Manifesto do Partido Comunista

Manifesto do Partido Comunista Karl Marx
Friedrich Engels

Resenhas - Manifesto do Partido Comunista

MJGalvão26 23/08/2023

Proletários de todos os países, uni-vos!
O livro fala sobre a luta de classes. Explica o que são burgueses e proletários, o que seria o pensamento comunista. E descreve os tipos de literatura socialista e comunista.
O livro é bem pequeno, dá para ler em um dia e de preferência sempre estar voltando a ler de acordo com conhecimentos adquiridos na área.

sam_sllvn 22/08/2023

Leitura obrigatória para entender essa outra faceta da sociedade, independentemente de seu posicionamento político. Provavelmente quem tem seus ideais baseados na esquerda vai se identificar e concordar mais com esse livro. Foi e continua sendo um clássico que simplesmente amei ler!

C9 21/08/2023

Clássico
Um clássico!
Evidentemente que a forma como o capitalismo funcionava no período em que Marx viveu difere da atual, provavelmente o capitalismo precisou criar medidas para sobreviver aos seus impulsos autodestrutivos.
É uma obra interessante para ter uma ideia breve sobre a situação de antagonismo entre o proletariado e a burguesia.

fleabookz 21/08/2023

Não é resenha, só um comentário
Ele manifestando em 10 páginas, caramba tem mais prefácio e posfácio do que conteúdo, eu achei que encontraria algo a mais

Livitaaa 13/08/2023

Um manual rápido
Esse livro se propõe a expor as ideias conunistas(de Marx e Angels). Começando que já tinha lido ele uma vez a muito tempo atrás, e reli agora porque preciso analisar academicamente. Marx é polêmico, é sempre uma linha tênue entre ser odiado e amado, e aqui ele comprova o porquê. As ideias são postas diretamente, até de maneira agressiva, fácil de ler. Academicamente recomendo, mas não leia Marx com a mente politicamente fechada.

saigiku0 12/08/2023

Utopia
Marx acreditava que tudo seria da forma como ele pensava, mas nunca funcionou e nem vai funcionar. Não passa de uma utopia.
Miqueias.Machado 09/10/2023minha estante
Marx e Engels não escreveram suas ideias como eles pensavam ou com opiniões, mas sim com base na realidade material existente ( eles são filósofos materialista e não idealistas). Eles buscaram entender a realidade material e social existente e, a partir disso, desenvolveram suas teorias.

Miqueias.Machado 09/10/2023minha estante
Estranho que essa resenha apenas tenha o cunho genérico do povo da direita que nunca leu Marx, mas critica suas ideias sem nunca ter lido. Inclusive, essa sua resenha não faz crítica nem de forma correta na questão filosófica ou econômica.

Rafael.Prearo 11/08/2023

Livro maravilhoso, deveria ser leitura obrigatória, o capitalismo falhou, falha e falhará. Precisamos dessa emancipação e consciência de classe.

Gabriela3844 06/08/2023

Uma ótima edição
Essa edição comentada é realmente muito boa para quem ainda está começando a se interessar pelo assunto, pois ajuda a contextualizar. O livro no geral tem uma escrita muito boa, não envelheceu mal, pois conseguimos entender com clareza toda a crítica que Marx e Engels quiseram passar.

Vinícius Tyrone 06/08/2023

Obrigatório para todos!
Leitura indispensável para todos. Seja pra abrir a mente ou pra pelo menos saber como criticar. O trabalho de Marx e Engels de pesquisa é impecável. Devemos sim nos unir, derrubar a burguesia e tomar os meios de produção. O mundo tem que ser dos proletários.

Raffaello3 06/08/2023

PROLETÁRIOS DE TODOS OS PAÍSES, UNI-VOS!
O Manifesto Comunista é um influente documento escrito por Karl Marx e Friedrich Engels em 1848. Esta obra revolucionária delineia as ideias fundamentais do comunismo e critica o sistema capitalista da época.

No Manifesto, Marx e Engels apresentam uma análise histórica da luta de classes, argumentando que a sociedade tem sido moldada por conflitos entre a classe dominante e a classe trabalhadora. Eles defendem a abolição da propriedade privada e do sistema de classes, buscando a criação de uma sociedade sem divisões sociais, onde os meios de produção são coletivizados.

Os autores descrevem as etapas para alcançar essa sociedade comunista, incluindo a revolução proletária, em que os trabalhadores derrubariam a burguesia e assumiriam o controle do Estado. Eles defendem a ideia de que a propriedade comum dos meios de produção levaria à igualdade e ao fim da exploração do homem pelo homem.

Apesar de suas ideias terem sido extremamente influentes ao longo da história, o Manifesto Comunista também enfrentou críticas e desafios. Algumas pessoas argumentam que a implementação prática do comunismo levou a regimes autoritários e violações dos direitos humanos.

Em última análise, o Manifesto Comunista continua sendo uma peça importante na história do pensamento político e econômico, provocando debates sobre as questões da desigualdade, justiça social e o papel do Estado na sociedade.

@bibliotecagrimoria 06/08/2023

Já havia lido o texto do manifesto antes. No entanto, essa edição da Boitempo editora tem o mérito de reunir em seus apêndices textos de escritores que abordaram a relevância do Manifesto em diferentes períodos do século XX. A leitura desses textos, em contraste com as épocas escritas em que cada autor se encontra, possibilitam uma clara visão, através das diferentes conclusões dos mesmos, da necessidade de se pensar novas formas de formar uma consciência de classe frente as conjunturas do capitalismo atual.
O Manifesto em si já é leitura obrigatória para qualquer membro da esquerda radical. Os apêndices dessa edição, também, não podem ser ignorados por quem enxerga no comunismo a única alte4rnativa viável, possível, de uma mudança em larga escala.

carbononh 04/08/2023

PROLETÁRIOS DE TODOS OS PAÍSES, UNI-VOS!
"Finalmente, os comunistas trabalham por toda a parte para a união e o entendimento entre os partidos democráticos de todos os países. Os comunistas rejeitam a ocultação de suas perspectivas e intenções. Abertamente, declaram que seus fins só podem ser atingidos pela derrubada violenta de todas as condições sociais existentes. Que a classe governante trema diante da revolução comunista. Os proletários nada têm a perder a não ser seus grilhões. Têm um mundo a ganhar."

Gaby 03/08/2023

Devido ao uso extensivo da maquinaria e à divisão do trabalho, o trabalho dos proletários perdeu todo o seu caráter autônomo e, consequentemente, todo o encanto para o trabalhador. Ele torna-se um mero apêndice da máquina e exigisse dele apenas a operação mais simples, mais monótona e mais fácil de aprender. Por isso, o custo de produção de um trabalhador está restrito, quase que inteiramente, aos meios de subsistência exigidos para a sua sobrevivência e para a propagação de sua espécie.

Cadelinha da judeð¡ 31/07/2023

Revolucionário
Um dos livros mais polêmicos de todos os tempos com 160 anos de história,diversas edições em vários países e a criação de uma ideologia política.
O livro é absolutamente brilhante porém antes de ler o manifesto é importante estudar revolução francesa,comuna de Paris e o feudalismo(no mínimo) é uma leitura densa que vai exigir muito do leitor então estude antes,durante e depois de ler o manifesto.