Contato

Contato Carl Sagan

Resenhas - Contato

Edenilson 07/04/2024

É o único livro de ficção do Sagan? Sério? O cara dá um show em vários medalhões.
Não só por ter sua base científica, mas pelas discussões que ele propõe e de uma forma clara, sucinta e sincera. A sinceridade com os temas é algo que sempre me fascinou na figura do Sagan, apesar de ser um cientista e de bastante renome, ele nunca se esquivou de questões que não levariam a respostas prontas, ou seja, nunca teve medo de não responder algo que poderia obter como resposta algo que não envolvesse a religião, como se ele não duvidasse da inteligência daquele que o lê ou escuta.

Coruja 18/08/2015

Contato, de Carl Sagan, estava há tempos na minha mira, visto se tratar de um dos grandes clássicos do gênero. Considerando outras prioridades, contudo, eu talvez tivesse adiado ad infinitum sua leitura, não fosse ele ter sido indicado para o Clube do Livro desse mês.

Julgando apenas pelo título, a primeira conclusão seria resumir o livro à história do primeiro contato entre humanos e alienígenas. Embora essa seja uma sinopse correta, Contato vai muito, muito além disso.

Sagan nos coloca em meio a um debate sobre razão crítica e fé, ética e progresso: qual o impacto que a abertura de comunicações entre humanos e seres extraterrenos causaria na sociedade?

A história se passa no período da Guerra Fria e é narrada a partir do ponto de vista da Dra. Ellie Arroway, o que rende outros tantos temas de discussão, passando de cooperação internacional à questão de gênero. Aliás, o fato de Ellie ser uma cientista num campo que ainda hoje é predominantemente masculino, é abordado ao longo de todo o livro. O preconceito é muitas vezes velado e, da forma que Ellie narra, parece não importar muito, mas está tudo lá.

A linguagem é bastante clara e objetiva – às vezes até um pouco seca, mas nem por isso menos fluida. Questões técnicas de ciência permeiam toda a narrativa, mas não são incompreensíveis para o leigo.

Não é um livro para se ler de uma única vez e não espere marcianos verdes cabeçudos: Contato é um livro para degustar aos poucos, refletindo bem mais sobre o próprio ser humano que sobre o que nos espera lá fora.

site: http://owlsroof.blogspot.com.br/2015/08/clube-do-livro-contato.html

Lucas 17/10/2015

Contato, por Carl Sagan
Há alguns meses assisti a nova versão da séries Cosmos, apresentada pelo astrofísico Neil deGrasse Tyson, nesta nova versão existem referências constantes sobre Carl Sagan - afinal, foi o responsável por apresentar a primeira versão da série -, além disso já havia escutado muito o Alexandre Ottoni (vulgo Jovem Nerd) comentar sobre Sagan. Juntando tudo isso acabei encontrando o livro do cientista, astrobiólogo, astrônomo, astrofísico, cosmólogo, escritor e divulgador científico estadunidense.
O livro conta a história de Ellie Arroway, que desde criança teve afinidade pela ciência e conhecimento em geral. Como dizem todas as crianças são pequenas cientistas, explorando e criando experimentos com o que encontra ao seu redor. A personagem construída por Sagan segue esta definição, porém diferente da maioria da população ela continua com este espírito explorador de criança.
Já adulta, Ellie se torna a diretora do projeto Argus, projeto que busca vida extraterrestre inteligente através de radiotelescópios. São grandes as chances de existir vida extraterrestre, mas vida extraterrestre inteligente é algo mais difícil, pegue como exemplo a Terra, um planeta com aproximadamente 8,7 milhões de espécies* quando somente aparentemente uma espécie é de fato inteligente - isto é, após os ratos e golfinhos, que todos sabem que são os seres mais inteligentes deste planeta azul** -, entendeu a proporção? Passam-se anos até finalmente encontrarem um sinal de vida extraterrestre, mas como reagir? Como a funcionará a comunicação entre as espécies? Estamos atrasados tecnologicamente a ponto de não conseguir decifrar A Mensagem? Se conseguirmos decifrar, o que fazer depois?
Com todo seu conhecimento científico Sagan constrói um livro de fácil entendimento ao leitor leigo - porém, para uma leitura mais fluida é recomendado uma noção básica de Astronomia, por que não assistir Cosmos? -, além de saber contar os problemas que os profissionais da área sofrem ou podem sofrer em meio de uma busca dessas. É apresentado o machismo em meio a sociedade, especialmente em meio a comunidade científica, além de explorar interessantes passagens sobre a situação em que as religiões podem ficar com um sinal vindo de outro mundo.
Contato é o tipo de livro que fará suas concepções sobre a vida e mundo mudarem.

site: http://quadro42.blogspot.com.br/2015/09/contato-por-carl-sagan.html

Thiago 18/02/2016

Quem criou o universo!
É incrível como Carl Sagan consegue ser imparcial quanto a questão final do livro sobre quem criou o universo, ele deixa aquela interrogação sobre esse contexto. Abordando questões sobre o cosmos, que me fazia ir em busca de mais conhecimento tanto sobre astronomia, como matemática. Ele consegue tratar desses assuntos de uma forma que não se torna nem um pouco chato ou tedioso. Muitas discussões estão presentes no livro, entre elas religião, política e astrofísica.
Em muitas horas o livro me fez pensar sobre o universo, sua criação e também sobre toda a vida que me cerca, me fazendo imaginar quão grande são os mundos que estão a cima de nós. Com certeza lerei novamente.

nico 29/06/2022

maravilhoso
simplesmente incrível, se tornou um dos meus livros favoritos com certeza jesus!!!

a leitura pode ser enfadonha se vc não é tao chegado em matemática e fisica, mas pra mim foi incrivel, tudo, nao tenho nem palavras

um livro completo, que tem uma historia "circular" (rs) incrivel, tudo que é falado tem um motivo e é incrivel ver as lacunas sendo preenchidas

leitura muito recomendada principalmente se vc gosta de ficção científica

Karla Lima @seguelendo 30/04/2021

@seguelendo
Sempre fui apaixonada pelo espaço, por observar as estrelas, aprender sobre os planetas, galáxias e estudar sobre o assunto. Eu não segui a carreira que era meu sonho de infância: até uns 13... 14 anos eu sonhava em ser astrofísica ou engenheira aeroespacial, mas percebi que apesar de amar os astros, e até ter mantido um site sobre astronomia na adolescência, eles seriam meu passatempo. Minha vocação se provou ser outra.

Já tinha lido outras obras do autor ( não ficção), assim como assistido a programas de TV que inspiraram tantos outros jovens cientistas, mas "Contato" eu apenas tinha assistido ao filme.

Talvez a minha leitura tenha tido algum viés emotivo, uma vez que durante a leitura me vi diversas vezes no lugar da protagonista, mas ainda assim acho que consegui analisar a obra de forma imparcial.

Sagan é didático. Muito didático. Ele explica e reexplica conceitos durante a narrativa e algumas pessoas podem julgar a quantidade de explicações exagerada.

Nesse livro, a ciência real se mistura com ficção científica e, em alguns pontos, fica até difícil distiguir os limites entre elas, principalmente para leigos como nós.

Amei o enredo, os personagens marcantes e o background trazendo um pouco da guerra fria, bem como as relações políticas entre países envolvidos em jogos de interesse.

A narrativa pode ser um pouco lenta nos alguns momentos mais conceituais, mas, sob meu ponto de vista, o autor soube dosar.

Mais do que recomendo essa obra, principalmente porque, após ler Contato, sempre que pensar em histórias envolvendo esse tipo de ficção-científica mais real minhas lembranças vão se voltar a Carl Sagan. Esse romance, assim seus programas de TV, reforçam a sua incrível capacidade de se comunicar e provar que os mistérios do universo podem encantar crianças e adultos.

