Shine

Shine Lauren Myracle

Resenhas - Shine

Biah @garotapaidegua 16/06/2012

Nota 5!
* A leitura foi feita em inglês quando o livro ainda não havia sido lançado no Brasil, e a resenha postada na coluna Quinta Em Outra Língua do blog Garota Pai D'égua

O principal motivo para eu dar uma segunda olhada em Shine foi sua capa. Linda e chamativa, mas não de um modo exagerado. Seu título não chama atenção, pelo menos não a minha. Mas quando eu li a sinopse foi que eu realmente decidi comprá-lo, com a vantagem da capa linda. Trata de um tema polêmico: o preconceito contra os homossexuais. E eu adoro livros que abordam temas do tipo.

Black Creek é um cidade pequena e afastada, onde todo mundo se conhece e as opções de amizade não são muitas. É daquelas cidades em que as pessoas são super conservadoras e religiosas, e o que é diferente é muitas vezes rejeitado. É o que acontece com Patrick, que desde cedo sabia ser homossexual, e nunca escondeu isso de ninguém. Para as pessoas da cidade ele era quase digno de pena, já que saiu dos caminhos certos de Deus, e blá blá blá.

Quando Patrick é atacado, Cat sente como se nem todos os esforços estivessem sendo feitos para achar 'o' ou 'os' culpados pelo crime. É como alguns comentários que ela ouve, sobre gays sempre receberem o que merecem, como se Patrick tivesse merecido ser espancado somente por ser gay, o que é um total absurdo. Por isso mesmo ela decide prosseguir com a investigação por conta própria, e para ajudar Patrick terá que superar seus medos em relação à muitas coisas, inclusive seu passado.

Eu amo livros que tratam de temas polêmicos e que mexem com você lá no mais intimo do ser. Shine trata de um assunto muito delicado: o preconceito contras as pessoas que são homossexuais, mas mais que isso, fala também da HIPOCRISIA. Hipocrisia por parte das pessoas super crentes em Deus, mas que pensam que o garoto mereceu ser espancado só por ser diferente do que eles acham correto.

É uma leitura muito comovente. A escrita da Lauren torna tudo muito real. Ela demonstrou um enorme talento ao falar da forma como falou desse assunto. É revoltante as atitudes das pessoas nesse livro, e tenho certeza de que foi esse sentimento de revolta contra o preconceito que ela quis transmitir! Eu morri de raiva e chorei igual à Cat. A verdade é que é impossível não se emocionar com a forte amizade entre Cat e Patrick e tudo que ela seria capaz de fazer e superar por ele.

Eu recomendo a leitura à todos, apesar do inglês do livro estar em um nível de médio à difícil. Torçam para ser lançado logo em português!

Lissa - @leiturasdalissa 16/02/2013

Abordagens perfeitas!
Shine é um livro muito bom. Confesso que comprei pela capa e, como a sinopse não é muito reveladora, acabei comprando achando que seria um romance sobrenatural qualquer.
Me surpreendi ao ver a profundidade da abordagem da autora. Preconceito, sexo, drogas, segredos... tudo é muito bem explorado. A narrativa não é das mais brilhantes, mas também não é boba devido aos assuntos que ela descreve. As amarras são super bem feitas. É um livro que te faz pensar sobre a atitude da sociedade e como você pode ajudar as pessoas a terem um pensamento diferente e mais abrangente. Ponto para a editora que, apesar de deslizes na tradução e na digitação, fez uma diagramação muito linda em todo o livro. Achei a conexão passado/presente muito legal, também. Apesar de ser uma adolescente tentando desvendar as motivações de um crime, não há nada de impossível nisso - pelo contrário: tudo é descrito bem próximo da realidade, sem absurdo nenhum. Dei quatro estrelas por dois motivos: o personagem Jason, que achei desnecessário ao criar um romance com a protagonista que, ao meu ver, soou um pouco forçado e o último capítulo no geral, que não foi muito convincente. Uma boa e reflexiva leitura, como um todo, e que também daria uma ótima adaptação cinematográfica no melhor estilo Efeito Borboleta.

Moonlight Books 30/03/2014

Leia esta e outras resenhas no blog Moonlight Books, www.moonlightbooks.net
Black Creek é uma cidade pequena, com pessoas que vivem ali desde sempre e cresceram juntas. Mas pequena mesmo é a mente de seus moradores, que justificam atos ridículos e preconceituosos como justiça de Deus. Ali existem segredos e impunidade, um diretamente ligado ao outro, é uma comunidade reservada, onde fechar os olhos e varrer a sujeira para debaixo do tapete são atitudes comuns e ir contra isso pode gerar muitos problemas.

