Cristianismo puro e simples

Cristianismo puro e simples C. S. Lewis

Resenhas - Cristianismo Puro e Simples

davi 22/09/2023

Como toda obra de Lewis, surpreendente.
C.S Lewis tem a capacidade de sempre surpreender a mim em toda leitura que faço, seja algo mais direcionado ou até na ficção. Cristianismo Puro e Simples não fez diferente, capítulos tão densos e necessários sobre assuntos tão diversos que ecoavam nos cristãos de 1941 e até hoje também conversam com nossa realidade.

Precisamos relembrar diariamente a graça que é ter a salvação em Cristo Jesus, e Lewis faz isso com toda a maestria de sempre.

Guilherme 22/09/2023

Destemido e cativante
Excelente livro. Admiro a coragem e a perspicácia de C. S. Lewis por falar e escrever deliberadamente sobre um tema de vital importância para a humanidade. Em plena 2ª guerra mundial ele coloca por um instante de lado os problemas em seu entorno e compartilha conosco essa obra.
O autor é muito didático e possui uma escrita penetrante e atraente. Para quem é cristão este livro falará sobre os aspectos mais basilares sobre várias vertentes do pensamento cristão. Outro ponto a se abordar são as questões morais trabalhadas no livro. Os aspectos da moral cristã são muito interessantes. As questões das virtudes cardeais e teologais, a discussão sobre o bem e o mal, sobre as tentações, dentre vários outros pontos. Ele explica o sentido de gerar e criar no plano divino, explicando as diferenças da essência humana para a de Jesus Cristo. É um livro muito bom, e o recomendo.

Tt Antunes 20/09/2023

Nada de puro. Nada de simples!
Mil perdões aos amantes desse livro, mas eu honestamente não creio que seja um livro pra edificação pessoal ou acessível a qualquer um. O vejo como um material muito bom para estudos de análise cristã pelas lentes do Lewis. É um livro sobre a religião, e pouco sobre a verdadeira vivência espiritual, visto que é praticamente nula a quantidade de versículos que ele cita. Existem muitos pontos que eu concordo, e muitos que eu discordo. Muito superestimado no meio do booktok cristão. Existem muitas outras leituras nacionais que exemplificam melhor o que o cristianismo verdadeiramente é. Não recomendo, com exceção para fins acadêmicos (ou de curiosidade ?).

Lulis 19/09/2023

Entendendo o cristianismo de forma simplificada
Esse livro pode até ser um pouco denso, porque realmente é muita informação. No entanto, achei muito interessante o fato de Lewis se usar de analogias para explicar o inexplicável, ele alcança seu objetivo!! Recomendo para quem ainda tem receios ou dúvidas quanto ao cristianismo. É um livro extremamente esclarecedor.

Jayane.Fereguetti 19/09/2023

Me fez refletir sobre minha vida cristã
É uma leitura que eu indico para todo cristão e até mesmo para quem tem curiosidade sobre o cristianismo.

É um manual completo sobre como ser cristão, como ser mais parecido com Cristo.

É um livro para ler com calma, marcar as partes importantes e meditar nelas.

elz91991282282 16/09/2023

Perfeito
Eu recomendo bastante esse livro pra qualquer um,ele eh perfeito e ensina de forma fluida,clara, e inspiradora,eu amei como ele fala de Deus e ensina sobre Ele sem todas aquelas doutrinas...leiam???

Nttyys 15/09/2023

Minha leitura periódica
A primeira vez que eu li "Cristianismo Puro e Simples" foi em 2018, e já ali eu percebi que era impossível abstrair todo o seu conteúdo com apenas uma leitura. Desde então, venho relendo esse livro, pelo menos uma vez por ano. Cada vez que leio faço marcações de diferentes formas, e posso dizer que nenhuma vez foi igual a anterior. Sou apaixonada pela forma como o Lewis escreve, e por sua visão de mundo e religião — por mais que eu não concorde totalmente em alguns pontos. Mas eu sinto que isso seria exatamente o que ele esperaria de seus leitores: que a partir da sua escrita viéssemos a pensar em pontos que ele ainda não havia pensado. E é por isso que, mesmo ciente de que uma vida inteira não é suficiente para ler todos os livros que eu quero, faço questão de reler a obra de Lewis, em especial esse livro.

Alu_dr 14/09/2023

Livro muito bom. Leve, teólogo de uma forma fiel e descomplicada. Vários capítulos excelentes. E com várias metáforas maravilhosas para ilustrar o evangelho e suas aplicações.

Ofelia 13/09/2023

Encantada com o tanto de tapa na cara que levei ???
Ai, nao sei nem o que dizer kk uma leitura que é NECESSÁRIA!
É um livro bem fluido, mas tem sua densidade em conteúdo. Não considero um livro pra ler na correria, porque realmente tem bastante coisa importante pra absorver e refletir sobre a vida.

Eu to realmente sem palavras pro tanto de coisa que eu aprendi e duvidas que foram sanadas, esclarecidas como se eu tivesse 5 anos.

É um livro que vai te provocar, principalmente se você acha que é um cristão certo demais porque faz x e y, o que é apenas a sua obrigação e não deveria ser motivo para vangloria.

Acredito que nenhum livro substitui a informação e ensinamentos presentes na Bíblia, mas é fato que alguns livros sintetizam de forma clara e espetacular para o entendimento geral. Eu amei!

Pra mim, o melhor capitulo, mais ouro foi sobre o orgulho! NOSSA, magnífico! A maioria dos capitulos sao bons, mas tem alguns poucos que ficam menos empolgantes, mais cansativo. Eu diria 5% do livro, quase nada.

Agora, 2 quotes favoritos:

? " o que uma pessoa faz quando é pega desprevenida nao é a melhor prova do que ela é de verdade? Será que aquilo que vem à tona antes de a pessoa ter tempo de pôr a sua máscara não é a mais pura verdade?"

? [...] se voce realmente tiver qualquer tipo de contato com ele, será de fato humilde - prazerosamente humilde, sentindo o alivio infinito de ter se livrado de vez do peso de todas aquelas asneiras sobre a sua própria dignidade que o deixaram tão agitado e infeliz por toda a vida".

Foi difícil escolher, mas esse segundo quote aqueceu meu coração quando li e ate senti umas lágrimas querendo saltar.
O proximo que lerei do autor será: cartas de um diabo a seu aprendiz. Altas expectativas!

sofia 11/09/2023

Acho q nao tem como nao dar 5 estrelas p esse livro, ele aborda assuntos algumas vezes fazendo umas analogias meio estranhas mas q fazem sentido, consegui ver coisas de uma forma q eu nunca tinha parado p pensar, me identificar com algumas partes tbm e ver o quanto eu ainda preciso mudar. acho q todo cristao deveria ler!

Igor Rocha 08/09/2023

Faz jus ao título
Neste livro, C. S. Lewis explica o básico da fé cristã: a de que os cristãos creem em Jesus como Deus, e não como um profeta, e que ser cristão é buscar a melhoria continua, sendo algo bem mais difícil do que parece. Além disso, ele ensina valores importantes dos cristãos, como o fato da verdade ser objetiva, e não uma mera questão de opinião. Por fim, o autor ensina pontos importantes sobre a vivência prática da fé, como a dificuldade de superar períodos em que sua fé está abalada e sobre a necessidade de moderar seus hábitos.

Jeh 04/09/2023

Que livro
Um livro que mostra o cristianismo de uma maneira simples e fácil de entender que me ensinou um pouco mais sobre o cristianismo simplesmente incrível amei a leitura em cada detalhe. Se você buscar a si mesmo, só vai entrar,no fim das contas, é o ódio, a solidão, o desespero, a ira, a ruína e a decadência. Mas, se você buscar a Cristo, acabara por encontrá-lo e, junto com ele, todas as demais coisas
fontbooks 04/09/2023minha estante
oi pode curtir minha última publicação

Juh 04/09/2023

Impressões de "Cristianismo Puro e Simples"
Demorei a escrever minhas impressões sobre este livro, já que precisava assimilar tudo que tinha lido. É um conteúdo extremamente rico, bem escrito e preciso ao que se propõe: mostrar o cristianismo puro e simples.

Lewis é um de meus escritores favoritos e essa é mais uma obra do autor que vira uma de minhas favoritas, com certeza pretendo relê-lo futuramente.

"Abra mão do seu eu, e vai encontrá-lo de verdade. Ponha sua vida a perder e acabará por salvá-la. Submeta-se à morte diária de suas ambições e de seus principais desejos [...] submeta-se com cada fibra do seu ser, e acabará por encontrar a vida eterna.

Se você buscar a si mesmo, só o que vai encontrar, no fim das contas, é o ódio, a solidão, o desespero, a ira, a ruína e a decadência. Mas, se você buscar a Cristo, acabará por encontrá-lo e, junto com ele, todas as demais coisas."

Maria 04/09/2023

Resenha Cristianismo puro e simples
O livro contém entrevistas de C.S.Lewis na rádio no conxteto da II Guerra Mundial e busca esclarecer dúvidas da sociedade a respeito do cristianismo. Nessas palestras ele explica a fé cristã de maneira simples e intuitiva em meio ao cenário caótico e de tensão pela guerra.

Deusaalvess 03/09/2023

Cristianismo Puro e simples
Ouvi falar muito que esse livro era completo , difícil de entender e ler mas eu particularmente não achei isso.
Talvez por eu estar justamente numa fase em que a busca pro Cristo tem sido prioridade.
Esse livro traz muitas reflexões profundas e algumas tão simples que por assim serem deixamos passar desapercebidas ?