Medo e Delírio em Las Vegas

Medo e Delírio em Las Vegas Hunter S. Thompson

Resenhas - Medo e Delírio em Las Vegas

1 | 2 | 3 | 4

Edme 12/12/2011

Viagem louca, sem precisar sair de casa
A história conta as "presepadas" de um jornalista acompanhado de seu advogado, que são designados a cobrir uma corrida de motos (mint 400) e uma convençaõ de promotores públicos sobre drogas, ambas em las vegas. Porém, o que realmente ocorre é uma viagem regada a muitas drogas, bebida e uma busca pela real motivação do "sonho americano" < que eu ainda não sei, que porra é essa! (vale citar um palavão, pois no livro vc verá quase tds os tipos_)
Rubinho.Meneses 12/12/2011minha estante
Massa... Edme.

O Velho Jack 23/12/2011minha estante
Quero ler esse ai bicho!

Victor 27/10/2009

Escolhi o momento exato para ler este livro. No aeroporto de Houston eu terminava as últimas linhas de "Medo e Delírio em Las Vegas" sabendo que em poucos dias estaria no mesmo lugar onde Hunter Thompson e seu advogado alucinado estiveram ingerindo todo o tipo de drogas e destruindo todo o tipo de matéria há algumas décadas.
Andar pelas ruas de Vegas, perder um dinheiro no Circus Circus, beber umas cervejas no Flamingo Hotel e rodar pela Strip após ler o livro deu um toque histórico à minha viagem. O medo e o delírio fazem parte da atmosfera do lugar, às vezes sufocante, às vezes deslumbrante, e no caso de Thompson, totalmente esquizofrênica.
Babi 25/01/2013minha estante
nossa... nao sabia q tinha livro! vou mto ler!!!

Marker 26/04/2020

Me perguntando se ler no original teria ajudado a não achar chatíssimo.
vagnerassilva 25/03/2021minha estante
Achei bem chatinho tbm, situações extremamente forçadas.

Davi M. 06/01/2009

Textos ótimos, o livro sempre me leva a situações que nunca imaginei. Sou suspeito pra dizer isso, porque sou fã do Dr. Gonzo, mas recomendo demais esse livro! Apesar do aparente escracho pelas situações que ele apresenta, este livro faz pensar e faz você ir além.

seufuviu 01/03/2009

Medo & Delírio
Dentro de um corpo textual invariavelmente gonzo - um chute nos bagos da imparcialidade jornalística da época - visa acabar com a distinção entre autor e sujeito, ficção e não-ficção. Apoiado pelo deslumbrante & contundente cenário presente nas imagens de Ralph Steadman, Thompson rasga as artérias da maga ficção, e chega ao centro do selvagem coração americano. Uma narrativa em primeira pessoa de seu alter ego, Raoul Duke, que viaja até a famosa cidade do jogo para cobrir uma corrida de motocross e uma convenção de promotores públicos sobre drogas, em companhia do bizarro advogado samoano Dr. Gonzo (inspirado no advogado mexicano Oscar Zeta Acosta). Antes da viagem, os dois encheram o porta malas do “TUBARÃO VERMELHO" – seu cadillac - com álcool, maconha, cocaína, LSD, éter, mescalina etc. Inicialmente escrita para a revista Rolling Stones, tornou-se com perfeição o ícone da década das drogas. Thompson se suicidou em 2005, com um tiro de fuzil nas têmporas.

El Cote 06/04/2010

Genial
Foi minha primeira incursão em Thompson e sem dúvida uma das coisas mais intensas e malucas que eu já li. A despeito do cara ser uma completo doido, o livro vai em ritmo de grande reportagem e fica claro o quão Hunter era pirado. Personagens reais fortes e loucuras desmedidas. O estilo de escrita é um show a parte. Obrigatório!

Cadu Simões 04/12/2009

Las Vegas na Cabeça
Hunter Thompson é considerado o pai do jornalismo gonzo, um estilo onde a objetividade dá lugar a subjetividade e a parcialidade do autor na descrição dos fatos. Neste livro Thompson narra suas desventuras ao ser enviado para Las Vegas para fazer uma matéria sobre uma corrida no deserto, mas que ao invés disso gasta todo o dinheiro que recebeu pra cobrir o evento em drogas e bebidas, além de deixar uma enorme dívida no Hotel em que estava hospedado e fugir sem pagar.

O livro demora um pouco para engatar, mas depois que você consegue entrar no universo lisérgico de Thopnson, ele flui muito bem e você começa a se divertir com as descrições de suas viagens e delírios paranóicos. Um dos momentos mais engraçados do livro, inclusive, é quando Thompson é convocado para cobrir um congresso de policiais contras as drogas, e ele vai completamente chapado. Hilário.

