O Profeta

O Profeta Khalil Gibran

Resenhas - O Profeta

José Milton Júnior 15/01/2024

Mustafá, o eleito e o amado
Mustafá, durante os doze anos em que esteve hospedado em Orfalese, sempre foi alguém que nas aparências jamais atraiu o interesse do povo. Mas em seu último dia na cidade, quando estava de partida, atraiu a cidade inteira ao seu encontro, que se apresentava sedenta por mensagens de sabedoria e esperança. Comovido e surpreendido, Mustafá então respondeu cada pergunta com carinho, assertividade, criatividade e poesia.

Mustafá é uma figura que difere das características dos profetas bíblicos do antigo testamento, pois não realiza milagres e não profetiza acontecimentos, se assemelhando mais com a figura de um apóstolo cristão, proporcionando uma curiosa e gostosa sensação de estar lendo uma reimaginação da figura dos profetas do antigo testamento, como se manuscritos de Melquisedeque estivessem a disposição para o deleite dos olhos contemplativos da sabedoria do Anjo do Senhor.

Destaco o discurso de despedida de Mustafá para o povo de Orfalese, um dos meus trechos literários favoritos de todos os tempos...

"Foi apenas ontem que nos encontramos em um sonho.
Vós cantaste para mim em minha solidão, e de vossos desejos construí uma torre no céu.
Mas agora nosso sono sumiu e nosso sonho acabou, e já não é mais aurora.
O meio-dia está sobre nós e nosso meio despertar transformou-se em dia, e devemos nos separar.
Se, no lusco-fusco da memória nos encontrarmos mais uma vez, falaremos de novo e vós cantareis para mim uma canção mais profunda.
E se nossas mãos se encontrarem em outro sonho, construiremos outra torre no céu."

bCarrera 11/01/2024

Estava procurando algo leve para ler durante a preparação para uma prova, e o Skoob me recebeu de volta: O Profeta, de Kalil Gibran, que eu conhecia pelos textos que insistem em apresentar como poemas. De fato, embora sua escrita não seja em versos, seus textos sempre trazem um quê de poesia.

Em O Profeta, o poeta libanês trata de vários temas universais como o amor, a amizade, o matrimônio e até mesmo a moradia por meio das palavras um sábio (um profeta) que está prestes a deixar a ilha de Orphalese para voltar a sua terra natal. E assim a obra pode ser lida como uma série de conselhos sobre os mais variados aspectos da vida. Conselhos que parecem simples, mas se tornam cada vez mais profundos a cada reflexão feita sobre eles.

O que mais me surpreendeu na obra foi a espiritualidade que permeia cada parágrafo, uma espiritualidade sem proselitismo e, de certa forma, universal. Muito especial para aqueles que estão redescobrindo sua própria espiritualidade de algum modo.

Por fim, a pedra de toque deste livro fica nas páginas finais, quando em sua despedida o profeta diz: "Se algo do que vos disse for verdade, essa verdade vos será revelada com voz mais sonora e em palavras mais acessíveis ao vosso entender". Bom, isso diz um pouco sobre a universalidade e atemporalidade desta obra: o que pode parecer difícil de entender em uma primeira lida, ou aquilo que não nos toca por tratar de uma experiência que ainda não vivemos, com certeza aparecerá em algum outro momento da vida nas palavras e gestos de alguém.

Bruno.Oliveira 05/01/2024

Vejo a vida mais leve depois dele
Um livro para ler e reler, agradável. Gosto do jeito que Khalil olha pra vida e como passa isso para a escrita, acabei de ler e já estou com vontade de reler. É um livro que recomendo.

brendaflleal 05/01/2024

Li uma vez o texto sobre filhos e fiquei apaixonada, decidi ler este ano, pois só agora que descobri de onde vem o texto.
No início do livro, o personagem Al Mustafá está voltando para sua terra natal, mas antes de ir embora o povo pede alguns ensinamentos.

O livro é um conjunto de vários textos, que na verdade, são perguntas do povo e as respostas de Al Mustafá.
Ele fala sobre: a religião; os filhos; a beleza; o amor; o prazer; o Bem e o Mal; o tempo; a amizade; o autoconhecimento e etc.

São textos belíssimos. Recomendo a leitura.

Ingrid Lúcia 04/01/2024

Começando 2024 com o pé direito
Eu lembro de um professor ter indicado esse livro na faculdade e só consegui ler ele agora, 7 anos depois.É um livro curto, mas muito inspirador. Em alguns momentos me lembrou a bíblia, mas não sei até que ponto isso pode ter influenciado o autor, visto que na bibliografia breve dele no início do livro, não entendi exatamente qual era a sua religião. Meus ensinamentos preferidos foram sobre o amor e o falar.

@quixotandocomadani 01/01/2024

Al-Mustafá é um profeta que viveu por 12 anos na cidade de Orphalese e ao deixar a cidade, as pessoas pedem que ele permaneça mais um tempo para transmitir seus ensinamentos.

Então, através de pequenos textos com uma linguagem poética, Gibran nos fala sobre temas como: amor, dor, trabalho, liberdade, autoconhecimento alegrias e tristezas.

Estou assistindo as aulas da Prof. Lucia Helena sobre ele. Como ela diz, faça um teste: antes de ler cada capítulo se pergunte o que cada tema quer dizer para vc e depois, leia o que Gibran tem a dizer. É para pensar e repensar nossos conceitos.

site: https://www.instagram.com/quixotandocomadani/

Theo.en 29/12/2023

Bonita e Reflexiva
Sobre a vida e sociedade, sobre a paz e a guerra, e, um pouco mais de tudo, khalil gibran traz em voz do profeta respostas e reflexões para nossa vida e cotidiano.
Para mim se apresentou uma otima experiencia, desde a primeira leitura me provocou reflexões desde a propria naturez da vida as relações pessoais mais profundas e universais
Li e reli, aprendendo e pensando mais cada vez, por tudo isso e mais, recomendo a leitura a quaisquer tipos literarios.

