Contato Carl Sagan

Resenhas - Contato

Luana 31/08/2021

Eu queria que todas as pessoas no mundo lessem esse livro, queria que todas sentissem os impulsos que eu senti enquanto o lia, o desejo por mais, por procurar algo a mais, por querer enxergar as estrelas novamente e procurar em números transcendentais a assinatura do artista.
Ele é um livro denso mas nunca complexo demais, está cheio de reflexões sobre fé, política, ciência e humanidade e é tão completo e bem arquitetado que em alguns momentos você esquece que esta lendo uma ficção.
E, da minha parte ao menos, eu adoraria esquecer que tudo é ficção e ter finalmente o tipo de esperança que o livro nos inspira a ter.

Flavio Assunção 13/08/2011

O contato com seres do espaço sempre foi um assunto presente, instigante e até hoje encanta a maioria das pessoas, que imaginam o dia em que isso acontecerá, se é que acontecerá. A partir disso, Carl Sagan traz em "Contato", seu único romance, uma ideia do que aconteceria caso esse "desejo" venha a se concretizar.

O livro foca basicamente a história de Ellie Arroway, rádioastrônoma e diretora do Programa de Inteligência Extra-Terrestre dos EUA, que busca, através de frequência de rádios, estabelecer contatos com seres do espaço. E é quando um dos radiotelescópios do programa se voltam para a constelação de Vega, que uma mensagem é captadada. Uma mensagem que poderá mudar para sempre a vida do planeta Terra.

Ao contrário do que se pensa, o livro aborda inicialmente as reações da população em torno da mensagem, desde seitas religiosas e dos governos de diversos países, até pessoas comuns. Depois, quando descobrem do que se trata a mensagem, na relação entre os diversos países para se chegar em um consenso de bem comum.

A premissa é até interessante, se o autor não houvesse focado tanto na línguagem técnica. Na minha visão de leigo, a maioria só é de entendimento de quem já conhece do assunto - ciência, astrologia, física, matemática etc. Ou seja, os leigos poderão se perder completamente. Foram várias as ocasiões em que não consegui acompanhar o raciocínio dos personagens, me fazendo até ter vontade de abandonar o livro.

De qualquer forma, é uma obra interessante. Não chegou a me animar como outros do gênero, como "O Fim da Infância", mas ainda assim pode dar uma ideia interessante de como o universo funciona. Indico principalmente para quem gosta MESMO do assunto e de preferência para quem já entenda boa parte do que é exposto. Como já disse, para os leigos pode se tornar apenas mais um livro maçante.

Catão 27/03/2021

Sagan mostra mais um vez como sabe escrever o lado emocionante da ciência. Sim, ela envolve a tentativa de se olhar objetivamente o mundo, mas conta com todas as peculiaridades humanas de reconhecimento e feitos grandiosos. Talvez por isso tantos se dediquem de corpo e alma ao que fazem, e isso é incrível de se ver.
Sagan também descreve maravilhosamente as reações políticas e sociais ao evento que move a história, tão bem escrito que parecem a descrição de algo que realmente ocorreu.
Por fim, o que não pode ser deixado de lado eh o fato de que praticamente todos os conceitos de física são descritos de forma compreensivel e agradáveis de ler - nisso o autor eh sem igual

Lais Souza 13/07/2021

Nem sei por onde começar a escrever essa resenha, minha história com esse livro começou em 2011 ou 2012 eu acho, não lembro muito bem, eu tentei ler ele diversas vezes desde esse período, mas nunca tinha conseguido, acho que na verdade eu não estava pronta, até que esse ano finalmente consegui, e não foi muito o que eu esperava. O começo é muito bom e eu já tinha lido tantas vezes que foi bem rápido, mas a segunda parte é muito arrastada e muito focada em jogos de poder, manobras políticas e relações internacionais, muita informação que ao meu ver não teve muita relevância, é no final da segunda parte que as coisas realmente começam a acontecer mas ainda assim ele continua a nós encher de informações aleatórias. A terceira parte é a melhor, temos finalmente o clímax da história, mas tudo que aconteceu depois foi simplesmente frustrante, não sei se por eu ter esperado tanto e ter criado tanta expectativa na minha cabeça eu achei isso ou se é realmente frustrante, eu percebi no final que foi tudo mais filosófico do que científico de fato, não teve muita explicação para as coisas que aconteceram e no final não vi propósito para tudo aquilo, acho que o ideal será debater com outras pessoas, talvez eu tenha deixado algo passar, ainda estou dando 3,5 estrelas porque apesar de tudo é um livro muito bem escrito e com uma história muito interessante e inteligente, acho que se não fosse as minhas próprias expectativas altas, idealizadas e surreais, eu teria aproveitado melhor a leitura.

Camila.Santos 28/07/2020

Uma ficção científica muito "pé no chão", se é que isso seja possível. Feita por um cientista, nos mostrando como ele imaginou que poderia ser um contato com outras civilizações, superiores à nossa.
Provando que ciência e imaginação podem coexistir numa mesma mente.

Diego Mundim 03/09/2020

Incrível!
Um dos melhores livros que li em 2020 e, com certeza, um dos melhores que já li em toda minha vida (amo ficção científica). Livro publicado em 1985, entretanto ainda alinhado com a física teórica e espacial de hoje: Carl Sagan era definitivamente um gênio e esse livro jamais se tornaria obsoleto. Escrito com muito estilo e com pormenores. Encontrei nesse livro aquele prazer de ler e não conseguir parar, ou parar, e ficar pensando na história! Obrigado, Sagan!

