Ulisses

Ulisses James Joyce

Resenhas - Ulisses

EduardoCDias 29/12/2021

Desafio literário.
Finalmente, depois de quatro tentativas, consegui terminar o que talvez seja o livro mais difícil. Um quebra-cabeças narrado em vários tipos de prosa, exigindo atenção, paciência e cultura. Mete medo em todo mundo, mas devo dizer que, depois que você o decifra, é muito prazeroso e, por que não, saboroso. Narra um dia de um homem pelas ruas de Dublin, encontrando várias pessoas e passando por várias situações. Repleto de cenas e descrições sexuais e escatológicas, diverte e, ao mesmo tempo, choca. Uma experiência de leitura inesquecível. É lógico que deve ser relido algumas vezes, pois há muito o que se desvendar.

Thomaz32 11/11/2021

sobranceiro, fornido:
marginal e erudito, obsceno e recatado, poético e enciclopédico, prolixo e divertido, mas, sobretudo, genial; joyce conseguiu abranger as dicotomias mais inesperadas em 'ulisses'. genial!!!

Bruno Cordeiro 19/10/2021

Eu pensei em escrever uma daquelas minhas resenhas com observações e detalhes e referências do jeito que eu costumo fazer, mas se tratando de Ulysses... não.
Não, pq eu até poderia fazer algo bom mas já ta cheio de resenha boa e no fundo eu seria só mais um, talvez eu fizesse bem mas de que importa? A obra fala por si e conversa com vc, leitor, não com quem vai ler sua resenha.
É curioso que, eu que gosto tanto de fazer resenhas não vá escrever uma sobre o maior desafio que já tive como leitor, mas se pensar bem faz sentido, eu deixo de lado o que é conveniente e parto logo pro que quero de verdade, apenas ser alguém que quer escrever algo que se destaque no meio da multidão.
E aqui estou eu, falando mais sobre mim do que sobre o livro, mas talvez a intenção seja essa, o leitor e seu livro; quando perguntado sobre ele, o livro, diz o que sente, sem convenções ou modismos. Apenas o que se sente lendo, escrevendo, compondo, desenhando, ouvindo música, essa é a magia da arte, e hoje eu to assim. Talvez amanhã ou depois eu escreva outra resenha, mas por hoje eu não poderia escrever uma resenha técnica, não com Ulysses.
lela 19/10/2021minha estante
eu estou simplesmente sem palavras, eu vou ler esse livro com toda certeza.

Michele 10/10/2021

Eu, tu, Bloom e Dedalus
Completou uma semana que terminei de ler "Ulysses". A obra-prima de James Joyce não sai da minha cabeça desde então. Não é um livro fácil, longe disso, é preciso ter paciência, um dicionário ao lado e uma janela do Google no outro para tentar compreender as ideias do autor.
Inspirado em "Odisseia" de Homero, o escritor narra as 24 horas da vida de Bloom e Dedalus, os protagonistas da história - tão diferentes, tão parecidos. Dividido em três partes, o livro conta com diversos personagens que completam e bagunçam a história. Amor, perdas, lutos, culpas, adultério e tantos outros assuntos estão em "Ulysses", o livro que traz dois irlandeses como principais, porém, no decorrer da leitura, o leitor percebe que "Ulysses" é também sobre ele.
Angustiante, raivoso e totalmente confuso - essas são as definições que faço da obra, porém, belíssimo, engraçado e tocante. Vale a pena separar um tempo para ler "Ulysses" e se deliciar no mundo de Bloom e Dedalus - que no final também é você, leitor.

Chele 05/10/2021

Numa espécie de paródia da Odisseia de Homero, Joyce faz uma saga de dois personagens principais - Bloom e Dedalus - pela cidade de Dublin no início do século XX. Com teor autobiográfico Joyce põe a si mesmo em dois personagens diferentes dentro da mesma obra, só por esse fato já se tem uma ideia de tão denso que é o livro, muito difícil pra um primeiro contato com James, um erro crasso meu e provavelmente de muitos outros. É uma obra difícil, é inegável mas igualmente bela cheia de risos, lágrimas e raciocínio. E com um adendo fascinante cada capítulo do livro - são 18 no total, inspirado nos primeiros dezoito cantos da Odisseia - é escrito em um estilo e com referências culturais diferentes numa mistura insana que desafiam até os mais estudiosos pelo mundo até os dias de hoje.

