Contato

Contato Carl Sagan

Resenhas - Contato

Aroldo Comune 23/08/2016

Muito melhor que o filme
Um romance espetacular do astrônomo, escritor e divulgador científico Carl Sagan, que envolve astronomia, ufologia, filosofia e disputa entre religião e ciência. Sem dar informações que estraguem a experiência de quem ainda não leu, mas que possa ter visto o filme, vale dizer que a versão cinematográfica, como de praxe, deixa muita a desejar em relação ao livro.
Muitos personagens de menos, personagens do filme que desempenham funções de dois personagens diferentes no livro, menos diálogos e reflexões sobre o conflito entre ciência e religião, trechos da história absolutamente suprimidos e outros podados (em determinado evento no romance que envolveu 5 personagens, no filme só envolveu 1). E, ainda pior (sem spoiler), o filme não tem a parte final do livro, que traz um fechamento sensacional à história da personagem principal.
Enfim, leia Carl Sagan!
antonio aguiar 07/10/2016minha estante
De fato, em que pese o filme ser ótimo, fico contente de ter assistido antes de ler o livro. O desfecho escrito é mais satisfatório, além de surpreendente.

Filino 03/10/2016

Maravilhosa (e didática) experiência
O autor dispensa apresentações. Carl Sagan é nome por demais conhecido de todos aqueles que se interessam por ciência e sentem o impulso de se aproximar de algo que pode parecer bastante intimidador - a Astronomia e saberes correlatos. Ainda que se trate de ficção, o livro desperta no leitor importantes reflexões acerca de sua própria condição de habitante do planeta Terra, bem como apresenta informações/curiosidades do campo da física, matemática e história de uma maneira bastante agradável. No fim das contas, ficamos com a pulga atrás da orelha: não seria mesmo possível acontecer o que é relatado no livro?

Laís 12/01/2017

Literalmente uma viagem!
O romance de Carl Sagan, Contato, irá contar pra gente a história de Ellie e sua busca pelo conhecimento extraterrestre.

Ela é diretora do Projeto Argus, o qual visa buscar sinais de rádio vindos do espaço com o auxílio de poderosíssimos radiotelescópios. Certo dia, sua equipe detecta um sinal fortíssimo, vindo de uma estrela muito distante de nome Vega. O sinal mostra uma sequência enorme de números primos que, em suas camadas, esconde uma mensagem. Para a surpresa de todos, quando essa tal mensagem é descoberta, encontram nada mais nada menos do que uma imagem de Hitler e instruções para a construção de uma máquina - o que ela irá fazer, ninguém se nem se atreve a confirmar.

Muitos questionamentos surgem!

Será que essa mensagem foi enviada por seres de vida inteligente?

Será que querem a destruição da Terra?

A mensagem foi enviada por Deus?

Ou será que quem mandou foi o Diabo?

E aí que chegamos a melhor parte do livro, na minha opinião: as calorosas discussões entre políticos, cientistas e religiosos, aonde cada um busca, radicalmente, defender seu ponto de vista e suas crenças. Achei muito cativante essa mistura de conhecimentos e novas informações que o livro trouxe pra minha vida, além de também ter achado interessantíssimo o relacionamento político entre os países diante de uma possível ameaça extraterrestre. Vale ressaltar que o livro foi escrito durante a Guerra Fria, o que torna o aspecto político mais significativo ainda.

Resumindo: Contato foi uma verdadeira viagem pra mim! Eu achei denso, porque possui bastante informação científica, então em determinamos momentos a leitura ficou um pouco cansativa. Mas esse texto se faz necessário, porque o tema exige mesmo muita base teórica, né?

Quanto as reflexões.. Gente, que incrível. Fiz várias marcações e fiquei me questionando sobre como reagiríamos se algo parecido acontecesse hoje em dia.

Eu acredito que muito embora o livro se trate de vida extraterrestre, a maior lição dele é sobre nossa passagem na Terra. Achei incrível, intenso e verdadeiramente inspirador tudo que Sagan pensou. O texto dele é surpreendente de tão envolvente! Eu realmente me senti presa e curiosa com a trama.

