Contato

Contato Carl Sagan

Resenhas - Contato

Rodrigo 24/11/2022

Leitura interessante
Neste romance de Carl Sagan, astrônomo famoso pelo seu esforço em popularizar a ciência, ele trata de uma comunicação que chega até a Terra, vinda da distante estrela Vega e que é um convite a conhecer o universo. O que eu achei interessante no livro, e que foge totalmente do que se está acostumado ao ler-se histórias de contato com extraterrestres, é que ele foca não no contato em si, mas nos efeitos que isto causam em todo o planeta, aproveitando para tecer reflexões sobre o papel da ciência, da religião, das mulheres na sociedade, na forma como os seres humanos vêem-se mutuamente, como a política e a religião podem ser, ao mesmo tempo, benéficas e prejudiciais na construção do conhecimento e por aí vai. Um livro que fazia tempo que eu gostaria de ler e que, apesar de denso, proporcionou-me muito prazer por estas diferentes facetas apresentadas. Creio que valha a leitura.

Wesley Matheus 14/10/2022

Não sei pq demorei para ler esse livro

A discussões filosóficas na trama é coisa de outro mundo ??? literalmente de outro mundo

gangafefe 05/01/2022

Contato
Entendi a escolha do título do livro apenas em sua última página, sobretudo pela relevância recorrente de um tom profundamente humano derramado sobre uma intrincada trama de ficção científica por excelência.

Sagan e Ann Druyan conseguiram oferecer a um completo leigo um enredo riquíssimo, repleto de personagens profundos, de profundo enlance sentimental entre si, sendo a conclusão deste romance a expressão cabal da imponência que ambos possuíam, não apenas no campo da ciência, como também no campo das humanidades, sendo o extenso repertório permeado por um belíssimo olhar delicado e sensível.

Acredito piamente que um encontrou no outro a possibilidade de suportar a vastidão através do amor.

Vinicius 06/02/2014

Fantástico
Este foi o único livro em que Sagan nos oferece um romance. Porém, durante a leitura me pareceu estar lendo uma obra de um grande e famoso romancista. A carga científica é maravilhosa, extremamente sútil e informativa. Apenas as ideias básicas de astrofísica já serão suficientes para se deleitar com a narrativa. O Dr. Sagan foi um dos grandes entusiastas no que se refere à exploração espacial e este livro demonstra isso muito bem. Aliando seu vasto conhecimento astronômico e sua brilhante capacidade de transmitir este conhecimento a sua surpreendente maneira agradável de levar a narrativa, isso culmina em uma história simplesmente fantástica. Os debates teológicos entre a radioastrônoma e os cristãos, as conversas sigilosas entre a presidente e o consultor de ciências. Os descontraídos colóquios entre cientistas, a disputa de ego entre os mesmos. Além disso, há uma grande projeção imaginada por Sagan sobre o que o contato com outra civilização inteligente despertaria na sociedade internacional, que foi um dos principais pontos do livro em minha opinião.
Também há uma grande dose de filosofia e de profunda abstração. Eu, principalmente, que estou intrinsecamente envolvido no ambiente da matemática, física e cosmologia, senti esta dose na veia. Foi um dos livros que mais me levaram a pensar, mais uma vez, sobre a existência.

gegege 02/01/2023

?Contato ????????
?Não precisas deixar teu planeta para encontrá-lo. Na trama do espaço, como na natureza da matéria, e ainda numa grande obra de arte, lá está ela, em letras pequenas, a assinatura do artista. Sobrepondo-se aos homens, aos deuses e aos demônios, englobando Zeladores e Construtores de Túneis, HÁ UMA INTELIGÊNCIA QUE ANTECEDE O UNIVERSO.?

li a passos de formiga mas terminei essa obra de arte. E QUE. LIVRO. SENSACIONAL

Carl Sagan comprova, em todas as linhas do livro, sua genialidade. sério, eu não tenho palavras.

o livro envolve a religião, o ceticismo, e principalmente, o amor. muda completamente nossa concepção sobre o termo ?extraterrestres? e além de uma história linda, em cada capítulo tem informações relevantes sobre tudo - desde matemática e astronomia até biologia e geografia/história. todo capítulo também é introduzido por trechos de livros, deixando mais claro ainda o quão inteligente Sagan é.