Douglas Finger 03/10/2021

Gigante mór
Uma leitura de tirar o fôlego do início ao fim! Ulysses traz a história de um dia na vida de Leopold Bloom. Naquele fatídico 16 de Junho de 1904, uma quinta-feira qualquer, aconteceram 1112 coisas diferentes na vida deste homem que, basicamente, passou o dia na cidade, fez coisas que uma quinta feira em Dublin possibilita e tarde da noite voltou pra casa. Nada de mais.
Quando soube que o livro era sobre isso, quis ler imediatamente. Não acreditei que seria possível enrolar um leitor com tantas paginas para contar algo tão trivial.
Ler este livro foi a realização de um objetivo pessoal muito ousado. Foi o maior desafio literário e acho impossível alguma outra obra superar, sem nenhum exagero ao dizer. Para mim ainda é inacreditável ter conseguido terminar, não apenas por ser um catatau gigantesco de 1112 páginas, mas pela densidade de cada uma dessas páginas.
Ulysses é uma obra imensa, poderosa e potente. O livro mais impressionante que já li. Pretendo reler daqui alguns anos novamente com toda certeza! Mas digo com convicção: não é um livro que eu recomendo. é muito difícil a leitura. Precisa gostar muitíssimo de todos os artifícios e técnicas de escrita, totalmente impopulares. Tem paginas e mais paginas ilegíveis; Em trocentos mil momentos você não faz ideia do que está acontecendo; Ha mistura contínua entre pensamento-fala-acontecimento-memoria-desejo, tudo dentro de um mesmo parágrafo; Mistura entre o mundo subjetivo e o mundo objetivo e uma infinidade de muitas outras coisas. Trata-se de uma aula literária a cada palavra, muito impressionante. A tradução do Galindo merecia por si só o Nobel de literatura. é absolutamente insano o feito desse tradutor que demorou 10 anos para concluir.
Depois desse livro não tenho medo de ler mais nada. Nada impressiona mais. Essa foi a maior conquista adquirida e com certeza me fez um melhor leitor hoje. Notadamente depois desse livro passei a ler muito mais também.
Estou á procura de pessoas que tenham lido Ulysses também, porque sobre esta obra de arte não falta assunto.
re.aforiori 05/10/2021minha estante
Parabéns Douglas! ??

Se considere mesmo vitorioso! ???
Pois este livro é ?pedrada?! ?

?Ulisses? é um livro que tenho há anos e sempre postergo a leitura. Pois penso esperar chegar o momento de estar preparado... haha! ?

As poucas pessoas que conheço que o leram, falam que o acharam chato, ou que não entenderam, praticamente, nada... haha! ?

E me faltou também mais interesse, confesso. Mas eis aí um livro que precisa ser livro, certamente!

E sua resenha me encoraja a tal empreitada! Muito bem, meu caro! ??

Em contrapartida, dizem que esta tradução de Galindo, deixou ?Ulisses? mais acessível; e há até cursos deste tradutor sobre esta obra...

Porém, eu ainda tenho de ler ?O retrato do artista quando jovem?... para eu chegar até ?Ulisses?, há um caminho a se percorrer...

??

Douglas Finger 05/10/2021minha estante
Renato, fico muito feliz com o seu comentario! Recomendo que leia Ulysses com muita coragem! O retrato do artista da uma base muito boa para compreender Ulysses. Realmente é um bom inicio, pena que eu soube isso tarde!

Michela Wakami 05/10/2021minha estante
Se eu já estava com medo, depois do que você me escreveu, imagina agora. ?????

re.aforiori 06/10/2021minha estante
Douglas,

Imagino que tenho mesmo de ter coragem, e fôlego, muito fôlego ? também. Pois tenho ideia do que me espera! Haha! ?

Eu penso em ler, na verdade, ainda antes de o ?Retrato do Artista Quando Jovem?, o ?Dublinenses? ? que dizem ser a melhor porta de entrada para obra de Joyce ? para conhecer o estilo do autor.

Mas, me diz uma coisa, meu caro...

O que lhe foi mais difícil nesta obra: a tão temida linguagem; o uso de fluxo de consciência empregado; ou o fato de ter de buscar textos de apoio? (é que já ouvi falar que é preciso, até mesmo, conhecer a história da Irlanda, para se compreender ?Ulisses?, e ter lido a ?Odisseia? ? isto é verdade?)

E tudo isso junto em um só livro, o que virá? Kkk...

E outra curiosidade que me surge, naturalmente, sobre ?Ulisses?: houve deleite com a leitura, ou o prazer foi mesmo o de dever cumprido? É que, penso que, existem livros que são para nos aprazer, enquanto há outros que parecem que são mais para nos desafiar... ??

