O Colecionador de Lágrimas

O Colecionador de Lágrimas Augusto Cury

Resenhas - O Colecionador de Lágrimas

Mil 03/09/2022

Lágrimas rolaram
Uma leitura muito agradável, que nos faz questionar muitos pontos da história através de outras perspectivas, além de ser uma história de amor, de admiração e de companheirismo.

Vidinep 14/01/2023

Esse livro é incrível, facinante, me prendeu do início ao fim. É como uma volta na história, trazendo fatos e acontecimentos super interessantes. Uma mistura de acontecimentos históricos com o presente muito louco.
Foi um dos primeiros livros que li, me fazendo ter gosto por leitura. Procurei muito a continuação dele mas nunca achei.

Vanuza 13/01/2023

O julgamento eterno contra Hitler
Hitler se eternizou na história da humanidade como ?o pior ser humano?, a recém criada ONU (período pós guerra) se encarregou de cuidar dos familiares dele para que não houvesse hereditariedade Hitler e mais uma vez o Planeta sofrer tanto quanto na Segunda Guerra Mundial. Contudo, quem foi Hitler antes de se tornar o ditador, antes de ser derrotado na Primeira Guerra Mundial? Quem foi o jovem Adolf? É aqui que Augusto Cury nos traz para os traumas que esse ser humano viveu e que possivelmente desencadearam na psiquê do fuher.
Será que conhecendo o pequeno Adolf você o condenaria?

Sabrina 20/01/2016

Uma viagem no tempo e mais do que uma aula de história com alto teor reflexivo!
a leitura do Colecionador de Lágrimas me mostrou o quanto esse autor contemporâneo possui uma escrita leve e reflexiva, navegando por temas complexos e (apesar desse livro falar sobre o nazismo) extremamente atuais.

Júlio Verne, professor de história, especialista em 2ª Guerra Mundial, que largou a carreira de psicólogo e sua esposa Katharine, psicóloga social, vivem terríveis episódios do que mais parecem ser "alucinações", que são advindas da vida de Júlio, por sua luta pelos direitos humanos e por suas aulas que objetivam a autonomia crítica de seus alunos. Ele explora a personalidade e o psicológico de Hitler, suas estratégias como o uso da palavra dita e as condições da Alemanha pós- Primeira Guerra, que foram importantes para a aceitação de um estrangeiro com teses nazistas no comando.

O livro possui um auto teor reflexivo, pois, chama o leitor a procurar condições parecidas em nossa sociedade para aceitar novamente tais condições. O resultado dessa reflexão foi impressionante!

site: www.gemeasporumacaso.com
Kemmy 21/01/2016minha estante
Li este livro por duas vezes seguidas, pois realmente sou atraída a esse tipo de leitura, que fala de temas críticos mas de forma leve e digerível.
Recomendo

Benja.Vasques 28/12/2022

Um professor um pai um louco?
Este professor super esforçado didático do nada,na vista de muitos perde o juizo a ter sonhos se dizendo ser algo maior que é .Intrigas acontecem quase perde pessoas importantes,do meio pro fim se descobre que ele não era louco e que de fato tem uma extraordinária em sua volta como resolver algo que nem tem solução real,abandono,sem salário?, morar escondido, saudações e visões a perseguição pelo saber deste professor levar ele a loucuras insustentável e ao mesmo tempo se torna aceitável com as descobertas.

Denny Messoliver 26/02/2016

Surpreendente
Para quem, assim como eu, gosta do assunto 2ª Guerra Mundial, então esse livro tem que fazer parte da sua coleção, de forma surpreendente, o autor faz uma análise sobre a personalidade de Adolf Hitler, e o que o levou ao maior genocídio da história da humanidade.
De forma lúdica, Augusto remonta a cena da segunda guerra, sobre as luzes sempre sombrias da Alemanha Nazista e o Holocausto.
Incrível!

Julio 25/04/2016

Opinião
Muito bom livro, uma ficção e tanto, além de uma aula de história sobre o holocausto.

Guilherme.Rodrigues 16/02/2023

Uma viagem a história.
O livro é muito bom, te põe na pele de como era a Alemanha Nazista e para NUNCA MAIS SE REPETIR essa atrocidade na nossa história!

Yulia.lu 29/04/2023

Magnífico
A primeira página já foi o suficiente para me prender ao livro, juro.
Esse foi o meu primeiro contato com o Augusto Cury e não poderia ter sido melhor; a história é extremamente envolvente e a primeira parte da obra tem um tom muito reflexivo e informativo, nestas páginas eu fiquei chocada, pois pensei que já tinha um bom conhecimento sobre a Segunda Guerra e sobre Hitler, mas, na verdade, o buraco é mais embaixo, e a construção do professor Júlio Verne com todas aquelas palestras falando sobre o psiquismo do H. e dos nazistas e sobre uma sociedade em crise e a falta de um pensamento crítico são tópicos, infelizmente, ainda contemporâneos.
Bem perto do final é que a ficção começa a tomar gosto, e eu amo tudo o que envolve viagem no tempo, no entanto, é um pouco escasso a abordagem do tema e, para mim, foi a parte mais chatinha do livro, que mesmo assim eu ainda amei.

