O Quinze

O Quinze Rachel de Queiroz
Shiko




Resenhas - O Quinze


1058 encontrados | exibindo 256 a 271
18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 |


Mama 12/05/2023

Um registro interessante sobre a seca nordestina
Esse livro foi escrito por Raquel de Queiroz quando ela tinha 19 anos, em 1930, e foi um verdadeiro rebuliço, fez muitos autores renomados duvidarem da autoria. Apesar de ter uns pedaços bem racistas, acho que ele traz traços bem característicos da sociedade da época, o livro descreve bem o fenômeno da seca de 1915, a qual assolou o Ceará nesse período. É um livro curto e gostoso de ler.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Caue 11/05/2023

Trágico Acontecimento
O livro retrata a realidade passada pelos retirantes nordestinos durante a seca de 1915.

Ao ler este livro, fiquei perplexo com as situações enfrentadas pelas pessoas que tiveram de deixar seus lares por causa da seca e em busca de condições melhores de vida em outros lugares longe da seca.
A história não só traz sofrimento dos personagens em meio a seca, mas também relata a história de amor entre os primeiros Conceição e Vicente no qual até o final do livro estará curioso em saber o futuro dos dois.

O livro é muito bom, sem dúvidas a narrativa é muito boa. Quis ler o livro por falar sobre o passado da minha região(nordeste) e por ser um clássico da literatura. Indico e muito quem estiver querendo ler esta obra.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Vanessa 05/05/2023

Um retrato da seca nordestina
Foi uma leitura fluida. Rachel escreve de forma fácil, onde os capítulos se desenvolve desenrolam rapidamente. O quinze fala da seca dos anos 15 no sertão do Ceará. Mostra os impactos para sua população, os bichos morrendo, famílias indo embora como retirante. Me emocionei, e senti um aperto no coração com tamanho sofrimento. É um livro necessário demais.
comentários(0)comente



Amanda 03/05/2023

Simples,profundo e sensível.
Li esse livro pq a escola pediu e admito que não estava com as expectativas muito altas,mas acabei me surpreendendo.A história se passa no cenário de seca que assolou o Ceará em 1915,trazendo, naturalmente, inúmeras questões sociais sobre a vida no Nordeste e a vida miserável dos migrantes da região,mas o mais admirável nessa obra é a forma como a autora trouxe esses temas de forma tão sábia,sem romantizar nada e sensibilizando o leitor, o que consagra "O Quinze" como uma obra-prima da literatura brasileira
Mas afinal,o que torna "O Quinze" um clássico?Como eu sempre digo,todo clássico é um clássico por uma razão,e que razão seria essa?Pois bem,a resposta pode ser dada com uma só palavra:a sua simplicidade.
comentários(0)comente



mariane334 02/05/2023

Acabei me emocionando com o livro, a história do chico é muito triste, e o pior de tudo é saber que essa é, e foi uma realidade de diversos brasileiros.
comentários(0)comente



rayssa600 02/05/2023

Comovente
A leitura apesar de um pouco arrastada é compreensível, a história do chico bento de longe é a melhor, tem um mix de sentimentos te leva ao riso e ao choro em páginas.
comentários(0)comente



madu 01/05/2023

"Não sei amar com metade do coração"
O Quinze é um livro incrível, a temática é muito bem trabalhada, e possui personagens extremamente interessantes e bem desenvolvidos.
No entanto, a escrita foi um pouco arrastada pra mim.
comentários(0)comente



Fabi 29/04/2023

Preciosidade
Que obra!!!! Abençoado o dia que decidi iniciar essa leitura. É difícil ler sobre a seca nordestina, mas um deleite ler Rachel de Queiroz. Mais uma série de personagens que se tornarão inesquecíveis para mim. Doeu ver a queda física e moral de Chico Bento e a desesperança de Cordulina, senti pelos desencontros de Vicente e Conceição, larguei a leitura por dias com Duquinha ao pé da mesa, sofri demais com Josias. Sou manteiga derretida mesmo, o que eu chorei com Baleia, chorei com Josias. O Quinze tem poucas páginas, mas uma capacidade imensa de despertar muitas sensações e reflexões. Admiro demais autores que conseguem escrever tanto em livros tão curtos. Foi uma ótima jornada, uma experiência maravilhosa. Uma dívida que paguei comigo mesma.
comentários(0)comente



livgravoch_ 26/04/2023

O quinze
Não é o pior livro que eu já li mas não chega nem perto de ser o melhor
a única trama realmente interessante é a do Chico bento e a escrita é beem lenta, tirando isso o livro é bonzinho
comentários(0)comente



Maria Jhoiane 25/04/2023

Um chamego no sertão
Um livro muito importante pra cultura nordestina, um livro que não esconde as maldades do sol quente e da terra seca do nosso sertão. Entre dois apaixonados não há são Paulo, nem seca que impeça seu amor. Conceição e Vicente são eternos apaixonados, um ciúme de cá um alí mas no final seus corações se agaram denovo. Chuva é palavra de oração que com muita fé chega pra salvar o gado e os "fiéis" da terra.
comentários(0)comente



Aninha 24/04/2023

Vidas secas 2?
Quando li, automaticamente me lembrei da obra de Graciliano Ramos,"Vidas Secas".Diferente dessa obra mencionada,O quinze não trás a animalização do homem,mas sim sua humanidade mesmo em momentos de caos,de falta,de seca,fome,sede.Fato que as obras tem como ambientação o nordeste em seu período de estiagem,mas mudam seus trilhos ao,aqui em O quinze,retratar três pontos diferentes,uma família de retirantes,uma mulher que gosta de ser independente e um homem que escolheu cuidar do que é seu até não poder mais.Gosto muito dessa pluradade de perspectivas,de realidades, é algo muito bacana e bem trabalhado nesse livro!Adorei a crítica,adorei os personagens,o romance entre dois personagens aí poderia ter acontecido e se consumado ao final da obra,mas essa não união já é um significado pra essa relação.
comentários(0)comente



Kirla 24/04/2023

Como um livro escrito de forma tão simples pode ser tão forte? A escrita é simples, como se tu acompanhasse o dia a dia na seca do Ceará. Conseguimos ver três classes distintas passando por essa grande tragédia: um fazendeiro com posses, que tenta a todo custo salvar seu gado; uma Sinhá que vai para a cidade para fugir da saca e a família de um boiadeiro, que precisa sair da cidade pra não morrer de fome, e vai passando por todos os suplícios que essa decisão forçada acarreta. E achei interessante nesta edição que tem duas matérias sobre o livro que sairam na época do lançamento e uma é do maravilhoso Mário de Andrade!
comentários(0)comente



1058 encontrados | exibindo 256 a 271
18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR