Contato

Contato Carl Sagan




Resenhas - Contato


225 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


Reccanello 15/03/2022

Ao invés das clássicas imagens de espaçonaves gigantescas ameaçando e invadindo nosso espaço aéreo para destruir o mundo e escravizar os humanos, aqui Carl Sagan abordou o tema do contato alienígena por um viés social e científico, tentando mostrar o que aconteceria, de verdade, caso uma civilização extraterrestre nos contatasse: como os cientistas, o governo e a humanidade reagiriam a isso?
===
Junto com outros cientistas de um consórcio mundial criado para decifrar alguns incomuns sinais de rádio vindos da Constelação de Vega, distante apenas 25 anos-luz da Terra, a radioastrônoma Ellie Arroway neles descobre o manual de uma máquina colossal, cuja função é desconhecida e cuja construção demanda tecnologias ainda inexistentes no planeta. Por trás deste pano de fundo técnico-científico, autoridades das mais diversas esferas discutem sobre o projeto: o governo, claro, levanta objeções quanto à segurança do país e à utilização militar da máquina; líderes religiosos enxergam mais uma oportunidade para pregar a volta de seus deuses e/ou o fim do mundo; cultos e Teorias da Conspiração surgem aos montes e criam problemas igualmente inumeráveis; e, em meio a tudo isso, Ellie tem que manter a sanidade e explicar ao mundo o que está acontecendo e quais serão as implicações disso no nosso futuro. Mais que colocar uma mulher como protagonista (não apenas no livro, mas no meio científico), Carl Sagan nos fala muito sobre solidariedade, cooperação, e como a troca de informações e a união entre as pessoas e as nações é fundamental não apenas para colocar a construção da máquina em curso como, principalmente, para garantir nossa própria sobrevivência como espécie.

site: https://www.instagram.com/p/CW9R9GgAJkP/
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Marcos 17/01/2022

Ficção de Carl Sagan
Meu primeiro contato com o autor. Leitura agradável e instigante. Uma trama bem construída e que faz você buscar pelo seu desfecho.
Possui momentos de extrema descrição científica dos elementos, mas que não chegam a tornar o entendimento do livro para poucos especialistas.
P.s: Sobre o livro O iluminado de Stephen King sugeri ao final da resenha que o filme ?do livro? seja também assistido e chamei as duas mídias de sensacionais. Já aqui quanto ao filme Contato?puxa vida, não curti nem um pouco.
comentários(0)comente



Guilherme.Ferraz 14/01/2022

Uma análise de contato extraterrestre interessante
Em Contato, Carl Sagan exemplifica como seria o primeiro contato entre os humanos e seres alienígenas. Sagan descreve de forma minuciosa, e bem envolvente, como seriam as dificuldades e o que poderia estar nos esperando no universo. O autor peca na parte do romance, os personagens não me cativaram e me pareceram ter pouca profundidade, criando pouca empatia. Alguns momentos chaves nos aproximam deles, mas apenas isso.
No geral, um bom livro de ficção cientifica escrito por um dos maiores astrônomos do mundo.
comentários(0)comente



gangafefe 05/01/2022

Contato
Entendi a escolha do título do livro apenas em sua última página, sobretudo pela relevância recorrente de um tom profundamente humano derramado sobre uma intrincada trama de ficção científica por excelência.

Sagan e Ann Druyan conseguiram oferecer a um completo leigo um enredo riquíssimo, repleto de personagens profundos, de profundo enlance sentimental entre si, sendo a conclusão deste romance a expressão cabal da imponência que ambos possuíam, não apenas no campo da ciência, como também no campo das humanidades, sendo o extenso repertório permeado por um belíssimo olhar delicado e sensível.

Acredito piamente que um encontrou no outro a possibilidade de suportar a vastidão através do amor.
comentários(0)comente



Beatriz.Maffei 04/01/2022

Simplesmente apaixonante.
O equilíbrio que o Carl Sagan consegue atingir entre a ficção e a realidade em ?Contato? é simplesmente apaixonante.
Este livro consegue revisitar diversos temas da astrofísica, ao mesmo tempo que nós afunda em uma narrativa mais que envolvente. Ele consegue nos teletransportador para um cenário futurístico incrivelmente palpável, a medida que aparenta ser um tanto quanto distante do que temos hoje.
Entre crises existenciais e momentos de plena animação, esse livro me levou a uma viagem emocional e racional que terminou com uma única certeza: O CARL SAGAN É F*** DEMAIS!

