Messias de Duna

Messias de Duna Frank Herbert

Resenhas - O Messias de Duna

Danilo 24/04/2022

Que tombo feio!
O segundo livro da trilogia perdeu muito do seu potencial. Não entendi o que houve com Herbert. Dono de uma narrativa tão incrível no primeiro livro, o autor simplesmente pegou um caminho sofrível para amarrar a trama.
Paul, um imperador galáctico, virou um síndico de prédio. Preocupado em resolver as tensões de um núcleo pobre de motivação. Personagens grandiosos perderam peso e brilhantismo nessa continuação. Minha maior motivação, para continuar lendo, foi caçar os raros momentos de sabedoria.
Eu até acho graça e tenho um apreço genuíno pelo descompromisso, mas tudo tem limite. Herbert prometeu tudo e entregou nada. O livro ficou repleto de brechas, trechos confusos e um finalzinho que deu pena. Penso que o autor tentou abordar temas que não fazem parte da sua expertise. No primeiro tínhamos a escassez de recursos como tema central e o drama de uma população que só era assistida a partir dos interesses econômicos. Em Messias de Duna, ele tentou, e passou longe, criticar as instituições de poder? Bem longe mesmo, tá? Uma abordagem feita em pequenas pinceladas de lucidez, mas que não sustentavam a complexidade de temas dessa magnitude.
Vou ler o terceiro só pra terminar a trilogia, mas confesso que o entusiasmo tá no lixo. Não recomendo essa leitura!
OliveiraVictor 24/04/2022minha estante
Comparado com o primeiro esse é bem fraco, concordo com você. Tipo segundo episódio de temporada da série que a gente tanto aguarda por lançar. Tô lendo o 3 também

Lucas 24/04/2022minha estante
Uau, isso sim que é uma resenha kkk

Danilo 24/04/2022minha estante
OliveiraVictor! O que você tá achando do terceiro livro?

Julia Mendes 24/04/2022minha estante
Dan, 1,5?! ??? Deus tenha piedade de mim que ainda tenho metade do livro pra terminar ??

Danilo 24/04/2022minha estante
Quero muito ler a sua resenha! Força, Ju! ???

Julia Mendes 24/04/2022minha estante
Preciso! ???

OliveiraVictor 24/04/2022minha estante
Tá difícil. Li os dois primeiros em um mês mas esse terceiro... Faz dois meses já e tô em 70% ainda. Nesse meio tempo já li outros 2 ?

Lucas 24/04/2022minha estante
Tava super animado pras continuações de Duna mas graças a vocês vou me conter para não me descepcionar

Danilo 24/04/2022minha estante
Lucas! Eu adoraria ter dado um parecer diferente para esse segundo livro, mas não consegui. Se vc estiver interessado em passar raiva, não deixe de dar uma chance. Hahaha! ?

Danilo 24/04/2022minha estante
Poxa, Oliveira! Fiquei preocupado agora. Vc me fez pensar mais ainda sobre a possibilidade de não ler terceiro. Tá quanto na escala de 0-10? ??

Feu Franco de Yamesh | @feu_franco 15/06/2020

Um pouco desapontado.
Infelizmente é o que posso dizer desse livro. Quando li Duna, fiquei embasbacado com um universo tão bem criado, uma narrativa que ainda me pegava 60 anos depois. Complexidade política, biológica, religiosa e militar. Duna é uma mistura, uns chamam de ficção científica, outros de fantasia. Eu chamo de obra de arte. Tanto que roubei um espaço do segundo livro pra falar apenas do primeiro, tamanho é o meu gostar daquele. Mas a continuação, não. Infelizmente o Frank Herbert parecia não estar inspirado ao escrever esse livro. Morno, com algumas incoerências muito forçadas e (pra mim) com apenas uma única cena que foi legal. O restante do livro não me cativou.

O fim do primeiro livro nos deixa loucos pra saber o que iria acontecer com Paul e com Alia. Já no segundo ele nos frustra totalmente.

Parece que ele criou uns personagens tão fodas que depois tentou humanizar. Enfim. Eu terminei Duna com a intensão de ler todos os outros. Terminei O Messias de Duna pensando em dar um tempo e ler outras coisas.