vai demorar para algum livro superar esse daqui. quanto conhecimento, cara! quanta coisa linda! a literatura mais meiga e o conhecimento mais elevado possível.

obrigado Carl Sagan, quanta vontade ainda poder ter você entre a gente

Ariadna 04/07/2010

Fantástico!
Esse livro mostra como Carl Sagan tinha uma mente brilhante! Fico me perguntando o que (em termos de tecnologia terrestre) descrito por ele, já existe por aqui. E como uma pessoa que além de ET, também crê em outras vidas, torço para que seu espírito esteja vivo e habitanto outra dimensão, ou outro planeta. Voltando ao livro, acho que se a pessoa não tem interesse por astronomia ou ficação científica, não vai gostar dele. Mas quem sabe?

Gabriel Farias Martins 09/01/2023

Primeira leitura do ano
Não poderia ter começado melhor
Esse com certeza é um dos meus favoritos do Sagan, apesar de ser uma obra ficcional, é carregada de reflexões profundas sobre nossa existência, nossas contradições e desejos
Contato é mais do que um livro, é um sonho

Rodrigo 20/02/2015

Um livro de ficção científica marcante!
Se você tem curiosidade de saber como as nações do mundo poderiam se comportar com a chegada de uma mensagem interestelar para a construção de uma máquina misteriosa leiam esse livro.
A estória da personagem principal Ellie Arroway é cheia de ótimos diálogos sobre Ciência, Política e Religião que fazem você refletir sobre vários problemas contemporâneos.

Clarissa 13/02/2023

A responsabilidade com que o Sagan trata a questão da vida extraterrestre e o amor que ele tem pela ciência são o que mais me cativa nesse livro. Veio dele a minha paixão pela astronomia e a minha curiosidade científica como um todo. A Ellie está entre as minhas maiores heroínas da literatura e penso nela em muitos momentos da minha vida. Marcou demais.

Fuinha1 16/05/2023

Contato vai ser com minha psicóloga dps dessa crise.
Apesar de, em vários momentos, me considerar de humanas demais pra ler esse livro, ele ainda sim conseguiu me conquistar. Carl Sagan alterou a química do meu cérebro com isso aqui, to MUITO abalada kkkk

Coruja 18/08/2015

Contato, de Carl Sagan, estava há tempos na minha mira, visto se tratar de um dos grandes clássicos do gênero. Considerando outras prioridades, contudo, eu talvez tivesse adiado ad infinitum sua leitura, não fosse ele ter sido indicado para o Clube do Livro desse mês.

Julgando apenas pelo título, a primeira conclusão seria resumir o livro à história do primeiro contato entre humanos e alienígenas. Embora essa seja uma sinopse correta, Contato vai muito, muito além disso.

Sagan nos coloca em meio a um debate sobre razão crítica e fé, ética e progresso: qual o impacto que a abertura de comunicações entre humanos e seres extraterrenos causaria na sociedade?

A história se passa no período da Guerra Fria e é narrada a partir do ponto de vista da Dra. Ellie Arroway, o que rende outros tantos temas de discussão, passando de cooperação internacional à questão de gênero. Aliás, o fato de Ellie ser uma cientista num campo que ainda hoje é predominantemente masculino, é abordado ao longo de todo o livro. O preconceito é muitas vezes velado e, da forma que Ellie narra, parece não importar muito, mas está tudo lá.

A linguagem é bastante clara e objetiva – às vezes até um pouco seca, mas nem por isso menos fluida. Questões técnicas de ciência permeiam toda a narrativa, mas não são incompreensíveis para o leigo.

Não é um livro para se ler de uma única vez e não espere marcianos verdes cabeçudos: Contato é um livro para degustar aos poucos, refletindo bem mais sobre o próprio ser humano que sobre o que nos espera lá fora.

site: http://owlsroof.blogspot.com.br/2015/08/clube-do-livro-contato.html

Lucas 17/10/2015

Contato, por Carl Sagan
Há alguns meses assisti a nova versão da séries Cosmos, apresentada pelo astrofísico Neil deGrasse Tyson, nesta nova versão existem referências constantes sobre Carl Sagan - afinal, foi o responsável por apresentar a primeira versão da série -, além disso já havia escutado muito o Alexandre Ottoni (vulgo Jovem Nerd) comentar sobre Sagan. Juntando tudo isso acabei encontrando o livro do cientista, astrobiólogo, astrônomo, astrofísico, cosmólogo, escritor e divulgador científico estadunidense.
O livro conta a história de Ellie Arroway, que desde criança teve afinidade pela ciência e conhecimento em geral. Como dizem todas as crianças são pequenas cientistas, explorando e criando experimentos com o que encontra ao seu redor. A personagem construída por Sagan segue esta definição, porém diferente da maioria da população ela continua com este espírito explorador de criança.
Já adulta, Ellie se torna a diretora do projeto Argus, projeto que busca vida extraterrestre inteligente através de radiotelescópios. São grandes as chances de existir vida extraterrestre, mas vida extraterrestre inteligente é algo mais difícil, pegue como exemplo a Terra, um planeta com aproximadamente 8,7 milhões de espécies* quando somente aparentemente uma espécie é de fato inteligente - isto é, após os ratos e golfinhos, que todos sabem que são os seres mais inteligentes deste planeta azul** -, entendeu a proporção? Passam-se anos até finalmente encontrarem um sinal de vida extraterrestre, mas como reagir? Como a funcionará a comunicação entre as espécies? Estamos atrasados tecnologicamente a ponto de não conseguir decifrar A Mensagem? Se conseguirmos decifrar, o que fazer depois?
Com todo seu conhecimento científico Sagan constrói um livro de fácil entendimento ao leitor leigo - porém, para uma leitura mais fluida é recomendado uma noção básica de Astronomia, por que não assistir Cosmos? -, além de saber contar os problemas que os profissionais da área sofrem ou podem sofrer em meio de uma busca dessas. É apresentado o machismo em meio a sociedade, especialmente em meio a comunidade científica, além de explorar interessantes passagens sobre a situação em que as religiões podem ficar com um sinal vindo de outro mundo.
Contato é o tipo de livro que fará suas concepções sobre a vida e mundo mudarem.

site: http://quadro42.blogspot.com.br/2015/09/contato-por-carl-sagan.html

Thiago 18/02/2016

Quem criou o universo!
É incrível como Carl Sagan consegue ser imparcial quanto a questão final do livro sobre quem criou o universo, ele deixa aquela interrogação sobre esse contexto. Abordando questões sobre o cosmos, que me fazia ir em busca de mais conhecimento tanto sobre astronomia, como matemática. Ele consegue tratar desses assuntos de uma forma que não se torna nem um pouco chato ou tedioso. Muitas discussões estão presentes no livro, entre elas religião, política e astrofísica.
Em muitas horas o livro me fez pensar sobre o universo, sua criação e também sobre toda a vida que me cerca, me fazendo imaginar quão grande são os mundos que estão a cima de nós. Com certeza lerei novamente.

Moringan 30/04/2023

O livro é bom, mas eu não estava no "mood" de apreciação.
Acho que poderia ter me interessado mais caso estivesse no "humor" certo, pois a verdade é que só estava passando os olhos pelas palavras e considerando somente os pontos importantes. Talvez, deva ter pulado entre duas ou quatro páginas em cada capítulo.
Creio que poderia ter sido uma leitura marcante e profunda, muitas vezes notava esse sentimento, apesar não conseguir ser embalada por ele. Não temos aqui um hard ficcional, mas temos uma leitura completa que aborda várias vertentes e discussões interessantíssimas, portanto, vale mais do que a pena.
Desde o recebimento da Mensagem á construção da Máquina é tudo muito curioso.
Não esperava uma grande conclusão ou menos do que foi, mas não consegui "engolir" a ideia daqueles seres e do porque contactaram os humanos (isso não é deixado tão claro, pelo menos não ao meu ver. Pois a ideia de "ainda há esperança para vocês" , não me foi suficiente). Acho que faltou um melhor desenvolvimento nessa parte.
Gostei de aprender sobre os rádios telescópios e suas minúcias, assim como a tradução da Mensagem foi feita e o mistério/teoria final sobre ?.