Se puder, leia Contato!!
comentários(0)comente



Saymon.Botelho 31/12/2021

O Último de 2021
Esse livro, sem dúvida nenhuma, é um dos meus favoritos

Nunca achei que leria algo tão bonito e inspirador e que me fizesse ter vontade de admirar a beleza do universo tantas vezes seguidas
Guilherme 06/01/2022minha estante
Realmente desperta essa vontade de contemplar tudo




Isabela 30/12/2021

Me afundou em uma ressaca por ter alguns capítulos extremamente arrastados, mas no geral é uma leitura agradável.

?Sempre entendi que um agnóstico é um ateu sem coragem de expressar suas convicções.? (p. 174)
comentários(0)comente



Portela 27/12/2021

"...a vastidão só é suportável através do amor"
Contato é o único romance do astrofísico Carl Sagan. Nele acompanhamos a história e a vida de Ellie Arroway. A obra é uma ficção científica e, como o próprio título sugere, narra o contato extraterrestre e os eventos que se desenrolam a partir disto.
Embora seja um livro fictício, e não um ensaio ou algum gênero do tipo, é possível perceber as opiniões de Sagan através da narração e do modo como a própria protagonista é construída, sua forma de pensar e de agir refletem muito as ideias que o autor transmite em seus outros trabalhos. Para citar algumas: incentivo à curiosidade, valorização da razão e da verdade, paixão pela ciência, questionamento da religião, ceticismo científico, entre outros.
O livro tem muitos pontos positivos em diversos aspectos. Comecemos falando sobre a verossimilhança com a realidade, mesmo se tratando de uma ficção. Sagan consegue montar essa história de forma muito convincente, uma vez que toda a trama segue à risca as leis da física, pelo menos até certo ponto da história, onde entram cenários e coisas que ainda não descobrimos como funcionam e se realmente existem. Entretanto, o caminho trilhado até a parte literal da ficção é bem fundamentado nas leis físicas. Por outro lado, essa aproximação da realidade também pode ser encarada como um problema, uma vez que muitos termos técnicos e teóricos são utilizados e, consequentemente, pessoas leigas não conseguirão entender, mas, independente disso, é possível compreender a história. Digamos que isso é apenas detalhe, preciosismo de Sagan. Logo, podemos dizer que esse aspecto é uma faca de dois gumes, tem seu lado bom e ruim.
O autor se aproxima do real de outra maneira também: ele consegue imaginar todo um cenário político, social, científico e religioso que tange a nossa realidade e possivelmente aconteceria em caso de contato extraterrestre. O envolvimento de autoridades governamentais, a reação da população mundial, o papel desempenhando pelos cientistas e os religiosos distorcendo os acontecimentos. Ao tratar de todos esses aspectos na história, fica claro que se algum dia algo assim acontecer, teremos um cenário parecido. Seria ótimo se todos lessem Contato, pois caso um dia vida inteligente além do planeta resolva nos enviar um ?oi?, teremos uma mínima noção de como proceder.
Uma coisa que me surpreendeu bastante e me deixou contente foi a representatividade feminina e a de etnias diversas na história. Eu diria que o posicionamento de Sagan foi visionário, pois, pelo menos pra mim, não era de se esperar que um livro que foi escrito em 1985 tratasse, com tanto esmero, temas tão debatidos atualmente já naquela época, onde não eram levantados esses tipos de debate. Muitas culturas e povos foram abordados, de maneira profunda até, diria eu, e a protagonista é uma forte figura feminina lutando para conquistar seu lugar na sociedade e no mundo científico.
Outro ponto interessante é a maneira que Ellie é desenvolvida. A história começa com o nascimento da mesma e segue até sua vida adulta, portanto podemos acompanhar o crescimento físico, emocional e intelectual da mesma. Isso traz profundidade à personagem. As qualidades e defeitos relatados, e minuciosamente explorados, fazem-na se tornar humana e a aproximam do leitor.
Se tratando de uma obra que aborda sobre a imensidão do universo, vida fora da Terra e fé versus razão, a obra traz uma densa parte filosófica e reflexiva acerca de diversos temas. Certamente é um livro que grandifica a mente e o espírito, pois provoca o questionamento e a reflexão. O mais interessante sobre a questão fé e razão é que a história conclui de um jeito que balanceia os dois lados ao trazer uma inversão de perspectivas, como se a fé se tornasse a ciência e a ciência se tornasse a fé. A frase anterior pode não fazer muito sentido, é preciso ler o livro para entender, mas Sagan fez um trabalho tão bem pensando nessa questão que, para mim, é um momento ímpar no livro e uma grande sacada para concluir o mesmo.
Uma coisa que, não necessariamente me desapontou, mas me deixou triste, foi o fato de o livro terminar sem uma conclusão da trama, digamos assim. É quase um final em aberto. Mas eu vejo também como uma forma do autor de dizer que tudo que precisava ser contado, foi contado, e mesmo que nos falte detalhes do que pode acontecer no futuro, foi um bom desfecho, pois meio que conclui a jornada de Ellie. Imagino que Sagan tenha parado nesse ponto, pois, a partir dali, ele estaria entrando em um terreno muito mais incerto e imaginativo, o que poderia arriscar um pouco a integridade e qualidade da história.
O livro, ao mesmo tempo em que é reflexivo e filosófico, também é muito poético. Isso é uma das coisas que me faz admirar Sagan, o seu jeito e talento para ensinar, transmitir e inspirar. Eu arrisco até a dizer que Contato não é um livro, e sim uma experiência. Literalmente, uma viagem para outro universo. Literalmente, um contato consigo mesmo, com o âmago do ser humano e do que significa ser humano. Ser humano como indivíduo, ser humano como sociedade, ser humano como um povo, ser humano como uma única espécie habitando esse planeta juntos, independente de religião, nacionalidade e raça.
Com certeza, Contato foi o melhor livro que li em 2021. É muito gratificante poder terminar o ano com a leitura dessa obra, fechando com chave de ouro. Foi o primeiro livro que li de Sagan e certamente foi um ótimo pontapé inicial. Carl é muito inteligente, criativo e inspirador, ganhou mais ainda minha admiração. Contato entrou para os meus favoritos.