(leia Yamesh) :)
Flor do Mandakaru 21/06/2020minha estante
Poxa que pena... Mas parece ser interessante

none 21/06/2020minha estante
Eu tive uma impressão semelhante, comprei a trilogia e fiquei super empolgado com o primeiro livro, anos-luz de distância de séries afins, porém a sequência me deixou desapontado pelo fato do autor não fechar estórias que poderiam seguir outro rumo. O quarto livro eu abandonei porque o início me pareceu uma espécie de jogos vorazes no espaço.

Flor do Mandakaru 21/06/2020minha estante
Rsrs obrigada pelo comentário. De fato, alguns autores meio que se perdem em histórias longas Sempre prefiro livros únicos

@gimme_books_ 28/12/2021minha estante
Nossa disse tudo! Eu li o primeiro e amei, já o segundo tô arrastando faz tempo, achei muito chato e tá fod#@ terminar essa leitura

Flor do Mandakaru 28/12/2021minha estante
Se não estiver confortável, abandona. Rsrs

@gimme_books_ 30/12/2021minha estante
Estou pensando seriamente em lagar!

saanos 28/01/2022minha estante
Oi, Feu! A série Duna, embora construa sua história sobre um plano de fundo de ficção científica, aborda temas existencialistas, religiosos e morais. "humanizar" personagens divinos é justamente a intenção do autor desde o primeiro livro. É mostrar os dilemas, as dores e as limitações de qualquer humano, mesmo que ele possua o poder (ou maldição?) da presciência. A história de Paul Atreides sempre foi o retrato da angústia de um jovem que quer a todo custo evitar a sua deificação, mas é incapaz de fugir do destino. É mostrar que mesmo o jihad grandioso é só um grão de areia na imensidão das linhas do tempo. É, para além das fronteiras da literatura, um ensaio sobre a união perigosa entre religião e política. Sei que uma sequência mostrando aventuras e sucessos da família Atreides poderia ser o desejo de muita gente. Entretanto, isso trairia completamente o sentido da obra. Abraços

Tiago Doreia 14/02/2022minha estante
Tive a mensagem sensação. Tem um abismos de diferença entre o primeiro e o segundo livro da série.
Espero que o terceira consiga retomar a qualidade de Duna.

@gimme_books_ 16/02/2022minha estante
Também espero! ?

Gustavo Rodrigues 16/02/2021

Um acerto para o universo de Duna.
Frank Herbert consegue manter o nível do primeiro livro, trazendo um lado muito mais humano dos personagens. Além disso, mostra como o Jihad, que tem em Paul sua figura central, formou um império potente, respeitado e invejado.

Em Messias de Duna há um Paul muito mais humano, sentimental e responsável do que havia em Duna. Isso deve-se muito ao fato da idade, mas também a todas as responsabilidades que ele teve que carregar quando o Jihad tomou forma. O poder da presciência continua a lhe fornecer informações que ninguém seria capaz de ter. Além da evolução clara do Paul, outros personagens se destacaram muito. Alia vem ganhando notoriedade desde o final do livro passado, assim como Stilgar.

A história é muito bem articulada, cheia de camadas, e envolve várias tramas ao mesmo tempo. Aqui o autor decide deixar um pouco a ecologia de lado, que foi tema muito recorrente em Duna, pra focar mais em embates políticos e religiosos que trazem reflexões importantes. Isso trouxe uma complexidade maior a história, deixando-a mais densa.

O início do livro, assim como o anterior, é um pouco lento devido a necessidade de ambientação, já que passaram-se alguns anos desde o desfecho do livro anterior. Porém, logo a história começa a acelerar e vários acontecimentos vão moldando um final que, ao meu ver, é fenomenal. É impressionante como tudo se encaixa perfeitamente bem, e não fica uma ponta solta.

A sequência foi um acerto, sem dúvidas. Quero terminar a primeira trilogia o quanto antes.
Marcelinha 19/02/2021minha estante
urra PARABÉNS ?????

dudaisreading 25/09/2021minha estante
meu deus, preciso começar o segundo já!!

