Contato

Contato Carl Sagan

Resenhas - Contato

Lais544 21/12/2020

Contato é o único livro de ficção científica de Carl Sagan , não só por ser uma fã declarada do autor mas esse livro consegue ser bem pé no chão ao tratar de um assunto que rende tantas teorias e histórias fantásticas. Durante a leitura, você se pega pensando diversas vezes: ?sim, é assim que aconteceria?.

Regis 12/11/2022

Será que há vida inteligente na terra???
Aqui é travado um grande debate entre fé e ciência, uma discussão sobre a cooperação das nações e sobre o que há lá fora. Estamos realmente sozinhos?
Carl Sagan demonstra em Contado toda a mobilização que os seres humanos fariam contra e a favor de responder a mensagem vinda de uma estrela distante.

O livro mostra tudo isso, faz valer a prerrogativa científica e nos coloca em debate com nossas próprias noções atuais da existência, ou não, de vida alienígena e de como reagiríamos diante de tal descoberta.

O autor consegue nos fazer adorar acompanhar a vida de Ellie, a protagonista, e toda sua jornada da infância até a vida adulta onde trabalha em um radiotelescópio buscando por vestígios de vida inteligente além do nosso planeta.

A leitura se desenvolve em três partes: a primeira mostrando a vida de Ellie desde a infância até a descoberta do sinal de Vega, a Segunda mostrando a construção da máquina e a terceira a viagem pela galáxia.

Junto com tudo isso vem a opinião da população mundial onde temos: fanatismo religioso, medo, incredulidade, terrorismo, nazismo, arroubos sobre o fim do mundo e tudo mais que sabemos que a humanidade é capaz de produzir.

A leitura é cheia de interferências filosóficas e didatismo que torna o livro um pouco lento, mas que julgo necessário para que a imersão na proposta.

Outros personagens que foram introduzidos são bons coadjuvantes, antagonistas e amigos. Gosto especialmente de Vaygay, o cientista russo amigo de Ellie e da Devi, uma cientista indiana. E tem ainda Hadden o engenheiro que despertava curiosidade (adoraria saber mais sobre seu destino final) e Drumlin, um ex-professor da Ellie, personagem odiavelmente narcisista que na segunda parte do livro tem um desfecho com o qual eu concordei muito.

Senti ânsias de vômito com o interrogatório e as mentiras no final do livro ministrados pelo novo secretário de defesa dos Estados Unidos, Michael Kitz.
Esse desfecho teve um gosto agridoce, mas entendi o propósito do autor. Apesar de achar que uma ou duas coisas poderiam ser diferentes, a proposta foi maravilhosamente concisa.

Após tudo, infelizmente a única questão que continua em aberto é a existência de vida inteligente na terra.

?Este planeta é dirigido por loucos. Lembre-se do que eles tiveram de fazer para chegar aonde estão. As perspectivas deles são tão estreitas, tão... breves. Alguns poucos anos. Nos melhores casos, algumas décadas. Eles só se importam com o tempo em que se acham no poder.?

Verdade incontestável, tanto no livro quanto na nossa realidade.

Uma ótima e aliciante leitura que ajuda a revelar o que há de melhor e pior na humanidade. Recomendo.
Caio 12/11/2022minha estante
Que resenha! Parabéns.

Max 12/11/2022minha estante
Régis, somando com você... há sim vida inteligente na terra! Rsrs?

Regis 13/11/2022minha estante
Obrigada, Caio! ?

Regis 13/11/2022minha estante
Muito obrigada, Max! Isso foi bem lisonjeiro. ?????

Cleber 13/11/2022minha estante

Obrigada, Foxback. ?

Regis 15/11/2022minha estante
Valeu, Cleber! ?

HenryClerval 17/11/2022minha estante
Suas resenhas sempre me encantam, Regina. ? ?????