Nota: 10/10
comentários(0)comente



Thiago.Moretti 26/12/2021

A obra Contato de Carl Sagan tem um significado especial para mim, nos idos da década de 90 (sim eu sou velho rs) uma professora, que infelizmente não me recordo o nome, usou de duas aulas para passar a versão adaptada em filme, me lembro de ter ficado hipnotizado com a ideia de existir vida inteligente em outros planetas e pela primeira vez despertou o interesse em estudar astronomia.
Então a leitura deste livro agora um pouco mais velho foi bem nostálgica e ele é bem fiel ao filme, onde Sagan utiliza o primeiro contato com uma inteligência exterior para discutir ciência e fé, acredito que até colocando um pouco de si na personagem principal que é uma cientista, mas possui seu lado humano com crenças e sentimentos.
Tanto o filme como o livro vale muito a pena para todo o público. Recomendo ao máximo!
comentários(0)comente



jotaefesanchez 24/12/2021

Excelente
Este é um daqueles casos em que conheci o filme (muito) antes do romance que o originou. E já era um filme que eu admirava muito.
.
A trama toda se desenrola a partir do recebimento de sinais de comunicação vindos de algum ponto no espaço. Mas, muito além da ideia de haver ou não vida inteligente fora do planeta Terra, as reflexões sobre o comportamento da própria humanidade são explorados de forma incrível.
.
Repleto de diálogos muito bem construídos entre seus inúmeros personagens, além da apresentação de explicações científicas para tudo aquilo que se apresenta, quase nos esquecemos que estamos lidando com uma obra de ficção.
.
Inclusive, vale ressaltar que os pontos em que as teorias e leis da física e matemática são apresentadas para esclarecer alguma situação ou decisão tomada, ocorrem de forma bastante didática e expositivas ainda assim, pode ser considerado um pouco pesado para pessoas que não tenham muito interesse nessa parte.
.
Particularmente, não achei o texto muito cansativo, gostei muito de como toda a evolução dos personagens e do projeto se desenrolou.
.
Eu já era fã do filme, agora coloquei mais um livro na lista de favoritos. É uma ficção científica de primeira.
.
comentários(0)comente



