012minha estante
Obrigada pelo comentário,Idelmária. O livro é muito bom e eu assino em baixo. Ele mescla a realidade com o assunto sobre distúrbios alimentares e também o sobrenatural com as aparições de Cassie morta! Beijinhos!

Elcielli 28/07/2012minha estante
Bela resenha Paloma, to com muita vontade de ler esse livro...

Paloma Viricio 28/07/2012minha estante
Elcielli, esse livro é muito bom! Pode confiar e ler sem traumas. Beijinhos!

Saleitura 30/07/2012minha estante
Garotas de Vidro aborda brilhantemente o tema sobre aneroxia. AAutora foi de uma maestria em saber colocar t'ao bem nessa hist[oria. A terna preocupa;'ao da mulher com seu corpo sem falar no com[ercio que oferece servicos de todo tipo.
[Otima sua resenha.

Paloma Viricio 30/07/2012minha estante
A autora realmente soube compor muito bem a trama! Obrigada e fico feliz que tenha curtido a resenha! Beijocas!

Paloma Viricio 31/07/2012minha estante
Fico feliz que gostou da resenha, flor! O livro é maravilhoso e tenho certeza que irá gostar também!^^ Beijoquinhas!

Ruama 01/08/2012minha estante
Quero muito ler esse livro adorei a resenha,parece ser um otimo livro.

Paloma Viricio 01/08/2012minha estante
È um ótimo livro mesmo, Ruama! Muito obrigada por ler a resenha e fico feliz que tenha gostado...fiz com tanto carinho! Beijinhos!

Lari 01/08/2012minha estante
necessito desse livro para viver UAHSUAHUS amei sua resenha *--*

Paloma Viricio 01/08/2012minha estante
kkkkkkkk Gostei Lari. Esse livro é mágico e desejo muita sorte para você no sorteio.^^

Luhh 02/08/2012minha estante
Adorei sua resenha, a trama parecer ser muito envolvente, e se tratando de um problema que a cada dia faz mais vitimas acho muito importante.Espero lê-lo em breve.

Parabéns pela ótima resenha, simplesmente adorei.

Bah 02/08/2012minha estante
Adorei a resenha e quero muito ler esse livro!!!

Jess 02/08/2012minha estante
Gostei muito de resenha, o livro parece ser daqueles que voce começa a ler e nao consegue parar de ler.Curiosa para ler o livro

Bruna M. 04/08/2012minha estante
Adorei sua resenha! Realmente muito boa e bem feita!

www.umagarotaeseujeans.blogspot.com

Paloma Viricio 04/08/2012minha estante
Bruna M, Jess, Bah e Luhh...muito obrigada por comentarem na resenha e terem gostado tanto. O livro é realmente maravilhoso e tenho certeza que irão adorar cada página dele.

Anna 05/08/2012minha estante
Não achei leve, me parece uma história que traz uma realidade bem pesada. Quero muito ler esse livro. Gostei bastante da ideia de trazer esses temas para um livro literário. E parabéns pela resenha, muito boa.

Anna 05/08/2012minha estante

Fátima Menezes 05/08/2012minha estante
Leve e ao mesmo tempo pesado. Um livro necessário. Pelo que li sobre ele, deveria ser incluído como leitura obrigatória em todas as escolas. A realidade retratada é comum demais para ser ignorada.

natbel012 06/02/2013minha estante
Realmente aparenta ser "leve" e empolgante a cada capítulo lido, pois é meu primeiro dia que tô lendo e cheguei acima de 100 pags!!

House of Chick 16/11/2012

“Garotas de Vidro” é um livro emocionante que tem como tema distúrbio alimentar, um fato que infelizmente ocorre bastante em nossa sociedade, que prega em seu padrão de beleza a magreza excessiva.

Lia e Cassie eram melhores amigas desde a infância e compartilham tudo uma com a outra. Obcecadas com o padrão de beleza e querendo sempre ser as mais bonitas, elas tem um problema com engordar. Por isso Cassie, depois de comer e ficar se sentindo gorda, coloca o dedo na goela e vomita toda a sua alimentação, já Lia se sente mal em comer e conta cada caloria que ingere. A obsessão em ser cada vez mais magra é mostrada a todo momento, já que elas nunca estão satisfeitas com o peso.

A busca pela beleza era tão excessiva que as meninas resolveram fazer uma competição de quem era a mais bonita (beleza para ela é sinônimo de magreza). O tempo foi passando e vários problemas acabaram afastando as duas, que pararam de se falar por cerca de seis meses. Certo dia Lia recebe uma triste notícia de que sua ex-melhor amiga estava morta e seu corpo foi encontrado sozinho em um quarto de motel. Na mesma noite de sua morte Cassie havia ligado para Lia 33 vezes, mas não obteve resposta.

Nossa protagonista, Lia, tem 18 anos, vive com o pai, a madrasta e a meia-irmã que ama muito. Sua mãe, uma médica muito importante e ocupada, dá tanta atenção ao trabalho e acaba negligenciando o que se passa com a filha, mesmo quando ela acha que Lia parou de comer, não toma nenhuma atitude a respeito. Seu pai parece colocar a culpa pelas atitudes da filha em tudo e, para ele, a filha não tem nenhum problema grave, mesmo quando a menina estava definhando por tudo que se passava com ela. Claro que como a maioria das pessoas que sofrem dessa doença, ela consegue disfarçar muito bem tudo o que está passando.