Pedro Medeiros 22/02/2023minha estante
Sagan é uma figura pela qual nutro profundo carinho, ele foi muito importante para minha iniciação científica.

Isabella 30/12/2020

Primeira vez que leio um livro com uma protagonista feminina, científica, e que sua história não está focado exclusivamente em romance com outro personagem. E o mais doido: foi escrito por um homem. Eu amei a forma como Sagan conseguiu colocar todas as dificuldades femininas em meio a áreas científicas de uma forma tão significativa e sublime. Além disso, também nos deu ótimos ensinamentos sobre os mistérios da vida humana, as dúvidas que cercam nossas vidas sobre o cosmo, as dúvidas que temos em relação a religião, a vida após a morte. O livro é um show de ensinamentos. É um livro que vem de um autor extremamente ciente das maiores perguntas que cercam nossa existência.
ada 30/12/2020minha estante
Como me convencer a ler um livro com apenas um texto:

Albieri 08/01/2021

Contato - Carl Sagan

Comecei o livro no fim do ano passado, mas o embalo veio em 2021.

Um livro sensacional!

O que mais me chamou a atenção nesse livro foi os detalhes meticulosos do autor em colocar alguns fatos científicos e mostrar de forma deslumbrante um contato com uma outra civilização de uma maneira que não esperamos. E caso um dia isso aconteça fora da ficção, conforme uma outra resenha que vi, também acho que será dessa maneira primeiramente.
O texto ainda mostra a briga entre a ciência e a religião, em fatos e em fé.
Mas que no final, mostrou que ambos podem andar de mãos dadas.

O desenvolvimento do texto e dos personagens foram absurdamente notáveis. Ao ler o enredo você se sente naquele universo e imagina tudo com clareza.

O livro foi escrito em uma época, onde alguns fatos históricos ainda não haviam ocorridos como o colapso e o fim da URSS, então o autor imaginou um futuro onde a mesma ainda existia.

Pensar que somos tão pequeno em um universo ainda em expansão e imaginar ou melhor acreditar que não estamos sozinhos no universo, me faz sentir algo inebriante, alguns acreditam que ilusório, mas no fim veremos quem estará certo?

hemersonbrandao 04/05/2010

O contato de Carl Sagan
Há 12 anos o mundo da divulgação científica perdia uma de suas estrelas de maior magnitude. Carl Edward Sagan, formado em Astronomia Planetária pela “University of Chicago” e doutor em Biologia pela “Harvard University”, dedicou sua vida à pesquisa e a divulgação da Astronomia, principalmente na área da exobiologia, que estuda a possibilidade de existência de formas de vida, fora da Terra.

É considerado por muitos como o maior divulgador de ciência da história, graças à visibilidade que recebeu através de sua série de televisão “Cosmos”, veiculada em 1980. Gravado em parceria com sua esposa Ann Druyan, durante 3 anos visitou 12 países, produzindo 13 episódios abordando assuntos como história da ciência e da Astronomia, Exobiologia, além dos feitos alcançados pela Astronáutica. Tendo mais de 500 milhões de espectadores em todo mundo, seu carisma garantiu um prêmio Emmy e o título de maior série científica da história da TV. Sua versão em livro alcançou o best seller da divulgação científica.

Foi consultor e conselheiro da agência espacial NASA, chefiando as missões Mariner, Viking, Voyager e Galileo, que explorou todos os planetas do Sistema Solar, sendo condecorado pelos resultados obtidos. Também foi co-fundador da “The Planetary Society”, congregando membros do mundo inteiro em prol da exploração pacífica do espaço e a pesquisa da vida extraterrestre.

Carl Sagan foi autor de 20 livros e dezenas de artigos científicos. O seu livro “Os Dragões do Éden”, sobre biologia evolucionária e antropologia, recebeu o prêmio Pulitzer de literatura.