Martha 03/11/2021

Bom e ruim!
A parte histórica e psíquica de Hitler narradas no livro são incríveis e me despertaram a curiosidade para vários pontos que eu não imaginava ou poderia pensar. Por ser um assunto que eu gosto de ler (apesar das dores) fui ?transportada? várias vezes para aquele período da história e isso sempre é fantástico para mim?

Por outro lado? a narrativa perdida e meio fantasiosa me irritaram profundamente ao longo do livro. Fora a parte histórica, nada me ganhou ou convenceu na narrativa! O que é triste pq eu admiro muito o autor!

Ainda não sei se vou querer ler a segunda parte. Se vai me trazer algum alívio a conclusão do romance? mas valeu a leitura!

Rodrigo Vasconcellos 19/08/2017

Livro - O Colecionador de Lágrimas | Augusto Cury
O autor Augusto Cury, acredito, sempre foi um escritor que se comunicava através de seus livros apenas com pessoas com nível de inteligência mais elevado, principalmente pela cultura de palavras menos populares que havia em suas páginas. No entanto, de uns tempos para cá um novo formato para expôr suas ideias e conceitos ganhou forma e assim alguns livros incríveis foram produzidos cuidadosamente para alcançar milhares de pessoas, curiosas por querer entender o que se passa na cabeça de um personagem.

O Colecionador de Lágrimas é um exemplo perfeito para demonstrar esse novo conceito. Cury escolheu um exemplo popular, porém odiado pelos povos, em que através de seus estudos psiquiátricos e psicológicos adentra na mente do escolhido para tentar entender cada passo ou pensamento que o personagem idealizou. O escolhido foi Aldolf Hitler.

Estamos treinados para ver apenas pontos positivos e negativos em toda e qualquer situação, mas neste caso, Cury leva o leitor para novas hipóteses que antes eram ocultas. Desta forma, cada parágrafo e cada página se tornam mais interessantes e deixam o leitor ansioso para prosseguir a leitura e descobrir outros fatos sobre o mais terrível homem do século XX.

Eu que sou um apaixonado por todos os fatos que envolve a II Guerra Mundial amei o livro, pois na maioria dos casos, vejo que escritores e historiadores são inquietos críticos do nazismo e de Hitler, sem mesmo procurar entender a razão de tudo o que aconteceu, mas um psiquiatra foi capaz de adentrar na mente deste "monstro" e mostrar para o leitor razões inquestionáveis de pertubação, contrariedade e tantos outros sentimentos que mesmo Hitler sentia, porque antes de tudo ele era humano.

Percebo que a sociedade está doente. As pessoas estão doentes. O século XXI é a era das doenças e do "mimcentrismo" em que tudo deve vir à mim, todos devem olhar para mim, onde eu sou o centro e as demais pessoas são expectadoras do meu teatro. E isto está errado.

Indico a leitura deste livro à todos sem exceção, não importando se gostam de guerra, história, política ou futebol. Aprender a conhecer o interior de uma pessoa se baseando pela história de vida dela torna tudo mais fácil de entender suas próprias razões, eximindo o julgamento feito sem argumentos concretos, mas não que isto redime a culpa pelos erros, de forma alguma. No caso de Hitler todo o massacre a judeus, homossexuais e outros foi um desgosto para toda a humanidade, e claro, rezo à Deus para que nunca mais apareça uma pessoa que trate um povo inteiro como escória da sociedade, levando ao nível mais baixo que o próprio lixo.

Após a leitura, tenho certeza que sua visão sobre a II Guerra Mundial e o povo alemão irá sofrer alguma mudança. E assim que ler comente no post sua percepção de leitura e o que mais gostou!

Quer saber minha opinião sobre algum livro? Quer me enviar algum livro para leitura e postar uma resenha? Mande uma mensagem para meu email r.drigo.vasconcellos@gmail.com ou me mande uma mensagem via WhatsApp (11) 98361-6059.

Leia mais, leia sempre!

site: http://minhaestante-rodrigovasconcellos.blogspot.com.br/2017/08/livro-o-colecionador-de-lagrimas.html
Marcelo Clímaco 20/08/2018minha estante
Parabéns Rodrigo pela resenha, ponderado em suas colocações e preciso na essência dos detalhes no tocante ao tema. Resenhas assim, ajudam bastante o leitor a se munir de informações as quais agregam valores na hora da escolha de um livro. Por essa razão eu acho de extrema importância os leitores em geral dedicarem um momento do seu tempo para contribuírem com uma breve resenha, um simples comentário a respeito da sua experiência com um determinado livro, pois esse gesto colabora de forma muito significativa para demais interessados a formular melhor uma ideia a respeito de uma obra e de seu respectivo autor.