Se sentindo culpada e triste, nossa protagonista começa a ver o fantasma de Cassie em todos os lugares e começa a se auto flagelar para que toda a dor e tristeza vão embora. É triste ver tudo que ela passa, principalmente em ver que garotas como ela, que estão apenas pele e osso se sentem gordas e nojentas. Contando todas as calorias que coloca na boca para chegar ao peso que deseja, nunca está suficiente para parar. Mesmo quando seu objetivo era atingido, ela queria ficar cada vez mais leve, comendo cada vez menos.

O livro é em primeira pessoa, o que foi bem legal já que isso nos ajuda a entender um pouco mais tudo que se passa na cabeça de Lia e acaba mexendo bastante com a gente, devido aos pensamentos e tristezas da protagonista. A narrativa flui de maneira rápida e interessante de ler, e os personagens são muito bem construídos.

Continuação: http://www.houseofchick.com/2012/11/garotas-de-vidro-laurie-halse-anderson.html
Leila 16/11/2012minha estante
Ótima resenha! Estou com muita vontade de ler esse livro!
leilaschmitz@yahoo.com.br

Nessa 16/11/2012minha estante
É um daqueles livros que, mesmo com um tema pesado, parece bem interessante e real.
Acho que nem todos gostam desse tipo de leitura, mas que é muito bom para sabermos o que se passa na cabeça dessas meninas.
Já está na minha listinha de novos livros. =)

Adorei a resenha.

Bruna Costenaro 17/11/2012minha estante
Já fiz meu comentário 'acadêmico' no blog, agora aqui vou ser reflexiva...td mundo se choca qd lê que alguém tem bulimia e anorexia, mas talvez devêssemos descer do salto e olhar ao redor. Boa parte da população tem distúrbios alimentares, veja qt gente acima do peso, e isso não choca pq? É tão nocivo qt a magreza excessiva!

Miquilis: Bruna Costenaro- bruheadbanger@hotmail.com

DomDom 17/11/2012minha estante
Confesso que quando vi a capa e o nome do livro, pensei que se tratava de uma distopia, ou algo sobrenatural. Depois que li a sinopse, é que acabei percebendo do que se tratava. Acho um tema extremamente interessante e atual, mas não estou em um momento pra ler algo tão forte assim. Mas pretendo ler em um futuro um pouco mais distante.

n_alves4@hotmail.com
@_Dom_Dom

Maya 17/11/2012minha estante
Olha, nem adianta, eu não li a resenha deste livro, nem nada sobre ele, quero me surpreender com ele, e logo logo o lerei.
Mas uma pequena dúvida sobre os comentários, vocês tiraram né aquela caixinha que tinha de preencher com as letras antes de comentar?
Por que fica muito melhor sem :)
abraços

@mayh_fernandes
yarasp71@hotmail.com

Khrys Anjos 17/11/2012minha estante
Ainda não tive coragem de ler o meu pois como se trata de um tema tão forte acabo sempre lendo os mais levinhos primeiro. Preciso me fortalecer antes de lê-lo, sou muito emotiva e como você o definiu como uma leitura de impacto vou ter que me preparar um pouco mais para conseguir captar a essência do livro sem me influenciar no processo.

Um leve bater de asas para todos!!!!!!!!!!!!!

khrysanjos@yahoo.com.br

Vanilda 17/11/2012minha estante
Esse não é um livro que está nas minhas pretensões de leitura, mas não significa que eu não reconheça o valor do tema que está sendo discutido. Infelizmente estamos em um mundo onde a aparência é super valorizada e principalmente os adolescentes sofrem com cobranças que nem sempre fazem sentido, são baseadas em estereótipos de perfeição que julgam ser os ideias. Então, um livro com essa temática é muito importante porque discute um tema atual, sério e que acontece com muita frequência. Gostei da sinceridade da resenha onde diz que o livro pode não agradar a todos, mas mesmo assim passa seu ponto de vista.

vanildarm@hotmail.com
@VanildaP

Fran Alves 17/11/2012minha estante
Eu ganhei este livro, mas ainda não o li, justamente porque me disseram que este livro voce tem que estar muito bem para ler,.
É interessante ver um livro onde a protagonista tem um problema real e grave. Pode mostrar a muitas garotas que estão passando por isso , como podem ser ajudadas, e tb a familia a saber o que se passa na mete de pessoas com a doença.
Mas vou ler com certeza
bjus

franlee.alvez@gmail.com

Thai 17/11/2012minha estante
quando o livro foi lançado eu sinceramnete não tinha interesse nele, nem havia lido a sinopse nem nada, so não senti vontade de ler mesmo depois quando o conheci melhor fui me interessando, é uma tematica que envolve um problema atual muito frequente, que atinge jovens homens mulheres e até crianças! gostaria de ver como ela trata esse tema
@thailadesouza
thailikasouza_candy@hotmail.com

Brunna 18/11/2012minha estante
Nunca li nada em que a temática seja distúrbio alimentar. Sim, estou precisando imensamente de ler uma história mais real, mais pesada e mais chocante, quero fugir um pouco do sobrenatural (meu gênero preferido). E só já vi comentários positivos a respeito desse livro. PRECISO DELE!

