O Profeta

O Profeta Khalil Gibran

Resenhas - O Profeta

Ni 01/01/2022

Iniciando o ano com essa leitura espetacular.
Um livro que contém verdades tão profundas que é preciso retirar as travas dos olhos para entender a essência de cada uma delas.
É preciso estar aberto aos ensinamentos e deixar que eles penetrem além da nossa compreensão terrena. É um livro para ler com os olhos da alma. Só assim será possível absorver essas verdades.

Arthur 31/12/2021

o profeta, alem da escrita impecável do Khalil mostras umas frases bem impactantes e bonitas, anotei diversas, livro entregou mais do que esperava

Thaís 26/12/2021

Belíssimos Ensinamentos
De leitura fácil, Khalil Gibran nos traz ensinamentos belíssimos! Livro pra se ter na cabeceira e revisitar!

Giu 26/12/2021

Khalil Gibran traz, em "O Profeta", uma mistura de poesia, filosofia e espiritualidade. Não é um livro com uma história muito bem estruturada, mas sim um conjunto de conselhos de vida para vários tipos de situações. A beleza da escrita de Gibran é incomensurável, e os conselhos são ótimos não apenas para os mais religiosos, mas para qualquer pessoa que se interesse por uma religiosidade sem dogmatismo.

Dá pra ler em uma sentada, mas degustar aos poucos é melhor. É uma leitura bem leve e é um daqueles livros cuja releitura vale a pena, uma vez que em cada momento da vida te trará reflexões diferentes.

CabraDaP3ste 21/12/2021

Erro meu
Eu comprei esse livro só pra completar o carrinho, não sei da onde eu achava que ia ser um gótico/romântico ambientado no Oriente Médio (eu tava um pouco fumado). O livro segue mais ou menos a fórmula de Zaratustra: tem uma historinha, mas o principal são as discussões filosóficas, "O Profeta" vai falar, principalmente, sobre as coisas simples da vida (casamento, amizades, educação e assim segue) e estabelecer um ideal(?) para cada uma delas.

Tenho certeza que numa releitura futura minha opinião sobre o livro será muito melhor.

Carol_Frasson 15/12/2021

Sutil e Profundo
É daqueles deliciosos livros que acariciam a alma e nos fazem refletir... para ler, reler e degustar

Henrique_ 15/12/2021

Alimento para alma
O livro é de uma densidade e leveza indescritíveis. As palavras são acalentadoras e nelas há muita sabedoria. Elas são ditas pelo profeta Almustafa, que aguardava o retorno do navio que o levaria de volta à sua terra natal após viver por 12 anos em Orphalese. E durante esta espera o povo de Orphalese, que o estimava, pediu para que o profeta falasse sobre diversos assuntos, dentre eles o amor, casamento, filhos, caridade, sobre o comer e o beber, o trabalho, alegria e tristeza, habitação, roupas, comércio, do crime e do castigo, das leis, liberdade, da razão e da paixão, da dor, do autoconhecimento, do ensino, da amizade, da conversação, do tempo, do bem e do mal, da oração, do prazer, da beleza, da religião, da morte. E por fim, depois te trazer uma visão tão bonita a respeito de tantos temas, o livro é finalizado com uma mensagem que não poderia deixar de registrar para que possa me recordar em outras ocasiões:
"a vida segue apenas em uma única direção: adiante. (...) e o futuro, este é o hóspede que ainda não chegou. Portanto, não se preocupem em arrumar a casa para ele, pois que ele tampouco avisou quando irá chegar. Talvez sejamos nós que tenhamos de chegar a sua casa. (...) a vida se vive neste farfalhar de grama, nesta brisa incessante, neste aroma eterno de primavera..." p. 78

Teteu 09/12/2021

O livro traz algumas discussões que deveriam ser mais aproveitadas por todos nós. Recomendo muito a leitura.

Jackie 08/12/2021

Todos nós somos parte de um todo. Não existe certo e errado, bom ou mal. Tudo faz parte da totalidade.

Carol 04/12/2021

Meu Zeus do céu que livro horrível
Péssimo, chato, sem graça alguma, um tédio
Apesar disso duas coisas me confortam :
1° Não gastei dinheiro com ele, ganhei no sorteio do Skoob
2° A capa é muito linda, e vai ficar na minha estante só pela beleza.

Karla 27/11/2021

Daqueles livros que a gente consegue ler quase de uma sentada, não fosse as inúmeras reflexões que ele nos induz. Muito bom e aclamado.

Iraneide 26/11/2021

Profundo, belo e bem escrito.
Ha muitas maneiras de provocar reflexões sobre as grandes questões da vida e da alma, mas este livro faz isso de maneira tão profunda e bela, que é preciso ler devagar, como um deguste lento e prazeroso.

É um tipo de texto que você precisa alcançar. Não porque haja qualquer dificuldade de compreensão, mas porque ele te faz desejar pensar sobre tudo que está sendo dito. Ele te faz querer compreender de forma pessoal as proposições do autor. E tantas vezes você lê, pára e suspira para encher os pulmões de ar e ser grato por essa leitura.

O povo de Orphalese somos eu e você que ainda lerá esta obra, parados no cais, ouvindo aquele que parte e se faz parte de nós em sua sabedoria.

Bruno Henrique 08/11/2021

A primeira vez de muitas.
Queria ler esse livro a um bom tempo, finalmente aconteceu. Um livro muito denso, muito profundo e muito bonito. Nadei na superfície de O Profeta pela primeira vez, pretendo continuar nadando nesse livro ao longo da vida, indo cada vez mais fundo.

Douglas.Bonin 07/11/2021

Willian Blake compreensível
No começo do ano passado li Blake - empréstimo de um amigo - achei um livro bem confuso, mas aqui não, em O Profeta temos um sujeito claro na transmissão de sua mensagem.

Aqui, assim como provérbios de Salomão, temos um sujeito que apresenta sua mensagem tratando sobre amor, amizade, trabalho e mais uma porrada de coisas que nos temos dificuldades de equalizar.

A traduçao de Elisa Narazian preservou a poética das frases de Khalil, e falando de frases, se você for um daqueles sujeitos que não pode ver um Carpe Diem para tatuar no cox, aqui, neste livro, você encontra a aposentadoria de seu tatuador com frases marcantes

Vale a pena a leitura, leitura rápida de cabo a rabo de um autor libanês, que morou e publicou sua obra nos Estados Unidos.

Obs: enquanto escrevo esta resenha, assisto ao filme Homem Irracional, e uma coisa nada tem a ver com a outra, mas por favor, não perca seu tempo precioso com este filme terrível!

Sanctum Nuit 12/10/2021

Ok
Acredito que minha nota baixa se deu por eu não está na vibe pra filosofia, mas ao todo eu achei as diversas mensagens do livro bem... "Genéricas" (com muitas aspas) por falta de uma palavra melhor. O que mais me chamou a atenção no livro é que ele é o oposto de "Assim falou Zaratustra" de Nietzsche, os dois livros são narrados por profetas dando sermões ao povo, no caso do Profeta isso é bem raso e a narração foca 100% apenas nos discursos filosóficos.

Resumindo: é um bom livro, apenas li no momento errado e suas ideias não me agradam tanto.