Sua última obra, “O mundo assombrado pelos demônios”, expressa sua forte preocupação com a divulgação de pseudociências em nossa sociedade atual e estimulando o pensamento crítico e racional, além de abordar temas polêmicos como o aborto e o aumento preocupante da militarização da humanidade.
Morreu aos 62 anos, em 20 de dezembro de 1996, vítima de complicações da mielodisplasia, uma rara doença da medula óssea.

Durante sua vida, Carl Sagan escreveu apenas um único romance de ficção-científica, o "Contato" (Companhia das Estrelas: Tradução de Donaldson M. Garschagen, 1997, 416 páginas), que narra de uma forma envolvente o que poderia ser o primeiro contato da humanidade com uma inteligência extraterrestre.
A narração inicia com a infância de Ellie Arroway e os seus primeiros passos em direção à ciência, graças sua curiosidade por aparelhos de rádio e pelas belezas do céu noturno. Ambiciosa e sonhadora, sempre com apoio e incentivo de seus pais, suas paixões de infância e a facilidade com matemática, física e engenharia, acabaram levando a protagonista para a faculdade, e uma formação em Radioastronomia, especializada em estudos das emissões e reflexões de radiações eletromagnéticas por corpos celestes.

Durante sua vida acadêmica, na “California Institute of Technology”, Ellie tem o contato com o pesquisador Peter Valerian, um radioastronomo respeitado na instituição, mas que tinha um fascínio ligeiramente desabonador, pela possibilidade de existir inteligências extraterrestres. Peter se tornaria seu amigo, e quanto mais Ellie o conhecia, mais ela era envolvida com o seu fascínio, a ponto de Ellie começar a divagar se com radiotelescópios não seria possível contatar civilizações extraterrestres avançadas pelo Universo.
Após conquistar seu doutorado, Ellie é nomeada auxiliar de pesquisa no Radiobservatório de Arecibo, em Porto Rico, o maior radiotelescópio do planeta, sendo, portanto, o mais disputado por radioastronomos. Durante seus curtos períodos disponíveis para utilizar o radiotelescópio, Ellie dedicava-se às primeiras pesquisas buscando emissões de rádio de estrelas que poderiam abrigar sistemas planetários com formas de vida, na esperança de encontrar uma civilização avançada que tivesse a intenção de comunicar-se conosco.
Sua pesquisa ganha reconhecimento e recebe o convite para direção do Projeto Argus, contando com 131 radiotelescópios móveis e controlados por computador, que dentre outras pesquisas recebia financiamento para a pesquisa de busca por vida extraterrestre inteligente.

Desacreditada por muitos, depois de anos sem alcançar algum resultado mensurável, ela acaba sendo estimulada a deixar a pesquisa por estar gastando dinheiro e tempo precioso em radiotelescópios, numa busca cega por extraterrestres. Até que numa determinada madrugada, Ellie é surpreendida pelo alarme de monitoramento automático de freqüências, ao receber uma série de pulsos eletromagnéticos e repetitivos, que codificados apresentaram-se como uma seqüência de números primos. Entrelaçado com esse sinal, estão desenhos esquemáticos de uma cápsula no formato de dodecaedro, envolta por um grande aparelho, capaz de abrigar 5 pessoas.

Desconfiados mas seduzidos a construir o artefato, governos do mundo inteiro se unem, e após anos e trilhões de dólares gastos, a máquina está pronta para ser utilizada. A máquina consegue gerar uma espécie de portal bidimensional que os leva a uma série de complexos “buracos de minhoca” que possibilita vencerem em segundos as longas distâncias no espaço. A viagem acaba levando os seus cinco ocupantes a uma viagem ao centro da nossa galáxia e o contato com os seres extraterrestres responsáveis pela mensagem.
O livro virou um filme homônimo com a personagem principal sendo representada pela atriz Judie Foster. Adaptado pelo diretor Robert Zemeckis em 1997, Carl Sagan não viveu o suficiente para ver sua obra nos cinemas.

