Dune Messiah

Dune Messiah Frank Herbert

Resenhas - O Messias de Duna

pacwife 13/04/2024

E o bicho matou gente viu ..
Este livro encerra muito bem o jornada do Paul, realmente faz juz a toda trajetória dele como Paul e como Muad'Dib.

Deixa bem claro também que Chani é quem mantém Paul vivo e consequentemente, Muad'Dib, também continua ali como um fantasma, o demônio pessoal de Paul Atreides...

Minha personagem favorita sem sombra de dúvida é a Alia, PORÉM, todo esse misticismo ao redor dela, toda essa sexualização que a personagem sofre me incomoda, é uma menina de 16 anos que estamos falando! esse negócio de memórias de outras reverendas madres não cola comigo.. é estranho

Não vou mentir que eu achei um pouco preguiçoso o desfecho dos demais personagens, mas eu entendo que era somente a história do Paul que interessava, o autor deve ter focado somente em manter o personagem coerente até o final e tudo bem.. pra mim deu super certo ??

Tem outro livros mas não sei se vou ler, já chega de Duna pra mim por enquanto ?

apoderosathor 13/04/2024

Agridoce
Falando em experiencia de leitura essa foi com certeza muito mais fluída e fácil de compreender em comparação ao primeiro livro, acredito que por ter me adaptado ao estilo de escrita do autor, mas também graças as leituras que fiz dos Prelúdios de Duna, que me ajudaram a entender uma boa parte desse universo, resultando em uma clareza maior da ambientação, nomenclaturas, personagens, etc. (Então se você foi uma pessoa que acabou Duna e não entendeu quase nada do universo fantástico recomendo ler as HQs da Casa Harkonnen e Casa Atreides, vão facilitar em 1000% seu entendimento dessa sequência)

Agora saindo um pouco da escrita do autor e entrando no conteúdo da história, os primeiros 50% do livro são realmente instigantes, não conseguia parar de ler, principalmente por ter tido esse pulo temporal de 12 anos e tentar acompanhar como o governo do Paul se estruturou, mas a segunda metade foi realmente algo penoso. Adquiri total indiferença aos personagens principais, o que me fez torcer CONTRA eles avidamente durante o desenvolvimento. Senti também que não houve uma consistência real nas intenções dos antagonistas, a medida que os protagonistas foram perdendo minha afinidade eu depositava expectativa nas interseções dos antagonistas na espera de que os planos deles ?virasse a mesa? e a história tivesse algum tipo de reviravolta, que nunca veio.

Em resumo, todos os problemas da trama não transmitiam nenhum tipo de perigo real aos personagens principais e isso se deve em parte, ao Paul ser bizarramente poderoso (exatamente por isso existem implicações do porquê não fazer personagens poderosos demais, mas acho que essa crítica não cabe ao Paul pq o arco dele é bem mais profundo do que os poderes.), então nem os personagens, nem eu, leitora, me afligia, e mesmo se isso causasse algum tipo de sentimento eu não teria nutrido pois os personagens ja me davam asco demais pra eu sentir qualquer tipo de medo por eles.

O sentimento era de que toda a trama caminhava mas chegava a um beco sem saída, ai voltava a andar e entrava em outro beco sem saída, os últimos 20% do livro ainda trouxeram algum sentimento pra coisa toda mas ainda assim não conseguiu me atingir. No mais, gosto muito desse universo e a forma como ele é trabalhado pelo autor, e eu teria gostado mais desse livro se: do desenvolvimento pro final ele tivesse guiado as coisas com um pouco mais de construção por parte dos personagens que deveriam ser ?anti-heróis?.

Amandinha 12/04/2024

A se pensar
Não sei o que pensar sobre esse livro.
Arrastado, lento, cheio de tramoias que é difícil de acompanhar tudo.
A despedida de alguns personagens da forma que foi, elevando o amor, e a devoção a outro nível
No mundo que vivemos e difícil de entender essa entrega

Preciso pensar sobre o final.

