Contato

Contato Carl Sagan

Resenhas - Contato

Saymon.Botelho 31/12/2021

O Último de 2021
Esse livro, sem dúvida nenhuma, é um dos meus favoritos

Nunca achei que leria algo tão bonito e inspirador e que me fizesse ter vontade de admirar a beleza do universo tantas vezes seguidas
Guilherme 06/01/2022minha estante
Realmente desperta essa vontade de contemplar tudo

Rafael2157 16/08/2021

Não estamos sozinhos. E aí?
"Sustento que o sentimento religioso cósmico constitui a mais nobre e forte motivação para a pesquisa científica."
Albert Einstein (1954)

"Contato" não é uma história de sci-fi sobre alienígenas num disco voador. Aliás não esperaria menos de Carl Sagan, meu amado astronômo mastigador pessoal de diversos temas complexos da física. Sua maneira singular de lidar com as palavras faz de seus livros uma orquestra que nos conecta às situações tão longínquas das questões do universais.

Por se tratar muito mais das questões políticas e religiosas da confirmação de vida extraterrestre, Sagan tangência a proposta do gênero, e proporciona um prato cheio de embates de cosmovisões conflituosas.
O autor, portanto, se camufla de Ellie Arroway, a brilhante e desacreditada rádio-astronoma que divaga em vários momentos sobre a presença de um criador.
Carl Sagan passou sua vida procurando as provas concretas da existência de Deus, escrevendo sobre seus argumentos, mas nunca procurando desvalorizar ou ridicularizar pensamentos contrários ao seu.

A capacidade da escrita e da argumentação de Sagan é louvável. No capítulo "Precessão dos Equinócios" é evidente a forma com que ele dialoga com o seu ceticismo em relação à religião sem desfazer dos argumentos criacionistas.

"? O que eu queria era esmurrar aquele doutor sabe-tudo, aquele santarrão, aquele...
? Mas por quê, Ellie, exatamente? A ignorância e o erro já não são bastante dolorosos?
? Sim, se ele se calasse. Mas está corrompendo milhões de pessoas.
? Meu amor, ele pensa o mesmo de você."

Não apenas como um grande astronômo e divulgador científico, Carl Sagan não nos deixa somente um legado de grandes reflexões existenciais, filosóficas e científicas em suas obras, mas também um modo singular de olhar para nossa vida.
"A vastidão só é suportável por meio do amor."

Matheus.Monteiro 26/12/2020

Uma viagem na ciência
O livro é muito legal, seguindo a tradicionalidade dos livros do autor, o ritmo é lento e não há muito sobressaltos e conclusões esperadas, no entanto pela persistência em se ler, o livro acaba por se tornar muito agradável. É valido para todas as pessoas, embora para aqueles mais familiarizados com conceitos apresentados no livro tenham um vislumbre muito maior da grandiosidade do livro e das intenções do autor.

Do ponto de vista cético, o livro é rico em detalhes e fornece uma descrição clara de como o mundo veria uma descoberta das proporções de vida extraterrestres, se para os humanos é difícil a compreensão da biologoa evolutiva de Darwin,e é incompreensível a teoria da reatividade de Einstein, como seria para o mundo se fosse descoberto a vida em sua forma mais sutil em Marte?

É estranho pensar nisso, seres tão dependentes da ciência, mas tão frágeis em suas compreensões da vida e do mundo.

Como todo divulgador da ciência, Sagan ocupa um lugar na história da ciência e do mundo, não só como cientista, porém como formador de uma geração de pessoas que veem na ciência o futuro da humanidade!

Albert 13/10/2017

Enredo original porém a desenvoltura não é das melhores
Sou fã de assunto que envolve o espaço, possibilidade de vida fora da terra e afins. Eu esperava no romance de Carl Sagan saciar minha sede numa história envolvente. Entretanto, não foi o que aconteceu. Infelizmente tive que abandonar, embora eu não quisesse. Tentei de todas as formas continuar a leitura. Não concluí pelo principal motivo da fluidez. Sagan pode ter sido um grande cientista, mas não me agradou como escritor.

É a primeira vez que leio seu livro, e na minha visão, ele não possui a desenvoltura na escrita, pelo menos em Contato. Hawking por exemplo, tem uma escrita prazerosa e fluida. Fiquei desconfortável com o excesso de linguagem técnicas e isso impactou quanto a compreensão do contexto da história. Não que seja difícil a assimilação, mas impediu uma leitura fluida contribuindo para uma leitura densa e muita arrastada. Muitas vezes, há momentos monótonos sem grande impacto junto ao leitor. A história em si é criativa, isso eu reconheço, e até inovadora, porém não gostei da forma como foi desenvolvida. Seu estilo de escrita não me agradou. No meu caso, o filme é superior ao livro. Mesmo assim ainda me arriscarei em outras de suas obras.
Monique.Moreira 19/11/2017minha estante
Exatamente!

Judeu 02/02/2019minha estante
Ele lida melhor com divulgação científica.

Gabriel Dummer 19/05/2023

Formigas...
Eis um livro essencial para os fãs de ficção científica e que se perdem em pensamentos sobre as possibilidades de vida extraterrestre. De estudos realistas sobre radioastronomia, Carl Sagan nos guia por uma linha de pensamentos e consequências sociais e políticas após o primeiro contato com vida inteligente fora do planeta. Os desafios da comunicação e das novas tecnologias, e também o ceticismo e as reflexões religiosas, são exploradas de uma maneira profunda e inteligente. A questão do contato ressoa entre a diferença de perspectiva entre os humanos e as formigas... E nós podemos ser as formigas...