Tanto no livro quanto no filme, apesar de não declarado, é apresentado uma estreita relação do projeto Argus com o projeto na vida real idealizado pelo Instituto SETI, que busca sinais de radio emitido por civilizações inteligentes em nossa galáxia. O seu fundador, o astrônomo Frank Drake, conhecido pela sua “fórmula Drake”, calculou através das leis da probabilidade que atualmente somente em nossa galáxia poderia existir, na melhor das hipóteses, 10.000 civilizações alienígenas num ponto tecnológico similar ou mais avançado que o nosso, e que os mesmos poderiam estar tentando se comunicar entre si através de emissões radiotelescópicas. É nessa cifra que o projeto se apóia e tem as mesmas dificuldades apresentada no livro, tanto na busca por financiamento assim como hora disponível em radiotelescópios, para pesquisa.
O projeto já existe há 40 anos e computadores já analisaram dezenas de milhões de emissões de rádio em diferentes partes do céu, e apesar de alguns sinais intrigantes, até o momento nenhum sinal foi identificado como de proveniência extraterrestre. O grande problema tem sido qual freqüência especifica devemos buscar, em qual momento e em para qual porção do céu deve apontar nossas antenas.

Um outro ponto desanimador nessa busca são as longas distâncias no espaço e as dificuldades num contato interativo inter-civilizações. No livro, o sinal extraterrestre é proveniente da estrela Vega, que apesar de ser uma estrela bastante próxima da Terra, existe um atraso de 26 anos para que uma mensagem seja emitida no nosso planeta percorra todo o espaço, até alcançar a estrela.

Carl Sagan foi feliz em utilizar a teoria dos “buracos de minhoca” para permitir que os 5 astronautas pudessem viajar até o centro da galáxia. Apesar de ainda estar na linha da física teórica, talvez seja uma alternativa para futuras e longas viagens através do Universo.

Outro ponto abordado no decorrer da obra são os embates entre ciência e a religião que uma mensagem dessas provocaria, numa sociedade que 95% das pessoas acreditam em alguma divindade. Marca de Carl Sagan, que expunha publicamente seu ceticismo e agnosticismo, a protagonista Ellie era avessa às religiões, seguindo uma inclinação de seu pai, que opinava que a Bíblia seria uma coleção de "histórias bárbaras misturadas com contos de fadas".

Entre longos debates por todo o livro, perguntada sobre a proveniência da mensagem não seria de origem divina, Ellie respondeu num dos pontos altos da trama: “Naturalmente, não é um símbolo cristão, ou um símbolo de qualquer uma das grandes religiões atuais. Não imagino que o senhor quisesse argumentar que os deuses só falassem com os gregos antigos. O que estou dizendo é que, se Deus desejasse enviar-nos uma mensagem, e se os textos antigos fossem a única maneira que ele imaginasse para fazer isso, poderia ter realizado um trabalho mais bem-feito. E de maneira alguma ele teria de se limitar aos textos escritos. Por que não existe um imenso crucifixo em órbita ao redor da Terra? Por que na superfície da Lua não estão gravados os Dez Mandamentos? Por que Deus haveria de ser tão claro na Bíblia e tão obscuro no mundo?"
Se Deus existe ou é apenas uma parte de um mito coletivo de nossa sociedade, o romance de Carl Sagan responde com um alto e sonoro “não” a inquietante pergunta que aflige a humanidade desde suas primeiras divagações: Estaríamos sós no Universo?
Hebson 14/10/2011minha estante
Eu só procurava uma simples resenha sobre o livro...=(

Heloisa 05/08/2014minha estante
Uau, parabéns pela resenha!!! Só fez aumentar a vontade de ler o livro.

Douglas Brilhante 10/05/2020minha estante
FANTÁSTICA RESENHA.