brunna_plutao@hotmail.com
myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br

Jéssica 18/11/2012minha estante
E tão triste vê que muitas meninas fazem isso com o próprio corpo, para buscarem um padrão excessivo de beleza.Como seria melhor se não existisse isso, se isso fosse apenas uma estória inventada pela autora,mas vemos que isso acontece na vida real.Tantos casos vemos pela televisão de meninas se auto destruindo.Temos tantos casos, através de novelas,livros,filmes.E isso é uma maneira de as pessoas começarem a prestar atenção nessa doença e fazerem algo para ajudarem essas meninas.
E também tem a questão dos pais que , muitas vezes,só se preocupam com o trabalho e esquecem dos filhos.De filhos que estão querendo e precisando de ajuda.É uma triste estória real.
É um livro que pretendo ler.
Parabéns pela resenha

Jéssica Rodrigues
jeskinha_416@hotmail.com

Thais 20/11/2012minha estante
Garotas de Vidro é um livro ótimo. Um tanto cru e forte, que não é para ser lido em qualquer momento, mas é um livro excelente.
A autora fez uma narrativa ótima e emocionante.

Thais Vianna
@dathais

Joyce 21/11/2012minha estante
Achei interessante o tema desse livro, nunca vi nenhum parecido. Como o tema é forte, devemos escolher o melhor momento para lê-lo para que a leitura flua bem e que nos ensine algo (todos os livros nos ensinam algo, é só saber aproveitar a leitura). Enfim, gostei muito do livro e pretendo ler sim.

Joyce
joycegadiolli@ig.com.br

Babi 20/05/2012

Garotas de Vidro | http://tintapink.blogspot.com.br/
"O que eu quero? A resposta para essa pergunta não existe. "

Garotas de Vidro mostra os dois lados dos distúrbios alimentares: a Anorexia Nervosa e a Bulimia Nervosa. Do ponto de vista da personagem Lia, adentramos seu mundo, dividimos sua dor, sua raiva e sua fome. Lia sofre de anorexia, ela vê a comida como um inimigo que quer poluir seu corpo, ela quer pesar cada vez menos 45, 40, 35... 0 quilos. É absurdo. Já sua amiga Cassie sofria de bulimia, ela comia descontroladamente, depois colocava tudo para fora. Essas duas garotas eram melhores amigas até em sua doença, um dia Lia recebe a notícia:

...corpo encontrado em um quarto de motel, sozinho...

Agora ela deve lidar com a própria doença, sua família e a morte de Cassie.

Laurie Halse Anderson com sua poderosa escrita poética mostra o doloroso mundo das garotas que sofrem de distúrbios alimentares, de forma madura e direta ela criou uma personagem doente que em meio aos seus delírios pede ajuda, muitas vezes inconscientemente. Anderson mostra o papel da família no tratamento e recuperação de quem sofre desta doença e o que se passa na cabeça de quem convive com isso.

Garota morta passando os garotos dizem nos corredores.
Conta para a gente o seu segredo as garotas sussurram, de um banheiro para o outro.
Eu sou essa garota.
Eu sou o espaço entre as minhas coxas, com a luz do dia brilhando por ali.
Eu sou o circo de aberrações envolto em cera de abelha.
Eu sou os ossos que elas querem, em uma moldura de porcelana.

Foi uma leitura difícil, pois sempre fui obcecada com meu peso, não que eu já tenha almejado ser uma pena, ou eu já tenha sido gorda, mas sempre que a balança apontava 60 quilos eu corria pra retomar meus 55. De qualquer forma, aprendi que não se consegue emagrecer, com saúde, sentada no sofá, então eu prático exercícios sempre, assim consigo manter minha boa forma, e por justamente ser xiita com a balança fiquei chocada com as coisas pelas quais a personagem passou, como ela enxergava o mundo, as pessoas, e como a doença estava fazendo a cabeça dela, deixando-a exausta, mostrando no espelho uma imagem distorcida de si mesma, e como a balança era sua inimiga, e amiga em algumas ocasiões.

Garotas de Vidro mostra o olhar inconsequente e pouco racional de quem sofre da doença, e deixa uma grande reflexão: "por quê?"

As vezes você deve se perguntar "por quê?", "por que eu não sou feliz?", "por que eu quero emagrecer?", "por que minha vida tomou esse rumo?", as vezes perguntar o por que das coisas é a coisa mais racional a se fazer. Não saber a resposta é estar perdido.

Garotas de Vidro é forte, te faz sofrer, te faz entrar em desespero, e chega a ser doloroso, mas é uma ótima leitura para quem quer trabalhar a empatia, se colocar no lugar do outro, sem julgamentos, sem preconceitos. Foi uma ótima jornada pelo mundo das garotas de vidro.

Indico!

Mais resenhas: http://tintapink.blogspot.com.br/

Postagem no blog: http://tintapink.blogspot.com.br/2012/05/resenha-garotas-de-vidro-laurie-halse.html
Silvia 22/05/2012minha estante
Legal a sua resenha, ai agora estou louca pra ler este livro. Vc ja leu a Menina dos pés de vidro, muito lindo tbm.