Amanda Araujo 07/10/2021minha estante
Eu concordo com boa parte do que foi dito, mas para mim senti que ficaram algumas pontas soltas. A história do jeito que se encaminhava, estou de acordo com você, teve um ótimo final, mas senti falta do contexto. Muitas coisas novas foram apresentadas, toda a questão dos Tleilaxu, ghola, os pilotos da guilda... sem um encaixe propriamente dito, senti muito solto. Senti falta de Lady Jéssica, que foi deixada de lado em outro planeta, Alia cresceu no meio da trama mas depois foi sendo relegada (voltou na cena final, mas esperava uma maior participação dela, ainda mais com todo seu poder de presciência e de reverenda madre), a briga entre casas super presente no primeiro livro foi superada. Enfim, pessoalmente a leitura foi uma relação de amor e ódio, em alguns momentos pensei que 12 anos depois todo mundo tivesse simplesmente sucumbido à loucura, mas ao terminar sinto que sentirei falta dos personagens, ambientes, rituais e das cápsulas de saberia no início dos capítulos. Duna e sua continuação são uma excelente experiência de mergulho em outro universo.

Gustavo Rodrigues 07/10/2021minha estante
Amanda, lembre-se que ainda tem outros livros. Alguns pontos que você levantou serão explicados posteriormente, no terceiro livro. Porém, algumas coisas não são realmente explicadas e acho que isso acontece desde o primeiro, e acaba sendo uma marca da série. Ao meu ver o universo é tão grande, com tantos detalhes, que seria quase impossível detalhar/explicar todos os pormenores. Sinceramente não me incomodo com a falta de elucidação de algumas coisas, mas entendo que você tenha se incomodado. Espero que continue a saga, pois vale a pena!

Bruno 10/04/2022minha estante
Concordo com 90%. Eu infelizmente tive dificuldades com esse, o primeiro tem mais do dobro do tamanho e li em menos tempo, esse segundo achei bem efadonho em vários momentos. Gosto muito da Alia, mas senti que nesse livro ela foi subvalorizada ou meio que perdeu muito do seu potencial, o termo certo é que ela foi muito ?nerfada?.

Neto.Veneziani 02/02/2022

Acho que minha expectativa estava alta considerando o primeiro livro... Esse segue em outro ritmo, mas vale a pena...
I.m.melo´s 03/02/2022minha estante
Vc já leu os outros? Eles são melhores que o Messias de duna?

Neto.Veneziani 03/02/2022minha estante
O Messias de Duna é o segundo, o primeiro achei fantástico... Até o fim do mês quero começar a ler o terceiro....

I.m.melo´s 03/02/2022minha estante
Eu já li o primeiro tem uma semana que terminei agora já tô quase na metade do Messias de duna, eu tava esperando mais do Messias de duna pq duna foi épico épico início ao fim

Neto.Veneziani 03/02/2022minha estante
Eu também, espero que o Filhos de Dunas seja igual ao primeiro...

I.m.melo´s 03/02/2022minha estante
Concordo, vou eler Filhos de duna sem expectativa

Trajano 25/01/2023

Alguns lapsos de um livro bom, mas n tão legal no geral
Embora o livro seja 3 vezes menor que o primeiro, esse pareceu me cansar muito mais. A escrita do autor continua incrível, as analogias, a beleza de suas descrições e palavras usadas, os diálogos impecáveis, o sentido político... entretanto esse livro peca muito na falta de direcionamento claro, e isso foi algo que me fez ficar "boiando" em alguns momentos. A ausência de cenas que demandam mais ação me chatearam um pouco, parece que o livro se apegou apenas aos diálogos bons e esqueceu (salve duas cenas) de balançar um pouco mais os sentidos do leitor nesse aspecto. Gostei muito da tecnologia Tleilaxu de ressurreição (quem leu sabe como funciona) e também da personagem do Paul, que se mostra ser alguém bem promissor na saga. Entretanto, após o incrível primeiro livro, esperava algo a mais nessa continuação. Não me pareceu ser bom o suficiente para competir. Não me agradou ter pulado tanto tempo entre uma história e outra (algo entre 16 anos) e ter deixado sem narração toda a história das conquistas do Paul como imperador e seu Jihad, pois ao meu ver a saga devia ter me entregado esse capítulo não narrado (leitor exigente que sou mesmo). Mesmo após esse pequeno desapontamento, também por não ter tido o que eu esperava do livro, continuo amando esse universo e espero ansioso pelo próximos livros. Quero ver Duna vira floresta.
Vinicius 25/01/2023minha estante
O próximo consegue ser ainda mais morno do que esse.

Trajano 25/01/2023minha estante
Poxa n esperava que o Herbert tinha inspiração só ora um livro kkkkk infelizmente, pq eu acho o universo de Duna tão incrível. Vc já leu todos?

Caroline.Cousen 25/01/2023minha estante
Eu seguiria em frente, não quero dar spoilers mas a grande sacada do Herbert é justamente criticar a figura do escolhido. Paul, ainda que tenha dado inicio a coisa toda tem só um único papel realmente importante no longo prazo, mah isso é história que vai aparecer no 3 e no 4. ?

Vinicius 27/01/2023minha estante
Eu só li a primeira trilogia (Duna; Messias de Duna; e Filhos de Duna). Eu ainda quero ler a segunda trilogia, mas eu dei um tempo porque eu fiquei um pouco cansado do universo.

Sirlei.Santos 01/05/2020

Espectativa tava alta.
Iniciei a leitura do Messias de Duna com uma espectativa alta, levando em relação o que o primeiro livro me entregou. Mas a realidade foi outra, pois não vemos grandes acontecimentos no volume dois, apenas uma disputa política fraca e confusa. Além do salto no tempo, vemos um Paul Atreides totalmente diferente do grande personagem que vimos no primeiro livro. Alia se torna um personagem fraco, diferente do que esperávamos após o final de Duna. A leitura foi arrastada até quase 2/3 do livro. Mas entregou um final aceitável, apesar dos fatos que levaram a esse final, não ser muito convincentes.
Diego 02/05/2020minha estante
Apesar de ser fã inveterado de Herbet, concordo com vc. Estou relendo pela terceira vez e achei o mesmo, mas a sequência vai te dar um bom desfecho pois para mim encerra a saga e a jornada do herói de Paul, apesar de haver a continuação claro.

Sirlei.Santos 02/05/2020minha estante
Esperando um desfecho melhor msm. E vi algumas publicações que fala sobre a continuação da trilogia, se não me engano, por algum parente dele. Porém que se perdem bastante em relação a trilogia original.

Diego 02/05/2020minha estante
Sim, mais de 3500 anos depois do arco de Paul. Imperador Deus de Duna abre um bom arco, mas ainda na família Atreides. Creio que se vc gostar do fim da saga de Paul, vai querer continuar. Eu honestamente recomendo, mas antes se possível, leia Casa Atreides, Casa Harkonnen e Casa Corrino, vai dar uma base incrível e amarrar umas pontas soltas e questões que ficam no ar, no próprio Duna. Creio que vai aumentar ainda mais seu interesse no restante desse universo.

Sirlei.Santos 02/05/2020minha estante
Vlw pela dica, com certeza farei isso ???

charles.franco.35 10/01/2023

Apêndice
A história não me prendeu e me pareceu muito mais um apêndice de Duna que um livro propriamente dito.
rissa_pera 10/01/2023minha estante
esse livro eh na grande introdução pro terceiro

mas o terceiro compensa

confia

Lara 13/03/2022

Uma sequência à altura de Duna
Foi com muita expectativa que fui ler "Messias de Duna" e, mais uma vez, Frank Herbert superou tudo que eu imaginava. Neste livro, o foco sai do planeta e nos aprofundamos mais nos personagens. Os 12 anos do Jihad tiveram seu preço sobre Paul, sua família e seus inimigos. Herbert nos leva através dos pensamentos dos personagens importantes pra trama, destrinchando suas motivações, seus medos, suas desconfianças. Toda a parte política é muito bem construída (como esperado) e bem amarrada, tudo faz sentido. Um dos pontos altos pra mim foi Alia. Já gostava dela quando criança em "Duna" e vê-la quase adulta, numa posição importante do governo/religião foi sensacional. "Messias de Duna" é consideravelmente menor que seu antecessor e, talvez por isso, tenha um ritmo mais acelerado (especialmente no final). Por falar em final, meu deus, o que foi aquilo?? Terminei o livro completamente chocada com os acontecimentos finais. Pensei que sabia tudo que ia rolar por causa das dicas que são dadas ao longo da história, mas a verdade é que ainda tinha muito mais escondido. E essa é uma das coisas que mais me faz amar esse universo criado por Frank Herbert. Mal vejo a hora de ler o próximo volume.
Leticia 14/03/2022minha estante
Quero muito ler essa série

Lara 14/03/2022minha estante
é mt boa, virei fã real

Mariana113 17/03/2022minha estante
Terminei agora e estou chocadissima, já amo essa serie ?

Kikibel 16/07/2021

Saudade bateu forte
O enredo do livro 2 dessa primeira trilogia de Duna é mais uma narrativa política e religiosa do que uma história cheia de ação e ecologia como no livro 1. Os núcleos que a são apresentados são interessantes e particularmente prenderam minha atenção até que eu chegasse ao fim e descobrisse no que deram as tentativas de conspiração ao governo do Muad'Dib.
Apesar de ser bem menor, não é tão rápido e gostoso de ler que nem Duna foi, mas acho que por uma questão de gosto pessoal mesmo, pra mim tiro, porrada e bomba são mais divertidos de ler, fica tudo muito mais rápido. Tive também um problema com um relacionamento que foi estabelecido no final livro, pra mim não desceu de jeito nenhum.
No geral eu discordo daquele blurb na contracapa "é tudo o que Duna foi e talvez mais", algo assim, mas é um livro bem bacana, vale a leitura se você for um fã do universo e dos personagens!! E caramba Q FINAL!!!
Felipe.Mello 16/07/2021minha estante
Putz, que vontade de ler essa saga!!

Kikibel 16/07/2021minha estante
Se joga, vale muito a leitura, é boa demais!!

Felipe.Mello 19/07/2021minha estante
Vou ler sim!!! Com certeza! Já separei aqui na listinha! =)

Vagner46 14/04/2016

Desbravando Messias de Duna
Messias de Duna não mantém o mesmo nível do seu antecessor, que foi um dos meus livros favoritos até hoje. Temos muitos questionamentos internos do Paul nesse livro, vulgo mimimi, bastante treta política + religião, e por aí vai. Algumas partes foram levemente maçantes, mas os aspectos culturais e as tradições dos Fremen sempre são partes que salvam a narrativa. O final foi bem interessante e me deixou com vontade de ler o próximo livro!

site: http://desbravandolivros.blogspot.com.br/
Gokuafricano 19/08/2016minha estante
Vagner li hoje o livro e tenho a mesma opinião sua, ia escrever uma resenha mas ia ser plagio. kkk O que menos gostei além destes fatores é a "presciência" , previsão do futuro tem que ser muito bem trabalhado se não fica confuso, previsível e pior chato, que foi o que aconteceu neste livro.
Uma pena que o 1º livro é muito bom, espero que melhore no ultimo.

Vagner46 29/08/2016minha estante
ahuahauhahuahuah boa, Jean!

Bastante gente teve a mesma opinião que nós, a qualidade desse livro é imensamente inferior a do primeiro, infelizmente. Em breve desbravarei o 3º, vamos ver se a série melhora ou não.

Calleb 31/08/2016minha estante
Já eu tenho uma opinião diferente da de vocês. Não achei o livro chato, ao comparar com o primeiro, eu diria que ele é diferente. Um diferente bom, por sinal. Nesse segundo a gente pode perceber como os poderes de Paul e Alia funcionam. Mesmo tendo os poderes da presciência e sendo considerado um deus, Paul ainda tem problemas "mundanos". Problemas de um ser humano. Ver ele lidando com seus poderes, as coisas que são feitas em seu nome, é algo bem diferente e novo.

Quando a gente pensa em presciência, já imaginamos pessoas perfeitas pois elas tem esse poderoso dom. O que não acontece com Paul e Alia. São humanos, erram, e como nós, tentam entender seus poderes e as consequências de suas ações.

David 14/04/2024minha estante
Realmente tem momentos que a Irulan é muito escanteada.
E pra mim a personagem que eu mais sinto pena e a Alia... Principalmente pelo o que acontece com ela no terceiro livro ?

Pollyana.Beatriz 14/04/2024minha estante
A Irulan e bem escaneada assim como a Chani personagens importantes pra saga que foram bem deixadas de lado ?

David 14/04/2024minha estante
Simm, acho que ao mesmo tempo que o Frank escreve personagens femininas fortes e interessante, ele tmb deixa de dar mais protagonismo para elas.

Só a Jéssica vai mais além, mesmo que ela nem apareça nesse livro aí.

Honnit 19/09/2021

É tão bom quanto o primeiro Duna?
O segundo volume da saga de Duna me pegou bem de surpresa.
Após o final do primeiro livro eu não esperava que a história tomasse o rumo que seguiu na sua continuação.
Atualmente eu estou em um caso de amor e ódio com Messias de Duna.

Porque aqui nesse volume, na minha opinião, a escrita do Frank fica um pouco mais maçante em relação ao primeiro, o que pra mim em muitos momentos foi um ponto negativo, muitas vezes eu não acho que a escrita precisava ser tão complexa em alguns momentos, mas até entendo, no segundo volume o universo se expande um pouco, e novas dinâmicas são apresentadas.

No que diz respeito a trama é um ponto altíssimo, porque pensávamos que o jogo estava ganho e vemos o declínio acontecer de dentro pra fora e de fora pra dentro.
Mas em contra partida outro ponto que me incomodou muito foi o mal aproveitamento de alguns personagens que já conhecíamos, que não tiveram muitos momentos sob a luz dos holofotes.

As pessoas falam que Duna, o primeiro livro, pode ser, por si só, uma leitura individual, eu discordo, acho que Messias de Duna é uma leitura extremamente válida e necessária pra quem se interessa por essa história que o Frank Herbert deu vida.
lalinha 21/09/2021minha estante
vc achou maçante? pra mim foi mais fluida do que o primeiro livro. tô louca pra ler o próximo livro, não sei nem o que esperar!!

Honnit 21/09/2021minha estante
Eu achei, em muitos pontos psicodélicos principalmente? demorei mais pra ler esse do que o primeiro, acredita?

bia 10/12/2021

uma continuação
Confesso que este foi um livro difícil de ler, ele tem uma pegada muito diferente do primeiro, explorando muito mais o lado humano dos personagens, a dificuldade de Paul para lidar com sua divinidade, conspirações e conflitos políticos.

O começo foi bemm lento, algumas partes prenderam mas achei ele em geral monótono. Do nada começa o livro, se passaram 12 anos, a tão falada e temida Jihad já aconteceu-achei isso muito corrido, só fomos entender realmente a proporção que a Jihad teve lá para o meio, sendo que é algo discutido desde o começo do livro! Isto me deixou bastante perdida. Também quando os personagens começavam a filosofar e se comunicar por meio de charadas, eu já me perdia toda, precisei me forçar a ler algumas partes (mas isso já acho que seja pela minha falta de intelecto).
O que me prendeu mais foram as últimas 40 páginas quando eles foram ao sietch.

Após este final não sei o que esperar do próximo livro, mas espero que tenha aquela pegada mais ecológica do primeiro, pois gosto bastante.

Obs- esse livro me fez amar muito a Alia, e eu esperava que a Chani tivesse um papel maior na história, mas ela literalmente só foi a esposa do Paul, mais nada.
DearSara 10/12/2021minha estante
Vixi, desanimada estou

bia 11/12/2021minha estante
ele é curtinho então passa rápido!! mas também tem muita gente que gostou

Alan.Felipe 04/10/2021

O messias de Duna
Diferentemente do primeiro livro, Messias de Duna deixa de lado a parte ecológica de Arrakis pra focar na parte religiosa, política e humana de Paul, o messias. A história é expandida, com a introdução de novos personagens, novas raças, menção a novos planetas, entre outras coisas. Alguns personagens que estão no primeiro livro estão bem apagados nesse (ou até nem são mencionados) o que eu não gostei muito. No entanto, o final me fez entender toda a trama, (por que ela tem muitos diálogos complexos), e que eu gostei deveras.

Eu achei uma ótima sequência para Duna e já tô ansioso pelo próximo.
Amanda Araujo 07/10/2021minha estante
Também senti falta de alguns personagens, em especial Lady Jéssica, que com toda a grandiosidade e mistério das Bene Gesserit e sua nova condição de reverenda madre mor, era a minha favorita e sobre quem eu gostaria de ler mais. Achei curioso que a própria Alia, que para mim ficou como que substituta da mãe nesse segundo volume, ficou meio apagada. No meio parecia que ela ia crescer bastante na história e participar ativamente, mas ela sumiu e só voltou no final para fechar.

Alan.Felipe 07/10/2021minha estante
Siimmm, isso mesmo! O Gurney msm só é mencionado uma vez tbm. Eu entendi pelo fato do nome do livro ser Messias de Duna, para o foco ser todo no próprio Paul