Liliane32 31/07/2022

Livro peculiar
Então, eu me interessei em ler este livro faz alguns meses quando estava ouvindo um podcast que infelizmente não me lembro o nome. O narrador fez um comparativo deste livro com nossa percepção e nossa vivência de mundo: para uns este livro é a prova da fé em Deus. Já para outros, é um excelente livro.
Eu achei o mais peculiar que já li: é ao mesmo tempo genial, com os diálogos sobre fé, sobre a prova da vida, como a ciência influência e ajuda na fé e tudo o mais. Fantástico. Excelente. Nunca tinha lido esta lucidez e esta argumentação.
Mas também é o chato e tedioso (esta é só minha opinião, e não tenho intenção de ofender ninguém). Ele é um livro extremamente detalhista. O autor perde capítulos explicando teorias, descrevendo salões de reuniões, política e politicagem. Mesmo nas partes boas, é um livro que não rende muito. Demorei muitos dias para ler quinhentas e muitas páginas. Muito cansativo. A personagem principal a Eli é fantástica: bem construída, complexa, com diversas facetas. O problema é que ela se torna uma velha conhecida logo cedo, pois a gente acompanha ela desde criança. Ai começa a ficar repetitivo e chato todos os detalhes da vida dela. O autor poderia ter reduzido umas 100 páginas e mesmo assim ficaria grande.
No geral é muito bom, mas eu não vou assistir ao filme. Não tenho este nível de paciência hahaahah

Helomiot 05/10/2022

Homenzinhos verdes os esperam
Contato é uma ficção-científica que conta a história de Ellie, uma cientista altamente capacitada que busca vida inteligente fora da Terra.
Após receber uma mensagem da estrela Vega com a orientação da construção de uma máquina, discussões políticas e religiosas fervorosas tomam conta da narrativa.
A inserção de personagens de diversos lugares do mundo, como Rússia, Japão e Índia, engrandecem os diálogos e tornam o processo de leitura interessante.

O livro é lento e cansativo em muitos momentos, mas valeu a pena persistir.

Obs.: O filme é péssimo, tirou toda essência da história e descaracterizou personagens relevantes.

Wyllian Torres 30/12/2020

Incrível
Carl Sagan não foi apenas um cientista e divulgador científico sensacional, mas um romancista impecável também. Ao mesmo tempo em que ele levanta debates sobre o "numinoso" como ponto comum entre ciência e religião, ele também constrói tão bem a mente dos personagens. Emocionante!

Homerogoncalves 31/07/2022

Leitura agradável. Uma tensão entre razão e paixão
O livro, como já havia percebido, traz uma visão apaixonada da vida. Entre a mundanidade que nos faz degladiar nossas ideias rasas da vida e a raridade de nossa aparição no universo, fruto de uma pálida centelha de vida, a trama se abre para reflexões sobre nosso papel enquanto humanos. Valeu a pena!

resenhasdamanu 28/10/2019

Um convite para refletir
É um livro e ficção científica com uma personagem forte e desafiadora Ellie Arroway, uma mulher que luta muito contra os paradigmas de ser uma mulher no mundo da ciência.
Sagan nos apresenta a personagem ainda criança, fascinada pelas estrelas e os mistérios do espaço, percorremos a adolescência e o ingresso dela na academia academia.
Quando Ellie se torna diretora do Projeto Argus, encontra fortes evidências de vida
extraterrestre, mas não falo de homenzinhos verdes e sim de seres capazes de fazer contato real com os humanos através de ondas de rádio.
Esses seres então, mandam instruções para que os cientistas criem uma máquina capaz viajar e levar os humanos até eles.
Se eles conseguem realizar essa viagem, bem... vocês vão ter que ler. Hahahaha.
Mas adianto que vale muito a pena!
Esse livro de edição de bolso me feliz por quase 1 mês (não é só de capa dura e edição de luxo que se vive um leitor).
Mesmo gostando muito de ficção científica, tive um pouco de dificuldade com as linguagens mais técnicas de física. Porém, levando em conta que foi escrito por um astrônomo, é bastante tranquilo de ler.
Super recomendo pra quem gosta do gênero.

site: https://www.instagram.com/resenhasdamanu

Moringan 30/04/2023

O livro é bom, mas eu não estava no "mood" de apreciação.
Acho que poderia ter me interessado mais caso estivesse no "humor" certo, pois a verdade é que só estava passando os olhos pelas palavras e considerando somente os pontos importantes. Talvez, deva ter pulado entre duas ou quatro páginas em cada capítulo.
Creio que poderia ter sido uma leitura marcante e profunda, muitas vezes notava esse sentimento, apesar não conseguir ser embalada por ele. Não temos aqui um hard ficcional, mas temos uma leitura completa que aborda várias vertentes e discussões interessantíssimas, portanto, vale mais do que a pena.
Desde o recebimento da Mensagem á construção da Máquina é tudo muito curioso.
Não esperava uma grande conclusão ou menos do que foi, mas não consegui "engolir" a ideia daqueles seres e do porque contactaram os humanos (isso não é deixado tão claro, pelo menos não ao meu ver. Pois a ideia de "ainda há esperança para vocês" , não me foi suficiente). Acho que faltou um melhor desenvolvimento nessa parte.
Gostei de aprender sobre os rádios telescópios e suas minúcias, assim como a tradução da Mensagem foi feita e o mistério/teoria final sobre ?.

Dori.JR 19/03/2020

Um livro excelente!
As discussões teológicas são espetaculares, mas o livro não se resume só a isso, a história principal é muito bem feita, é uma visão lúcida em todos os aspectos sobre o contato com extraterrestres. A uma revelação no final que é surpreendente e bem inesperada. em suma, é um excelente livro e o recomendo bastante!

Johnatan 23/03/2020

Uma visão completamente diferente do papel do ser humano, na sociedade e no universo. Carl Sagan, traz uma história rica e empolgante, que nos faz viajar nas suas palavras e ao mesmo tempo, refletir sobre a realidade em que estamos.

Ende 12/02/2010

Resenha do Contato (Carl Sagan) para o www.lostinchicklit.com.br
“Ellie estava deitada em sua cama. Era uma noite quente de verão. Elvis cantava ‘One night with you, that’s what I’m begging for’. Os garotos da escola secundária pareciam dolorosamente imaturos, e era difícil – sobretudo por causa das determinações e proibições do padrasto – estabelecer um relacionamento firme com os jovens universitários que ela conhecera em palestras e reuniões. Relutantemente, admitia que John Staughton tinha razão em pelo menos uma coisa: quase sem excessão, os rapazes inclinavam-se para a exploração sexual. Ao mesmo tempo, pareciam muito mais vulneráveis, emocionalmente, do que ela havia esperado. Talvez uma coisa provocasse a outra.”
Muita gente já viu o filme, com Jodie Foster e Matthew MacConaughey, muito tempo atrás. "Contato" foi um grande sucesso do final dos anos 90, mas eu, que já era à época, fã de Carl Sagan, só fui ler o livro nas últimas semanas. O filme não é de forma alguma nada além de "baseado" no romance homônimo, e apesar das inúmeros licenças poéticas justificáveis em uma adaptação, se sai muito bem, em especial ao nos explicar a parte gráfica dos acontecimentos. Porém, mais uma vez, o romance ganha da versão cinematográfica.
Comecemos, pois, do começo. A Julianna, aqui do Lost in Chick-Lit, me convidou para escrever um post na coluna Be My Guest, e não obstante a honra que é escrever aqui, falar do meu autor predileto de não-ficção, justo na grande ficção que ele escreveu, é maravilhoso. Carl Sagan, falecido em dezembro 1996 (4 dias antes do Natal, quando ganhei de meu amado pai "Pálido Ponto Azul", primeiro livro do autor que li), foi um grande astrônomo, extremamente influente na NASA, e um dos fundadores do SETI, programa sério de busca por inteligência extra-terrestre através da rádio-astronomia.
Seu romance "Contato" pode quase ser classificado com uma Chicklit de ficção científica de qualidade, pois quem o escreveu foi um grande cientista, e a personagem principal, Ellie Arroway, nos conduz através de um programa de dezenas de rádios-telescópios espalhados pelo planeta que um belo dia, descobrem uma mensagem sendo enviada por rádio desde a estrela Vega, a 26 anos-luz de distância da Terra (ou seja, trilhões e trilhões de kms, tão longe que a luz - e as ondas de rádio - levam 26 anos para ir daqui até lá e vice-versa. Ainda assim, uma estrela relativamente próxima. O Sol, por comparação, está a apenas 8 minutos luz, ou 150 milhões de kms). Além de uma aula de astronomia, física, matemática, rádio-astronomia, e tudo que só um cientista de verdade poderia escrever com tal verossimilhança, o professor Sagan nos conduz pelos meandros da personalidade de Ellie desde sua infância até a idade adulta, quando sendo a descobridora da desconcertante mensagem de Vega, torna-se uma das tripulantes da máquina cujo projeto a misteriosa mensagem esconde.