Babi 29/05/2012minha estante
Nunca li A Menina dos pés de Vidro, quero muito ler.

Brenda Vilela 07/06/2012minha estante
Nossa,também imaginei que este livro seria uma coisa totalmente diferente...
Talvez eu compre,quando minha lista de livros desejados estiver menor,o que será um tanto demorado...

Bruuh 12/09/2012minha estante
Amei a sua resenha!
Terminei de ler o livro agorinha e..ufa!
Parece que tirei um grande "peso" sobre minhas costas.
Eu não dava nada ao livro, mas a partir do momento em que eu entrei no mundo da Lia, nossa, a mensagem do livro é muito boa.
Enfim, indico muito esse livro .

Naty 06/10/2012minha estante
A autora fez a história por cima de um assunto bastante polêmico e triste. Ainda nem li, porém acho que vou gostar.

LetAcia1209 28/01/2021minha estante
Eu amo esse livro ele é perfeito sem defeitos ?

laura 12/07/2021minha estante
em qual página está essa frase?

Milena 03/09/2022minha estante
Esse livro é perfeito até o de eu li

Cintia.Rayane 11/12/2018

Reflexão
Esse livro realmente faz vc pensar que transtornos alimentares é muito sério e isso acontece no cotidiano de muitas pessoas e não sabemos. A história fala sobre duas amigas que fazem um pacto pra ficarem cada vez mais magra, e isso leva a uma tragédia, mas tbm tem uma linda tentativa de superação. É muito sério esse assunto e esse livro aborda muito bem.
Orquídea 04/02/2019minha estante
Voce tem o livro fisico?

Cintia.Rayane 08/02/2019minha estante
Não, tenho apenas em pdf ?

Cintia.Rayane 08/02/2019minha estante
Nao, tenho apenas em pdf ??

Cintia.Rayane 08/02/2019minha estante
Nao, tenho apenas em pdf

Ingrid.Sarah 27/05/2022

Livro maravilhoso (resenha contém spoiler)
Eu ganhei esse livro de natal em 2018, pela capa eu n dava nada por ele, pensei q seria uma leitura chata, até q eu li e gente, q PERFEIÇÃO, sou super apaixonada nesse livro, já li umas 7 vezes e vou reler eternamente.
O livro q conta a história de uma garota q fez pacto de sangue com sua melhor amiga, porém sua obsessão com o corpo perfeito, *SPOILER acabou levando a morte de sua melhor amiga "ela me ligou 33 vezes" "morreu em um quarto frio de motel", logo a q sobrou ficou sendo assombrada pela mesma, e sua situação com o tempo foi piorando, e seus pais começaram a ficar preocupados com isso, internaram ela e tudo, fazia até terapia, mas depois de quase morrer, igual sua amiga, ela mudou de vida.
rodrigonunez 27/05/2022minha estante
vi esse livro em uma barraquinha vendendo livros usados, estava *10* reais e eu não comprei

Ingrid.Sarah 27/05/2022minha estante
Caraca, vacilou, pois é uma história muito boa, na minha opinião, eu super recomendo, e adoro essas barraquinhas com livros de 10 conto, tem MT em shoppings

rodrigonunez 27/05/2022minha estante
eu tava indo pra escola, tava sem dinheiro ?

Ingrid.Sarah 27/05/2022minha estante
Situação triste de qualquer bookstan, vontade de vender as canetas coloridas ali pra comprar kkkkkkkkkkkk

Andreza 27/06/2020

Esse livro me pegou completamente de surpresa, não imaginava a profundidade dos assuntos abordados nele. Em muitas partes durante a leitura eu precisava parar e digerir os pensamentos da Lia. Por ser narrado em primeira pessoa a gente é arrastado para dentro da cabeça da protagonista, isso fez com que eu me sentisse carregando junto com ela a enxurrada de informações que surgiam na cabeça dela ao mesmo tempo.
Mas apesar de estar dividindo com ela os pensamentos que levam ela a fazer certas coisas é IMPOSSÍVEL não se sentir extremamente incomodado, desesperado e agoniado com a relação que ela tem com a comida. A forma em como ela descreve como se vê, e como vê os alimentos me levou pra um mundo completamente desconhecido, onde muitas vezes eu me pegava desejando entrar no livro e fazer algo por ela. O livro retrata uma visão diferente da que a gente está acostumado a ver em relação a bulymia/anorexia, onde a causa desses transtornos vão muito além de meninas tentando se encaixar em padrões. E mostra também vários níveis dos danos causados por eles.
A rede de suporte que ela teve, apesar de não ser perfeita, foi de aquecer o coração. Mesmo sendo o motivo que me fez chorar várias vezes, pensando na dor que é tentar ajudar alguém que não consegue se deixar ser ajudado.
O livro vai ficando mais cruel e pesado ao decorrer da leitura, acompanhando a mente da Lia. Apesar do tema completamente pesado, a escrita é fácil, não usa de muitos termos rebuscados e mesmo trazendo muitas metáforas é em sua grande maioria direta, crua e real.
É muito importante destacar em como o livro nos mostra os questionamentos a cerca de como uma pessoa que sofre de um transtorno deve/precisa agir para melhorar. Na história a Lia se mostra, em muitas cenas, ciente de que aquilo não é bom pra ela, mas ao mesmo tempo é mostrado o quão difícil é controlar os pensamentos invasores que insistem em perseguir ela. E é sempre válido levantar essa discussão, já que muitos pontos que envolvem saúde mental ainda são um tabu e vistos como "falta de vontade de mudar".
O final me encheu de esperança sobre a vida, e me fez acreditar ainda mais na melhora das pessoas que vivem em sofrimento. Torço de coração para que todas consigam se descongelar, igual a Lia!