Gabriel A. 30/04/2022

Ótimo livro, apesar de lento!!!
Eleanor Arroway, mais conhecida como Ellie, é radioastrônoma e diretora do VLA (Very Large Array) no Novo México, um dos maiores radiotelescópios do mundo. Também é a principal pesquisadora no projeto Argus, que tem como objetivo buscar outras formas de vida inteligente no Universo.

Ellie passa por muitas dificuldades e preconceitos, seu trabalho não recebe muito crédito e é considerado perda de tempo. Até que após quatro anos e com o projeto em vias de ser encerrado, um sinal de rádio com um comportamento fora do comum é captado, vindo de uma distância de 26 anos-luz.

A mensagem não foi direcionada a nenhum país específico, religião ou povo e sim enviada para a Terra. Após um enorme e árduo trabalho de decodificar a mensagem, descobre-se que tal mensagem nada mais era que um manual para a construção de uma máquina, ou "nave", que levaria cinco passageiros à constelação de Vega. E a partir daqui, você só saberá o que acontece se ler o livro.

Sobre as minhas impressões, de início foi muito cansativo porque fui esperando uma ênfase maior na ficção, mas a meu ver a ficção ficou em segundo plano. Mas isso não é demérito algum, Sagan aborda essa temática de contato alienígena de uma forma muito racional, e descreve como a humanidade, a comunidade científica e o governo se portariam diante de tal situação.

A narrativa dos acontecimentos, desde os testes para provar a veracidade do sinal, a criação da máquina e a constelação de Vega, é muito técnica e se utiliza de muitos métodos científicos. E um exemplo disso, é que todo o sistema dessa máquina foi revisado pelo físico teórico Kip Thorne. Uma narrativa muito rica em conhecimento, eu diria.

Sagan aborda temas muito interessantes no livro, como a importância da cooperação e harmonia entre nações. Já que para a construção da máquina ser bem sucedida, seria necessário um esforço de vários países e muita coletividade. Afinal, independente da localização geográfica, a mensagem foi enviada para um povo só, os Terráqueos.

Outro tema tratado no livro, é o tão famoso e acalorado debate sobre ciência e religião. Nesse caso, eu diria que Sagan escreve de uma forma que não menospreza nenhum tipo de crença, mas critica o fato de fazerem afirmações sobre a própria ciência baseando-se na fé e ignorando métodos científicos. Ainda assim, ele mostra que a religião pode ter um papel importante e fundamental em busca de um bem maior.

Chama a atenção também, o papel atribuído às mulheres. Além de Ellie - que ocupa um cargo importante e foi a primeira a descobrir a mensagem -, temos também uma mulher como presidente dos EUA. E se levarmos em conta a época que o livro foi escrito, a atitude de Sagan de colocar as mulheres em destaque e em cargos de alta importância, é digna de admiração.

Também fica explícito em vários momentos, a importância do contato entre nós humanos, algo até mais evidente nos dias de hoje, onde a tecnologia nos afasta de pessoas próximas e nos aproxima de quem está longe (mas aqui já sou eu divagando mesmo). Segue o trecho em questão:

"Toda sua carreira tentara fazer contato com os mais remotos e exóticos dos estranhos, enquanto em sua própria vida não fizera contato com praticamente ninguém"

Só tenho a dizer que, apesar de algumas ressalvas, Carl Sagan trata o tema com muita sobriedade e é impossível não pensar que seria exatamente assim que o mundo se portaria em um cenário desses (pelo menos é o que a gente espera né). Enfim, achei interessante ver que um contato alienígena pode sim, ser feito sem um monte de naves espaciais saindo por aí atirando e tacando fogo em tudo.

