A Descoberta do Mundo

A Descoberta do Mundo Clarice Lispector

Resenhas - A Descoberta Do Mundo

1 | 2 | 3 | 4

myle 19/04/2024

Foi o primeiro contato que tive com a obra da Clarice (lá em 2018/19).

são textos fáceis de ler. é uma amostra da escrita apaixonante da Clarice e que prende a gente. muito bom.

quero ler de novo qualquer dia desses.

André Costa 08/02/2024

Uma aproximação com a autora
As crônicas de Clarice Lispector permitem criar uma aproximação com o universo subjetivo e intimista dessa autora enigmática. A crônica é um gênero leve, podendo ser considerada um gênero de leitura mais fácil. O processo da crônica é abordar o cotidiano. Nesse caso, temos revelações e novas perspectivas do dia a dia por meio do olhar atento e sensível da Clarice.

"Não entendo. Isso é tão vasto que ultrapassa qualquer entender. Entender é sempre limitado. Mas não entender pode não ter fronteiras. Sinto que sou muito mais completa quando não entendo"

Eliane406 01/01/2024

A poética no cotidiano sendo incorporada
?Clarice é minha inspiração, tenho uma conexão com seus escritos que falam sobre alma e um dos meus estilos favoritos que é o fluxo de consciência. Porém, comecei este livro empacando pelo caminho, sentindo a morosidade que me provocava e aos poucos, páginas e páginas o fim se aproximava e esse sentimento foi-se diluindo, e o desejo é de que nunca termine, só para sentir mais um pouco o prazer de estar no cotidiano do Outro, de imaginar como Clarice escrevia naquele momento, sentada com sua maquina no colo, fumando e tomando café, enquanto divagava o senso comum.

?A Descoberta do Mundo é o que nos acontece todo dia, aos crônicas cabe a tarefa de enxergar os detalhes, a subjetividade que impera nos cantos da vida subordinada a rotina. O livro reúne algumas mensagens, pensamentos e crônicas publicadas no Jornal do Brasil , reunidas de por Paulo Gurgel Valente, de agosto de 1967 a dezembro de 1973. Mesmo com toda relutância que ela tinha em escrever crônica por necessidade, as reflexões eram observações atentas dessa nossa vida louca!!

?"A dificuldade de encontrar, para poder exprimir, aquilo que no entanto está ali, dá uma impressão de cegueira. É quando, então, se pede um café. Não é que o café ajude a encontrar a palavra mas representa um ato histérico-libertador, isto é, um ato gratuito liberta."pag.601

.GABI. 07/12/2023

Sábado
Um costume meu é querer entender tudo a minha volta, Clarice, ironicamente, me fez compreender que, nem tudo tem que ser explicado e, nem tudo há um motivo para acontecer.
Nunca foi fácil ler nada dela, pois, para compreendê-la precisamos desacelerar, assim sua escrita flui e atinge lugares efêmeros nos recônditos da alma.

"Eu disse uma vez que escrever é uma maldição. Não me lembro por que exatamente eu disse, e com sinceridade. Hoje repito: é uma maldição, mas uma maldição que salva".

Carla.Parreira 04/11/2023

A descoberta do mundo (Clarice Lispector)
Melhores trechos: "...Tudo o que escrevo está ligado, pelo menos dentro de mim, à realidade em que vivemos. É possível que este meu lado ainda se fortifique mais algum dia... O senhor já foi estudante e sabe que nem sempre os alunos que tiraram as melhores notas terminam sendo os melhores profissionais, os mais capacitados para resolver na vida real os grandes problemas que existem... O estado de graça é apenas uma pequena abertura para uma terra que é uma espécie de calmo paraíso, mas não é a entrada nele, nem dá o direito de se comer dos frutos de seus pomares. Sai-se do estado de graça com o rosto liso, os olhos abertos e pensativos e, embora não se tenha sorrido, é como se o corpo todo viesse de um sorriso suave. E sai-se melhor criatura do que se entrou. Experimentou-se alguma coisa que parece redimir a condição humana, embora ao mesmo tempo fiquem acentuados os estreitos limites dessa condição. E exatamente porque depois da graça a condição humana se revela na sua pobreza implorante, aprende-se a amar mais, a perdoar mais, a esperar mais. Passa-se a ter uma espécie de confiança no sofrimento e em seus caminhos tantas vezes intoleráveis. Há dias que são tão áridos e desérticos que eu daria anos de minha vida em troca de uns minutos de graça... O contato com o outro ser através da palavra escrita é uma glória. Se me fosse tirada a palavra pela qual tanto luto, eu teria que dançar ou pintar. Alguma forma de comunicação com o mundo eu daria um jeito de ter. E escrever é um divinizador do ser humano... As pessoas que falam de minha inteligência estão na verdade confundindo inteligência com o que chamarei agora de sensibilidade inteligente. Esta, sim, várias vezes tive e tenho... Não sacrifique o dia de hoje pelo de amanhã. Se você se sente infeliz agora, tome alguma providência agora, pois só na sequência dos agoras é que você existe. Cada um de nós, aliás, fazendo um exame de consciência, lembra-se pelo menos de vários agoras que foram perdidos e que não voltarão mais. Há momentos na vida que o arrepemdimento de não ter tido ou não ter sido ou não ter resolvido ou não ter aceito, há momentos na vida em que o arrependimento é profundo como uma dor profunda..."

joolivis 08/10/2023

Clarice por clarice
"A vida me fez de vez em quando pertencer, como se fosse para me dar a medida do que eu perco não pertencendo. E então eu soube: pertencer é viver."

As crônicas publicadas no Jornal Brasil são quase uma viagem pela pessoa de Clarice: elas são pessoais e abarcam tudo, da rotina à reflexões filosóficas poderosas.