Favoritei!
Carol Espicalsky 26/01/2017minha estante
Preciso desse livro ? meu namorado vai gostar kkk

Bruna.Patti 25/03/2018

Contato
Carl Sagan foi um cientista, astrônomo, astrofísico, cosmólogo, escritor e divulgador científico americano. Durante sua vida, promoveu a busca por vida extraterrestre através do projeto SETI. Foi professor na Universidade Cornell, obtendo seu doutorado em 1960 pela Universidade de Chicago.

O livro Contato pertence ao gênero ficção científica. Sua protagonista, Ellie Arroway, é uma cientista astrônoma, que estuda a vida extraterrestre. Antes de conhecermos a Ellie pesquisadora, tomamos conhecimento de sua trajetória percorrida até o momento atual: ela sempre foi uma criança curiosa e inteligente. Seu pai sempre a incentivou a estudar Ciências, mas morre quando ela era ainda pequena, ficando sua educação à cargo de sua mãe e seu padrasto, um homem machista que acredita que mulheres não deveriam se dedicar à ciência. A Ellie criança adorava estudar e questionar seus professores, que não viam com bons olhos uma menina gostar de estudar ciências, matéria em que se encaixavam somente os meninos.

Apesar de todas as dificuldades da época, em relação ao fato de uma mulher se envolver nas ciências, Ellie consegue estudar e se torna uma pesquisadora referência em sua área. Podemos sentir na pele o machismo que a protagonista sofre em sua área de atuação, visto que, se ainda hoje, mulheres cientistas são vistas com maus olhos, naquela época, as mulheres tinham mais dificuldade ainda em conseguir ser bem sucedidas em suas profissões. Ela nos relata todas as situações constrangedoras pelas quais passa apenas pelo fato de ser mulher. Em nossa sociedade, meninas são levadas à cursar áreas não científicas. Eu, como professora de ciências e Biologia, faço questão que minhas alunas saibam que são perfeitamente capazes de estudar as ciências que quiserem. Nesse sentido, é importante essa representatividade presente em sua obra.

Já adulta, Ellie trabalha no projeto Argus, uma estação montada com o objetivo de fazer contato com vida inteligente fora da terra, se existisse alguma do tipo. Em mais um dia monótono de trabalho, a protagonista identifica uma mensagem enviada por seres que vivem em Vega, um planeta que fica a 26 anos luz da terra. O livro se passa na época da guerra fria, e no começo podemos perceber as disputas que ocorriam entre a União Soviética e os Estados Unidos. É nesse clima de tensão que a trama se desenvolve A partir desse momento, cientistas de todo o mundo se empenham para decifrar a mensagem. Nesse momento, podemos perceber uma tentativa de cooperação entre todos os países do mundo, nos fazendo refletir sobre o sentido da humanidade, e do não sentido de fronteiras na Terra, afinal somos todos habitantes desse mesmo planeta.

A mensagem é decifrada: os seres inteligentes propõem a criação de uma máquina, sem mencionar os objetivos e destino dessa máquina, que é uma nave com cinco lugares. São escolhidos indivíduos de vários países, para haver uma grande representatividade.

No livro, são feitas reflexões riquíssimas sobre o fazer científico, a vida do cientista, que serve para quebrar a ideia do cientista não humano. A ciência positivista transmite ao povo leigo a sensação de que a ciência é neutra e o cientista um robô, que apenas executa o método cientifico. No livro, percebe-se que existem motivações externas para o fazer científico, o contexto sócio histórico, a cultura, religião, vão influenciar no curso da ciência.

São executados maravilhosos debates sobre ciência e religião. Um cientista pode agir como um religioso e um religioso possuir o ceticismo científico? Isso pode sim ocorrer, pois as personagens desse livro não são unilaterais, possuem várias camadas.
É importante destacar que a presidente dos Estados Unidos do livro também é uma mulher, além da protagonista feminina. Ideal para incentivar nossas meninas a se apaixonarem pela ciência.

Sou suspeita para falar de um livro que aborda ciência, pois cursei Ciências Biológicas, sou professora de Ciências, então para mim, ler esse livro foi apaixonante. Além das discussões levantadas, as descrições são feitas de maneira bem detalhada e cinematográfica, levando-nos a imaginar todas as cenas descritas no enredo.

Um livro para ser lido, discutido, ainda mais na época que estamos vivendo, de ódio à ciência. Não é maniqueísta e o final te deixa com muito mais dúvidas do que respostas, perfeito para quem entende que a ciência é movida pelas perguntas. Vale a pena a leitura das mais de 400 páginas.

LINK DO MEU BLOG ABAIXO:

site: http://abiologaqueamavalivros.blogspot.com.br/2018/03/contato.html

Felipe863 07/04/2023

Uma jornada a procura de vida inteligente fora da Terra
O livro conta a história da cientista Ellie a procura de vida inteligente fora da Terra, através de sinais captados por radiotelescópios.

A história em si é bem legal, dá um gostinho de quero mais no final do livro. Para quem é amante da astronomia, é um ótimo livro.

A versão do livro (2016) não está bem editada, com erros de ortografia e tradução, tirando isso, é um ótimo livro.

Gabi Rocznieski 28/08/2023

Céu
É um bom livro. Dá pra passar um bom tempo pensando em estrelas e divagando por mundos inimagináveis. Só achei que em alguns trechos teve um pouco de enrolação.

Li 25/02/2020

Um livro muito inteligente, criativo, leitura gostosa e que chama a atenção. Gostei demais do livro. Nunca tinha lido nada do autor, já quero outra obra. Realmente é um livro que não pode deixar de ser lido antes de morrer. Super recomendo.

May 10/05/2020

Leitura muito curiosa, uma ficção científica que te transporta para realidades desconhecidas. O autor acrescenta muita veracidade com termos físicos. É bastante instigante.

Luizgustavo 27/12/2020

Os Zeladores......
Gostei muito do livro, um livro necessário para todos que gostam de ficção. Elly uma personagem incrível que passa por autos e baixos nessa trama kkkk. Sem falar que esse livro aborda vários temas importantes no debate social. Sim o livro é 1000 vezes melhor que o filme,o final é surpreendente kkkkkk. Merecia uma continuação é claro. A ediçao da companhia das letras é nota 0, as letras minúsculas, tive q ler no kindle se não tava cego. Esse livro merecia uma edição melhor. Dora isso o livro é nota 10.valeuuuu

Paula1630 04/03/2021

Me senti burra, mas gostei muito do livro. Sagan detalha muito conceitos de física, astronomia e matemática que as vezes eu acompanhava, outras vezes não.
Minha única critica é ao excesso de informação sobre os personagens.
Esse livro tem os melhores diálogos que eu já li, apresenta debates profundos, e apesar de ser uma ficção é tão verossímil que parece um livro histórico.

Lipe 14/04/2021

Um maravilhoso drama político.
O que aconteceria com o mundo se recebêssemos uma mensagem de seres de outro planeta? É esta pergunta que o livro tenta responder.
Escrita pelo famoso físico Carl Sagan, a obra tem forte uso da matemática e de suas teorias para explicar suas discussões e temas centrais. Em alguns momentos pode ser um pouco difícil de acompanhar tantos teoremas, mas nada que uma rápida pesquisa no Google não ajude.
A personagem principal é interessante e é bastante fácil de se identificar com seu drama.
O drama político aqui é forte, envolvendo a época da Guerra Fria e de como vários países diferentes entre si precisam trabalhar juntos para um bem maior.
A presença da religião versus ciência é outro tema forte.
É um livro ótimo, ritmo bem gostoso e rápido. Recomendo com força!