O livro começa com uma matéria de jornal, que relata a agressão sofrida por Patrick em seu local de trabalho, tudo por causa de sua opção sexual. Patrick é gay, e num lugar de gente limitada, ele é como um gorila solto na cidade, algo que assusta e incomoda, como se ele fosse uma aberração. O rapaz fica em coma, e desperta em Cat um sentimento de culpa, já que um dia eles foram amigos inseparáveis, mas depois ela se afastou e o deixou para trás. Ela acredita que se estivesse lá poderia ter impedido, e por isso decide que vai se redimir, que vai descobrir quem fez aquilo com ele.

É a motivação da garota que conduz a trama e a partir daí vamos conhecer realmente a alma daquela cidade e de seus moradores. Um clima de suspense paira no ar, tanto Cat quanto o leitor tentam descobrir quem fez aquilo com Patrick. E não é só isso, vamos poder também entender o que levou a garota a afastar-se do amigo, não só dele, mas de todos. Cat há três anos vive isolada e com medo, sem viver a vida.

Não é difícil entender pelo que ela passou, e claro que foi algo que ficou debaixo do tapete e posso dizer o quanto isso me deixou revoltada, na verdade Black Creek é revoltante, eu imagino o quanto deve ser triste viver em um lugar como aquele, porque mesmo sendo uma obra de ficção, retrata um lugar muito real, ou seja, existem pessoas por aí vivendo a mesma situação aterradora de Cat e Patrick.

site: Leia o restante da resenha aqui, http://www.moonlightbooks.net/2014/02/resenha-shine.html

Leo - Blog Livreiro. 17/08/2020

Livro que trata de questões fortes
A narrativa tem sobre seus principais pontos a busca de uma amiga pela solução de um crime de ódio cometido contra seu ex-melhor amigo. Isso é, ela age de forma incisiva no caso por culpa, por acreditar que de alguma forma ela causou aquilo. A trama se desenvolve com algumas lembranças que se mesclam ao presente para elucidar os acontecimentos. Aos poucos vamos descobrindo a natureza dos personagens e isso é feito de forma clara e subjetiva, seguindo as emoções da protagonista.

Muitas questões são postas em jogo: a amizade, o preconceito, sobretudo a homofobia. Mas também, o machismo, racismo e outros problemas evidenciados em sociedades conservadoras. E o palco para tudo isso é uma pequena cidade no interior da Carolina do Norte, EUA. Outros debates fortes na história são sobre a influência das armas e das drogas na adolescência e como a falta de estrutura familiar desencadeia essas questões.

Além disso, há sempre um paradoxo entre os dogmas cristãos que estão envoltos na narrativa, mostrando os erros e acertos dos discursos religiosos na vida das pessoas. Servindo, muitas vezes de referências de ações que podem mudar essa perspectiva, sendo evidenciadas em alguns personagens. Essa miscelania de questões trazem ao leitor algumas reflexões sobre coisas que vivenciamos em nossa sociedade. E que podem ser repensadas.

Por fim, a leitura, apesar de tratar de assuntos sérios e relevantes, pode ser considerada leve e instigante. De fácil assimilação. Sendo um dos únicos defeitos, a tradução de alguns termos na versão em português. Vale ressaltar a beleza do livro, algo que não deixa a desejar.

Juh flor 16/11/2020

É bom, e profundo
O livro trata sobre diversas coisas que podem dar gatilho, como o abuso sexual e outras coisas. A história se passa do ponto de perspectiva da personagem principal, a Cat. Seu amigo sofreu um crime de homofobia e, prestes a morrer, Cat decide descobrir a qualquer custo quem fez essa atrocidade à ele, como uma forma de se redimir por ter ?abandonado? seu amigo (não falarei o motivo pois é spoiler, porém após esse lance ela evitava ele, até parar de falar com ele). O livro ainda não envolve só abuso e homofobia, como até questões de vícios em drogas, depressão, a extrema intolerância religiosa frente à certos assuntos e até mesmo prostituição. Eu recomendo, e fiquei surpresa no final, porém tomem cuidado por causa dos gatilhos.

Naty 08/06/2012

www.meninadabahia.com.br

Eu tinha feito uma promessa para Patrick,
para Mãezinha e para Deus e iria mantê-la.
Pág. 59

Um garoto, Patrick, é brutalmente atacado e vai parar em coma num hospital. A polícia não conseguiu descobrir uma pista sequer do homem violento, acreditam que um grupo de forasteiros homofóbicos o atacou (Patrick é homossexual), mas Cat (sua melhor amiga) sabe que quem fez isso foi alguém da cidade. Ou melhor, do pequeno grupinho deles.