Entramos na rotina, nas relações, nas questões familiares, na infância, nas viagens, nas conversas. E, de certo modo, isso é mágico. Conhecer umas das maiores lendas da literatura brasileira de maneira íntima.

Crônica não é exatamente um tipo de leitura que sou habituado e, devo dizer, por mais que a escrita de Clarice seja divina, certos pontos, rotineiros e ordinários, foram-me um pouco arrastados.

Porém, isso não tira a qualidade da obra. continua sendo um livro sensacional!

Daiane316 14/08/2023

Um livro para ler toda vida
A descoberta do mundo é um compilado de crônicas, em ordem cronológica de quando Clarice escrevia para o Jornal do Brasil. A leitura desses textos são de uma profundez sincera, sensível e hipnotizante., não se encaixam em nenhum gênero literário, pois ultrapassa-os. São conversas íntimas, experiências, sentimentos, um partilhar de dores e boas lembranças com seus leitores.
E já dizia Cazuza, e faço dele as minhas palavras tb, A descoberta do mundo é um alimento diário para alma e o coração. Um deleite.

Antônio 12/07/2023

Clarice duvidava muito da sua própria capacidade de ser uma boa cronista. Se achava pessoal demais as vezes e, em outras, se cobrava para encontrar algo para dizer. Justamente a pessoa que podia escrever sobre qualquer coisa da forma mais linda?
É um livro sobre o cotidiano. Ler e reler um pouquinho dele dia após dia foi uma delícia.

iwhendria 08/07/2023

A descoberta do mundo é um conjunto de crônicas escrito por Clarice Lispector; confesso que a leitura não foi tão prazerosa quanto eu estava esperando porém não é um livro ruim! Talvez crônicas não seja o estilo de livro que eu goste porque sobre a escrita não tenho nada a reclamar. Escrita impecável e com toda certeza lerei mais obras da autora.

Isa.m 16/05/2023

Amar os outros é a única salvação individual que conheço
Toda vez que leio algo da clarice (principalmente obras onde ela traz camadas mais visiveis da propria personalidade, como esta) não tenho so mais um entendimento sobre ela, mas presencio um tipo de descoberta de um "eu" que não conseguiria descrever e ela descreve. nos mulheres meio clarisse lispector *grito da pearl no fundo*

"tenho medo de revelar o quanto preciso e de como sou pobre. Sou, sim. Muito pobre. Só tenho um corpo e uma alma. E preciso de mais do que isso."
"Eu te dou pão e preferes ouro. Eu te dou ouro mas tua fome legítima é de pão."

Davi 15/05/2023

A descoberta do mundo literário de Clarice
"A Descoberta do Mundo" é uma coletânea póstuma de crônicas e textos diversos da aclamada escritora brasileira Clarice Lispector. Publicado em 1984, após sua morte, o livro reúne uma seleção de escritos que abordam uma variedade de temas, refletindo a perspicácia e a sensibilidade característica da autora.

Clarice Lispector é conhecida por sua prosa introspectiva e sua capacidade de explorar a complexidade da condição humana. Em "A Descoberta do Mundo", os leitores têm a oportunidade de se aprofundar ainda mais na mente de Lispector e em sua abordagem única da realidade e da existência.

A obra abrange uma ampla gama de assuntos, desde reflexões filosóficas e meditações sobre a natureza, até questionamentos existenciais e observações do cotidiano. Clarice Lispector explora os estados emocionais, os relacionamentos interpessoais e as experiências que moldam a vida de cada indivíduo.

Uma das características marcantes de "A Descoberta do Mundo" é a forma como Lispector transforma eventos e observações aparentemente banais em momentos de profundidade e transcendência. Sua habilidade em capturar a essência do instante presente e transmitir a intensidade da experiência humana torna seus escritos fascinantes e envolventes.

Além disso, a linguagem única de Clarice Lispector desempenha um papel importante em sua escrita. Suas frases curtas e poéticas, seu estilo fragmentado e sua atenção aos detalhes revelam uma sensibilidade aguda e uma percepção única do mundo ao seu redor.

"A Descoberta do Mundo" oferece uma imersão profunda no universo literário de Clarice Lispector, permitindo que os leitores apreciem sua habilidade em explorar as nuances da existência humana. Cada crônica e texto presente na coletânea revela facetas diferentes da autora, ao mesmo tempo em que se conectam em uma teia de reflexões sobre a vida, a arte e a busca por significado.

Kini 06/05/2023

A visão de Clarice sobre o Mundo
Simplesmente o melhor livro que já li em toda a minha vida. Nesse livro, Clarice o transforma quase em um diário pessoal, com crônicas simples porém complexas produzidas para O Jornal do Brasil. Possui reflexões profundas sobre a vida e críticas sociais bastante relevantes. Simplesmente incrível.

Emerson.Soliz 23/03/2023

Clarice cotidiana
Tentei ler esse livro um pouquinho de cada vez para tentar ter um pouco de Clarice pelo maior número de tempo possível.
Coleção de todas as crônicas de Lispector no Jornal do Brasil de 1967 à 1973, é divertido ver Clarice se aventurando a ser cronista.
Sempre a achei muito misteriosa e foi uma experiência bem legal acompanhar uma espécie de Clarice cotidiana, conversando com Chico, Jobim, Bloch e alguns outros.

Giully 20/03/2023

Um livro que vai muito além de simples objeto, é uma oproximação humana.
Parece que tive um pequeno vislumbre do privilégio que seria compartilhar a vida com a Clarice. Foi como se pudesse conviver com uma pessoa que fala, que se entrega, que queria compartilhar algo comigo, pessoalmente.

1 | 2 | 3 | 4