Luna 18/05/2021

muito bom meudeus
eu quis desistir na primeira parte mas confiei no carl sagan. esse livro com certeza está agora entre meus livros de ficção favoritos. traz muito conhecimento científico e uma sensibilidade nas personagens que fez com que eu me apaixonasse. eu quero conhecer alguém igual ao vaygay

Gabi Guerra 09/07/2021

Vida extraterrestre é uma alucinação?
Jamais leria este livro, não fosse a indicação do meu namorado que ama ciência.
Ei, você aí, acredita em ETs? Contato, como o nome indica, se trata de uma mensagem enviada à Terra de uma estrela chamada Vega.
Uma cientista competente capta o sinal e passa a ser responsável por explicá-lo e, principalmente, fazer as autoridades acreditarem na dimensão do que foi recebido.
Carl Sagan mergulha em temas como ciência versus religião e ciência versus política - muito atuais, não é mesmo?
O que as religiões diriam se um ser extraterrestre fizesse contato? É Deus? O demônio? É uma mentira?
O que as autoridades diriam? É uma ameaça? um avanço?
O livro se vale de explicações científicas, nas áreas da matemática e da física, para dar credibilidade à ficção (jura? Isso se chama ficção científica, oras...) Nessas partes, eu me perdi um pouco, confesso! Até porque Carl não tem uma escrita tão literária, agradável e que narra o contexto de forma simples. Ele é bem prolixo em uns pontos e direto demais em outros...
Para amantes da temática do espaço é um livro para se ler AGORA. Para inconformados e rebeldes também!
No entanto, se você quer um livro de literatura propriamente dita, deixa pra outro momento.
Achei que o livro se arrastou um pouco e que faltaram algumas informações, mas o tema e a forma que o autor te instiga a pensar além da caixa fazem o livro valer a pena.
Hoje, mais do que antes, firmo o pé no agnosticismo. Fechei o Kindle e perdi o sono imaginando tantas possibilidades...
Nota 8,5/10

site: https://www.instagram.com/p/CNbMAMCjtRs/

@ninh@ 15/12/2021

CONTATO - CARL SAGAN
O livro "Contato" é do autor Carl Sagan, é o primeiro livro do autor que leio, este já virou filme com os atores Jodie Foster e Matthew Macconaughey . ele fez um grande sucesso na época. O livro pode ser considerado um Chicklit de ficção científica, ele foi escrito por uma cientista e por sinal a personagem principal do livro, seu nome é Ellie Arroway que através do programa conduz vários telescópios espalhados pelo planeta, que certo dia descobrem uma mensagem enviada pelo rádio que vem além da Estrela Vega e que esta mensagem leva pelo menos 26 anos - luz para ir e voltar. O livro nos ensina várias matérias sobre astronomia, física, matemática e entre outras. ele nos traz detalhes da personalidade da cientista Ellie, desde sua infância até sua fase adulta, quando se tornou uma grande cientista.
O que falar de nossa personagem , é uma pessoa normal, cheia de defeitos, que desde de pequena compreendeu o tempo quando tinha apenas três anos, sua mãe é compreensiva , seu pai Ted foi quem estruturou sua personalidade. Quando seu pai morre , um pedaço de Ellie parece morrer com ele. Com o intuito de tornar -se uma renomada Física, ela foca seus esforços para ser uma brilhante estudante. Ela descobre algo que pode abalar o mundo , foram estabelecidos contatos extraterrestres, então agora o mundo precisa se preparar para algo importante. Claro que O Contato é um romance então não poderia faltar um né? Então a Doutora Ellie e Ken Der Heer, um consultor de Ciências do Governo dos Estados Unidos, vivem um romance, ninguém podia imaginar esse outro lado da Doutora, de mulher carente apesar de sua profissão onde é domínio dos homens, sempre levando a vida profissional em primeiro lugar e deixando de lado os seus sentimentos, talvez isso possa ter ocorrido pela sua relação complicada com seu padrasto e sua mãe, a morte de seu pai quando ainda era pequena.
O livro é ótimo , apesar de algumas vezes não entender aqueles termos técnicos de física e outras matérias que o livro proporciona ao leitor.
Recomendadíssimo!!!

site: https://detalhefeminino.blogspot.com/2012/06/contato-carl-sagan.html