Agora quero ver se assisto a adaptação cinematográfica dirigida por Terry Gilliam e que tem o Johnny Depp no papel de Thompson.

fu-chan 10/12/2009

Adoro esse livro de uma forma especial, um dos meus favoritos.Se eu estivesse em uma ilha deserta com o direito de apenas um livro(situação estranha...)eu pediria este.Ele e todo seu "universo de pílulas coloridas".

Saulo Cruz 24/07/2010

pow, é uma puta loucura só. Os caras andam entupidos de drogas, das mais sinistras possíveis.
É denso, cada capítulo é uma história diferente, embora faça parte do todo, que é a viagem de Las Vegas. Estou lendo e achando engraçado.

Samuka 25/10/2010

Noiados em Vegas
Achei o livro interessantíssimo. O jornalismo gonzo, apesar de pautado pela parcialidade, traduz a experiência com a matéria de quem o utiliza para se criar o texto, dando resultado a um relato em grande parte honesto e sincero do autor.

O uso excessivo de drogas durante a viagem que Thompson empreende juntamente com seu advogado faz com que se torne complexo compreender o que está se passando na narrativa, ao mesmo tempo em que lemos os relatos do ponto de vista de quem está sobre efeitos alucinógenos, paranóicos e vertiginosos. É muito interessante a tentativa constante que o protagonista tem de se manter são e consciente de suas ações o tempo todo, tentando não denunciar seu real estado psíquico. Percebemos claramente que ele se utiliza de sua inteligência para criar situações inimagináveis que envolvam as pessoas que ele pretende enganar.

Esse livro deve ser lido em poucos dias para não se perder na sua narrativa confusa. Ótima pedida!

danton k 14/11/2010

O livro não se resume apenas a drogas e perversão. O autor cita uma série de referências da cultura americana que os iniciantes podem não entender - Tim Leary, Ulysses Grant, Spiro Agnew... Isso valoriza a forma bastante peculiar de Thompson escrever. É uma pena que os nomes de algumas pessoas tenham sido cortados pelo editor (pelo menos na edição que eu li). Também é uma pena que o jornalismo tenha se tornando tão sério a ponto de perder a irreverência, como faziam Thompson e outros expoentes do new journalism.

Eni Miranda 18/04/2012

Resenha de "Medo e Delírio em Las Vegas" no www.doseliteraria.com.br

UA 25/03/2011

“Medo e Delírio em Las Vegas” é um daqueles livros que podem ser considerados o representante de toda uma década.
A história, lançada em uma série de artigos pela revista Rolling Stone – que, então, era a grande porta-voz da contracultura nos EUA – traz um relato, em primeira pessoa, da viajem do jornalista Raoul Duke, acompanhado do seu advogado, Dr. Gonzo, até Las Vegas para cobrir uma corrida de MotoCross.
Com o porta-malas de seu conversível vermelho lotado de todos os tipos de drogas (maconha, cocaína, LSD, éter, Mescalina), os dois saem dirigindo pelo deserto de Nevada, mantendo-se apenas à base de drogas. Eles entram em festas, cassinos e até em uma conferência policial sobre o combate às drogas. Tem fugas espetaculares de hotéis, viagens com as drogas (algumas bem fortes) e o constante medo da policia. Tudo isso motivado pelo desejo de busca ao “Sonho Americano”, o sonho de liberdade.
Em “Medo e Delírio”, Hunter S. Thompson consegue retratar com perfeição o espírito da América nos anos 70: roqueira, drogada e sexualmente liberada, aquela que deixava para trás o sonho hippie e descobria os sonhos etílicos. Você sabe – aquela América que nós queríamos ter vivido.
Em 1998 o livro foi adaptado para o cinema, com Johnny Depp no papel principal de Rauol Duke (que é uma espécie de alter ego de Thompson) e Benicio Del Toro como o advogado, Dr. Gonzo, e se mantém absurdamente fiel ao livro.
Eu recomendo os dois.
“Ainda dá pra ver a marca de arrebentação da grande Onda em que viajamos”. – Dr. Gonzo

Helô 12/10/2011

Delírio²²²²²²²²³³³³³ em Las Vegas
Para variar esse livro foi recomendado e emprestado por uma amiga jornalista. Mais uma apaixonada pelo estilo Gonzo de escrever.

Como diria ela: "Quero que um mundo leia esse livro".

Eu li...

E gostei do livro, muita loucura, na medida certa.
Entretenimento fácil.

Aline 26/03/2012

Uma viagem alucinada
Tudo começa com o aluguel de um coversível e uma provisão de drogas colossal. O jornalista Raoul Durke (alter ego de Hunter S. Thompson) e seu advogado, Dr. Gonzo, embarcam numa viagem lisérgica rumo à Las Vegas, em busca do Sonho Americano.

O livro é uma imersão profunda num universo de alucinação e insanidade.

E eis que o Gonzo Jornalismo se concretiza na sua forma mais pura.

1 | 2 | 3 | 4