O Quinze

O Quinze Rachel de Queiroz
Shiko

Resenhas - O Quinze

Lety Valadares 01/05/2024

Raquel de Queiroz foi uma renomada escritora brasileira nascida em 1910. Foi a primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras, em 1977.
Publicado em 1930, o romance retrata a dura realidade do povo nordestino durante a seca de 1915.
Raquel apresenta em sua obra as injustiças sociais, a luta pela sobrevivência e a força do povo sertanejo.
Graciliano deve ter se inspirado nessa obra pra escrever vidas secas 1938, me fez lembrar.

Wash2 01/05/2024

Rachel
Nessa resenha nem vou falar do livro, que é um consagrado clássico da literatura brasileira.

Quero falar de Rachel de Queiroz, que eu nunca tinha lido (infelizmente não me foi indicada nas escolas que passei, nem por amizades).

Fiquei admirado com a sua biografia. Escreveu "O Quinze" aos 20 anos. Antes disso, aos 16, já escrevia para a imprensa. Na maturidade, foi a primeira escritora eleita para a Academia Brasileira de Letras.

Lógico que tais proezas não surgiram do nada. Recebeu uma educação de classe social alta e também dos pais que lhe permitiram conhecer literatura de qualidade desde criança.

Mas tais favorecimentos de nada adiantariam sem o próprio esforço e dedicação, que são exemplificados na situação em que escreveu este livro, em 1929 (extraído do prefácio onde há uma resumida biografia dela):

"Rachel conta que, deitada de bruços no soalho da sala, à noite, no casarão do sítio do Pici, em Fortaleza, onde passara a morar com a família, escrevia, a lápis, num caderno escolar, à luz de um lampião a querosene.
Para fugir à vigilância da mãe, preocupada com sua saúde, esperava que todos estivessem dormindo e só então escapava da área dos quartos e deslizava para a sala. (...)
Depois, passou tudo a limpo numa velha máquina de escrever Corona".
Regis 01/05/2024minha estante
Mesmo sem falar do livro já despertou minha curiosidade por conhecer o livro e a autora. Parabéns pela ótima resenha, Wash! ???

Romário 30/04/2024

Obra prima da literatura brasileira
Desde de seu lançamento, O Quinze, chamou atenção dos críticos e escritores da época. E apesar de muito nova, com apenas 19 anos, Raquel de Queiroz conseguiu criar um marco na literatura nacional. Tal como Graciliano Ramos, utiliza uma linguagem seca e sem frescuras para retratar a realidade árida do sertão nordestino. Sua narrativa é marcada pela sinceridade e pela sensibilidade ao descrever a vida difícil dos sertanejos durante a seca de 1915. O livro aborda questões sociais, mas sem ser panfletário, sem ter a arrogância de propor santos e culpados. Raquel de Queiroz consegue capturar a essência e a complexidade humana, tornando O Quinze uma obra atemporal e indispensável para entender a história e a cultura do Brasil.

milyyys 30/04/2024

é uma história onde relata diversos acontecimentos que ocorreram na grande seca, muitos momentos de extrema miséria e tristeza vividos pela própria autora, só achei o final meio vago, esperava mais

Walber Santos 27/04/2024

Meu primeiro livro.
Esta não é uma resenha sobre o livro em si, mas um fato curioso pessoal sobre ele: foi meu primeiro livro que li na adolescência, em 1988, mais ou menos. Minha mãe ganhou em um sorteio na reunião dos pais e era para ler durante as férias de julho e fazer um resumo dele e entregar no primeiro dia de aula da "tia" Luzia, em agosto daquele ano.
Já não lembro mais de nada, talvez seja o caso de uma releitura.

regis49 22/04/2024

Me surpreendeu positivamente!!

A escrita de Rachel é excelente, não tem o que falar. A leitura é leve, descontraída e muito boa!

O livro é maravilhoso!! Chorei tanto meu Deus. Mas não posso deixar de destacar alguns pontos como: Como Chico Bento e sua família ficou em São Paulo? Deu certo? E, afinal, onde está Pedro? Além de, Vicente e Conceição não terminarem juntos ?