Arya4 08/08/2020minha estante
Essa questão nunca morre:estamos sós no universo ou somos egoístas demais para reconhecer a existência de oitra espécie? Como eu adoro essas questões.

Italo 10/08/2020minha estante
Aí, somos dois então kkk o mistério que cerca o firmamento é o que o torna mais lindo.

lekikia 25/10/2020

O livro é de leitura fácil mesmo para leigos no assunto como eu!

Embora se trate de um Romance, o autor sempre busca contextualizar todos os aspectos relativos ao contato com extraterrestes, então não nos sentimos perdidos quanto à isso.

No mais, é uma história empolgante e envolvente. A todo momento queremos saber o que está por vir e quais são as implicações do que está acontecendo no momento. Dito isso, o livro me prendeu do início ao fim e o final foi um tanto quanto surpreendente. Valeu a pena a leitura. ?
belzi 26/10/2020minha estante
Já quero ler!!!

Luiso 19/05/2020

Minhas Máximas
Situação socialmente aceita em que a criança existe dentro do adulto: relacionamento amoroso. Ou seja, bobices românticas é a libertação da criança oprimida?
Talvez a profundidade do amor possa ser mensurada pelo numero de diferentes egos envolvidos ativamente num determinado relacionamento.
Luta constante entre mundo que interpretamos e a linguagem que usamos para concluir tais coisas
Linguagem nos exime dos sentimentos, ou quase isso. Possível que esta seja sua função: compreender o mundo para não ser esmagado por ele. (Linguagem = maior benção)
"A natureza inventa prodígios muito melhor do que nós."
"Cientistas sentem prazer em entender as coisas" é uma maneira diferente de dizer que "sentem amor pelo todo". Categorizam para ver propósito e de alguma forma chamar de seu (isto é amor) que faz parte do plano
"Ter que aparecer em publico com a pessoa que mais amassemos como pre requisito para discurso social na terra"
"Seria possível vislumbrar os afetos profundos a um simples olhar, apenas observando a geometria - uma espécie de relatividade geral alinhada à psicologia social... ninguém poderia mentir com relação ao amor"
"Este planeta é dirigido por loucos, perspectivas tão estreitas, tão breves"
Frente a diversidade de vida do universo: provocara uma crescente sensação de grandeza, aumentara tanto a escala das coisas a aspirar, incremento de dificuldade
"Olhara tanto ao vasto externo que esquecera dos próximos aqui" a vastidão só é suportável através do amor

dhy_vagando 18/08/2022

Um novo favorito
Esse é um livro perfeito para os amantes de astronomia, de ciência, do universo e das estrelas. Como uma, ele simplesmente me encantou. Me pendurei em cada palavra e cada frase, maravilhada com possibilidades e beleza.
Uma das coisas que mais me admirou aqui foi a habilidade de Sagan para escrever uma protagonista feminina sem os estereótipos e besteiras que são associados a nós, principalmente quando nos aventuramos na ciência. Ellie é uma personagem forte, inteligente, sagaz e cheia de facetas complexas. Foi incrível acompanhar os acontecimentos do livro do ponto de vista dela e a pequena aspirante a cientista em mim sorria o tempo todo.
Por fim, achei super válido o debate com a religião que foi apresentado e os personagens que o trouxeram. A história é linda e merece ser lida. Recomendo para todos.

"For small creatures such as we the vastness is bearable only through love"

Jean Lopes 03/06/2020

Livro Contato
Esse livro mostra a visão vista por cientista de usarem o ceticismo para descobrir as coisas sobre o universo, e mostrar dúvidas e reflexões para as pessoas que o leu...

Alison 25/04/2021

Excelente ficção cientifica
Um dos melhores livros de ficção cientifica que li até hoje. Sou fã das obras do Carl Sagan, mas fiquei um pouco inseguro quanto a ler um romance escrito por ele, havia lido apenas livros de não ficção do autor até então.

Gostei muito da introdução da história, do suspense que é construído em cima da mensagem misteriosa recebida por ondas de rádio vindas de uma região da galáxia a 26 anos-luz da Terra.
Gostei também dos diversos debates políticos, religiosos e filosóficos. E o final da história também me agradou bastante, não sendo algo ultra mirabolante como acontece em diversas obras de ficção cientifica.

Acredito que o realismo seja o grande ponto forte dessa obra, lendo ficamos com a impressão de que caso recebêssemos contato de seres fora do nosso planeta a humanidade teria reações muito parecidas com as narradas durante a história.

Único ponto que poderia ser melhor, por isso não avaliei com 5 estrelas, é em relação a história se arrastar um pouco principalmente na metade do livro, perde um pouco do ritmo, mas nada que estrague a experiencia final.

Recomendo muito a leitura para quem já gosta do autor e para quem busca uma ficção cientifica de qualidade.

Théo 11/12/2021

Simplesmente? meu livro preferido
confesso que demorei bastante pra fazer essa avaliação, pois não sabia como descrever todos os sentimentos que o livro despertou em mim; Eu, como amante de astronomia e astrofísica, não poderia ter ficado mais feliz com o rumo da história, a junção de ficção e física/ ciência foi simplesmente magnífica !! Carl Sagan tem um lugar especial no meu coração e sempre me surpreende, Obrigada por esse livro ??
Vale muuuito a leitura