O Profeta

O Profeta Khalil Gibran

Resenhas - O Profeta

FernandoMedeiross 23/06/2021

Mal terminei de ler e já entrou pras releituras futuras
Sim, eu demorei 3 meses para ler esse livro. E não foi por algum tipo de negligência, mas acho que esse era o melhor jeito de aproveitar ao máximo essa obra escrita como um prosa-poética.

O enredo em si é extremamente simples: um profeta que viveu por muitos anos em uma cidade decide que é o momento de ir embora, mas antes ele precisa deixar suas palavras finais sobre diversos tópicos como o prazer, a morte, a religião, entre outros. Cada capítulo é a abordagem sobre algum desses pontos e tudo é feito com uma escrita simbólica e muito bonita. Não é o tipo de leitura que você pode devorar do dia para a noite. É preciso ler, reler, interpretar e apreciar cada passagem. Até porque o Profeta se comunica através de diversas metáforas e associações. É o livro ideal para se ler em conjunto, pois são muitos os significados que podem ser extraídos.

E em questão de conteúdo, acho que é interessante destacar que Kahlil Gibran foi um autor nascido no Líbano e que viveu boa parte da vida nos EUA para ter uma leitura mais completa. Preste atenção nos capítulos que falam sobre Deus e Religião para traçar os pontos que fogem das crenças muçulmanas (e monoteístas, talvez?), e como o autor explica determinadas coisas de uma forma muito pioneira.

Leia se você quiser quebrar a cabeça nas interpretações possíveis, se gostar de conversas profundas e filosóficas, e também se estiver interessado em autores árabes.

jessylins 22/06/2021

Uma poesia
"Só mais um pouco um instante de descanso ao vento, e mais uma mulher me levará no ventre" tem tanto aprendizado nesse livro e tudo em forma de poesia perfeito.

Løu huebes 10/06/2021

Livro simples e tocante
Falando sobre amor, casamento, religião, beleza, trabalho, amizade e muito mais o Profeta é uma leitura até que necessária para refletirmos através das belas e leves palavras de Kahlil, um livro rápido de ler mas que com certeza vai ficar em nossas cabeças por muito tempo.

Kleber Rafael 17/05/2021

Um livro tão pequenino, mas com uma essência tão grande, um livro que vai penetrar em sua alma, vai te balançar, te sacudir e te causar muito incômodo. Escrito pelo "profeta" Khalil Gibran, é um livro para ler e reler sempre que possível, é uma coletânea de ensaios filosóficos escrito de forma poética que retratam desde o amor e a religião até coisas banais do nosso cotidiano. Lendo cada página tive o pressentimento que o livro foi escrito para mim, e para aquele momento... Tornando uma experiência de leitura indescritível.

Caillou 08/05/2021

Para quem quiser lavar a alma diariamente.
Nessa cultura ocidental em que estamos habituados, requer um pouco de busca e vontade para descobrir outras formas literárias, dentre elas, a literatura árabe. O Profeta com certeza me surpreendeu, um livrinho pequeno, textos breves, não sabia eu que cada palavra usada por Khalil Gibran iriam surtir tanto sentido, tanta plenitude na alma.
O autor é conhecido pelo teor de seus textos que mesclqm diferentes religiões. O Profeta é composto por 26 ensaios filosóficos escritos em prosa poética. O personagem Almustafa em seus discursos trata tanto de termos elevados, como o amor e a religião, quanto de assuntos cotidianos e banais, como alimentação, roupas, e moradia. Mas longe de religiosa é uma obra universal. É sobre olhar as coisas de forma diferente.

Cleberson 01/05/2021

Esse é um dos poucos casos que acabei vendo o filme antes do livro. Para quem não conhece, vale muito e tenho certeza que este é um dos raros casos em que o filme é o livro não deixam nada a desejar e só tornam um ao outro ainda mais belo.

Por meio de pequenas falas, Almustafa fala com o povo sobre coisas inerentes da vida, sempre de forma poética. Casamento, morte, justiça, dor, comer e beber, são alguns dos temas tratados. Sobre os filhos, ele destaca algo que de uma certa forma sempre acreditei, mas que ler desta forma foi muito importante para mim:

?Seus filhos não são seus filhos. São os filhos e as filhas do desejo da Vida por ela mesma. Eles vêm por meio de vocês, mas não por vocês, e embora estejam com vocês, não pertencem a vocês. Vocês podem lhes dar amor, mas não pensamentos, pois eles têm os seus próprios [...] Vocês podem tentar ser como eles, mas não tentem transformá-los em vocês."

