O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá

O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá Jorge Amado




Resenhas - O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá


112 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8


Bia 19/05/2021

uma releitura gostosa
li este livro em criança e, como estava a precisar de ler algo pequeno, escolhi este. é um romance lindo com um final triste. tem ilustrações lindas e uma estrutura narrativa peculiar com vários parênteses! leiam!
comentários(0)comente



dudaemseumoodleitora 25/02/2024

A fábula de Jorge amado encanta qualquer um, acredito que mesmo sendo feito para crianças qualquer pessoa pode lê e aprender coisas do cotidiano com ela já que a leitura é curta e fluida.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



vitoriapeniche 12/12/2021

Para deixar o coração quentinho
Tenho orgulho de dizer que essa obra me introduziu ao universo literário. Todo enredo criado por Jorge Amado é simplesmente encantador, a história do amor proibido não apenas é uma cartada certeira, como toda inocência da novela nos envolve de uma maneira singular. Todo simbolismo da obra faz com que a história fique em nossas mentes. Pode não vir a ser um livro que nos faça elaborar um debate intelectual, mas com certeza nos marca da maneira mais genuína e bela possível.
comentários(0)comente



Patricia.Pinheiro 01/09/2020

Melhor fábula!
Linda fábula, contada poeticamente por Jorge Amado!! Para todas as idades.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Gres 01/12/2012

Um presente pra quem se encanta com histórias de amor...
Em 1948 Jorge Amado escreveu O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá pra dar como presente à seu filho João Jorge. No início ele não tinha pretensão de publica-lo, mas acabou mudando de ideia alguns anos mais tarde... E ainda bem que Jorge Amado tomou essa decisão, porque apesar de ter sido destinado ao filho, a publicação dessa obra acabou tornando-se um presente pra mim também *-*
O próprio João Jorge disse: "Hoje o livro é de todos aqueles que podem se encantar com uma história de amor."

O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá é uma fábula narrada pela "manhã", que conta história do amor impossível entre um gato malhado, mal visto por quase todos os bichos, que o acusavam injustamente de diversos crimes cometidos no parque e uma bela andorinha jovem, que gostava de conversar com todos os bichos, e por alguma razão acreditava na inocência do gato.
Os dois começam a conversar, se apaixonam e vão vivendo esse amor durante as estações do ano. Mas é um amor proibido, pois espécies tão diferentes não poderiam ficar juntas.
O livro tem um desfecho triste pra quem torcia pelo casal, mas é realmente impressionante o poder que Jorge Amado tem de fazer uma história triste ser ao mesmo tempo bela!
Outra coisa que eu também adorei nesse livro foram as personagens no geral. Além dos bichos do parque, a manhã, o vento e o tempo tornam-se personagens nessa singela fábula.
Diferente das outras, essa não expõe aquela "moral da história" típica no final, mas vocês consegue perceber nitidamente vários ensinamentos nela!

Um livro curtinho que vale a pena ler e reler várias vezes *-*
comentários(0)comente



Selminha 02/09/2012

O gato malhado e a andorinha sinhá.
Uma história repleta de amor, julgamento, suicídio, cumplicidade e falsa identidade..
Tinha todos os ingredientes, pra ser uma linda história de amor, se não fosse o pré - julgamento da sociedade. Numa manhã um gato maltês desperta e com ele despertar a curiosidade da sociedade. Os animais do parque ao perceberem a presença do gato se dispersam, imaginando que ele poderia atacar a qualquer momento.
Ele não entende nada, porque tanto distanciamento? Segue em frente e se depara com uma Andorinha, que o encara sem medo, em silêncio apenas o observa-o. Ele questiona a atitude dela, e ela apenas responde: Porquê eu teria medo de um gato feio?
Eu feio!- responde o gato
Sim um gato feio, feio, feio e feio
O gato malhado sorri, não acreditando em tamanho desaforo.
Nesse momento nasce uma linda amizade, e junto com ela diversos comentários e julgamentos do que seria certo ou errado. Os animais do parque começaram a especular as atitudes do gato malhado e o comportamento da andorinha sinhá. Logo eles, que vestiam uma máscara a todo o momento e diziam ser quem realmente não eram.
Todas as tardes, o gato malhado e a andorinha sinhá compartilhavam momentos, que para eles eram essenciais: alegria, risos, silêncio, conversas. Em uma dessas conversas o gato malhado, declarou a andorinha: que se ele não fosse um gato maltês pediria a andorinha em casamento.
Esse relato gerou ainda mais comentários, a sociedade começou a imaginar diversas fantasias, começaram a declarar com crueldades, suas opiniões sem pensar no sentimento e no que realmente existia de verdade, colocando os dois em posições constrangedoras.
A riqueza da consciência que esse livro mostra é surpreendente, confesso que li duas vezes, conforme o autor diz é para crianças excepcionalmente inteligentes.
Inteligentes para entender que o Amor é troca de carinhos, é compartilhar momentos que sejam eles de silêncio, é uma cumplicidade que vai além da figura homem e mulher, que nas pequenas atitudes e pequenos gestos podemos encontrar um conforto pra sermos felizes.