LuanGabs 06/01/2024

Carl Sagan é uma inspiração de vida! Depois de ter lido cosmos e palido ponto azul, tive diversas ondas reflexivas sobre muitos aspectos da existência humana, não só pelo conteúdo ricamente científico que ja é suficientemente interessante pra me prender numa leitura.
Dito isso, Contato recebe toda essa maestria dos comentarios de Sagan acerca de varios temas, mas por ser um romance, peca na parte que o faz exatamente isso: a narrativa.
Foi um pouco frustrante encarar os cortes e pulos de cena em varias cenas chaves e que teriam sido impactantes se descritas (tal como na terceira parte) mas isso tornou a leitura um pouco decepcionante e cansativa.
A parte cientifica é irretocável, Sagan de fato era a frente do seu tempo, indiscutivelmente. Se fosse um livro mais dissertativo teria sido uma leitura mais coesa.
Enfim, não deixa de ser uma leitura boa e recompensadora pela sua conclusão, mas é uma leitura bem cheia de altos e baixos.

Allan 22/07/2022

Um dos melhores livros de ficção científica!
Eu sou um leitor principalmente de fantasia, não costumo sair muito do gênero. Porém resolvi dar uma chance para Contato e que ideia maravilhosa!

Estava com a adaptação cinematográfica na minha lista para assistir há muito tempo, mas eu queria ler primeiro.

A narrativa é muito bem construída, te puxa muito para dentro da história, a protagonista é maravilhosamente sensata mesmo quando se depara com conceitos e situações nunca antes vividas. Achei tudo muito incrível!
Moninha 22/07/2022minha estante
Quero ler esse daí também

Allan 22/07/2022minha estante
É muito bom!

@prazerliterariooficial 22/07/2022minha estante
Magnífico!!!

Allan 22/07/2022minha estante
Uma obra-prima!

Bruna.Duailibe 23/07/2023

?O verdadeiro contato é entre os seres humanos?
É impossível se decepcionar com Sagan de qualquer forma. Além de excelente divulgador científico, é também um majestoso escritor de romance.

Nesse livro conhecemos Ellie, uma menina curiosa e futura exímia astrônoma. Após detectar uma transmissão de mensagem vinda de uma estrela da constelação de Lira, Ellie se envolve em um projeto de extensa duração com o propósito de decifrar a ?Mensagem?. Após várias especulações e tentativas, a Mensagem é decifrada e interpretada como um manual de instruções para a construção de uma Máquina. Contar mais do que isso nessa resenha seria spoiller.

Porém, se engana quem pensa que é um livro somente de conceitos científicos. De fato, a linguagem é densa, mas nada que torne dificultoso ou insuficiente para entende por a obra. Sagan nos traz uma protagonista corajosa e determinada, mas muitas vezes falha, insistente e obstinada. É um livro sobre vida extraterrestre, sem dúvidas, mas sua beleza dele é chegar muito além desse ponto de contato.

?Toda a sua carreira tentara fazer contato com os mais remotos e exóticos dos estranhos, enquanto em sua própria vida não fizera contato com praticamente ninguém. Mostrara-se feroz em desmascarar mitos de criação de outras pessoas, esquecida da mentira que constituía a essência do seu próprio mito. Durante toda a sua vida, estudara o Universo, mas desprezara sua mais clara mensagem: para criaturas pequenas como nós, a vastidão só é suportável através do amor.?
Henrique Sanches 23/07/2023minha estante
Parabéns pela leitura e pela resenha!!!???