O problema é que Cat tem seus problemas e acabou se trancando em um casulo de autoproteção mas, para ajudar Patrick, ela precisa sair dessa casca e enfrentar a vida. Cat tem dezesseis anos, ela precisa se decidir: continuar isolada de tudo e todos, ou tomar uma decisão para ajudar seu melhor amigo.

O conhecimento era mais poderoso do que o medo. O amor mais forte do que o ódio.
Pág. 241

Ela toma a decisão de ajudá-lo, que não é a melhor, pois irá mexer onde não deve, conversar com quem não deve e colocar sua própria vida em risco. Durante sua investigação particular, conhece Jason, que era amigo de Patrick. Jason era lindo e quando sorria, Cat se esquecia de tudo (Não se engane, não é um livro com um romance fofinho, mas Jason chega perto).

A cidade é permeada de maus elementos. Drogados, viciados até a alma em metanfetamina, pedófilos, estupradores... E é aqui que a capa traduz toda a história. Uma pequena cidade, malmente povoada (menos de 800 habitantes). Uma cidade estéril, recheada de habitantes secos e vazios e Cat, a única pessoa ‘decente’ da cidade que está desabrochando (como a magnólia da capa original e não a rosa da capa nacional) e irá brilhar, por isso também o título.

Os personagens não são bem descritos. É praticamente um monólogo de Cat. A polícia não consegue descobrir quem atacou Patrick, mas Cat - em todos os seus 16 anos de vida - descobre tudo. Enfrenta todos e vai até o local do tráfico tirar perguntas do chefão.

Não gostei muito de Shine, de Lauren Myracle (Pandorga, 319 páginas, R$ 34,90). Não senti nada, nem raiva pela situação, desprezo, não me emocionei e nem ri. Foi uma leitura totalmente apática. Sinceramente, a melhor parte do livro foram os agradecimentos finais. Comecei a leitura com a expectativa totalmente em alta – por conta da cotação na Amazon - e talvez por isso minha decepção.

Dê uma olhadinha na cotação, http://www.amazon.com/Shine-Lauren-Myracle/product-reviews/0810984172/ref=dp_top_cm_cr_acr_txt?ie=UTF8&showViewpoints=1 - e se gostar -, compre o livro, mas não esqueça de voltar aqui e me conte o que achou, combinado?

ThaisTuresso 27/10/2012

"Shine" é lindo e comovente. A narrativa não é complexa, porém exige dedicação e atenção do leitor, que só assim poderá entender a complexidade da história e dos envolvidos de um crime de preconceito e brutalidade. Não espere um romance arrebatador, a autora escreveu como base em um drama, então o livro está mais para este gênero do que o outro. O grande sucesso deste livro encontra-se na sua capacidade de emocionar, de entreter e de tornar o momento da procura do culpado alucinante.

Durante toda a leitura, eu esperava que o mistério logo se solucionasse e que, o protagonista ressurgisse para esclarecer o culpado, mas a protagonista tornou-se excepcionalmente uma garota de dezesseis anos, que tenta à todo custo reparar seu erro de ter abandonado o melhor amigo, descobrindo quem tentou matá-lo.

É um livro que desvenda preconceitos, abre novos horizontes e conduz seus leitores para uma dinâmica de autoconhecimento e descobertas. Seus personagens não são aprofundados no enredo, temos um conhecimento maior apenas de Cat, os outros são apenas personagens secundários que estiveram na trama apenas para aparecer um culpado, mesmo assim, a descoberta final é assustadora.

Muitos poderão não apreciar a obra pelo gênero mais dramático, mas como mencionei anteriormente, a grande questão trabalhada no livro é sem dúvida o preconceito, as drogas e seus efeitos e toda a opinião de uma sociedade, que traduz em palavras até onde o ódio por uma decisão pode chegar. A beleza maior do livro encontra-se indubitavelmente na reflexão e na mensagem que deixa aos seus leitores.

A capa parece ser não atrativa em relação à original, mas ela é linda fisicamente, a diagramação é impecável, onde cada capítulo conta com personalização em relação à capa, nota dez!