De todo, achei uma leitura muito boa e vale super a pena.
Leitorconvicto 22/04/2024minha estante
A escrita de Rachel é diferenciada

Miryan Jussara 10/04/2024

Um clássico
Maravilhoso, leitura simples, porém profunda.

Como todos q leram, digo o mesmo, os relatos da seca são marcantes! Não tem nada mais belo q os sons da chuva batendo na janela e nada mais cheiroso q a terra sendo molhada!

Recomendo a leitura dessa mulher q foi a primeira mulher a ocupar a Academia Brasileira de Letras.

Eduardo Cassago 05/04/2024

Como saber, aos 19, que será imortal?
Como saber, aos 19, que será imortal? Rachel de Queiroz com certeza não sabia, mas publicou, com essa idade, um grande clássico que desnuda todo o drama humano do sertão nordestino.
Retratando o problema da seca de 1915 e a relação do sertanejo com a natureza, acompanhamos uma família enfrentando a aridez da estrada, a fome e o desespero numa senda esperançosa por dias melhores. A única certeza de Chico Bento e sua família é onde o caminho começa; seguem sua via dolorosa (e como) sem saber o final, que parece ser o mesmo pensamento da autora, deixando em aberto para nossa interpretação o destino dos retirantes. Genial!
O confronto de dois mundos aparece em Conceição e Vicente, primos e enamorados. A primeira das letras e da cidade, o outro do gado e do campo. Amor impossível que, talvez, a visão romântica impregnada em autores de pouca convicção seja capaz de unir. Mas Rachel tem muita convicção, convicção tamanha que a conduziu como primeira mulher da Academia Brasileira de Letras.
Aproveite cada parágrafo dessa obra importantíssima para a cultura brasileira. Leia, por misericórdia!

site: https://youtu.be/MUfeDqsNFgM

carina.cerqueira 02/04/2024

Livro denso, feito com capricho e com cuidado. retrata sobre as realidades da seca do sertão, fala sobre fome, miséri-, morte, e tudo mais aquilo cotidiano que é escondido, desconsiderado. É um livro sem dúvidas inteligente, feito para ser lido por pessoas que gostem de livros reais com histórias reais. é muito triste e pesado em alguns momentos, mas a sua leitura é necessária, não só por falar sobre assuntos que não tem certa relevância, mas também por ser um clássico da literatura brasileira
gostei :))))

Laryssa306 01/04/2024

Resenha
O livro aborda uma temática muito importante sobre o problema da seca e como essa realidade afetava a vida das pessoas, não posso dizer que amei o livro mas não tem como deixar de valorizar a escrita desta autora ainda mais sabendo o prodígio que foi.

clara4057 31/03/2024

Sobre o quinze
Primeiramente eu achei o livro bom, fala sobre muitos assuntos e tudo mais, porém eu n gostei do final e umas coisas que não foram explicadas,por exemplo; como ficou Chico bento e sua família na sua ida pra São Paulo? ou onde está o filho deles que desapareceu? morreu?
Tirando isso é um foi bom, muita gente fala que é uma leitura muito difícil, porém eu não achei, claro é uma leitura complicada para nosso vocabulário atual, porém da para ser compreendida.

alyfrnds 31/03/2024

A adaptação da obra "1915" retrata três histórias que se entrelaçam no sertão do Ceará durante uma das maiores secas do Nordeste. Mostra a luta da professora Conceição, do vaqueiro Chico Bento e de Vicente contra as consequências da seca, com realismo e sutileza.

Luiza1163 31/03/2024

O Quinze
Definitivamente não é para o meu alvo público kk, mas como é obrigatório tive que ler. Sem muito o que dizer, apesar de um clássico nunca leria um livro assim, palavras difíceis demais e o livro é triste apesar do final mais ou menos feliz.

Ju_allencar 31/03/2024

Obra-prima ???
Que leitura maravilhosa, que escrita perfeita, personagens bem trabalhados, histórias comoventes. Ler Rachel de Queiroz foi uma experiência tão agradável. Me apaixonei pela escrita dela. É um clássico nacional que deveria ser lido por todos.