Contato

Contato Carl Sagan

Resenhas - Contato

Rhauan f. 09/10/2022

o filme é melhor que o livro, não que seja ruim só é um pouco arrastado msm, mas a historia é mto boa

Rhuan Maciel 19/11/2021

Carl Sagan, em seu único romance, consegue sintetizar e promover aquela fome por conhecimento, a divulgação da ciência e o anseio de sempre querer saber mais. Provavelmente, dentre suas inúmeras qualidades, essa é uma das principais. E, dificilmente encontrar-se-á uma pessoa melhor do que ele nisso. Sagan possui essa capacidade singular de um explanador do conhecimento. Finalizo o livro com uma vontade de estudar cada vez mais o universo. Aprofundar-me na física e na matemática. Também, o livro aborda com maestria a vida fora da Terra. Sabendo que provavelmente qualquer extraterrestre seria inimaginável para nós, por conta de mutações genéticas aleatórias em ambientes diferentes, então ele representa-os de uma maneira inteligente e crível. Formas de vida pensante que evoluíram por uma cadeia de tempo muito maior, ocasionando em uma disparidade na questão do avanço tecnológico e do saber. Outro fator que chama atenção, é novamente, do mesmo modo que em "O mundo assombrado pelos demônios", a dualidade entre o ceticismo científico e a imaginação que o ser humano deve possuir para conhecer o mundo. Podendo ser citado como exemplo Linus Pauling, que ao observar que no decaimento de uma partícula uma quantidade de energia acabava sumindo, e segundo a lei da conservação de energia isso seria impossível, propôs a existência de uma partícula fantasma, a qual não é possível ver ou identificar, mas ela existe. O que no futuro é confirmado com o descobrimento dos neutrinos. Esse exemplificação demonstra como a part da imaginação também é importante para o conhecimento, porém, claramente, respeitando a lógica e a possibilidade disso ser algo concreto. Concomitantemente, a discussão ciência X religião foi explorada de uma forma muito proveitosa, com reflexões relevantes dos dois lados. A trama filosófica que o livro carrega é interessantíssima. Ellie Arroway é uma personagem humana, demonstra falhas e qualidades. Assim como todos os outros personagens. Por fim, o que fica do livro é algo extremamente positivo para mim, Carl Sagan possui minha total admiração pela pessoa que foi e o que fez, sem sombra de dúvidas é uma leitura proveitosa e gratificante.

Ric Matos 05/02/2009

Excelente
Um dos grandes livros de ficção científica. Estou falando de ficção científica crível, possível. Bem escrito, dinâmico, fácil. Excelente! Para não parar de pensar nele.

Amanda 31/07/2020

Leitura que adorei fazer e recomendo! O livro conta a história de Ellie, astrônoma que descobre sinais via rádio de uma estrela com instruções para a construção de uma máquina. O final me arrepiou!

A narrativa é deliciosamente interessante pois além de narrar a saga de Ellie, Sagan disponibiliza fatos de ciência, tecnologia e história. Será que Dan Brown é fã dele, rs?! Destaco as discussões de teologia x ciência e também possíveis comportamento político de diferentes nações frente a uma temática como essa.

O livro é de 1985 e ele ambienta a história em meados dos anos 2000. A descrição do autor deste futuro idealizado, pessoalmente, foi um pouco bobo mas fora isso (que foi muito pouco, ok!) o livro cabe pra um entretenimento de primeira!!