Ellie é uma pessoa, imperfeita, cheia de defeitos, mas como cientista, é um dos grandes expoentes da sua área e a maneira como o autor trabalha sua personalidade e ações é simplesmente maravilhosa. Seu romance com Ken Der Heer (bem diferente do filme, onde ela se envolve com Palmer Joss, também presente no livro), um consultor de ciências do governo dos Estados Unidos, revela uma outra faceta, da carente mulher que em meio a uma profissão cercada e dominada por homens, tenta destacar-se profissionalmente, mas acaba para isso sufocando seus sentimentos. A relação conturbada com a mãe e o padrasto, e o amor incondicional pelo pai, falecido quando ela era ainda pequena, mostram a fragilidade da forte radio-astrônoma que, assim que a mensagem começa a ser decodifiada, tem que explicar para a presidente norte-americana (no filme, é “o” Bill Clinton, em ótimas edições de falas reais do presidente) "o que Hitler faz em Vega", afinal, no começo, a mensagem revela nada menos que a abertura dos jogos de Berlim em 1936, primeira grande transmissão de TV, e que, como todo o resto que produzimos e transmitimos, de "Alô Christina" a "Capitu", uma vez emitido, segue para o espaço à velocidade da luz. É perturbador que um rádio-telescópio extraterrestre (e qualquer civilização minimamente evoluída tecnologicamente, como nós, já descobriu as ondas de rádio) situado, por exemplo, em Alfa Centauri, sistema solar (ou estrelar, como queiram) a apenas 4,39 anos luz da Terra, seja capaz de ouvir e ver hoje nossos programas de TV que iam ao ar em meados e 2005.
Quem já leu outras obras de Carl Sagan o reconhece em várias passagens, e embora ele seja por definição um dos melhores escritores de não-ficção acerca de ciência do século XX, não se saiu nada mal nesta empreitada de escrever um romance. Se você gosta de uma protagonista carismática, em uma aventura inusitada com mensagens de civilizações extraterrestres avançadas, mas com todo o realismo que só um cientista brilhante seria capaz de induzir, “Contato” será uma grata surpresa.
Além deste livro, Carl Sagan teve publicados no Brasil o belo “Pálido Ponto Azul” – sobre o futuro da humanidade na exploração espacial, do contundente “O mundo assombrado pelos demônios” – que fala do perigo que os “demônios” da ignorância e do obscurantismo trazem à nossa espécie, o sereno “Bilhões e Bilhões” – onde Sagan discorre magistralmente sobre a existência ou não de Deus, o aborto, e tantos outros temas incríveis, inclusive da proximidade da sua morte conforme ele perde a batalha contra o câncer, e posteriormente, lançado em 2008, tivemos “Variedades da Experiência Científica”, uma reunião de palestras dele na Escócia na década de 1980, onde ele responde a questões levantadas pelos alunos, imperdível. Assim como estes, “Contato” também foi publicado no Brasil pela Cia das Letras, e tanto ele quanto “Bilhões e Bilhões” já estão disponíveis nas versões pockets da Cia de Bolso. Se você gosta só um pouquinho de ciências e astronomia, pode ler qualquer um que vai adorar. Afinal, como ele sempre dizia, “A astronomia é uma experiência que ensina humildade e forma o caráter”.
Para finalizar, agradecendo a vocês pela leitura do post ENORME e à Ju pela oportunidade, deixarei um vídeo no youtube para quem quiser conhecer um pouco mais de Sagan e de nós mesmos. Muitos anos atrás, quando as sondas Voyager 1 e 2 haviam passado por Júpiter e Saturno e partido em direção ao espaço exterior a 65mil km/h, Carl Sagan sugeriu que pegassem as potentes câmeras de uma das pequenas naves e mirassem para a Terra, que estava agora a 6 bilhões de kms de distância. Enviados os comandos, a nave obedientemente virou suas lentes para nós e nos fotografou, revelando como nunca antes, o quão pequenos somos. “Para criaturas pequenas como nós, a vastidão só é suportável através do amor”, diz ele numa das últimas páginas do romance. Deliciem-se.
Enderson Rafael

Henrique Malikoski 16/02/2010minha estante
Que ótima resenha. obrigado.