O Profeta

O Profeta Khalil Gibran

Resenhas - O Profeta

Iraneide 26/11/2021

Profundo, belo e bem escrito.
Ha muitas maneiras de provocar reflexões sobre as grandes questões da vida e da alma, mas este livro faz isso de maneira tão profunda e bela, que é preciso ler devagar, como um deguste lento e prazeroso.

É um tipo de texto que você precisa alcançar. Não porque haja qualquer dificuldade de compreensão, mas porque ele te faz desejar pensar sobre tudo que está sendo dito. Ele te faz querer compreender de forma pessoal as proposições do autor. E tantas vezes você lê, pára e suspira para encher os pulmões de ar e ser grato por essa leitura.

O povo de Orphalese somos eu e você que ainda lerá esta obra, parados no cais, ouvindo aquele que parte e se faz parte de nós em sua sabedoria.

Bruno Henrique 08/11/2021

A primeira vez de muitas.
Queria ler esse livro a um bom tempo, finalmente aconteceu. Um livro muito denso, muito profundo e muito bonito. Nadei na superfície de O Profeta pela primeira vez, pretendo continuar nadando nesse livro ao longo da vida, indo cada vez mais fundo.

Douglas.Bonin 07/11/2021

Willian Blake compreensível
No começo do ano passado li Blake - empréstimo de um amigo - achei um livro bem confuso, mas aqui não, em O Profeta temos um sujeito claro na transmissão de sua mensagem.

Aqui, assim como provérbios de Salomão, temos um sujeito que apresenta sua mensagem tratando sobre amor, amizade, trabalho e mais uma porrada de coisas que nos temos dificuldades de equalizar.

A traduçao de Elisa Narazian preservou a poética das frases de Khalil, e falando de frases, se você for um daqueles sujeitos que não pode ver um Carpe Diem para tatuar no cox, aqui, neste livro, você encontra a aposentadoria de seu tatuador com frases marcantes

Vale a pena a leitura, leitura rápida de cabo a rabo de um autor libanês, que morou e publicou sua obra nos Estados Unidos.

Obs: enquanto escrevo esta resenha, assisto ao filme Homem Irracional, e uma coisa nada tem a ver com a outra, mas por favor, não perca seu tempo precioso com este filme terrível!

Sanctum Nuit 12/10/2021

Ok
Acredito que minha nota baixa se deu por eu não está na vibe pra filosofia, mas ao todo eu achei as diversas mensagens do livro bem... "Genéricas" (com muitas aspas) por falta de uma palavra melhor. O que mais me chamou a atenção no livro é que ele é o oposto de "Assim falou Zaratustra" de Nietzsche, os dois livros são narrados por profetas dando sermões ao povo, no caso do Profeta isso é bem raso e a narração foca 100% apenas nos discursos filosóficos.

Resumindo: é um bom livro, apenas li no momento errado e suas ideias não me agradam tanto.

AndrA65 04/10/2021

Mágica.
Prestes a sair para explorar o mundo, o protagonista se vê no momento da despedida tendo que sanar várias dúvidas acerca de diversos aspectos da vida dos seus conhecidos.
O diálogo com cada personagem possui em seu interior uma profunda reflexão. É difícil descrever alguns deles como algo além de magicamente sensato e lindo.
O livro não precisa ser lido em sequência, podemos abrir no tema de nossa escolha e raramente nos depararemos com algo abaixo do que esperávamos.
É um livro muito bom, não é maçante e pode nos fazer observar certas situações sob uma ótica diferente.

luq 29/09/2021

Ensinamentos para uma vida espiritual
Livro impecável! Leitura suave e super flúida. Fiquei encantada com cada capítulo, uma vez que cada um deles apresentam um tópico importante para a caminhada espiritual.
Ainda que seja um livro monoteísta, vejo que aqueles que não acreditam em Deus ao se abrirem para absorver os ricos conteúdos fornecidos pela obra com certeza terão uma belíssima experiência!
Nota mil! Aproveitem a leitura!!

Yasminy 26/09/2021

Um livro muito reflexivo, me levou a diversos questionamentos. Acredito que todos deveriam ler esse livro em algum momento da vida.

Paula.MTerra 22/08/2021

Sabedoria
Um pequeno livro cheio de sabedoria e muitas lições pra vida!
Pra ler e reler em vários momentos da vida!
Amei!

Emily 17/08/2021

?Cantem e dancem juntos com alegria, mas deixem que cada um viva só, em sua própria companhia,
Assim como as cordas do alaúde são únicas, embora vibrem na mesma melodia.??

Ale Avila 13/08/2021

Maravilhoso
Um dos melhores e mais cativantes livros que li em minha vida! É aquele livro para ficar na cabeceira da cama e reler várias e várias vezes, com a certeza que a cada releitura nos fará ver a vida com outros olhos! Um escritor muito sábio!

Bruno.Santos 29/07/2021

Relaxante e reflexivo
Nossa! Que livro bom, comecei a ler ontem antes de dormir, pensando em, sei lá, ler uns 20 páginas por dia, mas devorei e li tudo quase que de uma vez, pelo seu conteúdo. Várias passagens eu lembro de ter ouvido em algum momento, mas não sabia de onde vinham e agora descoberto isso, vai entrar no meu hall de indicação para não-leitores kk.

Camis 29/07/2021

Sensibilidade, para mim essa é a palavra chave dessa obra. O livro em si é curto, mas possui grandeza em sua história. O autor apresenta tanto conhecimento, livro de cabeceira.
Em cada diálogo, um novo aprendizado. Uma das minhas citações favoritas é a seguinte: “Sua dor é o rompimento da casca que enclausura a sua compreensão. Assim como a semente da fruta deve se romper para que o seu coração se mostre para o sol, do mesmo modo vocês devem conhecer a dor.”
Apenas leiam

Viviane Alves 27/07/2021

Achei um um pouco complicada a leitura, mas só pelo motivo de que não estou acostumada com a escrita tão formal. Até foi mais demorada do que imaginei.
Boa questões, bons conselhos têm o livro.

FernandoMedeiross 23/06/2021

Mal terminei de ler e já entrou pras releituras futuras
Sim, eu demorei 3 meses para ler esse livro. E não foi por algum tipo de negligência, mas acho que esse era o melhor jeito de aproveitar ao máximo essa obra escrita como um prosa-poética.

O enredo em si é extremamente simples: um profeta que viveu por muitos anos em uma cidade decide que é o momento de ir embora, mas antes ele precisa deixar suas palavras finais sobre diversos tópicos como o prazer, a morte, a religião, entre outros. Cada capítulo é a abordagem sobre algum desses pontos e tudo é feito com uma escrita simbólica e muito bonita. Não é o tipo de leitura que você pode devorar do dia para a noite. É preciso ler, reler, interpretar e apreciar cada passagem. Até porque o Profeta se comunica através de diversas metáforas e associações. É o livro ideal para se ler em conjunto, pois são muitos os significados que podem ser extraídos.

E em questão de conteúdo, acho que é interessante destacar que Kahlil Gibran foi um autor nascido no Líbano e que viveu boa parte da vida nos EUA para ter uma leitura mais completa. Preste atenção nos capítulos que falam sobre Deus e Religião para traçar os pontos que fogem das crenças muçulmanas (e monoteístas, talvez?), e como o autor explica determinadas coisas de uma forma muito pioneira.

Leia se você quiser quebrar a cabeça nas interpretações possíveis, se gostar de conversas profundas e filosóficas, e também se estiver interessado em autores árabes.