Lincoln

Lincoln Gore Vidal

Resenhas - Lincoln

lodz 06/04/2023

Ficção que esclarece
Já li diversos livros que tratam da vida do presidente americano ,em todas eles o mito construído em volta de Lincoln não permite ter uma visão clara e realista de sua trajetória.
A obra do polêmico escritor americano, apesar de ser uma obra ficcional, esboça de maneira pragmática o perfil do estadista. Como um bom político, Lincoln era ambicioso, entendia e
praticava com desenvoltura os conchavos imprescindíveis para conseguir governar. Derruba ainda a falácia que conduziu um guerra cujo único objetivo era abolir a escravidão em seu
país. Defensor intransigente da grandeza da nação americana, entendia que sua divisão alteraria seu futuro, e baseado somente neste ponto conduziu um guerra medonha que ceifou
a vida de centenas de milhares.
Partindo de eventos históricos (não há praticamente nenhum personagem no livro que não existiu de fato) Gore Vidal soube dar vida a essas figuras com maestria, mostrando uma capacidade ímpar de unir acontecimentos e motivações ,traçando um perfil do mito Lincoln que historiadores afamados, especialistas no assunto não ousaram traçar.

Augusto Stürmer Caye 22/08/2021

Lincoln, a pessoa por trás do mito
Quem gosta de romances históricos deve ler esse livro com urgência. Não é uma biografia, apesar de ser tão precisa, e não é só um romance; é uma verdadeira tentativa de se criar a atmosfera em torno de Lincoln durante sua tarefa mais árdua: a guerra de secessão.

A abolição da escravidão e outros temas debatidos à época são tratados com o pragmatismo político demandado naquele tempo. Muitos fatos e personagens são descritos e relatados à perfeição, uma vez que também fui atrás para averiguar detalhes da história que desconhecia.

Qualquer um que goste de Ken Follett encontrará em Lincoln uma obra tão boa quanto e, na minha opinião, até melhor. Recomendo a leitura aos que gostem de história, política e romances nestes gêneros.

Dávila 30/06/2021

Outro livro sobre Lincoln
E que livro!
Misto de pesquisa histórica e ficção Gore Vidal nos entrega um romanção no tamanho e no estilo.
Intrigas de gabinete, personagens com seu lado humano e contraditório e não tão herois assim.
Aula de literatura e de história tudo junto.
E se vc curte esse gênero vai achar uma delícia.
É de pensar como você respeita acontecimentos verídicos mas ainda assim não abre mão da ficção literária.
Farta pesquisa segundo o autor.
Você vai descobrir coisas extremamente absurdas que foram cogitadas a fim de apaziguar a América (do norte) e terminar a sangrenta guerra civil tb chamada guerra de secessão.