Portela 27/12/2021

"...a vastidão só é suportável através do amor"
Contato é o único romance do astrofísico Carl Sagan. Nele acompanhamos a história e a vida de Ellie Arroway. A obra é uma ficção científica e, como o próprio título sugere, narra o contato extraterrestre e os eventos que se desenrolam a partir disto.
Embora seja um livro fictício, e não um ensaio ou algum gênero do tipo, é possível perceber as opiniões de Sagan através da narração e do modo como a própria protagonista é construída, sua forma de pensar e de agir refletem muito as ideias que o autor transmite em seus outros trabalhos. Para citar algumas: incentivo à curiosidade, valorização da razão e da verdade, paixão pela ciência, questionamento da religião, ceticismo científico, entre outros.
O livro tem muitos pontos positivos em diversos aspectos. Comecemos falando sobre a verossimilhança com a realidade, mesmo se tratando de uma ficção. Sagan consegue montar essa história de forma muito convincente, uma vez que toda a trama segue à risca as leis da física, pelo menos até certo ponto da história, onde entram cenários e coisas que ainda não descobrimos como funcionam e se realmente existem. Entretanto, o caminho trilhado até a parte literal da ficção é bem fundamentado nas leis físicas. Por outro lado, essa aproximação da realidade também pode ser encarada como um problema, uma vez que muitos termos técnicos e teóricos são utilizados e, consequentemente, pessoas leigas não conseguirão entender, mas, independente disso, é possível compreender a história. Digamos que isso é apenas detalhe, preciosismo de Sagan. Logo, podemos dizer que esse aspecto é uma faca de dois gumes, tem seu lado bom e ruim.
O autor se aproxima do real de outra maneira também: ele consegue imaginar todo um cenário político, social, científico e religioso que tange a nossa realidade e possivelmente aconteceria em caso de contato extraterrestre. O envolvimento de autoridades governamentais, a reação da população mundial, o papel desempenhando pelos cientistas e os religiosos distorcendo os acontecimentos. Ao tratar de todos esses aspectos na história, fica claro que se algum dia algo assim acontecer, teremos um cenário parecido. Seria ótimo se todos lessem Contato, pois caso um dia vida inteligente além do planeta resolva nos enviar um ?oi?, teremos uma mínima noção de como proceder.
Uma coisa que me surpreendeu bastante e me deixou contente foi a representatividade feminina e a de etnias diversas na história. Eu diria que o posicionamento de Sagan foi visionário, pois, pelo menos pra mim, não era de se esperar que um livro que foi escrito em 1985 tratasse, com tanto esmero, temas tão debatidos atualmente já naquela época, onde não eram levantados esses tipos de debate. Muitas culturas e povos foram abordados, de maneira profunda até, diria eu, e a protagonista é uma forte figura feminina lutando para conquistar seu lugar na sociedade e no mundo científico.
Outro ponto interessante é a maneira que Ellie é desenvolvida. A história começa com o nascimento da mesma e segue até sua vida adulta, portanto podemos acompanhar o crescimento físico, emocional e intelectual da mesma. Isso traz profundidade à personagem. As qualidades e defeitos relatados, e minuciosamente explorados, fazem-na se tornar humana e a aproximam do leitor.
Se tratando de uma obra que aborda sobre a imensidão do universo, vida fora da Terra e fé versus razão, a obra traz uma densa parte filosófica e reflexiva acerca de diversos temas. Certamente é um livro que grandifica a mente e o espírito, pois provoca o questionamento e a reflexão. O mais interessante sobre a questão fé e razão é que a história conclui de um jeito que balanceia os dois lados ao trazer uma inversão de perspectivas, como se a fé se tornasse a ciência e a ciência se tornasse a fé. A frase anterior pode não fazer muito sentido, é preciso ler o livro para entender, mas Sagan fez um trabalho tão bem pensando nessa questão que, para mim, é um momento ímpar no livro e uma grande sacada para concluir o mesmo.
Uma coisa que, não necessariamente me desapontou, mas me deixou triste, foi o fato de o livro terminar sem uma conclusão da trama, digamos assim. É quase um final em aberto. Mas eu vejo também como uma forma do autor de dizer que tudo que precisava ser contado, foi contado, e mesmo que nos falte detalhes do que pode acontecer no futuro, foi um bom desfecho, pois meio que conclui a jornada de Ellie. Imagino que Sagan tenha parado nesse ponto, pois, a partir dali, ele estaria entrando em um terreno muito mais incerto e imaginativo, o que poderia arriscar um pouco a integridade e qualidade da história.
O livro, ao mesmo tempo em que é reflexivo e filosófico, também é muito poético. Isso é uma das coisas que me faz admirar Sagan, o seu jeito e talento para ensinar, transmitir e inspirar. Eu arrisco até a dizer que Contato não é um livro, e sim uma experiência. Literalmente, uma viagem para outro universo. Literalmente, um contato consigo mesmo, com o âmago do ser humano e do que significa ser humano. Ser humano como indivíduo, ser humano como sociedade, ser humano como um povo, ser humano como uma única espécie habitando esse planeta juntos, independente de religião, nacionalidade e raça.
Com certeza, Contato foi o melhor livro que li em 2021. É muito gratificante poder terminar o ano com a leitura dessa obra, fechando com chave de ouro. Foi o primeiro livro que li de Sagan e certamente foi um ótimo pontapé inicial. Carl é muito inteligente, criativo e inspirador, ganhou mais ainda minha admiração. Contato entrou para os meus favoritos.

Nota: 10/10

Cecília 06/01/2023

Pi
Eu procurava um livro sobre astronomia ou puramente sobre o espaço. Esse livro foi uma enorme jornada. Estive em muitas dimensões e sua experiência ultrapassa os limites de toda a luz.