ps1. Deixo aqui também um trecho que eu considerei importante: "Não existe cura mágica, nem como fazer tudo desaparecer para sempre. Existem apenas pequenos passos adiante; um dia mais fácil, uma risada inesperada, um espelho que não importa mais."
ps2. O capítulo 49 conseguiu me destruir com apenas 5 linhas, chorei e não foi pouco.
ps3. Emma melhor e maior personagem, e nada mais importa!!!!!
Fer 27/06/2020minha estante
Resenha perfeita

Fer 27/06/2020minha estante
Nota 10

Andreza 27/06/2020minha estante
fiz ela pensando em como te convencer a ler ???

Ique 24/06/2012

Garotas de Vidro - Blog Entre Páginas de Livros
Um livro perturbador que é capaz de tirar o sono de muitos leitores. Em sua própria visão, Lia nos conta o drama de sua vida, desde que começou a lutar contra a balança.

Lia é uma jovem de apenas 18 anos que está cursando o último ano do colégio. Porém, nos últimos meses ela está doente, com anorexia. A garota tem 1,65m de altura e está obcecada a ficar cada vez mais magra. Ela conta todas as calorias dos alimentos que consome, e procura sempre comer o mínimo possível e tomar muita pouca água.
Isso tudo começou a partir de uma aposta feita com a sua melhor amiga, Cassie, quando na virada do ano elas fizeram uma aposta para ver quem ficaria mais magra, e consequentemente perfeita, na visão da sociedade. Só que para conseguir cumprir isso, elas viverão o maior pesadelo de suas vidas. Esse fato foi uma das causas que distanciou a amizade das garotas, elas eram amigas a mais de 9 anos, porém a preocupação da família de Cassie falou mais alto para separar a amizade das meninas por um tempo.
Poucos meses depois, Cassie foi encontrada morta em um quarto de motel, sem nenhuma explicação evidente. Isso abalou a todos, principalmente a Lia, pois a sua amiga havia ligado para ela 33 vezes antes de morrer pedindo ajuda, 33 VEZES! Porém ela não atendeu o telefone, e agora, está com a consciência pesada, esse número nunca mais vai sair de sua cabeça, assim como a sua possível culpa na morte da amiga. Esse acontecimento também piorou a doença de Lia que começou a ficar cada vez mais magra. Ela recusa a ajuda de todos que estão a sua volta prestes a ajudá-la, como sua mãe, madrasta, de seu pai e nem mesmo da sua meia irmã, de quem gosta tanto. Lia sabe do seu problema, mas não consegue contornar a situação.

... ela ligou.
trinta e três vezes.
você não atendeu.
corpo encontrado em um quarto de motel, sozinho.
você a deixou sozinha.
deveria deveria deveria ter feito algumaqualquercoisa.
você a matou.

Tento arrancá-los da minha cabeça me concentrando em
voz alta. "Estou subindo as escadas. Estou entrando no quarto.
Estou ... "

você a deixou sozinha. P.97

A vida pessoal de Lia também era conturbada, já que ela ficou sem amigos desde quando brigou com Cassie. Os pais são separados e vivem brigando quando se encontram, e sua mãe e ela sempre acabavam entrando em conflito quando se encontravam e tentavam conversar.
Lia se vê em auto controle, fazendo as coisas automaticamente, e sempre que comia muito ou era forçada a comer, logo vomitava para tirar o excesso de calorias de seu corpo para permanecer magra e alcançar a meta de sua massa corporal e a perfeição. A jovem também se insultava e se cortava para fugir dos seus problemas e diminuir a sensação de fome ou cobiça por algum alimento.
Resta a Lia tentar encontrar um controle de sua vida, esquecer um pouco de seu passado, comer como uma pessoa normal e livrar-se do fantasma da Cassie. Será que ela vai conseguir fazer isso antes que acabe se matando?

Uma porta se abre e fecha e sopra o cheiro de gengibre e cravos e açúcar queimando no meu rosto e no meu cabelo. Até agora, hoje sou 412 calorias. Vou queimar tudo e mais algumas centenas se encontrar forças para subir na máquina de step. Eu poderia comer metade de um cupcake (150) ou metade dele (75). Eu poderia raspar a cobertura e comer só a massa.
Eu não deveria. Não posso. Não mereço. Sou uma gorda gigante e tenho nojo de mim mesma. (...) Sou uma hipócrita feia e malvada. Sou um problema. Sou um lixo. (...) Quero comer como uma pessoa normal, mas preciso ver meus ossos ou vou me odiar ainda mais (...). P.197