Victor Cardoso 18/12/2021

Atemporal
Meu primeiro contato com a obra veio de maneira indireta atravéz do filme (que é um dos meus favoritos) infelizmente demorei muito para conseguir ler um livro que já tem alguns bons anos de lançamento, é uma obra fantástica Carl Sagan conseguiu passar muita coisa de maneira muito simples,a leitura não foi tão fluida quanto eu gostaria mais o livro em si traz diversas discussões sobre religião ciência e política , e se você só assistiu o filme e gostou , é obrigatório a leitura,o final é beeeem melhor no livro e também abre espaço para muitas discussões, com certeza um livro que transcende o tempo e permanece atual.
comentários(0)comente



@ninh@ 15/12/2021

CONTATO - CARL SAGAN
O livro "Contato" é do autor Carl Sagan, é o primeiro livro do autor que leio, este já virou filme com os atores Jodie Foster e Matthew Macconaughey . ele fez um grande sucesso na época. O livro pode ser considerado um Chicklit de ficção científica, ele foi escrito por uma cientista e por sinal a personagem principal do livro, seu nome é Ellie Arroway que através do programa conduz vários telescópios espalhados pelo planeta, que certo dia descobrem uma mensagem enviada pelo rádio que vem além da Estrela Vega e que esta mensagem leva pelo menos 26 anos - luz para ir e voltar. O livro nos ensina várias matérias sobre astronomia, física, matemática e entre outras. ele nos traz detalhes da personalidade da cientista Ellie, desde sua infância até sua fase adulta, quando se tornou uma grande cientista.
O que falar de nossa personagem , é uma pessoa normal, cheia de defeitos, que desde de pequena compreendeu o tempo quando tinha apenas três anos, sua mãe é compreensiva , seu pai Ted foi quem estruturou sua personalidade. Quando seu pai morre , um pedaço de Ellie parece morrer com ele. Com o intuito de tornar -se uma renomada Física, ela foca seus esforços para ser uma brilhante estudante. Ela descobre algo que pode abalar o mundo , foram estabelecidos contatos extraterrestres, então agora o mundo precisa se preparar para algo importante. Claro que O Contato é um romance então não poderia faltar um né? Então a Doutora Ellie e Ken Der Heer, um consultor de Ciências do Governo dos Estados Unidos, vivem um romance, ninguém podia imaginar esse outro lado da Doutora, de mulher carente apesar de sua profissão onde é domínio dos homens, sempre levando a vida profissional em primeiro lugar e deixando de lado os seus sentimentos, talvez isso possa ter ocorrido pela sua relação complicada com seu padrasto e sua mãe, a morte de seu pai quando ainda era pequena.
O livro é ótimo , apesar de algumas vezes não entender aqueles termos técnicos de física e outras matérias que o livro proporciona ao leitor.
Recomendadíssimo!!!

site: https://detalhefeminino.blogspot.com/2012/06/contato-carl-sagan.html
comentários(0)comente



Guilherme 14/12/2021

Cientificamente humano.
É notório como além de trabalhar conceitos científicos na obra Sagan o faz com extrema coerência ao retratar como a sociedade reagiria para com um evento de mesma categoria. Isso traz um peso muito maior para a construção de toda narrativa pois não temos apenas conceitos científicos que podem não ser do conhecimento de todos como também algo que qualquer ser humano pode se enxergar, sentimentos, ambições, defeitos, decepções e mais uma gama de emoções. É muito prazeroso ler um romance de ficção que se atenha nos mínimos detalhes que é a complexidade humana sem perder o caráter científico. Obra maravilhosa, uma das minhas favoritas.
comentários(0)comente



Théo 11/12/2021

Simplesmente? meu livro preferido
confesso que demorei bastante pra fazer essa avaliação, pois não sabia como descrever todos os sentimentos que o livro despertou em mim; Eu, como amante de astronomia e astrofísica, não poderia ter ficado mais feliz com o rumo da história, a junção de ficção e física/ ciência foi simplesmente magnífica !! Carl Sagan tem um lugar especial no meu coração e sempre me surpreende, Obrigada por esse livro ??
Vale muuuito a leitura
comentários(0)comente



225 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR