O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá

O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá Jorge Amado

Resenhas - O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá

Li 07/01/2011

DESAFIO LITERÁRIO 2011 - JANEIRO - LITERATURA INFANTO-JUVENIL *TEXTO 4*
Vivi disse que não tem problema postar mais resenhas que as 3 previstas, então... Rs.

Sinopse: “temperamento do Gato Malhado não era nada bom - bastava aparecer no parque para todos fugirem. E ele ia tocando a vida com a indiferença habitual. Até que, chegada a primavera, o Gato nota que a Andorinha Sinhá não tem receio algum dele. Foi o suficiente para que dali nascesse a amizade dos dois, que se aprofunda com o tempo. No outono, os bichos já viam o Gato com outros olhos, achando que talvez ele não fosse tão ruim e perigoso, uma vez que passara toda a primavera e o verão sem aprontar. Durante esse tempo, até soneto o Gato escreveu. E confessou à Andorinha - 'Se eu não fosse um gato, te pediria para casares comigo'. Mas o amor entre os dois é proibido, não só porque o Gato é visto com desconfiança, mas também porque a Andorinha está prometida ao Rouxinol. Jorge Amado colheu essa história de amor de uma trova do poeta Estêvão da Escuna, que a costumava recitar no Mercado das Sete Portas, em Salvador, e a colocou no papel com o tom fabular dos contos infanto-juvenis em 1948, quando vivia em Paris. Não era uma história para ser publicada, mas um presente para o filho, João Jorge, que completava um ano de idade.”

Estava eu na biblioteca da minha universidade procurando livros para o desafio e eis que me bato com este! Me deu uma vontade louca de rir, pois tenho uma história curiosa sobre ele... Não sobre ele em si, na verdade, mas sobre uma adaptação que fizeram para o teatro: Minha vó me levou, junto com uns primos, para vê-la quando criança... Tem uma parte da peça que o ator que faz o gato cai do telhado para o palco! Minha vó conta que dei uma crise de pânico(eu tinha medo de todo e qualquer animal) e não deixei mais ninguém ver a peça... Ela devia ter me dado uns cascudos, na moral! Como eu ficaria indiferente ao livro?! Rs.

A história do gato malhado e da andorinha sinhá começa a ser narrada pelo Vento para a Manhã. A Manhã, por sua vez, conta para o Tempo, para que não seja castiga pelo atraso do nascer do sol (e ainda ganhar uma flor azul rara). Conta a história que havia um gato, o Malhado, que era, supostamente, o terror do parque. Tudo que acontecia de ruim ali os animais colocavam a culpa nele, mesmo sem provas. O coitado levava a fama principalmente por não ser sociável. Quando chega a primavera, o gato malhado, sempre tão fechado e sério, sorri!E todos os bichos ficam com mais medo ainda dele e saem de sua vista, achando que era prenúncio de uma nova maldade. Só a andorinha Sinhá não sai de seu lugar e ainda tem a audácia de puxar conversa com o gato...

As ilustrações de Carybé são muito fofas e o livro em si é uma gracinha também. Não gosto muito de Jorge Amado, acho o estilo dele meio confuso, mas não é que gostei do livro?! É tão gostoso de ler... Fica meio confuso às vezes, mas não empata a leitura! Comecei a ler assim que peguei na biblioteca e ficava dando aqueles risos abafados, rumrumrum, no ponto de ônibus e o pessoal me olhando de rabo de olho!

Fábulas são difíceis de definir... Acho que a moral da história do gato e da andorinha é mais na base do julgamento. Julgando, perdemos a oportunidade, muitas vezes, de conhecer pessoas bacanas. Seguir preconceitos alheios, sem averiguar a veracidade dos fatos, pode causar mal entendido e prejudicar o outro, apesar de que no caso, o “outro” não é tão inocente. E, o ápice da obra: O amor muda as pessoas! (eu não acredito nisso, mas quem sou eu para contradizer o senso comum?!). Aborda também o fato de como certas regras impostas pela sociedade podem ser cruéis!

Para ler o livro é preciso um vocabulário mais vasto! É uma boa história para pais que gostam de ler para os filhos, assim podem ir explicando as palavras, ou para professores trabalharem com os alunos em classe, principalmente por ser curtinho.
naomi 07/01/2011minha estante
livro com, a respeito ou intitulado com 'gato', quero ler todos!

Viquinha 07/01/2011minha estante
Que fófis, esse livro. Estou me redescobrindo uma leitora de livros infantis. Bjs e amando as suas resenhas!