Garotas de Vidro foi o primeiro livro que eu li que trata de transtornos alimentares, um assunto pouco explorado na literatura e que ao mesmo tempo está cada vez mais próximo de nós. Muitas garotas como Lia, tentam buscar a ''suposta'' perfeição comendo cada vez menos para ficar cada vez mais magra. Isso acontece muito com modelos, e acaba sendo na nossa sociedade atual, a perfeição, mas sabemos que é mentira. Esse quadro está mudando lentamente, e é importante buscar ajuda para pessoas anoréxicas e ter em nossas mentes a consciência de que magreza não é sinônimo de perfeição.
O livro foi escrito em primeira pessoa, e Lia nos conta sua vida de maneira que podemos imaginar perfeitamente todas as dificuldades sofrida por ela, o que torna a história chocante e um pouco perturbadora, o que também deixa o livro viciante.
Laurie escreveu sua obra através de vários relatos de leitoras que entravam em contato descrevendo as lutas diárias contra os transtornos alimentares que agiam como a Lia no livro, expelindo a comida através do vômito, cortando a pele e outros atos característicos dessas pessoas. A autora também pôde perceber de perto a fragilidade e a dificuldades dessas pessoas, para transcrever para o papel e o resultado ficou muito bom.
O título da obra ficou bom, Gatoras de Vidro se retrata da fragilidade das pessoas com transtornos alimentares, mas o título original ''Garota gelada'' ficaria melhor, pois em diversas vezes na narrativa podemos ver a utilização desse termo. A capa permaneceu com o padrão da original, sem nenhuma novidade. Quanto a diagramação, ficou muito boa, a editora mais uma vez fez um ótimo trabalho.

- Você não está morta, mas também não está viva. Você é uma garota gelada, Lia-Lia, presa entre dois mundos. Você é um fantasma com um coração que bate. Logo você vai cruzar a fronteira e ficar comigo. Estou tão empolgada. Tenho tanta saudade. P.190

O único problema do livro é que em algumas partes ele tende a ficar confuso, principalmente no início, mas logo o leitor vai se acostumando com o ritmo frenético que a autora procede na narrativa. A autora utiliza o processo de repetição de palavras e as vezes risca algumas palavras como em Estilhaça-me, os termos em que ela faz isso é quando a Lia quer comer, mas em sua concepção não pode.
Gartotas de Vidro é um livro que eu indico para todos os leitores, é difícil não gostar da narrativa.

Blog Entre Páginas de Livros (Em breve esta resenha estará disponível no blog)
Rosa 24/06/2012minha estante
Nossa, esse livro parece ser incrível! Gosto de narrativas que tem como tema algo que acontece na sociedade e pode estar próximo de nos. Gostei muito da sua resenha, quero ler esse livro.
Uma coisa que parece ser legal é essa técnica de repetição e sublinhação de palavras, com certeza deve dar um toque mais pessoal ao livro, ainda mais que ele é narrado em primeira pessoa.
Fiquei curiosa, assim que houver oportunidade lerei Garotas de Vidro, ótima dica!

Beijos,
Rosa

Jeh' 24/06/2012minha estante
Oii, gostei muito da sua resenha, esse livro parece ser muito bom, ainda não tinha ouvido falar dele. Gostei dos trechos que você retirou do livro, deve ser muito interessante ler a obra na própria visão da Lia, inclusive fiquei curiosa para saber o que vai acontecer com ela.

Lucas Bispo 24/06/2012minha estante
Olá Caíque... Esse livro parece ser bom demais. To doido para ler ele. Amei sua resenha, bem legal, mas fiquei meio assim pela parte do livro ser meio confuso em certas partes! E o tema abordado no livro é muito tento e nos auxilia a ficar informados!

Lucas - ESCONDIDOS NO LIVRO!

carol v. 03/02/2022

gostei do tema do livro, porque não tinha lido nada sobre isso antes e tenho interesse. eu achei que o livro ia ter uma pegada de investigação, sobre quem matou a menina, mas não foi isso. teve um suspense sobre o que aconteceu com ela, mas só.

não gostei muito da escrita, ela é poética e normalmente eu não curto muito, fica mto viajado pra mim.
Colt 03/03/2022minha estante
Você acha que vale a pena ler?
Eu comecei justamente pelo mesmo motivo que você, mas a escrita poética não me prende, não é linear e isso me faz sentir a leitura extremamente maçante e querer abandonar o livro.

Você acredita que vale a pena?

carol v. 09/03/2022minha estante
cara, eu li todo só porque eu comprei ele kkkkkkk. então não, não acho que vale a pena. eu acho muito chata escrita poética da vibe desse livro e ele não foi o que eu esperei que seria

Colt 17/03/2022minha estante
Por fim acabei desistindo desse livro. Achei a escrita poética chata também. Fico pensando que ás vezes foi uma forma de deixar menos ?denso? o livro, mas para mim foi difícil compreender tudo e deixou o livro beeemmm cansativo.

RUDY 29/10/2012

RESUMO SINÓPTICO:

Lia tem 18 anos e está em tratamento psiquiátrico após um acidente de carro e porque só pensa em ficar cada vez mais magra, embora já esteja magérrima.

Cassie era sua melhor amiga e morre só em um quarto de hotel, mas antes de morrer, tenta entrar em contato com Lia, que não responde as suas ligações.

