O Último Teorema de Fermat

1 | 2 | 3 | 4 | 5

CleeBR 01/11/2009

Link...

Problema milenar

O problema resolvido foi proposto pelo matemático persa al-Karaji, que viveu entre os anos de 953 e 1029. "Problemas antigos como esse podem parecer obscuros, mas eles geram um enorme interesse e produzem pesquisas úteis conforme as pessoas desenvolvem novas formas de atacá-los," diz Brian Conrey, do Instituto Norte-Americano de Matemática.

Se você duvida da importância do problema, basta ver quem já se envolveu com ele. Fibonacci mostrou que 5 e 7 eram congruentes, mas não conseguiu provar que 1 não era. Isto só foi resolvido por Fermat, famoso pelo "último teorema de Fermat," em 1659.

A coisa ficou quase estacionada até 1915, quando foram determinados os números congruentes até 100. Em 1952, Kurt Heegner criou técnicas avançadas de matemática que demonstraram que os números primos na sequência 5, 13, 21, 29, ..., são congruentes. Até 1980, havia casos até 1000 que ainda não haviam sido resolvidos. Agora os pesquisadores chegaram a 1 trilhão.

Jumpin J. Flash 19/08/2009

Excepcional
Livro espetacular, que li duas vezes (na primeira, li quase que de um fôlego só, em 23 horas) e recomendo a todo mundo. É para se ter em casa para sempre!
Jaime 16/08/2012minha estante
é meu livro favorito (por equanto ne, mas vai ser dificil bater este)... li quase num folego tambem!

Henderson 19/07/2009

Muito bom !
Excelente livro, não somente para os amantes da nobre ciência da Matemática, mas para todos. Muito bem escrito, explica de forma fácil as áridas teorias matemáticas e trás fatos interessantes sobre os matemáticos que se envolveram na tentativa de demonstrar o Teorema de Fermat. Altamente recomendável.

Felipe Siqueira 07/01/2009

Pena que emprestei...
Um livro excepcional não somente para os amantes da matemática, mas também para os leigos, pois é escrito numa linguagem acessível e com o mínimo de jargão científico, como uma aventura intelectual. Esse livro deu origem a um episódio da série científica da BBC "Horizon". Do mesmo autor recomendo "O Livro dos Códigos". Pena que emprestei para alguém que não teve a decência de devolvê-lo.

1 | 2 | 3 | 4 | 5