Bjs

Marta Skoober 02/02/2013minha estante
Li, eu tenho este livro há uns bons dois ou três anos, brevemente vou tentar de novo, quem sabe desta vez...

Laura.Bonilha 19/03/2021

Como não li Jorge Amado antes?
No primeiro parágrafo já me apaixonei, fiz questão de ler bem devagar para aproveitar cada pedaço dessa história. A narrativa separada por estações, os parêntesis, uma estrutura diferente do que já li em infantojuvenil, mas mesmo assim é clara a sucessão dos acontecimentos. Não só a história é linda, como também as ilustrações e o projeto gráfico dessa edição conversam muito bem com o texto.
Brenda Viana 19/03/2021minha estante
Depois dessa resenha, fiquei curiosa. Quero lê-lo rs

Rafaella Catarinhuk 19/03/2021minha estante
tá arrasando nas resenhas amg!!?

Cinbrle 03/05/2023

Toda criança descobrindo o amor deveria ler esse livro e saber como o amor pode ser lindo, mas também doloroso. Eu me emocionei tanto tanto tanto lendo aos 7 anos e sempre que releio eu ainda choro
Petter.Yonah 09/07/2023minha estante
meu deus, parabéns por ter conseguido ler esse livro aos 7 anos! tentei ler aos 11 e não consegui, só fui entender realmente aos 18.

Cinbrle 02/08/2023minha estante
A professora na escola leu pra gente na época e eu não entendi kkk aí quis ler por conta própria e entendi e chorei, aí entendi porque as meninas da sala choraram e eu fui a única que não chorei por não ter entendido. É um livro lindo apesar de ser trágico.

Isabele 21/11/2020

Feito para chorar todas as vezes
Sou muito suspeita pra falar de Jorge Amado, mas é indiscutível a escrita leve, a descrição perfeita, a delicadeza que ele usa pra tratar de um amor proibido, de preconceitos e da insignificância das diferenças quando se ama de verdade. Adoro o temperamento do gato e o quanto a andorinha é destemida. Quero ler muitas vezes ainda.
HalanaC 21/11/2020minha estante
Esse livro é muito perfeito

Nicole.Coelho 22/11/2020minha estante
"sou muito suspeita..." Kkkkkkkkkk amo tuas resenhas vou já adicionar na lista de leitura

Ariene1 14/05/2021

Um dos melhores livros da minha vida
Eu me senti o Gato Malhado com relação ao Amor. É uma história triste, doce, delicada, que assim como outros contos para crianças, possui um final trágico.
JAlia.Godoi 30/06/2021minha estante
Um clássico infantil, perfeito! É uma estória triste porém incrível, adoro livros infantis como esse!

cici 12/01/2022

me surpreendi
li esse livro pra um trabalho da escola e nem imaginava que ia gostar, mas afinal achei ele tão bonzinho :) é uma graça
Mama 22/06/2022minha estante
Eu também!!

Dani 19/12/2010

Um amor impossível...
É o típico amor de verão... impossível, trágico e de marcas eternas.

Quem já viveu um amor como o do gato malhado e da andorinha sinhá pode bem dizer.

Uma pergunta: O que faz um amor impossível?

Neste livro percebemos que as diferenças entre os amantes é o maior motivo. Mas, de que tipo de diferenças estamos falando? Diferença de cor, classe social, intelectual? Esses fatores de tornam relevantes quando passamos a pensar no amor de um maneira coletiva, que é o que ele é, na verdade. Quem consegue viver um amor pra si e para o outro sem considerar fatores externos? Se você consegue, parabéns! Não foi o caso dos nossos personagens... e também não é o meu.

Alguns amores, na minha opinião, nasceram para serem impossíveis. E estes são os maiores de que já ouvimos falar. Romeu e Julieta é um exemplo. Os amores impossíveis são indiscutivelmente os maiores amores.

Chris Melo 24/12/2010minha estante
Uma mãe (:

Nati Rocha 18/01/2017

Um amor improvável
O Gato malhado e a andorinha Sinhá, obra de Jorge Amado que foi escrita em 1948 quando residia em Paris com sua esposa Zélia Gattai e seu filho João Jorge Amado. Quando o menino completou um ano de idade, como presente de aniversário foi escrita essa história.