Mari614 17/02/2021

Vale a pena
O Colecionador de Lágrimas // Augusto Cury // Editora Planeta
“Havia alunos, inclusive de universidades de outros países, que acreditavam que Auschwitz não existiu, nunca tinham penetrado em águas profundas da história. A ignorância fazia com que os gravíssimos erros cometidos pelas sociedades modernas deixassem de ser pedagógicos para prevenir novas atrocidades no futuro.”
Júlio Verne é um professor universitário especialista em segunda guerra, ele tem como foco o nazismo, desfruta de uma tranquilidade ao lado de sua esposa Kate. Até que começa a ter tenebrosos pesadelos, neles Júlio tornasse testemunha ocular de todas as atrocidades cometida pela SS. À frequência de seus pesadelos aumenta, ele já não consegue dormir, anda perturbado e começa a colocar sua saúde mental à prova.
Augusto Cury, conhecido por seus livros de autoajuda conseguiu desenvolver uma trama deveras emocionante. Confesso que a história narrada em si deixa furos, coisa que ele compensa com os dados históricos e a riqueza de detalhes. Quando ele aborda o psique de Hitler, suas ações sua vida e quem ele de fato foi é incrível, ao contrário da maioria ele não coloca Adolf como uma mente brilhante, ele o coloca como um homem ruim, com pensamentos insanos e um grande poder de persuasão, o que tinha a estratégia que uma nação precisava ouvir.
Quando ele descreve acontecimentos de dentro doa campos de concentração seu cuidado e sensibilidade e ímpar, ele não romantiza a segunda guerra como muitos escritores tentam fazer. Ele realmente utiliza os dados históricos os fatos.
Já logo em sua introdução ele deixa claro que o principal intuito de seu livro é que o Holocausto nunca mais se repita, que as novas gerações não se achem superiores, que nenhuma mente doentia e insana manipule um povo e comenta um genocídio.
Vivemos um episodio da história onde tentam deturpar os fatos, em 2020 mesmo tivemos um ministro da cultura Roberto Alvim reproduzindo propaganda nazista em rede de televisão, têm também os relutantes a reconhecer a ditadura militar em nosso país, aqueles que fazem discurso de ódio e estão com o poder.
Quando olhamos para o Holocausto devemos temer, pessoas como Hitler se manifestam todos os dias, mas um povo que reconhece seu passado, sua história e seus erros são menos propensos a serem novamente manipulados.

site: https://leitorespeculiaress.blogspot.com/2021/01/bloody-moon-tomo-i-vitor-silos.html

Will 03/01/2018

Comecei a ler a história sem ter me informado muito sobre o enredo do livro. Porém, aos poucos eu fui sendo levado pela ação e o drama da narrativa, no final eu simplesmente amei a obra fiquei até supreso por chegar na última página e saber que tem continuação. Não vejo a hora de ler os futuros acontecimentos de Júlio Verne (protagonista).
Enfim, é um ótimo livro que aborda as atrocidades do nazismo, a alienação das pessoas diante o conhecimento, liberdade expressão, complexidade da mente humana e viagem no tempo, elemento esse que da uma verdadeira ação a obra. É muito bom! Recomendo

Jaque.Vitor 25/01/2018

Que sacanagem
A primeira vez q eu li o Augusto Cury eu amei depois que eu li outro livros dele eu vi como ele é repetitivo e previsível, ele começa todos os livros exaltando o personagem principal como um cara super inteligente de um QI super elevado um alguém de sucesso e com vários livros publicados mas é tão óbvio que ele está querendo falar dele mesmo. Sério que precisa mesmo ficar se exaltando dessa forma tão arrogante e repetitiva toda vez?! Quando passei por esse começo super chato que me fez revirar os olhos várias vezes eu li q esse livro na verdade é só aulas de história, basicamente é isso. Como se os alunos agissem desse jeito que ele mostra no livro ( eu não sei q tipo de escola perfeita q ele frequenta mas esse tipo de aula onde os alunos perguntam, discutem, levam tiro pelo professor e ainda gostam dele, isso com certeza é muito imaginário) aí ele tenta fazer um tipo de suspense pra história não ficar chata mas este tbm é tão previsível que não adianta nada. O final fica corrido e só depois de ler o fim eu vi que é só o volume 1 mas sinceramente acho que prefiro ficar sem saber o final da história do q ler outro livro desse