Lia mora com o pai que é um escritor famoso, porém distante da realidade da filha; o pai é casado com Jennifer, uma madrasta que procura ajudá-la como pode e ainda tem a meia-irmã Emma, a quem Lia ama e procura dar bom exemplo.

A mãe é uma cardiologista que vive ocupada e em constante briga com Lia, por isso ela resolve sair de casa e ir morar com o pai.

Até onde chegará a obsessão de emagrecimento? Por que Lia tem esse transtorno?

Para ler a avaliação da autora e análise, visite os blogs:

BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM: http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/2012/10/resenha-60-garotas-de-vidro-laurie.html

BLOG CRL: http://comunidaderesenhasliterarias.blogspot.com.br/2012/10/resenha-garotas-de-vidro-laurie-halse.html
Beth 20/06/2013minha estante
Adorei.Vou querer ler.Sua bresenha me deixou curiosa.

Gabrielle Roveda 28/06/2013minha estante
Já li esse livro e achei muito bom, a escrita da autora é sensata, prática e envolvente! A história realmente não é de tirar o fôlego, principalmente porque abrangeu um mundo mais realista, mas é muito boa!

Michelle 28/12/2022minha estante
uma leitura forte com certeza

Marianna.Calazans 23/09/2021

Vale a pena a leitura
Pensei em desistir mil vezes desse livro.. mas que bom que insisti.

Ele inicialmente é paradão demais, mas depois quando deslancha.. parece um foguete.

Adorei, choca bastante em diversos momentos.
Nathy215 27/09/2021minha estante
As páginas 213 a 217 estão em branco mesmo ?
Acabei de comprar e não sei se é um erro

Marianna.Calazans 27/09/2021minha estante
Sim, estão em branco. Inclusive uma das melhores partes do livro, então cuidado pra não curiar e pegar um spoiller. Boa leitura ??

Nathy215 27/09/2021minha estante
obrigadaaa?

Adrielle104 11/12/2018

Angustiante, mas necessário!
A muito tempo esse livro estava na minha lista de leitura, acho que tem anos já.. mas nunca encontrei para comprar, e outros títulos acabavam passando na frente sempre..
Em Garotas de Vidro (@editoranovoconceito), Laurie Halse Anderson traz um universo, na primeira pessoa, sobre transtorno alimentar.
"Lia está doente e sua obsessão pela magreza a deixa cada vez mais confusa entre a realidade e a mentira. Mas ela perde totalmente o controle quando recebe a notícia de que sua melhor amiga, Cassie, morreu sozinha em um quarto de motel. E o pior: Cassie ligou para Lia 33 vezes antes de morrer."
Esse livro mexeu comigo, e até sinto dificuldade em expressar aqui, a grandeza disso. Eu não chorei com essa história, eu não me emocionei.. eu fiquei o tempo todo com um nó estômago, com uma angústia crescente que não passava. E eu só me perguntava, porquê?
Lia conta as calorias de tudo, ela coloca peso em sua roupa pra não perceberem na balança, ela se corta, ela tem visões (provavelmente por desidratação)..
Eu acredito que essa história não traga aprofundamentos sobre como isso começa, porquê, como tratar, peça ajuda, essas coisas.. Ela serve para te fazer sentir a relação dessa pessoa com a comida e seu corpo.. E de verdade, não aconselho para pessoas que já passam por esse tipo de transtorno.
Terminei essa leitura com a sensação de que precisamos muito cuidar da nossa mente, tanto quanto do nosso corpo.. porquê como diz o ditado "Sua cabeça é seu guia".
Orquídea 04/02/2019minha estante
Você tem o livro fisico?

Adrielle104 04/02/2019minha estante
Não Liana, li em e-book.. ele é dificil de encontrar..

Orquídea 04/02/2019minha estante
Aaaa que pena, quero muuuuito ele fisico... mesmo assim obg flor?

Saleitura 18/07/2012

A verdade nem sempre é o que enxergamos
Esta é a história de Lia, uma menina comum de 18 anos. Ela não encontra o amor de sua vida e nem faz algo extraordinário pelo mundo para ter sua vida contada, mas tem um problemão: sofre de anorexia.

No início da trama, Lia acabava de perder sua melhor amiga Cassie Parrish que morreu sozinha num motel. Lia fica visivelmente abalada, pois não consegue deixar de se culpar por não ter atendido nenhuma das 33 chamadas perdidas da amiga no dia de sua morte. Entretanto, por que deveria?Afinal, fora à própria Cassie que terminara a amizade meses antes, com palavras cruéis e injustas.

Para piorar a sua situação, ela está brigada com a mãe e sua relação com o pai é um pouco distante. O único afeto que Lia não afasta de si é sua meio-irmã Emma. Acredito que ela sinta a necessidade de proteger a irmãzinha, para que esta tenha um porto-seguro caso os pais dela venham a se separar, como aconteceu com os de Lia.

Com todos esses sentimentos caóticos, Lia ainda se prejudica mais contando as gramas de sua refeição. Há dias em que o estômago dela fica apenas com metade de uma maçã pequena mergulhada em iogurte durante um dia inteiro. Ela fica desesperada quando seus pais forçam a comida pela sua garganta, pois se sente “suja, gorda, feia, perdida, estúpida” e toma até laxante para expurgar de si o alimento.