Quando escreveu, não tinha intenção de publicá-lo. O texto foi colocado nos pertences de João Jorge e só foi encontrado em 1976, quando ele, vasculhando suas coisas, encontrou e finalmente tomou conhecimento da história, apesar de sempre ouvir a fábula contada pelo pai. Depois disso pediu ao artista plástico Carybé para ilustrá-la. Depois disso, ao mostrar a obra datilografada e ilustrada a Jorge Amado, ele então decidiu publicá-la no mesmo ano.

A fábula começa com um Gato Malhado de temperamento difícil; bastava ele aparecer e todos ficavam com medo e fugiam. Ele não se importava com isso. Com a chegada da primavera, o gato notou que a Andorinha Sinhá não sente medo dele.

A partir disto, nasce uma amizade entre eles, que com o tempo ganha força. Durante o outono, os bichos perceberam uma mudança no comportamento do gato, viam ele com bons olhos, já que passara a primavera e o verão sem aprontar. Até soneto ele escreveu e confessou a andorinha: "Se eu não fosse um gato, te pediria para casar-se comigo".

Mas o amor entre os dois era proibido, já que andorinhas jamais poderiam casar com gatos. Ele era visto com desconfiança por todos e a andorinha Sinhá estava prometida ao Rouxinol.

O livro traz uma fábula e usando metáforas, trata das relações sociais suas diferenças de cunho sócio-cultural existentes. Mesmo sendo escrito ainda no século XX, a história mostra questões atuais. Recomendo a leitura, não importa a idade, uma obra de Jorge Amado que vale a pena conhecer.
Gabriel.Fierro 31/07/2018minha estante
ESSE COMENTARIO É IMPORTANTE ESTA CERTINHO

Natalie Lagedo 22/09/2016

Os gatos são os animais mais incompreendidos da Terra. São chamados de interesseiros, maldosos, trapaceiros, egoístas... tudo o que é considerado bom os gatos não tem, exceto a beleza e sensualidade, como muitos podem concordar. Eu tenho um amor enorme pelos felinos. Qualquer coisa relacionada a eles me interessa, pois quem realmente convive com os bichanos sabe que as coisas que falam é puro boato. São amigos e companheiros como ninguém. Não o tipo de amizade canina submissa e obediente. Algo maior, que parece entrar na alma e descobrir nossos segredos mais íntimos, com ar sábio e compenetrado.

Assim é o Gato Malhado. Rechaçado pelos animais e plantas do parque, ele vive solitário mas não se importa com isso. Por essa razão, todos os desastres que acontecem são atribuídos a ele e o pior, sem comunicá-lo. A Andorinha Sinhá é a única que não o despreza e entre os dois se desenvolve uma agridoce história de amor. Amor impossível (como muitos no parque da vida humana também o são) que é bruscamente interrompido pelo casamento da amada com um semelhante.

Nada de inovador no enredo. Relacionamentos difíceis são objeto de muitos outros livros, mas a forma cômica, um pouco romântica e com várias digressões usadas por Jorge Amado faz toda a diferença. É uma obra indicada para crianças e adultos, que poderão, cada um à sua maneira, admirar o diálogo do narrador com o leitor, rir em diversas partes e se compadecer com o destino dos protagonistas.
Antonio.Neto 08/11/2016minha estante
Agora, preciso lê-lo!

Grazi 04/03/2009

Fiz uma peça teatral dessa hstória..
A história é lindaa.. emocionante..
MAs confesso q queria mudar o fim dela.
Chorei mtOoo.. queria q o amor vencesse.
Mas o livro é simplesmente lindooo..!!

lorenzotessaro 29/04/2024

Leitura para a escola
Li esse pra escola e não tava esperando nada mas me entregou uma história muito boa e envolvente, nunca achei que ficaria triste por um gato não poder se casar com uma andorinha kkkkk

Andréia Sk 09/10/2009

Jorge Amado surpreende nesta gostosa fábula sobre o amor impossível de uma andorinha por um gato. Quando o Gato Malhado desperta o interesse da Andorinha Sinhá, ele começa a ver como o mundo pode ser diferente e ao mesmo tempo a Andorinha nos dá uma lição contra o preconceito. Quantas vezes somos mal interpretados em nossas ações por conta do preconceito? Destaque para as ilustrações de Carybé.

Yin 02/03/2010

Esse livro conta uma historinha tão linda! Parece ser para crianças, mas, honestamente, acho que faz mais efeito em quem já é crescidinho.

duda 30/11/2010

o gato e a andorinha teve um caso e acabou se apaixonando quando o gato viu a andorinha se apaixonou eles acabou namorando e marcavam varios encontros ate que um dia eles casaram e viveram felizes para sempre!!!