Marcos 17/01/2022

Ficção de Carl Sagan
Meu primeiro contato com o autor. Leitura agradável e instigante. Uma trama bem construída e que faz você buscar pelo seu desfecho.
Possui momentos de extrema descrição científica dos elementos, mas que não chegam a tornar o entendimento do livro para poucos especialistas.
P.s: Sobre o livro O iluminado de Stephen King sugeri ao final da resenha que o filme ?do livro? seja também assistido e chamei as duas mídias de sensacionais. Já aqui quanto ao filme Contato?puxa vida, não curti nem um pouco.

Lucas 17/10/2015

Contato, por Carl Sagan
Há alguns meses assisti a nova versão da séries Cosmos, apresentada pelo astrofísico Neil deGrasse Tyson, nesta nova versão existem referências constantes sobre Carl Sagan - afinal, foi o responsável por apresentar a primeira versão da série -, além disso já havia escutado muito o Alexandre Ottoni (vulgo Jovem Nerd) comentar sobre Sagan. Juntando tudo isso acabei encontrando o livro do cientista, astrobiólogo, astrônomo, astrofísico, cosmólogo, escritor e divulgador científico estadunidense.
O livro conta a história de Ellie Arroway, que desde criança teve afinidade pela ciência e conhecimento em geral. Como dizem todas as crianças são pequenas cientistas, explorando e criando experimentos com o que encontra ao seu redor. A personagem construída por Sagan segue esta definição, porém diferente da maioria da população ela continua com este espírito explorador de criança.
Já adulta, Ellie se torna a diretora do projeto Argus, projeto que busca vida extraterrestre inteligente através de radiotelescópios. São grandes as chances de existir vida extraterrestre, mas vida extraterrestre inteligente é algo mais difícil, pegue como exemplo a Terra, um planeta com aproximadamente 8,7 milhões de espécies* quando somente aparentemente uma espécie é de fato inteligente - isto é, após os ratos e golfinhos, que todos sabem que são os seres mais inteligentes deste planeta azul** -, entendeu a proporção? Passam-se anos até finalmente encontrarem um sinal de vida extraterrestre, mas como reagir? Como a funcionará a comunicação entre as espécies? Estamos atrasados tecnologicamente a ponto de não conseguir decifrar A Mensagem? Se conseguirmos decifrar, o que fazer depois?
Com todo seu conhecimento científico Sagan constrói um livro de fácil entendimento ao leitor leigo - porém, para uma leitura mais fluida é recomendado uma noção básica de Astronomia, por que não assistir Cosmos? -, além de saber contar os problemas que os profissionais da área sofrem ou podem sofrer em meio de uma busca dessas. É apresentado o machismo em meio a sociedade, especialmente em meio a comunidade científica, além de explorar interessantes passagens sobre a situação em que as religiões podem ficar com um sinal vindo de outro mundo.
Contato é o tipo de livro que fará suas concepções sobre a vida e mundo mudarem.

site: http://quadro42.blogspot.com.br/2015/09/contato-por-carl-sagan.html

Thiago 18/02/2016

Quem criou o universo!
É incrível como Carl Sagan consegue ser imparcial quanto a questão final do livro sobre quem criou o universo, ele deixa aquela interrogação sobre esse contexto. Abordando questões sobre o cosmos, que me fazia ir em busca de mais conhecimento tanto sobre astronomia, como matemática. Ele consegue tratar desses assuntos de uma forma que não se torna nem um pouco chato ou tedioso. Muitas discussões estão presentes no livro, entre elas religião, política e astrofísica.
Em muitas horas o livro me fez pensar sobre o universo, sua criação e também sobre toda a vida que me cerca, me fazendo imaginar quão grande são os mundos que estão a cima de nós. Com certeza lerei novamente.

Coruja 18/08/2015

Contato, de Carl Sagan, estava há tempos na minha mira, visto se tratar de um dos grandes clássicos do gênero. Considerando outras prioridades, contudo, eu talvez tivesse adiado ad infinitum sua leitura, não fosse ele ter sido indicado para o Clube do Livro desse mês.

Julgando apenas pelo título, a primeira conclusão seria resumir o livro à história do primeiro contato entre humanos e alienígenas. Embora essa seja uma sinopse correta, Contato vai muito, muito além disso.

Sagan nos coloca em meio a um debate sobre razão crítica e fé, ética e progresso: qual o impacto que a abertura de comunicações entre humanos e seres extraterrenos causaria na sociedade?

