O Quinze

Shiko

Resenhas - O Quinze

Dora ð 06/12/2023

O quinze, Raquel de Queiroz
Faz tempo que não leio um livro tão bom. Esse livro retrata de modo cru e dolorido a vida na seca de 1915 no Nordeste. Raquel de Queiroz narra de modo singelo e sofrido, misturando histórias e trajetórias dos personagens criados que faz a gente duvidar se é só ficção...

O livro inteiro passa uma vibe de tristeza e nostalgia, como se estivesse tocando como trilha sonora músicas do Cartola.

A história da Conceição e do Vicente, posso dizer com certeza, foi uma das mais belas e tristes que já li, mas entendo porque não rolou...

liviat 28/11/2023

Eu gostei do livro, nao li ele todo mas o que li vi do que se trata. Ainda olhei algumas resenhas no youtube.. entendi que o livro faz uma abordagem realista da seca no Nordeste brasileiro e pela maneira como retrata as dificuldades enfrentadas pelos personagens. capturando as dores e as esperanças dos nordestinos afetados pela seca. A obra expõe assuntos muito pertinentes ainda nos dias atuais, como a seca, miséria e machismo. A escritora Rachel de Queiroz, reuniu as tragédias ocorridas em uma das piores secas que aconteceu no Ceará em 1915 (por isso o nome do livro é ?O quinze?) de forma verdadeira e simples, sem exageros.

Maria16970 23/11/2023

A história se passa no sertão nordestino durante a seca de 1915 e retrata a dura realidade enfrentada pelo povo da região, mas sem exageros ou dramas. Rachel conta a história de uma dura realidade da forma que ela é.O livro aborda temas como a fome, a miséria e a luta pela sobrevivência, através das personagens principais, Conceição e Vicente. Com uma narrativa envolvente e uma linguagem simples, Rachel de Queiroz nos transporta para um cenário de desespero e esperança ao mesmo tempo. Simplesmente maravilhoso.

Bruna.Adenice 22/11/2023

Um bom livro, mas confesso que esperava bem mais
A autora narra os dramas vividos em meio ao caos da seca, uma temática de suma importância e atemporal.

Rachel traz uma sociedade sem perspectivas castigadas pela seca e miséria.

A história em si até é boa. Porém, achei a narrativa arrastada e, infelizmente, não consegui me cativar com os personagens. Os que mais me atraíram foram Chico Bento e seus familiares, mas nada demais também.

Senti cansaço com a leitura e, como disse, não teve nenhum personagem que me chamasse tanta a atenção.

É um clássico? Sim. Vale a leitura? Com certeza. Porém, poderia ter sido melhor desenvolvido, principalmente o final, que deixou várias interrogações ao leitor. Você está lá lendo e... do nada o livro acaba!!!

Se comparando com as temáticas, prefiro disparado "Vidas Secas". Nesse aí, me senti de fato mergulhada na dor dos personagens. Impossível sair indiferente em meio a vida de Fabiano. Impossível não sentir dor pelo o que aconteceu com Baleia. Ah, esse sim é cinco, dez, estrelas...

Jackson 21/11/2023

A autora narra de uma forma simples os castigos que a 'grande seca' trouxe para os nordestinos em determinada época. Mesmo se tratando de ficção, é impossível não se comover com a situação precária dos personagens e seus desafios perante a falta de água e a escassez de comida, principalmente em relação às crianças. De todos os romances escritos sobre a seca do sertão, essa parece ser a obra mais crua e realista, pois até então o sofrimento do nordestino era apenas um pano de fundo e não o foco principal da história.

Tábata Kotowiski 15/11/2023

A história acontece em 1915, quando a seca colocou o Nordeste de cabeça pra baixo, mudando a vida de um monte de gente. Os personagens lutam pra sobreviver no meio desse sufoco.

A autora pinta um quadro detalhado dessas vidas, mostrando os apertos e desafios de quem mora no sertão. Explora as dificuldades da seca, as mudanças nas relações entre as pessoas, e até cutuca as questões de gênero e sociedade. É um drama cheio de realidade que deixa a gente refletindo.

A linguagem é cheia de detalhes, o que pode complicar pra quem tá acostumado com uma leitura mais leve.

No geral, "O Quinze" é um retrato poderoso do Nordeste, mostrando como o povo encara os perrengues da seca. Mesmo com as partes mais difíceis, é uma leitura que vale a pena se você quer mergulhar na vida e nas batalhas do sertão.

Isa 13/11/2023

O livro é super curtinho e a escrita da Rachel flui muito bem, apesar disso o conteúdo é brutal, retrata a seca do nordeste e como isso afeta a população, os retirantes e toda a miséria.
(ganhei esse livro da minha professora de português então ele tem um lugar reservado no meu coração)

Marisxtz 12/11/2023

O quinze
Não entendo o porquê ninguém fala desse livro é muito bom, é tipo vidas secas só que melhor e foi escrito por uma mulher e eu confesso a parte do campo de concentração apertou um pouquinho meu peito na parte quando eles foram comer os restos lá bicho tb fiquei meio mal

Ana Catarina Oficial 08/11/2023

Necessário e desnecessário
A leitura desse livro me trouxe muitas sensações e a maior delas foi a de incapacidade. Ver que um sofrimento desse é tão desnecessário sendo que temos tanto a oferecer. Leitura necessária para todos que querem entender o que é o sofrimento e resignação de um povo.

Celiane.Machado 06/11/2023

O quinze
Livro clássico da literatura brasileira sobre a seca de 1915 , retrata a vida do povo nordestino, e principalmente descreve o sofrimento dos retirantes...
Ótimo Livro

5/5

Thiago 04/11/2023

Que livro maravilhoso, uma história que mostra como é cruel a seca e a vida dos que são entregues a miséria.

beatriz236 03/11/2023

Um bom livro mas curto.
Gostei muito de "O Quinze" mas achei muito curto e senti que faltou desenrolar melhor algumas coisas, achei o último capítulo confuso. Mas um livro muito necessário, e realmente muito triste essa realidade sofrida não só pelos personagens mas como muitos no Brasil ja passaram pela seca e miséria.

clarinha_satiro 31/10/2023

Eu já tinha lido e me esqueci de fazer a resenha kkkkkk. Foi minha primeira experiência de fato, com um livro clássico brasileiro, e modernista também, eu achei ele sensacional, a escrita é de fácil compreensão, as histórias envolventes, cada trama te envolve e você se conecta com a realidade daquelas pessoas, O Quinze é uma obra para te fazer refletir sobre a vida e suas nuances, não só no sertão mas em todas as realidades.