Lari 26/04/2024minha estante
Eu senti isso. Parece que no primeiro livro, na época o pessoal q leu não entendeu quem era realmente Paul atreides, aí foi lá o Frank Herbert escrever que paul é Hitler pro pessoal entender de vez kkKKkkk

Suzy 11/04/2024

Interessante
Como sendo uma continuação o segundo livro já muda o foco, como o Paul sendo o imperador e tudo mais. Agora já achei uma leitura tranquila e sendo metade de páginas do primeiro livro senti que passou até rápido. Estou muito curiosa para o terceiro livro, como essa história continuará já que nesse final muita coisa aconteceu que fiquei até surpresa e emocionada.

Beatricy 11/04/2024

Não sei se é a TPM mas chorei no final
Terminei esse livro muito triste. Que final mais triste velho pqp
Eu gostei da história, apesar de achar bem mais rápido que o primeiro, alguns acontecimentos eu fiquei voando pq é uma leitura densa e vc tem que tá focado na leitura
Mas depois que eu entrei na história nossa, fiquei fascinada
Mas esse final me pegou de jeito, odeio finais tristes e esse me deixou arrasada
Quero ler o próximo volume, mas vou ler chorando imaginando o que aconteceria se alguns personagens ainda estivessem lá poxaaaaa kkkk
Suzy 11/04/2024minha estante
Eu acredito que se for adaptado eu com certeza choraria no cinema, a escrita nesse final foi excelente.

Beatricy 12/04/2024minha estante
Nossa, nem me fale. Queria muito que fosse adaptado. Os filmes estão muito bons!!

Chelsea.Archer 11/04/2024

Maravilhoso!
Oieeee
Hoje concluí a leitura de Messias de Duna de Frank Herbert.

O livro é a continuação do primeiro volume da saga e continua contando a história de Paul, Chani, Alia e todos que já estiveram envolvidos no primeiro livro.

Vou deixar claro que não é uma leitura fácil e, se você não leu o primeiro livro, não vai entender absolutamente nada da história.

Sendo mais uma leitura que faço coletivamente, fiquei extremamente grata e feliz com o @nerdvino , por ele ter organizado e incentivado a turma a seguir com esse livro.

E realmente: Messias de Duna fecha a história do livro um com chave de ouro, muitas tramas políticas e um plot de quebrar corações.

Bruna 11/04/2024

Este livro se trata de um romance clássico, porém seu cenário de fundo é uma crítica a política e religião. Onde o fanatismo leva a destruição. Uma leitura fluente, onde você fica preso para saber os próximos acontecimentos

sue 10/04/2024

Messias
O livro é curto, mas longo ao mesmo tempo, é muito denso. O salto temporal imenso me deixou perdida e um pouco frustrada até, queria muito ver a guerra santa imposta pelo Paul e não somente suas consequências. Aliás, essas consequências poderiam ser mais bem abordadas.

Vemos como está o império depois que Paul assumiu e manteve sua posição como messias e imperador, o controle da população pela religião e pelo medo, as tramoias existentes para que Paul saia da cena e as relações dele com as pessoas ao seu redor.

Em vários momentos, mesmo sendo um livro curto, os capítulos se perdem em divagações. Senti falta do desenvolvimento de alguns personagens, uma construção mais direta e com contornos mais definidos. O final dos personagens me deixou chocada e estou processando a informação até agora, não sei se gostei ou não.

Apesar disso, o livro possui sim várias passagens interessantes e que acrescentam bastante ao universo, vale a pena à leitura para expandir o conhecimento sobre a história e para saber a finalização dos arcos dos personagens, mas sinto que poderia ser muito mais rico e muito maior, mas isso não tira o brilho da história e não tirou minha vontade de ler as continuações escritas pelo Frank.

MarcosTranquiliz 09/04/2024

Messias de Duna
O livro poderia ser tranquilamente o epílogo do primeiro (Duna). Fecha o ciclo de alguns personagens e abre para outros. Leitura sensacional! Da hora??

gmahovlic 09/04/2024

Não perde o encanto
Apesar de ter uma pegada bem diferente do primeiro livro, ele é tão bom quanto.

Aqui encontramos novos e velhos personagens que continuam a se desenvolver de formas diferentes dada a mudança de cenário.

Já no trono, Paul e todos a sua volta enfrentam desafios diferentes, mas que são tão interessantes quanto os anteriores, se não ainda mais.

A história tem um final surpreendente e que eu gostei bastante e me deixou ansiosa pelo próximo livro.

Caraminholas 09/04/2024

Não consigo não me sentir um tiquinho frustrada embora tenha gostado muito de como tudo rolou apesar do saltÃO temporal entre livros.
Amei o final, amei a questão política, a romântica, amei amei amei.
PORÉM queria que o livro fosse maior, não me importo que me expliquem as palavras e os contextos porque acho maneiro poder deixar ir e entender com o tempo, mas ele simplesmente não se demora em uns momentos que deveria dar mais linhas e páginas.
Não se demorar deixa bem dinâmico mas um monte de ponta solta também que me incomodou um tico, ainda mais depois de um livrão enorme que nem o primeiro cheio de detalhe dos acontecimentos.
Ainda AMEI o livro, tá? E por amar muito essa série, me chamou muito a atenção essa discrepância entre livros irmãos, já que no tempo dos livros, faz sentido ler de 2 em 2.
ENFIM, leiam esta obra prima, a série toda! Me deu curiosidade pra saber como vai rolar em filhos de duna com a kween Alia e conhecer os dyvos Leto II e Ghanima ?
Gabriel_- 09/04/2024minha estante
Depois dessa resenha quero terminar logo o primeiro para começar o primeiro kkkkkk

Caraminholas 10/04/2024minha estante
Espero q ce goste!

Gabriela3462 08/04/2024

Messias de Duna (2° Duna)

373 páginas

???.5

Gostei muito, mas e esse final????? Como assim é assim que acaba pra eles? MEU DEUS

01/04/24 - 08/04/2024
Livro 25

Larissa 08/04/2024

Eu gosto muito do universo de duna, acho fantástico tudo o que o Frank construiu e o quanto isso está vivo até hoje mas nesse livro eu tive a mesma dificuldade do que no primeiro livro, achei que em muitos momentos o livro enrola demais, vai em lugares que no final não dá em nada.

Entendemos muito da política e o que aconteceu após o Paul ter virado imperador mas tem muita coisa que não fazia sentido nenhum.

Vinicius 07/04/2024

Pouca ação e desfechos mal explorados
Duna é uma leitura que estava no meu radar há um tempo, mas a adaptação para o cinema fez com que meu interesse aumentasse. Sem os filmes talvez eu não teria lido o Messias de Duna.

Os dois prineiros filmes de Villeneuve são baseados no primeiro livro e aqui vemos as consequências das conquitas doze anos depois.

Achei a trama fraca e em muitos momentos se discute política e o poder vindo da exploração da religião, mas as ações quase inexistem e a tensão cai muito quando comparada ao primeiro livro.

Difícil imaginar como Villeneuve levará essa história para as telas, já que os primeiros dois filmes tiveram uma adaptação primorosa, seja pela direção, fotografia ou roteiro ágil, cheio de ação e imprevisível.

Frank Herbert desenvolveu um universo rico e criativo, com diversas disputas políticas num cenário futurista pós-IA, mas seu texto deixa a desejar, com diálogos rasos que não refletem a complexidade dos seus personagens, além de revelar soluções simplórias sem qualquer tipo de epifania.

Vale para aprofundar o entendimento do universo Duna e apreciar melhor os filmes.