A história se passa no período da Guerra Fria e é narrada a partir do ponto de vista da Dra. Ellie Arroway, o que rende outros tantos temas de discussão, passando de cooperação internacional à questão de gênero. Aliás, o fato de Ellie ser uma cientista num campo que ainda hoje é predominantemente masculino, é abordado ao longo de todo o livro. O preconceito é muitas vezes velado e, da forma que Ellie narra, parece não importar muito, mas está tudo lá.

A linguagem é bastante clara e objetiva – às vezes até um pouco seca, mas nem por isso menos fluida. Questões técnicas de ciência permeiam toda a narrativa, mas não são incompreensíveis para o leigo.

Não é um livro para se ler de uma única vez e não espere marcianos verdes cabeçudos: Contato é um livro para degustar aos poucos, refletindo bem mais sobre o próprio ser humano que sobre o que nos espera lá fora.

site: http://owlsroof.blogspot.com.br/2015/08/clube-do-livro-contato.html

Ariadna 04/07/2010

Fantástico!
Esse livro mostra como Carl Sagan tinha uma mente brilhante! Fico me perguntando o que (em termos de tecnologia terrestre) descrito por ele, já existe por aqui. E como uma pessoa que além de ET, também crê em outras vidas, torço para que seu espírito esteja vivo e habitanto outra dimensão, ou outro planeta. Voltando ao livro, acho que se a pessoa não tem interesse por astronomia ou ficação científica, não vai gostar dele. Mas quem sabe?

Liliane32 31/07/2022

Livro peculiar
Então, eu me interessei em ler este livro faz alguns meses quando estava ouvindo um podcast que infelizmente não me lembro o nome. O narrador fez um comparativo deste livro com nossa percepção e nossa vivência de mundo: para uns este livro é a prova da fé em Deus. Já para outros, é um excelente livro.
Eu achei o mais peculiar que já li: é ao mesmo tempo genial, com os diálogos sobre fé, sobre a prova da vida, como a ciência influência e ajuda na fé e tudo o mais. Fantástico. Excelente. Nunca tinha lido esta lucidez e esta argumentação.
Mas também é o chato e tedioso (esta é só minha opinião, e não tenho intenção de ofender ninguém). Ele é um livro extremamente detalhista. O autor perde capítulos explicando teorias, descrevendo salões de reuniões, política e politicagem. Mesmo nas partes boas, é um livro que não rende muito. Demorei muitos dias para ler quinhentas e muitas páginas. Muito cansativo. A personagem principal a Eli é fantástica: bem construída, complexa, com diversas facetas. O problema é que ela se torna uma velha conhecida logo cedo, pois a gente acompanha ela desde criança. Ai começa a ficar repetitivo e chato todos os detalhes da vida dela. O autor poderia ter reduzido umas 100 páginas e mesmo assim ficaria grande.
No geral é muito bom, mas eu não vou assistir ao filme. Não tenho este nível de paciência hahaahah

Leandro 14/12/2012

Como todos os outros livros de Carl Sagan que li esse é fantástico. Com seu estilo humilde e romântico de escrever, Carl Sagan expressa em suas obras sua esperança em um mundo melhor, com uma maior união da espécie humana ao invés da guerra. A possibilidade de existência de vida extra-terrestre não só nos ensina o quão insignificante somos diante da imensidão do universo, mas a necessidade de nos unirmos, toda a espécie humana, nos libertando de excessos nacionalistas que só tendem a afastar as diversas culturas.
Esse livro, assim como seu outro excelente livro Pálido Ponto Azul, nos dá uma outra perspectiva do universo. Não somos o centro do mundo e muito provavelmente não estamos sós. Temos muito o que aprender se quisermos realmente que nossa espécie evolua e conquiste o universo um dia.

Homerogoncalves 31/07/2022

Leitura agradável. Uma tensão entre razão e paixão
O livro, como já havia percebido, traz uma visão apaixonada da vida. Entre a mundanidade que nos faz degladiar nossas ideias rasas da vida e a raridade de nossa aparição no universo, fruto de uma pálida centelha de vida, a trama se abre para reflexões sobre nosso papel enquanto humanos. Valeu a pena!

nico 29/06/2022

maravilhoso
simplesmente incrível, se tornou um dos meus livros favoritos com certeza jesus!!!

a leitura pode ser enfadonha se vc não é tao chegado em matemática e fisica, mas pra mim foi incrivel, tudo, nao tenho nem palavras

um livro completo, que tem uma historia "circular" (rs) incrivel, tudo que é falado tem um motivo e é incrivel ver as lacunas sendo preenchidas

leitura muito recomendada principalmente se vc gosta de ficção científica