Só que as coisas ainda estão para piorar para o lado dela. Um homem chamado Elijah lhe diz que tem um recado de Cassie. Sem saber se era um recado da “Cassie fantasma” que assombra as noites de Lia, ou se o assassino de sua amiga estava à sua procura, a heroína embarca numa jornada por respostas. Sempre que as pessoas sofrem muito num livro, eu acho que um fim feliz é mais do que justo. Li uma outra resenha na internet sobre esse livro, mas não entendi como a leitora pode chamar Lia de “uma pessoa forte”. Ela era extremamente frágil e um bocado egoísta também, o que é típico de alguém que está perdido e desconhece a si mesmo, e por isso põe sempre a culpa nos outros.

Uma vez num anime, ouvi uma frase muito sábia: “querer comer, é querer viver”, e é essa falta de vontade, ou de aceitação de merecimento que identifico em Lia. Muito mais do que a psicóloga dela, a senhora Parker. É claro que também reflete aquela famosa vontade do adolescente de se sentir amado pelos pais, nem que pra isso precise chamar atenção negativamente.

No mundo em que vivemos, histórias como estas são comuns. Eu mesma tive uma colega na escola que era bulimica. É claro que por ser modelo, a cobrança em cima de seu corpo era maior que a de uma adolescente comum, mas esses distúrbios alimentares atingem diversos tipos de pessoas. Em Garotas de vidro, vemos como é comum a falta de preparo das meninas para cuidar do próprio corpo, e como os números da balança se tornam nossos inimigos. Lia mostra que além de não se enxergar como estupidamente magra, a menina sempre quer emagrecer mais, mesmo que isso signifique acabar com a própria saúde.

Na minha opinião, esse livro devia ser debatido nas escolas. As crianças e adolescentes precisam de leituras que se identifiquem com seus problemas cotidianos. Aos pais também seria necessário, para que atentassem para as necessidades dos filhos, caso eles passassem por esses problemas. Afinal muita coisa seria evitada, se em casa as pessoas tivessem o apoio e o afeto que não vão encontrar fácil na rua.

Por fim, quero fazer alguns elogios para a autora. Laurie Halse Anderson, não criou uma grande estrela da literatura, mas fez algo ainda mais importante: criou uma história com uma linguagem super moderna que pode chegar a qualquer pessoa e melhorar sua vida. É isso que faz a qualidade de um livro.

Leitura e resenha feita pela colaboradora Aleska Lemos

Vera Lucia 07/09/2012minha estante
Linda resenha, olha que dá uma enorme vontade de ler este livro. Parabéns

Aleska Lemos 08/09/2012minha estante
Foi tão impactante ler esse livro que até fiz uma blogagem coletiva no www.diariosdebordo-2.blogspot.com com outros blogueiros sobre o tema dos disturbios alimentares.

Pandora 09/09/2012minha estante
Tem livro que a gente ler para curtir tem livro que é para aprender, Garotas de Vidro é o tipo que nos ensina algo que pode fazer a diferença na vida de muitas meninas!

Sachs 01/03/2024minha estante
eu shippo eles tbm amg,mas eu acho que naquele momento foi pessoa certa na hora errada

Erika570 02/03/2024minha estante
Simmmm. Mas acho que um epílogo de alguns anos depois dos dois juntos seria uma maravilha KKKKKKKKKKKK

Sachs 03/03/2024minha estante
concordo superr

Isis 25/05/2020

Pensar em um livro difícil de ler mas eu acho que é exatamente o fato dele ser tão cru e real que faz ele tão bom. Super indico mas pra pessoas que tem gatilho com distúrbios alimentares e suicídio devem evitar o máximo o livro pq ele é cheio deles.
Ana 25/05/2020minha estante
Eu já li e sei exatamente oq vc está falando

@aiinulindale 25/05/2020minha estante
Noooossa eu tava tentando lembrar o nome desse livro e não conseguia nem ferrando! Li ele muitos anos atrás, é realmente bem pesado, principalmente pra quem sofre com o transtorno.

Silvia 09/08/2012

Garotas de vidro
Amei este livro porém, teve momentos que fiquei irritada com a Lia, nossa que garota chata. Mas conforme você vai lendo vai entendendo as suas atitudes; e como sempre a maioria dos traumas está relacionado diretamente com a família; ou seja a total falta de diálogo entre pais e filhos. É um livro esclarecedor sobre um mal que acomete todas as nossas jovens meninas, o distúrbio alimentar.

Lia fez uma aposta com a sua melhor amiga a Cassie, que seria a menina mais magra do colégio. Mas Cassie é encontrada morta e Lia está morrendo e não percebe. A sua família não sabe o que fazer, porque ja fizeram de tudo e só depende da vontade de Lia. Será que a Lia vai perceber a tempo que o alimento é vida e que a falta total dele será a morte?

Garotas de Vidro é emocionante e torturante ao mesmo tempo.
Telma 09/08/2012minha estante
Que temática diferente, Silvia!
Diferente e super atual.
Sua resenha esclareceu-me bem sobre esse livro que sempre vejo nas prateleiras mas não sabia ao certo do que se tratava.
óTIMA RESENHA.

Lila 28/11/2012minha estante
Gostei bastante do livro, só acho que o final foi meio corrido...
E concordo, o livro é torturante!