Duda Mel @epifania_literaria 23/02/2017

Violência e preconceito
De fato, a sinopse diz muito sobre o livro. Patrick, o rapaz surrado, é homossexual e isso trás a ideia de que o ocorrido foi um crime de ódio.
Cat, a garota da sinopse e narradora da história, sente-se imensamente culpada por ter se afastado do amigo anos antes. Assim, enganja numa busca para descobrir o que de fato aconteceu com ele, descobrindo os horrores da população da pequena cidade movida em comércio de metanfetamina e enorme preconceito.
Ao meio da história você nota que a protagonista acaba por ser leiga demais a realidade e as mudanças que aconteceram desde seu causo há três anos.
Para quem já leu Morte Súbita da J.K.Rowling terá mais ou menos uma noção do que se trata o livro. É forte e intrigante. A leitura não é ruim, mas para muitos considerada pesada por envolver a parte feia da realidade. Tiveram momentos que eu simplesmente o fechei e dei um surto básico com enorme raiva de certos personagens e sua incapacidade. O fato de não fazer nada já foi motivo para querer socá-los! (Okay! Mas se for ler, sugiro que respire fundo para terminar). Não é um livro romântico onde a estada do casal é o foco. Talvez até dramático, mas num todo, onde o primeiro sinal de romance acontece quase na página duzentos (isso devido a um elogio aos olhos de Cat).
No início foi um tanto monótono, entretanto quando se enganja mesmo nas descobertas, qualquer um que descubra dez páginas antes quem seria o possível agressor e namorado de Patrick (leve spoiler) agradecerá as temporadas de NCIS, CSI e Criminal Minds por ter lhes formado grandes detetives. O final em si foi pouco mais agitado, ou talvez tenha sido eu acelerando a leitura por curiosidade, mas então é possível entender melhor tudo que levou tal personagem a fazer aquilo.
Daniella.Leite 21/04/2017minha estante
Comecei e dei uma parada por compreender que o romance se tratava de um típico caso de cidade pequena... o neto da "dona" da cidade não ser punido... mas a despeito desse seu leve spoiler, estou começando ater novas perspectivas... rsrsrs! Vou tentar!

Duda Mel @epifania_literaria 23/04/2017minha estante
Essa leitura foi bem lenta para mim até, pelo menos em relação ao que eu imaginava. Mas num contexto total, é possível ver que tem todo uma ideia de mudança na cabeça de Cat, mas nada que seja revolucionário, o que faz valer pelas suas raízes. Sofri, praguejei, quis mandar os personagens para aquele lugar (alguns), mas no final as coisas se mostraram e você consegue entender os "motivos".

Ane 12/03/2021

Até que não foi ruim
Demorei um pouco pra ler, fiquei com um certo medinho no começo, mas até que consegui ler rápido

Cris 08/02/2022

Patrick um garoto que foi espancado brutalmente em seu local de trabalho, cat sua amiga de infância tenta desvendar esse mistério ja que o xerife da cidade nao tem sucesso com a investigação, e ao longo dos livros ela enfrenta seu colegas e a si mesmo para conseguir descobrir.
Um livro de mistério e investigação não é bem o meu tipo mas confesso que ele tem uma história bem legal e deixa a gente curioso, mas pra mim ele tem uma enrolação bem grande, quando chega no meio do livro bate um desânimo mas no final fica tudo interessante quando vêm a tona o caso.

Brenda 05/03/2023

O livro superou minhas expectativas, achei que ia ser tedioso, mas a raiva da protagonista contra a pessoa que machucou o amigo dela me fez terminar esse livro, embora eu preferisse que a verdade fosse exposta, fiquei satisfeita com o final.

Rayssa Hinata 09/02/2019

Um livro... Ok
Antes de falar da história em si, gostaria de dizer que os erros na tradução deste livro me deixaram um tanto encabulada. Coisas básicas como troca de pronomes femininos por masculinos. "Ele disse" mas quem estava falando era uma menina ou, "Eu pedalava tão rápido que me meus músculos ardiam" Me meus? Há vários outros erros bobos semelhantes durante o livro, não é muito relevante mas achei importante pontuar isso de alguma forma.
Sobre a história em si, achei boa. Legal e tal mas não me impressionou. Há momentos, lá pro final do livro, depois das primeiras 200 páginas, em que há certas revelações interessantes mas nada que já não fosse previsível. A protagonista é meio lerda, uma pessoa que lê tanto, já viu tantas histórias diferentes, não consegue montar um simples quebra cabeça mesmo tendo todas as peças na mão? Achei fraco. Mas há personagens que eu gostei, Christian, irmão da protagonista, e Jason, ele aparece lá do meio pro final.
De forma geral, gostei do livro mas não foi nada memorável.

Vanessa Colle 03/02/2020

Shine
Nunca vi esse livro ser muito comentado pelas pessoas, mas é um livro maravilhoso, quem gosta de um livro com um pouco de mistério para desvendar um crime contra pessoa, amizade é excelente.... Também contém partes de abuso, preconceito. Mas retrata muito bem o que muitas pessoas passam caladas, e até onde uma amizade é capaz de ir... Livro excelente

Kerolyn Nancy 02/09/2020

Gostei muito
Me surpreendi com a história. Comprei em uma feira de livros... Achei a capa linda e fiquei curiosa e acertei em cheio ao comprar. Chorei, dei risada e quis bater várias vezes na Cat.
Chorei muito no final.