comentários(0)comente



Luciana Luz 08/09/2021

O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá
Uma linda fábula de Jorge Amado.
Que livro mais lindo! As ilustrações de Carybé são apaixonantes.
Li com meu filho e ele amou o livro. Questionou muito o tratamento que os personagens davam ao gato, se emocionou e disse que quer um número 2 pra mudar o final.
A leitura e seus poderes.
Jorge Amado! ?
comentários(0)comente



monyarareeis 08/02/2022

Por que não li esse livro antes??
Estou de dias contados para ir a Salvador, e tive a ideia de ler alguma coisa de Jorge Amado, afinal alguns pontos turísticos são homenagens a ele. Aí arrumando um quarto antigo da minha avó encontrei esse livro, 16* edição (1986), páginas amareladas, duras, com aquelas fontes de máquina de escrever, coisa mais linda. Separei, e disse que antes da viagem leria. Tenho mt preconceito com literatura brasileira, principalmente esse livros. Aí, peguei covid e comecei a ler tudo que aparecia, e o livro tava lá na pilha de livros para ler.
Na primeira página me assustei, que linguagem rebuscada para um livro infantil (pensei, que merda, por isso não gosto de livro brasileiro clássico); aí vim aqui e li uma resenha que dizia a mesma coisa? e pedia para insistir, que valeria a pena; foi o que fiz e: ME APAIXONEI!!!!!!
A primeira página assusta, comecei a ler em voz alta para mim mesma e que surpresa, um livro fofo. Fiquei até empolgada para ler outros do autor. Gato malhado e andorinha sinhá trás leveza do olhar da criança, tão puro. Dei muita risada com as falas dos outros animais. Fiquei com pena do gatinho, tão julgado? merecia mais. Ah minha gente, leiam esse livro. É aquele livro que vc realmente quer passar de geração em geração. O daqui, eu já roubei da minha avó e não devolvo nunca mais ?
comentários(0)comente



Rodrigo 12/02/2020

O genial Amado, Jorge
Fiquei extremamente encantado com essa leitura que mostrou uma nova vertente do meu escritor favorito.
Uma leitura tão densa e repleta de significados que mostra toda a sua genialidade.
comentários(0)comente



Anita.0 04/09/2022

Uma história de amor...
Um livro muito fácil de ler com uma história de amor muito fofinha.
Um gato e uma andorinha que têm de se odiar, mas o amor é mais forte.
No início é meio arrastado, mas quando aparece a andorinha a história é cativante.
Ilustrações incríveis, meio artísticas, amei!!!
Aconselho para quem quer uma história leve e que quer sentir um aperto no coração.
comentários(0)comente



Dani 19/12/2010

Um amor impossível...
É o típico amor de verão... impossível, trágico e de marcas eternas.

Quem já viveu um amor como o do gato malhado e da andorinha sinhá pode bem dizer.

Uma pergunta: O que faz um amor impossível?

Neste livro percebemos que as diferenças entre os amantes é o maior motivo. Mas, de que tipo de diferenças estamos falando? Diferença de cor, classe social, intelectual? Esses fatores de tornam relevantes quando passamos a pensar no amor de um maneira coletiva, que é o que ele é, na verdade. Quem consegue viver um amor pra si e para o outro sem considerar fatores externos? Se você consegue, parabéns! Não foi o caso dos nossos personagens... e também não é o meu.

Alguns amores, na minha opinião, nasceram para serem impossíveis. E estes são os maiores de que já ouvimos falar. Romeu e Julieta é um exemplo. Os amores impossíveis são indiscutivelmente os maiores amores.

Chris Melo 24/12/2010minha estante
Uma mãe (:




Celaro 08/05/2022

Pode virar uma peça?
Uma historinha curta narrada pelo mestre Amado. Seu nome remete ao tema, o amor, que aflora entre dois diferentes: um gato e uma andorinha. Dá uma bela peça de teatro.
comentários(0)comente



112 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR