Manifesto do Partido Comunista

Manifesto do Partido Comunista Karl Marx
Friedrich Engels

Resenhas - Manifesto do Partido Comunista

Freddie.Delon 28/07/2023

Proletários de todos os países, uni-vos!
Um documento histórico importantíssimo, leitura relativamente simples, mas que pode vir a exigir um repertório histórico para um melhor entendimento (como as revoluções Francesa e Industrial). Inclusive os comentários da maravilhosa Sabrina Fernandes salvam muito em alguns momentos, deixando de mais fácil o entendimento.

Essa leitura foi um estudo, me trouxe muito aprendizado, novos vocabulários e também repertório, já que de fato é uma introdução a perspectiva comunista propriamente dita, e não uma visão terceira e popular das pessoas que podem tanto idolatrar ou demonizar.

Inclusive após este livro, me veio o interesse de ler a obra, também de Marx, "O Capital" para entender melhor a doutrina. Sinto que é o tipo de literatura que deve sempre vez ou outra ser relida, é curta, e explica bastante sobre o antagonismo das classes no contemporâneo, apesar de ser escrito em outra época, as descrições de Marx e Engels se aplicam totalmente ao hodierno.

Clara840 27/07/2023

Antigo, mas tão atual
Um compilado de ideias que todo mundo deveria ler para poder formar uma opinião própria, ao invés de se deixar influenciar por falsas propagandas que são espalhadas até hoje por uma classe que se sente ameaçada por esse singelo livreto :)

impriscilinha 26/07/2023

Esse é o primeiro livro que leio sobre o tema. Posso dizer que abriu meus olhos para várias coisas desse mundo, mudou minha visão.
quero ler outros sobre o comunismo e afins!

Miss Depressed 26/07/2023

Ótimo livro
Espero que em algum momento no futuro alcancem o livre desenvolvimento e a humanidade seja celebrada em seu potencial artístico, poético e intelectual sem amarraras.

clarita â­ 26/07/2023

"proletário de todos os países, uni-vos!"
recomendo ter conhecimento sobre alguns tópicos, como comuna de paris e as revoluções para melhor entendimento, mas recomendo super

anaclara_uchoa 25/07/2023

Ok
Foi interessante p aprofundar os conhecimentos mas não achei tão interessante
Não me prendeu tanto
GabrielJFL 25/07/2023minha estante
??????, capitalista é foda mesmo

yukicomelivro 24/07/2023

Nunca pensei que o Papai Noel escreveria uma crítica tão bem estruturada ao sistema capitalista. Agora eu entendi porque ele só usa roupa vermelha e mora perto da Rússia ?

zCsmiler xll 24/07/2023

O MANIFESTO do partido comunista (1848)
A leitura deste livro não é apenas direcionada para quem é comunista, mas para todos que se interessam pela história, pela economia e pela sociedade. O texto é importante até os dias de hoje, pois analisa as contradições e as crises do sistema capitalista, que ainda persistem no mundo atual.
Sobre a edição:
A leitura do manifesto é rápida. No entanto, essa edição da Boitempo traz alguns textos de alguns teóricos marxistas que ajudam muito na interpretação e na compreensão do manifesto. O manifesto é um texto complexo, que deve ser explorado mais profundamente, e esses textos complementares oferecem uma visão crítica e atualizada sobre o tema. Boitempo fez um ótimo trabalho nessa edição, que conta com uma introdução de Osvaldo Coggiola, e ensaios de Antonio Labriola, Harold Laski, Leon Trotsky, e outros. Recomendo a leitura dessa edição para quem quer conhecer melhor o pensamento comunista e sua relevância para o século XXI.
ofernandoluzbr 24/07/2023minha estante
Ótima resenha ?

Ritzel 24/07/2023

Foi um leitura rápida, em apenas 2 dias eu que não lia nada a um bom tempo consegui terminar. Acho que é válido uma releitura futura; e também tenho interesse em ler O Capital.

Leandro571 21/07/2023

Muito bom, com explicações fáceis e claras de entender, esclarece muitas dúvidas e explica todas as visões

Willian Veltri 19/07/2023

Uma obra esclarecedora
Uma obra esclarecedora, mas que deve ser considerada dentro do seu contexto histórico.

Em tempos de polarização e tanta desinformação, essa leitura é praticamente obrigatória, não para converter capitalistas em comunistas, mas sim para sairmos do senso comum sobre o assunto, especialmente se afastar das manipulações midiáticas que somos impostos sobre o tema.

Uma leitura como essa atualmente consiste em compreender as ideias de Marx e imprimir a nossa visão de mundo para formar uma opinião, ao meu ver, Marx revela muita coisa que até hoje podemos observar em nossa sociedade, a famosa frase ?As ideias dominantes numa época nunca passaram das ideias da classe dominante? é absolutamente atemporal e todos deveriam refletir sobre isso.

Outras situações entendo que compete ao contexto da época e também ao local e que atualmente precisariam ser repensadas.

O fato é que não da pra saber se o comunismo daria certo aqui no Brasil ou qualquer outro lugar da maneira que Marx pensou, são outros tempos e cada lugar com suas particularidades, mas compreender a luta de classes e acima de tudo ter consciência social ajuda a caminharmos para uma sociedade melhor, mesmo após essa leitura, não posso afirmar que o melhor caminho seja o comunismo, mas estou convicto que o Capitalismo nunca deu certo! Falhou, falha e falhará, até nos levar a extinção como espécie.

Ellie 19/07/2023

Bonitinho no papel, impossível na prática.
Mesmo que eles tenham criado essa forma de governo com boa intenção, é uma ideia bem sem sentido! Onde no mundo onde vivemos, com a ganância do ser humano, as pessoas vão ser todas exatamente "iguais"? Porque parece que era isso que eles queriam... Sempre vai ter alguém mais rico, mais poderoso, e assim como vemos nos exemplos de países que adotaram (ou tentaram adotar) essa ideologia, sempre vão ter aqueles que vão controlar as coisas, no caso desses países, os ditadores controlam é tudo e o resto do povo fica na miséria! Além de que seguindo essa ideia deles, não teríamos a tecnologia que temos hoje, já que cada um produziria pra si mesmo, quem iria querer espalhar suas ideias extraordinárias sem nada em troca?!
chris 29/07/2023minha estante
Oi! Se me permite dizer... segundo os socialistas, as pessoas poderiam ser mais iguais se o instrumento usado pra se diferenciar fosse controlado por um mecanismo maior do que essas pessoas. Até porque a maneira como alguém pode se diferenciar das outras pessoas seria pelo seu poder da propriedade frente às pessoas que não tivessem.
Acho que o objetivo não seria tornar as pessoas iguais, mas permitir direitos iguais para as pessoas, o que não acontece nos países capitalistas.
Aqueles que controlam as coisas (no caso, a propriedade) não formariam uma classe social acima das outras, mas seria formada por pessoas de outras classes, especialmente trabalhadores, mais envolvidos com o processo político.
Seguindo a ideia deles, não teríamos a tecnologia de hoje em dia, segundo você, mas por que pensa dessa maneira? Porque a URSS evoluiu de uma maneira comparável aos EUA durante o século passado. E as pessoas poderiam se sentir estimuladas a produzir conhecimento e novas tecnologias, caso houvesse mais subsídios.
Espero que não se incomode pela minha resposta:)

Carol 18/07/2023

VAMO PROLETARIADO
Achei um livro ótimo, muito explicativo com uma escrita objetiva e clara, gostei muito da introdução feita pela preparadora pois ela conecta conceitos do comunismo com o cenário da pandemia e isso pra mim foi esclarecedor planejo estudar mais sobre comunismo e essa obra foi um começo.

maria 16/07/2023

Manifesto do partido comunista
Nao é uma leitura complicada, só precisa de calma, paciência e vontade. É otimo pra qm ta começando a estudar sobre o assunto (assim como eu)
am3ricanbitch 16/07/2023minha estante
comecei a ler mas dei uma estacionada justamente pela linguagem complicada mas pretendo voltar a ler ainda esse ano

maria 16/07/2023minha estante
é meio complicado msm, tive pesquisar mt coisa tbm. Uma coisa q eu fiz q me ajudou mt foi fazer anotações, achei q assim ficou mais facil

am3ricanbitch 16/07/2023minha estante
quando eu voltar a ler vou fazer a mesma coisa! é uma ótima ideia e método pra não se perder