O homem da areia

O homem da areia E. T. A. Hoffmann

Resenhas - O homem de areia

Juliane4 01/12/2023

O conto aborda temas como a linha tênue entre a realidade e a fantasia, o impacto das experiências traumáticas na psique humana e a paranoia. Recomendo que assistam a resenha feita pelo Yuri do canal Livrada no youtube.

l4ris.duartt18 15/04/2023

Tô assim ??¿¿¿
Não gostei mt do livro pq é mt coisado, sei lá. Começou com uma história e dps já tava em outra coisa, não entendi nada. No começo eu n entendi nada, no final parecia que tava no começo ?????
Estrella â 19/04/2023minha estante
Oxi, eu ia ler esse livro boy, que bom que não perdi tempo ?

l4ris.duartt18 25/04/2023minha estante
assim né, vai de pessoa pra pessoa, eu não gostei pq é mt coisado mas pode ser q tu goste

Matheus.Lamec 08/12/2022

Começa bem, mas termina regular...
O conto começa muito bem. Me peguei gostando de tudo nele. Mas na metade veia outra coisa e me desapegue muito a história. Mas ainda assim o livro continuava muito bom. E o final foi um pouco previsível, porém muito bom.

Carol 24/04/2021

Impressões da Carol
E-book: O Homem da Areia {1817}
Autor: E.T.A. Hoffmann {Alemanha, 1776-1822}
Tradutor: Ary Quintella
Editora: Rocco
88p.

E.T.A. Hoffmann se filia ao romantismo alemão e é um dos autores mais influentes, quando o assunto é o Fantástico. O que seria de Edgar Allan Poe, Gógol, Baudelaire, Dostoiévski, Kafka, para citar alguns, sem o macabro e o insólito de Hoffmann?

O Fantástico, segundo Todorov {1939}, é caracterizado pela incerteza, pela hesitação do leitor, entre o que é real e o que é imaginário. Se o leitor chega a uma decisão, o Fantástico cede espaço a dois gêneros vizinhos: o Estranho, quando as leis que regem nosso mundo bastam para explicar os fenômenos narrados e o Maravilhoso, quando novas leis da natureza precisam ser admitidas para tal.

Um beijo para o maravilhoso @leituras.perifericas com quem aprendi a lição direitinho.

A novela "O Homem da Areia" se inicia com uma troca de cartas entre o protagonista Natanael e seu amigo Lotar, irmão de Clara, sua noiva. É por meio dessa correspondência que o leitor descobre que Natanael é atormentado por dois fantasmas.

O primeiro é uma memória de infância, o temível Homem da Areia, do título. Um monstro que joga areia nos olhos das crianças desobedientes, que se negam a dormir cedo, cegando-as. Pausa para agradecer a minha mãe que me poupou dessa fábula tétrica e evitou um belo trauma.

O segundo é um velho conhecido, com quem o pai de Natanael praticava alquimia, um homem estranho chamado Coppelius. Por conta de um acidente, Natanael vai associar a figura de Coppelius ao Homem da Areia. Terá razão nosso atormentado protagonista ou tudo não passará de um delírio?

Paro por aqui porque "O Homem da Areia" é dessas novelas imperdíveis, cheia de imagens marcantes (quem se esquece da cena do autômato?) e discussões que ultrapassam o escopo literário.

Um exemplo, no livro "O Estranho", de 1919, a partir das leituras de "O homem da areia" e "Édipo-Rei", de Sófocles, Freud estabelece a ligação entre o complexo da castração e o medo de perder os olhos e a visão. É a literatura fantástica invadindo a psicanálise.

"O Homem da Areia" está disponível no Kindle Unlimited.

Arlan.Arnor 25/11/2018

Ótimo livro
O conto O homem da areia é, sem dúvida, um dos melhores contos que eu já li. Para estudantes do comportamento humano, principalmente da psicologia, é um prato cheio.

Wagner 24/10/2014

... QUE JORROU DE SEU CORAÇÃO...

(...) Se anteriormente, como pintor audacioso, você tivesse esboçado com grandes traços atrevidos os contornos de sua visão interior, seria fácil, então, ir acrescentando cores cada vez mais quentes, e a multidão de formas diversas entusiasmaria seus amigos, que se veriam, como você mesmo, retratados no quadro que jorrou de seu coração(...)

In: HOFFMANN. E.T.A. O homem de areia. Rio de Janeiro: Rocco