Cristianismo puro e simples

Cristianismo puro e simples C. S. Lewis

Resenhas - Cristianismo Puro e Simples

Wal 13/10/2023

Apologética pura e simples
Já havia tentado ler esse livro ano passado. Porém os primeiros capítulos me exigiam uma bagagem de conhecimento maior do que a que eu possuía até então. Sei uma pausa. Esse ano retomei e fluiu mil vezes melhor. Enquanto a leitura? Foi ótimo, tantos pensamentos fantásticos do Lewis. Valeu cada segundo. Vai para os favoritos.

Mariane 13/10/2023

Todo cristão deveria ler.
Sempre fui apaixonada nas obras do C. S. Lewis, e essa vai entrar pra minha lista. além de ter uma linguagem muito simples e fluida, ele esclarece questões pontuais de uma forma muito racional, desde o surgimento do bem e do mal até a fé, a bondade e os ensinamentos de Cristo. ele usa analogias e reformula coisas que ele mesmo disse, como se fosse uma conversa. um livro que causa muita reflexão sobre nossas condutas e crenças, e sobre quem é Deus e quem é Jesus Cristo. acho que todos os cristãos deveriam ler. eu recomendo demais.

Eriiiick 11/10/2023

Cristianismo real e fácil.
Sinceramente acho engraçado como é retratado o cristianismo no livro.
São tantas e tantas questões que muitas pessoas tem dúvidas, e pelo livro é explicado como c fosse uma história par uma criança entender.
Situações que eu nunca se quer pensei abriram minha mente e me tornaram mais fortes minhas convicções.
Me faltam palavras para descrever como você entende sobre Cristo nesse livro.
Alguém que quer entender melhor deveria muito ler esse livro.

Sarah 10/10/2023

Me surpreendeu
Esse livro foi muito bom de se ler, mas não vou mentir, por diversos motivos quase desisti diversas vezes. Esse livro me esclareceu muita coisa, não sei explicar bem, mas só sei que eu super recomendo...quem for ele Esse livro ore! Porque é realmente muito confuso (para mim ao menos)se não orar por revelação..

débora 07/10/2023

Um livro que serve tanto para os cristãos como para não cristãos. Linguagem simples de entender e tem uma abordagem mais objetiva da perspectiva de um ex ateu que se converteu ao cristianismo. Muito bom.

Sara.Cesconetto 04/10/2023

"Ele o tornará perfeito. Nada mais e nada menos que isso."
Leitura obrigatória para todos os cristãos. ele apresenta uma visão muito interessante sobre vários assuntos relacionados à religião cristã.
peguei o livro emprestado com meu amigo e já quero comprar um para mim para eu ler mais vezes no futuro.

"Se você buscar a si mesmo, só o que vai
encontrar, no fim das contas, é o ódio, a solidão, o deses-
pero, a ira, a ruína e a decadência. Mas, se você buscar a
Cristo, acabará por encontrá-lo e, junto com ele, todas as
demais coisas."

hylle 03/10/2023

Desabafo ou resenha, não sei classificar
Como uma jovem que cresceu dentro da igreja mas só agora está realmente entendendo e se empenhando no processo de conversão, posso dizer que esse livro foi mais como um abraço que diz "eu te entendo" do que uma fonte de estudo. Não, não estou dizendo que não aprendi nada com a leitura, de forma alguma, mas eu comecei o livro achando que o Lewis iria trazer algum conceito super diferenciado que iria, de alguma forma, facilitar toda a minha compreensão do cristianismo, mas eu admito minha ingenuidade quando tive esse pensamento, e não fico decepcionada ao dizer que minhas expectativas não foram correspondidas. Não me deparei com nenhum conceito, nenhum pensamento que já não tivesse me ocorrido, mas foi isso que fez essa leitura ser tão reconfortante para mim. Apesar da escrita bem complexa (pro meu intelecto insubstancial, pelo menos), das divagações dificeis de acompanhar e tudo mais, é, realmente, um cristianismo simples. Para mim, que sempre tento complicar as coisas, achar porquês e mais porquês e achar que sou o único ser na terra que se pergunta essas coisas (coisa de adolescente, não me julguem tanto, vai), foi ótimo ver todas essas ideias sendo explicadas por uma pessoa bem mais conhecedora e experiente que eu. Foi um alívio. Meio estúpido tentar mergulhar em águas muito profundas quando não se aguenta nem a água no tornozelo direito, e era exatamente isso que eu estava fazendo. É um ótimo livro para começar (tirando a Bíblia, claro rsrs), mas ele não é menos importante do que as divagações e teorias abstrusas da teologia, muito pelo contrário. Ele é, provavelmente, muito mais importante.

E sim, eu sei que como resenha deixei muito a desejar dessa vez, mas eu realmente não pensei em nada. Desculpem.

tiagofloriano 02/10/2023

Para quem é cristão, a leitura será nota 5
Para quem não é, ele "peca" na argumentação, se contradizendo em inúmeros pontos, e encerrando discussões com algo semelhante à "se não entendeu, está tudo certo".

Marly.AraAjo 02/10/2023

Provou o que era para ele improvável
É incrível como uma pessoa estuda tanto para provar que Deus não existe, e no fim descobre em seus mesmos estudos que ele existe. E o explica de forma tão formidável que a gente fica até sem palavras e, muitas vezes, nem entendemos exatamente o que ele está tentando nos dizer.

Demonstra tanto conhecimento e se diz leigo justamente para trazer as pessoas a refletir e não obrigá-las aceitar a sua opinião.

ACASO (Ana) 29/09/2023

Perfeito
Realmente uma leitura difícil é necessária. Há muito queria ler, mas não conseguia. Me juntei a um Clube do livro e agora foi.

Acho incrível como Lewis conduziu essas falas na rádio para apresentar Jesus as pessoas e não uma religião. Como ele exprimiu opiniões, mas não ofendeu ninguém. Super recomendo!

gomessjulia 28/09/2023

Citações do livro que mais gostei:
Livro cristianismo puro e simples C.S Lewis

Se você aspirar ao Céu, ganhará a Terra "de lambuja"; se aspirar à terra, perderá ambos

Se você tem a atitude correta diante de Deus,
inevitavelmente terá a atitude correta diante do próximo.

Se você simplesmente perguntar à consciência o que deve fazer, terá uma resposta; se recordar que está sob as vestes de Cristo, terá outra resposta bem diferente
. - fala sobre vermos e agirmos de acordo com a ótica de Jesus

"Quando Cristo foi crucificado, ele morreu por você, individualmente, como se você fosse o único homem na terra".

Cristo diz; Quero tudo o que é seu. Não quero uma parte do seu tempo, uma parte do seu dinheiro e uma parte do seu trabalho: quero você. Não vim para atormentar o seu ser natural, vim para matá-lo. As meias-medidas não me bastam. Não quero cortar um ramo aqui e outro ali; quero abater a árvore inteira. Não quero raspar, revestir ou obturar o dente, quero arrancá-lo. Entregue-me todo o ser natural, não só os desejos que lhe pareçam maus, mas também os que se afiguram inocentes - o aparato inteiro, Em lugar dele, dar-lhe-ei um ser novo, na verdade, dar-lhe-ei a mim mesmo: o que é meu se tornará seu".

sevennationarmy 28/09/2023

Bem puro e simples.
O que dizer de C.S. Lewis? É o segundo livro dele que eu tento ler, mas felizmente, esse eu consegui. Realmente é necessário seguir uma ordem para se habituar a escrita dele, mas nossa, como vale a pena!

Não é uma leitura rápida ou para um momento de descanso. Você precisa estar prestando atenção para absorver cada frase. Apesar do autor usar tantos exemplos práticos para tornar o entendimento simples, é necessário prestar atenção.

O cristianismo é realmente puro e simples. Jesus Cristo é puro e simples. O homem, com seu livre arbítrio e maldade, não é e além de complicar sua mensagem, ainda dificulta o acesso até Deus. A religião nasceu do homem, não do Pai. Seu Filho veio até nós para simplificar isso.

Como é maravilhoso esse livro. Me sinto tão leve e feliz por ter persistido e lido. Leitura obrigatória para cristãos que realmente querem se envolver e ter uma maior intimidade com Jesus. Afinal, ele é puro, simples e seu jugo suave.

Aimée 26/09/2023

Livro que todo cristão, independentemente da vertente, deveria ler. É uma escrita fluida e cativante, durante a qual somos exortados com amor e paciência e encorajados a permanecermos firmes em Deus. Por meio de argumentos lógicos e conceitos filosóficos de fácil compreensão, Lewis nos aponta que o cristianismo é verdadeiro e complexamente simples. Durante todo o livro, temos a certeza de que é por Cristo que nossa vida vale a pena ser vivida.

vet_leitora 23/09/2023

*** "A crença central do cristianismo é que a morte de Cristo de alguma forma nos colocou em ordem com Deus e nos permitiu ter um novo começo. Teorias sobre como isso foi feito são outra história." (p.88) ***

RESUMO

C. S. Lewis foi convidado a fazer uma série de palestras pelo rádio durante a Segunda Guerra Mundial para explicar a fé cristã de forma simples e clara.

Um tempo depois, o próprio Lewis juntou essas palestras e as colocou de forma escrita nesse livro, ainda acrescentando outros capítulos.

O livro fala sobre os principais elementos da cosmovisão cristã, provocando reflexão e debate.

Há uma divisão em quatro livros, sendo:
I. O certo e o errado como indícios para a compreensão do sentido do universo
II. No que acreditam os cristãos
III. Conduta cristã
IV. Além da personalidade ou os primeiros passos na doutrina da Trindade

*** "Nesse sentido, o mundo exterior está bem certo em julgar o cristianismo pelos seus resultados. Cristo nos disse para julgarmos pelo resultado. Uma árvore é conhecida pelos seus frutos; ou, conforme dizemos, trata-se da prova dos nove. Quando nós, cristãos, nos comportamos mal ou falhamos em nos comportar bem, estamos fazendo com que o cristianismo seja desacreditado diante do mundo exterior. As memórias dos tempos de guerra nos dizem que a conversa descuidada custa vidas, mas é bem verdade também que as vidas descuidadas custam conversa. Nossas vidas descuidadas levam à falação; e nós damos motivos às pessoas para falar de uma forma que lança dúvidas sobre a verdade do próprio cristianismo. (p.265)? ***

CLASSIFICAÇÃO

Gostei bastante do livro, achei bem explicativo e certeiro. Acaba sendo uma leitura bem densa e complexa, porque o Lewis usa muitos pontos filosóficos, e que ele não tem tempo para discorrer muito sobre, mas ficam na cabeça.

Achei interessante isso que o Lewis tem contra a covardia, e achei que foi algo que demonstrou bem o período em que isso foi escrito, com o contexto da Segunda Guerra Mundial bem óbvio na escrita.

Não concordei com algumas das coisas escritas por ele, mas como ele mesmo diz, "Uma das coisas sobre as quais os cristãos discordam é acerca da importância de sua discordância." (p.13), então está tudo certo.

*Classificação indicativa: livre