Cams 19/02/2023

O que estamos procurando?
O romance publicado em 1985 é a história de uma astrofísica, desde a sua infância até a vida adulta. É dividido em três partes e tem como ponto central o contato entre a humanidade e seres de outros planetas. Mas além disso, ao meu ver, é um livro muito mais sobre relações humanas, o pensamento cético e religioso, dificuldades sociais e conflitos de Estados. No período que foi escrito, a Guerra Fria era uma grande preocupação e que foi muito retratada ao longo da história.
A escrita desse autor é muito detalhada, ele mistura momentos subjetivos com a realidade social, descreve questões da físicas e matemática, entra dentro das particularidades da personagem principal. Tudo parece estar muito bem encaminhado, mesmo isso tornando a leitura mais lenta, acho muito interessante. Muitas vezes nos deparamos com personagens femininas, que são escritas por homens, sendo superficiais e inconsistentes, mas aqui encontrei uma mulher com sentimentos reais e racionalidade ao mesmo tempo. Consegui me identificar com a personagem, com os seus desejos e suas angústias. Me emocionei muitas vezes ao decorrer da leitura.
Como Carl consegue falar conosco mesmo depois de tanto tempo? Ele era uma pessoa que vivia a realidade, conseguia descrevê-la e transcrever em formato de livros. Como humanidade claramente nossos objetivos não mudaram, por isso tudo que ele escreveu parece tão atual. Ele analisava o problema e tentava enxergar soluções para os conflitos que temos. Isso é consolador e animador, nos traz esperança. Recomendo muito esse livro. Eu sendo uma romântica incurável gostei muito dessa parte : "Como muitas outras pessoas, Drumlin a havia chamado de romântica incurável. E Ellie se viu imaginando, outra vez, por que tantas pessoas julgavam isso um terrível defeito. Seu romantismo tinha sido uma força propulsora em sua vida, uma fonte de prazeres. Defensora e praticante do Romance, ela estava de partida para ver a Magia." Ellie achou o que estava procurando, e eu também pretendo.

Eliel 09/09/2021

Não estamos sozinhos.
Ótimo livro, boa narrativa ,bem envolvente que prende o leitor . Cada página é uma narrativa sem igual... Contudo gostei muito desse livro , o final é incrível, Carl Sagan é fantástico !.

Danilo 16/03/2013

Contato - Carl Sagan
Sempre tive a tendência para o nerdismo. Quando criança acordava cedo no sábado para assistir documentários da National Geographic que passavam na Globo. Tinha interesse principalmente naqueles sobre inseto e os sobre Egito antigo. E de domingo adorava ver o Globo Ciência. Mesmo o Globo Rural eu não perdia, sempre tinha algo interessante em meio as notícias sobre a cotação da arroba do boi zebu. Mas nenhum desses exerceu tamanho fascínio sobre mim quanto a série Cosmos, produzida e apresentada pelo astrônomo Carl Sagan. Desde então posso dizer que Carl Edward Sagan é uma das minhas pessoas preferidas em toda a existência humana.

Olha o currículo do sujeito: Doutor em astronomia e astrofísica pela Universidade de Chicago, ele trabalhou nos projetos da NASA Apollo, Mariner, Viking, Voyager e Galilleu. Além disso ele foi professor de astronomia e ciências espaciais, publicou inúmeros livros e artigos e é tido como um dos grandes divulgadores da ciência em todos os tempos. Além de tudo isso, Sagan era um poeta. Quem já assistiu Cosmos, leu alguma coisa ou viu alguma entrevista dele já sabe. Seu amor pela ciência, pela cultura e pela busca do conhecimento eram impressionantes e foram destiladas em cada palavra dele.

Dito tudo isso, não sei por que demorei tanto para ler Contato.

O livro, lançado em 1985, conta a história da astrônoma Eleanor Arroway e sua participação no projeto SETI. Pra quem não sabe este é um projeto real, que busca evidências de vida inteligente fora da Terra através do monitoramento de radiofreqüência. A ideia básica do projeto é apontar um radiotelescópio para uma estrela e, através da análise da radiação eletro-magnética captada, determinar se esta é natural (emissões da própria estrela) ou se possui alguma lógica, como sinais com repetições ou sequencias bem estabelecidas, o que a configuraria como uma transmissão de alguma civilização inteligente.

Na história acompanhamos a Dra Arroway desde sua infância e formação (tanto de caráter quanto científica) até o momento em que ela finalmente consegue captar sinais que possivelmente são provenientes de seres extra-terrestres habitando algum planeta em órbita da estrela Vega, assim como as consequências desse contato. Esse deve ter sido um dos livros mais bem escritos que já li em toda minha vida. A história engloba todos os aspectos de um possível contato com seres extra-terrestres e mostra como isso se refletiria na sociedade, na ciência, nas religiões e na política. Além disso, Sagan dá vida a personagens complexos, multidimensionais e plausíveis. A construção da personagem principal se dá de uma forma completa e esta poderia ser a biografia de uma pessoa real. A obra foi pensada em cada um de seus pormenores, sendo profunda, completa e sem falhas.

O livro é bem mais do que uma ficção científica. É um debate sobre ciência e fé, sobre política, sobre relações humanas, sobre astronomia. Tudo isso sem nunca deixar de prender a atenção dos leitores sobre seus personagens ou sua história. Para quem já leu ou viu qualquer outra coisa de Sagan, dá pra perceber que Eleanor é o próprio autor dentro da história. Sua paixão pela ciência e seus argumentos fortes e inteligentes sempre me soavam com a própria voz de Carl. E este passeio pelo cosmos dessa mente privilegiada é um dos maiores prazeres que já tive desde que fui alfabetizado.

Reccanello 15/03/2022

Ao invés das clássicas imagens de espaçonaves gigantescas ameaçando e invadindo nosso espaço aéreo para destruir o mundo e escravizar os humanos, aqui Carl Sagan abordou o tema do contato alienígena por um viés social e científico, tentando mostrar o que aconteceria, de verdade, caso uma civilização extraterrestre nos contatasse: como os cientistas, o governo e a humanidade reagiriam a isso?
===
Junto com outros cientistas de um consórcio mundial criado para decifrar alguns incomuns sinais de rádio vindos da Constelação de Vega, distante apenas 25 anos-luz da Terra, a radioastrônoma Ellie Arroway neles descobre o manual de uma máquina colossal, cuja função é desconhecida e cuja construção demanda tecnologias ainda inexistentes no planeta. Por trás deste pano de fundo técnico-científico, autoridades das mais diversas esferas discutem sobre o projeto: o governo, claro, levanta objeções quanto à segurança do país e à utilização militar da máquina; líderes religiosos enxergam mais uma oportunidade para pregar a volta de seus deuses e/ou o fim do mundo; cultos e Teorias da Conspiração surgem aos montes e criam problemas igualmente inumeráveis; e, em meio a tudo isso, Ellie tem que manter a sanidade e explicar ao mundo o que está acontecendo e quais serão as implicações disso no nosso futuro. Mais que colocar uma mulher como protagonista (não apenas no livro, mas no meio científico), Carl Sagan nos fala muito sobre solidariedade, cooperação, e como a troca de informações e a união entre as pessoas e as nações é fundamental não apenas para colocar a construção da máquina em curso como, principalmente, para garantir nossa própria sobrevivência como espécie.

site: https://www.instagram.com/p/CW9R9GgAJkP/

bernardohmws 01/06/2023

Prefiro ler o carl sagan falando sobre astronomia de forma teórica. o romance não me pegou. adorei a personagem principal, sobretudo a história dela. gostei muito dos primeiros capítulos que falam sobre a infância e sobre as curiosidades da ellie. me identifiquei em alguns momentos, o que é ótimo. mas, no geral, a história toda não me cativou tanto. é um bom livro do sagan, mas prefiro os teóricos

George Diniz 25/08/2010

Carl Sagan se superou mesmo nesse livro, pois ele apostou no gênero Romance, pra expor suas idéias sobre nosso universo, ciência e até astro-física, como sempre Sagan tenta levar ao mundo conhecimento a respeito do "mundo" em si, não apenas sobre a Terra, mas principalmente a parte do universo que ainda não conhecemos, mas que existe. Teve um filme baseado nesse livro, "Contato", que nao chega nem perto do livro, mas nos faz pensar, muiiiito bom.