E claro que eu não poderia deixar de lhe perguntar: você já se sente pronto para enfrentar o ?Finnegans Wake?? ?? ? ? que este, sim, seria considerado o livro mais difícil de Joyce, né, chegando ser um livro praticamente intraduzível. Eu cheguei a ler uma única página do mesmo uma vez junto com uma amiga, e pensei: ?meu Deus, o que é isso?? E perguntei para ela: ?você entendeu alguma coisa?? E ela: ?nada...? E eu disse: ?nem eu... haha! ?? Então só nos contentamos a rir e nos sentir demasiadamente humanos para tal coisa. Este é um livro que eu, quiçá, nem queira ler... kkk... francamente... haha! ?

Douglas Finger 08/10/2021minha estante
Otimos questionamentos Renato! Vou começar pelo final: Finnegans Wake é sem sombra de dúvidas o livro mais dificil do Joyce e não esta na minha lista, nem vai entrar! Kkk teria que ler ele em ingles mas, mesmo assim, mto complexo e dificil, acho que nao vale a pena? muito diferente de Ulisses que, apesar das inumeras partes dificeis, da para ler!

Sobre Ulisses oq me fez ler foi,sem duvida, essa odisseia da vida cotidiana, e tambem a questao da linguagem e suas inumeras mutações ao longo do livro? eu sou apaixonado por linguas estrangeiras de uma maneira geral, entao eu curti muito a traduçao do Galindo, mto impressionante mesmo! Foi um prazer que ora vinha do enredo ora do texto propriamente dito?
Sinceramente eu não achei q fosse acabar o livro, entao essa foi apenas uma consequencia agradavel da leitura. Eu separava no maximo umas 20 paginas por dia pra ler.. nada alem disso. O livro não tem capitulos entao você meio q tem q fazer seu esquema de leitura.. cara, um desafio MESMO!

Sobre a questao de textos para apoiar a leitura, te digo q não usei nenhum? mas isso foi totalmente deliberado da minha parte: queria ter a experiencia da leitura, sem mta informacao adicional.. queria ter a minha propria impressao sobre o livro. Uma experiencia surreal e ao mesmo tempo dadaísta haha mas que eu gostei bastante! Eu li os textos de apoio e explicacoes do paralelo entre a Odisseia e Ulisses depois de ter encerrado a leitura? e, sinceramente, achei interessante mas não é isso q faz a obra ser imensa! Cada ?capitulo? do livro tem a ligacao com um orgao do corpo, uma cor, etc.. tem uma tabela dessa no livro explicando, mas é algo mto dificil de entender? oq eu tenho pra dizer é o seguinte: acho q somente em uma releitura de Ulisses passarei a enxergar essas inumeras particularidades da obra.. essas informacoes iriam apenas aprisionar a minha experiencia, ao invez de enriquece-la.. digo isso pq se você não conseguir achar aquilo q tanto dizem sobre uma determinada parte no corpo do texto, você passa a ficar desanimado pq realmente é dificil e complexo.. nao recomendo textos de apoio antes da leitura, nem mesmo ler nada do autor antes de Ulisses. Pq você logo vai perceber q uma vez só não vai ser o suficiente?
Espero ter respondido algumas coisas e lhe desejo muita força e coragem! Abraçao

re.aforiori 08/10/2021minha estante
Definitivamente, obrigado Douglas por compartilhar suas preciosas experiências de leitura com esta grande obra de Joyce, de forma enriquecida de conteúdo e erudição; de modo que demonstra que você de fato compreendeu ?Ulisses? ? e não apenas o leu, como muitos...

E suas apreciáveis abordagens sobre esta obra, me fizeram trazer o ?Ulisses? para mais perto de mim, por assim dIzer. É que me parecia ser um daqueles livros dos que pensamos ler em ?algum dia?, mas que este ?tal dia? sempre nos parece estar distante...

Agora, já estou pensando em ler ?Ulisses?, daqui uns dois anos. ?? Ainda parece muito, né? Mas antes não tinha a menor ideia de quanto o faria.

Sobre o ?Finnegans Wake?, achei que já estava em sua meta, meu caro... haha! ? Brincadeira! Este aí, sim, creio que seja um livro mais para desafiar o leitor mesmo... kkk...
Até os anglófonos temem ao ?Ulisses? e fogem de ?Finnegans Wake? ? imaginaria eu, então: ?para onde iria com tal livro?? Haha! ?

Abraço, meu caro!

??

Paulo Henrique 13/10/2021minha estante
Eu tinha medo de Guerra e Paz que li esse ano e achei perfeito. Foi uma conquista e tanto e quem sabe mais para frente encaro Ulisses. O Ulisses que encarei foi o da Odisseia, que no caso deram o nome de Odisseu.

Carolina.Gomes 14/10/2021minha estante
Douglas, eu confesso: abandonei essa obra. Me acovardei. Mas ainda vou retomar.

Michela Wakami 14/10/2021minha estante
Carolina!!! Medo!!!!!?????

LisboaPB 14/08/2021

Meu Deus que livro ruim e confuso.
Li mais de 350 páginas e não entendi nada. O autor quis narrar de forma diferente e única mas você se perde por que o que ele escreve não faz sentido nenhum!
Tentei ser paciente mas não da. Você lê e lê mas você não entende nada. Tentei me esforçar mas surte efeito nenhum.
Ah eu pulei e praticamente abandonei. Não da. Sentia que eu perdia tempo lendo uma coisa que nãl agrega em nada.
Há muitos livros com essa temática filosófica e reflexiva que o autor quis trazer como é o caso de A Montanha Mágica que este sim é um excelente livro onde o autor escreve muito bem e nos conduz a refletir perfeitamente.
Este livro pelo amor de Deus. Me desculpe James Joyce. Mas vou morrer sem entender o que você queria trazer neste livro. A gente se vê aí no céu no dia que eu for (espero que seja muito tarde).
Ninguem 13/02/2023minha estante
Tenta daqui uns anos!

Francisco240 30/06/2021

"Taxidermia literaria"; aplicada ao psicológico
Mano... esses foram os 121 dias mais longos do ano! Esse livro é difícil, divertido, complicado...????
O Joyce tem uma peculiaridade ao escrever, ele mistura as palavras, com por exemplo palavras que tem hífen acabam por perder ou mesmo mistura uma frase inteira como isso aqui: contransmagnifiquebraicabruntancialidade. Que lindo, né?
E não posso deixar a melhor passagem do livro de fora: T.N.C.! (TOMA NO ???)
O livro da mesma forma está banhado em um certo lirismo, que pode ir ao cômico em questão de duas frases.
Sem sombra de dúvida é um livro de grande renome de grande peso e que só pode fluir com uma releitura.
Marcinhow 30/06/2021minha estante
Tá de parabéns só por ter enfrentado pela primeira vez, já vejo os trinta anos se aproximando e ainda não desenvolvi coragem pra enfrentar esse calhamaço.

Francisco240 01/07/2021minha estante
Hahahahahahahahahah

Francisco240 01/07/2021minha estante
Não tenha medo! Apenas enfrente ele é vc vai rir muito... kkkkkk

Ramalho 16/06/2021

Só leiam. Hilário!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Arruda 17/05/2021

Não desista.
Excepcional! Consegui ler na segunda tentativa e não me arrependo. Joyce foi um artista quando escreveu Ulysses. Cada capítulo usa estilos diferentes e alguns até inéditos. É necessário uma leitura prévia de Odisseia e de Hamley. Mesmo assim vai ser uma leitura difícil. O importante é não desistir. Já preciso de uma releitura.

Andre 04/05/2021

Uma odisseia
Senti-me como em momentos de flashes ao final do livro. É como se o entendesse em fragmentos, mas sem conseguir significar o todo. Fora isso, a obra é intrigante, de certo ponto maravilhosa inclusive. Dito isso, agora vou atrás de um livro de comentários desta obra. Não queria contaminar minhas impressões com opinião de terceiros, mas agora que o terminei lerei mais sobre ela pela lupa de outros.

Dan 28/03/2021

Difícil
Fez eu me sentir bem burro mas só lê, confia na call
Lala 28/03/2021minha estante
vida de leitores de clássicos resumida em uma frase

Dan 28/03/2021minha estante
KKKKKKK olha esse ano eu tirei pra ler vários clássicos e é isso mesmo

Ninguem 13/02/2023minha estante
Melhor resenha kkkkk

Higor 09/01/2021

"Aprendendo com Nabokov": sobre as perambulações sem rumo e pequenas aventuras em Dublin
Um dos pilares da Literatura, sendo o responsável por consolidar o romance modernista através do fluxo de consciência e de tantos outros métodos tidos como revolucionários e impublicáveis, Ulysses é um livro-base em toda e qualquer boa lista de clássicos da Literatura que se preze, logo, encará-lo é questão tempo.

O problema de Ulysses é que, além de figurar em tais listas, o tijolo de mais de 1000 páginas de James Joyce também é figura carimbada em listas temíveis e desencorajadoras, como Livros mais temíveis, mais difíceis, mais incompreensíveis de se ler, logo, a quantidade de pessoas que não leu Ulysses, mas conhece sua fama, é maior que a que leu e tem algo a pontuar de fato.