Recomendo muito.

Irina.Alfonso 19/04/2021

O Profeta - Resenha
Um livro bonitinho, com ensinamentos sobre várias questões como o amor, o trabalho, o casamento, as roupas. De certa forma, um guia da humanidade pelo ponto de vista de um profeta.

Marcos Aurélio 08/04/2021

Mustafá e Altamira!
Na praça de Orfalese, Mustafá recebeu de Altamira "permissão" para partir. Não, sem antes falar ao povo, respondendo suas perguntas.

"Não esquecerei de voltar a vós. Em pouco tempo, e meu desejo reunirá pó e espuma para um outro corpo. Em pouco tempo, um momento de descanso ao vento, e uma outra mulher me dará a luz".

Altamira pensava nas palavras do profeta, enquanto o barco, que o profeta esperara por doze anos, sumia na bruma.

Rita515 04/04/2021

Livro de cabeceira para a vida
O Profeta nós nos trás reflexões acerca de diferentes assuntos que nos causam incômodo, conflito ou sofrimento. Suas palavras trazem conforto em qualquer situação.

Lívia 01/04/2021

Para refletir...
Um livro fino que reúne uma profundidade absurda em suas palavras. Daqueles em que você precisa ler e reler algumas vezes para captar ?toda? a sabedoria embutida. Excelente forma de conhecer Khalil Gibran escritor.

Dan 30/03/2021

Redescobrindo o papel do coração
O interessante da linguagem do mito é que ela tem sempre um teor filosófico e quando muito, congrega não só uma camada nas entrelinhas, mas até três. (Dostoiévski é um mestre nisso) E Khalil é um mestre espiritual!
Veja, o xamã, na transição da adolescência para a jovialidade passa por um mergulho para dentro de si, e me parece, que essa experiência se traduz numa pletora de sabedoria.

Na poética de Aristóteles o personagem central do mito é você! logo, todo plano secundário da narrativa não é senão expressões de si mesmo projetadas para fora a fim de que você se veja. A poesia de Khalil Gibran é uma reconciliação com a vida no sentido de, reabsorvendo as circunstâncias da felicidade e da tristeza, tornar grande a existência!
Ju Ragni 31/03/2021minha estante
Um livro de sabedoria pura, vai direto ao ponto e explica perfeitamente os conceitos. Para consulta diária. Leitura necessária.

Dan 02/04/2021minha estante
muito necessária, toda noite debaixo do travesseiro

Dan 02/04/2021minha estante
oq mais vc gostou nele?

Ju Ragni 04/04/2021minha estante
Gostei da simplicidade com que são explicadas as perguntas. Simplicidade que aqui, não denota falta de profundidade, e sim o contrário: a verdade é simples, e quem fala a verdade não precisa de palavras e conceitos dificeis. Esse livro passa a verdade em cada frase, porisso qualquer passagem que você ler se sustenta e ensina...

Dan 08/04/2021minha estante
Eu concordo

Karinny 24/03/2021

Acredito que este é um livro para o qual devemos retornar sempre que possível. Por ser absolutamente metafórico, a obra ganha novos significados a cada leitura. Minha primeira experiência foi indescritível, o autor parecia falar para mim, o que me emocionou sobremaneira.

thai 20/03/2021

Insights profundos e mais
Um bom livro que trás ensinamentos eternos. Não é bem meu tipo de livro, porém sempre estou a procurar algo novo. O profeta nos faz refletir sobre os mais diferentes assuntos, um livro digno de ser lido.

Mari Prates 13/03/2021

O livro mais lindo que já li
Acho que já perdi a conta de quantas vezes reli essa obra de Khalil. E em todas as novas releituras que faço, há muita ressignificação e aprendizado acerca dos temas tratados pelo autor: amor, alegria e tristeza, religião, beleza, etc. Acho a temática desse livro muito atual! Além disso, a escrita de Khalil é leve, arrepiante e muito bonita. Recomendo!