Alex 16/12/2023

Um livro sapiencial
Há muitos anos atrás, li um opúsculo de Harold Bloon, um dos mais renomados críticos literários, chamado, Onde encontrar a Sabedoria, nesse livro o autor faz um apanhado sobre os maiores livros sapienciais da história da humanidade.

Pois bem, ouso dizer que O Profeta é um livro sapiencial. Alguns o inserem nas listas filosóficas, outros entre os esotéricos/religiosos, outros o denominam poesia em prosa, eu o chamo sapiente.

Um brevíssimo adeus, com os ensinamentos para uma vida boa. Os ensinamentos de quem se propõe ouvir e aprender com suas próprias palavras. Gibran, nos apresenta um livreto que tem a simplicidade do Pequeno Príncipe e a sabedoria suave da Raposa.

Harold Bloon errou ao não relacionar O profeta entre os grandes livros sapienciais da humanidade. Mas você pode evitar o erro de não conhecê-lo. Curto, belíssimo, fluído. Em uma hora de leitura, ou duas, você terá conhecido a obra prima de Kahlil Gibran, a suave doutrina de Al-Mustafa, as doces palavras do profeta.

?Disseram-vos também que a vida são trevas; e em vossa fadiga repetis o que disseram os fatigados. Eu vos digo: a vida são mesmo trevas, salvo quando há ímpeto. E todo ímpeto é cego, salvo quando há conhecimento, e todo conhecimento é vão, salvo quando há trabalho. E todo trabalho é vazio, salvo quando há amor; ?

Recomendo!
Vanessa.Castilhos 17/12/2023minha estante
Sua resenha me instigou, já foi p minha lista! Ótima resenha, parabéns!!

Max 19/12/2023minha estante
Que resenha, Alex! Colocando na lista beep?

Carla.Parreira 29/11/2023

O Profeta (Khalil Gibran)....
Esse é um livro que os melhores trechos variam de acordo com o momento em que a leitura é feita, ao menos tive essa sensação. Estão, eis os melhores trechos de acordo com o meu momento atual: "...É que o amor só conhece a sua profundidade na hora da separação... O amor só se dá a si e não tira nada senão de si. O amor não possui nem é possuído; Pois o amor basta-se a si próprio. Quando amardes não deveis dizer 'Deus está no meu coração', mas antes 'Eu estou no coração de Deus'... E o que é o medo da necessidade senão a própria necessidade?... O trabalho é o amor tornado visível. E se não sabeis trabalhar com amor mas com desagrado, é melhor deixardes o trabalho e sentar-vos à porta do templo a pedir esmola àqueles que trabalham com alegria... O justo não está inocente dos feitos do malvado, e o que tem as mãos limpas não está limpo dos actos do culpado... E tal como uma simples folha só amarelece em conjunto com toda a árvore; Não podeis separar o justo do injusto e o bom do mau... Não digais 'Encontrei o caminho para a alma', mas antes 'Encontrei a alma a seguir o meu caminho'. Pois a alma percorre todos os caminhos... Há muitos de entre vós que procurais a conversa com medo de estardes sozinhos. O silêncio da solidão revela aos vossos olhos os vossos eus despidos e eles querem escapar. E há aqueles que falam, e sem conhecimento ou premeditação revelam uma verdade que nem eles próprios entendem. E há aqueles que têm a verdade dentro de si, mas não a dizem por palavras... Muitas vezes coloquei o dedo sobre a minha própria ferida para ter mais fé... Quem poderá separar a sua fé das suas acções, ou as suas crenças das suas ocupações?..."
José Milton Júnior 10/01/2024minha estante
Eu te amo ??

manuelaaz 29/11/2023

O profeta...
O livro é bem gostosinho de ler, terminei em um dia. Tem umas reflexões bem legais!
Por mais que eu tenha gostado eu tinha uma expectativa maior.

Carol 26/11/2023

O Profeta, Khalil Gibran
Marquei quase o livro todo no Kindle

Que profundidade

Que magnitude de ideias

Livro para ser revisitado sempre

Leia e depois corra no you tube no canal da Nova Acrópole e veja tudo sobre esse livro embalado pela sabedoria esclarecedora da nossa filósofa mais preciosa - Lúcia Helena Galvão

O Profeta + Lúcia Helena = dádiva espiritual

Dinah.Dias 22/11/2023

Entedimento em pequenas doses
É preciso reler em fases diferentes da vida, vou conhecer um pouco mais sobre suas obras, me despertou curiosidade, logo que Lucia Helena citou a leitura.

Patricia.Martins 14/11/2023

Apenas leia
Khalil Gibran dispensa comentários.
Suas palavras são poesia e prosa
São conselhos e vislumbre do futuro

Alìce 09/11/2023

O profeta
Um daqueles livros que precisam ser relidos sempre, pois cada vez que ler terá uma visão diferente. Recomendo!

Icaro 03/11/2023

Universal
Um dos livros mais lidos da história e que completa 100 anos da sua publicação em 2023.

Khalil Gibran é o escritor que transformou a literatura árabe moderna. Esse pequeno livro relata os ensinamentos de vida de um profeta em sua despedida de um local por onde viveu durante 12 anos.

Com lindos ensinamentos, eu fico com o relato sobre filhos. Os pais são arcos dos quais os filhos, suas flechas, são lançadas.

Publicado pela Editora Planeta, contém ilustrações do próprio autor e um prefácio lindo de Rupi Kaur.

Nota 10/10 ???