Contando em 18 episódios dentro de 3 capítulos - onde cada episódio possui uma técnica de escrita - um dia da vida de Leopold Bloom, o dia de junho de 1904, Ulysses ousa justamente quebrar as fronteiras da narração convencional para contar situações banais, corriqueiras e até monótonas, que fazem parte da vida de cada um de nós. Há momentos em que o personagem vai ao mercado, ou quando vai ao banheiro fazer cocô, ou ainda quando se masturba. Cenas nada emblemáticas, mas que certamente eram tratadas com indiferença pelos escritores, talvez com a ideia de que não há nada de novo ou interessante a se contar a partir daqueles prismas.

Então vem James Joyce, com o pensamento e mundo recém-saídos da Primeira Guerra Mundial, e linhas e pensamentos já se encaixando no que viria a ser a Segunda Guerra, mas não decide escrever sobre tal assunto, que seria o mais comum de se abordar na literatura, principalmente após a Segunda, mas inspirado pelo movimento dadaísta decide ir na contramão do comum e, depois de 7 anos e três países, Suíça, Itália e França, lança um livro que choca a todos justamente por fugir do convencional, do senso comum, mas que, na verdade, parodia e critica tudo o que vinha sendo produzido até então.

Não que relatos de guerra, como Soldados Rasos, ou ficções sobre, como Adeus às armas e Viagem ao fim da noite não sejam válidos; pelo contrário, pois têm seu espaço e respeito na literatura, mas é justamente o fato de ousar, andar na contramão, quebrar todas as barreiras da literatura que fazem com que Ulysses seja o que é de fato. Épico. Imponente. Um Senhor Livro.

Óbvio que há um preço a se pagar para apreciar tal livro. Assim como a escrita deste livro, a leitura é um experimento que nem todos entenderão ou sairão sequer satisfeitos. A jornada é árdua e muitos, a maioria, ficam no caminho, mas o preço de encarar as 1000 páginas e chegar ao fim é impagável.

Não é exagero quando dizem que Joyce recompensa cada esforço. Eu ri, me emocionei, fiquei com raiva, compadecido e frustrado com muitas situações apresentadas na mente de Bloom, mas não sou hipócrita de dizer que entendi tudo do livro. Devo ter entendido uma mísera migalha desse universo gigantesco e que, ao mesmo tempo, se limita a um microcosmo do centro de Dublin. E por conta da dificuldade de entender, eu me empolguei, me frustrei, fiquei indignado, desmotivado, cansado, em vários momentos, mas persisti e estou aqui dizendo que entendi quase nada, mas que adorei a experiência e que preciso fazer releituras. Mais de uma.

Temido por uns e adorado por outros, Ulysses ocupa o respeito que lhe é devido não por acaso. Caótico e intragável de maneira friamente calculada, mostra quando um verdadeiro autor tem a escrita e a literatura em suas mãos.

"Lendo Lições de Literatura" é um projeto baseado no livro 'Lições de Literatura', de Vladimir Nabokov, em que suas aulas da década de 1940 sobre os Grandes Mestres da Europa foram transcritas e compiladas. Para saber mais sobre a lista e conhecer os demais livros, acesse:

site: leiturasedesafios.blogspot.com

Felipe Augusto 30/12/2020

Maravilhoso!!!
Acabando de ler esse clássico da literatura mundial.
Foi uma leitura muito difícil em um ano muito difícil, mas como foi bom conseguir terminar esse livro ainda este ano, tive muitas dificuldades e ler esse livro nem tanto pela quantidade de páginas que são 1112 pág mas pela complexidade foram 339 dias!!!! Mas é maravilhoso o livro não entendi muito do livro com certeza, terei que ler ele novamente mas é sensacional.
Teve momentos que pensei em abandonar a leitura ia ler outros livros mas depois voltava a ler novamente ele.
Fico feliz fechar minhas leituras este ano com essa épica história do James Joyce.

arthur966 16/12/2020

"a vida é muitos dias. esse vai terminar."

li esse livro por Ele sim Ele meu namorado querido stephen dedalus te amo vida. eu já sabia que seria algo bem diferente de tudo que eu já tivesse lido na vida mas pelo amor de deus. entre fluxos de consciência e alucinações e narrações em primeira pessoa e contos e etc etc etc passei o dia mais longo da história da humanidade e confirmei que sim james joyce é deus.
ps faltou stephen dedalus precisava de mais