Moya2 10/07/2023

Excelente
Reassisti ao filme recentemente e resolvi comprar o livro.
As histórias divergem em vários pontos, e a versão literária é muito mais rica que a versão cinematográfica, embora eu já considere que o filme seja uma obra-prima.
Carl Sagan descreve tudo com uma excelência singular e percorre os mais diversos campos científicos com uma fluência absurda, bem como nas relações interpessoais.
A trama é muito bem elaborada e com uma qualidade única.

Recomendo.

Karoline 03/03/2021

O livro foi publicado em 1985, ou seja, a Guerra Fria acontecia. As tensões entre os Estados Unidos e a antiga União Soviética continuavam; Ronald Reagan era reeleito presidente dos EUA, e Mikhail Gorbachev se tornava o secretário geral da URSS; ideologias bipolares tomavam conta; atos de espionagem eram investigados e descobertos; a corrida espacial permanecia, assim como a corrida armamentista; além disso, o fato de o milênio está perto do fim, dava um dimensão mística para a realidade da época, resultando nas pessoas apenas incertezas sobre o futuro (sentimento este que parece bem familiar, não é mesmo?).

Sagan então, como qualquer autor em qualquer época, escreve sua obra como um resultado de suas experiências e contexto. Em diversas passagens da narrativa, a crítica é bem clara e precisa a diversos pontos sociais e políticos: a guerra nuclear, a guerra do Vietnã, o machismo na área científica, a colonização e exploração humana, além do constante debate entre religião e ciência. E o que mais gostei é que todas essas questões estão postas para discussão e não necessariamente apresentando respostas fixas, deixando para o leitor encontrá-las. Embora, particularmente, no meu caso me trouxe mais perguntas do que algum tipo de conclusão, o que confesso fez da leitura ainda mais instigante.

Os diálogos entre Ellie e Palmer Joss são uma das minhas partes preferidas no livro inteiro. Joss é um pregador e ele serve na narrativa, principalmente, para ilustrar o embate religião versus ciência. Os pontos em que cada uma dessas duas personagens discutem permutam entre a ideia do sagrado, da fé, da existência de um Deus, e como na maioria das vezes esses conceitos são distorcidos para o bem próprio de indivíduos que, no fim, só estão atrás de poder, pura e simplesmente.

O fato de o romance ter como protagonista uma mulher, é outro aspecto fortíssimo do livro, pois é possível ver o quanto na ciência algumas de suas práticas e atitudes são bastante misóginas. Sim, eram os anos 80 vocês podem dizer, mas é inegável que ainda hoje presenciamos os mesmos tipos de comportamentos para com mulheres e, principalmente com as mulheres na área científica. É no mínimo revoltante quando é dito que Ellie tinha que mudar de postura e até mesmo o seu jeito de falar para poder ser levada a sério entre seus colegas homens.

Acredito que o que fez de Contato uma leitura tão extraordinária para mim, além de todos esses tópicos que já mencionei, é o quanto ele me fez sentir pequena diante de todo o universo e de seus conhecimentos ainda por serem descobertos. Algumas pessoas talvez achem isso um ponto negativo, mas eu adoro ser lembrada constantemente de nossas perspectivas limitadas, de que no fundo, nós como espécie, ainda temos muito o que aprender e que ignorar isso é o mesmo que desistir da possibilidade de mudança.

Não quero dar spoilers do livro aqui, mas por um momento no romance, Sagan nos mostra o quanto ganharíamos, tanto no nível pessoal, mas principalmente no coletivo, quando trabalhamos por um único bem comum a todos. O quanto isso poderia ser benéfico para a construção de uma sociedade igual e justa para todos, não importando gênero, cultura e raça.

Tenho a impressão de que Sagan escreveu essa obra como uma forma de lidar com todos os eventos loucos que tomaram conta do mundo durante a Guerra Fria, e acho que tendo em vista a nossa realidade atual, talvez seja por isso que esse livro mexeu tanto comigo enquanto eu o lia. Loucuras e incertezas são o que não faltam no presente momento e, o desejo por uma sociedade melhor nunca foi tão presente e necessário.

site: https://registrosdeumagarotacosmica.blogspot.com/2021/03/contato-1985-de-carl-sagan.html

Cecília 06/01/2023

Pi
Eu procurava um livro sobre astronomia ou puramente sobre o espaço. Esse livro foi uma enorme jornada. Estive em muitas dimensões e sua experiência ultrapassa os limites de toda a luz.

Mialle @mialleverso 22/05/2021

Contato
Ellie é uma cientista que participa de uma importante descoberta, a possibilidade de estarem recebendo mensagens vindas de outro lugar do espaço através de um radiotelescópio e todo o mundo precisa trabalhar junto para receber e tentar entender a mensagem.

Contato colocou em dúvida se eu realmente sabia ler, mas apesar de tudo foi uma leitura muito interessante e com questões incríveis sobre nosso lugar no universo, religiosidade, crenças, cooperação, machismo e mais coisas que eu posso ou não ter entendido.

Carl Sagan é muito didático em todas as suas palavras, mas se você não lembra nada do ensino médio, pode ser que certas partes sejam um pouco mais difíceis. A dica é focar na história de Ellie, apesar de algumas vezes nem o próprio autor conseguir fazer isso.

Foi uma experiência difícil, mas ainda assim eu gostei muito de ter participado da leitura e foi ainda melhor por ser em grupo e poder conversar e ouvir opiniões diferentes.

Quero conhecer mais livros do autor, mas eu sei que não são mais livros de ficção rs.⁣

massio. 08/06/2021

Contato
Um livro sobre o contato, o contato entre os próprios seres humanos. Olhamos para longe para entendermos nós mesmos.
“[…] Durante toda a sua vida, estudara o universo, mas desprezava sua mais clara mensagem: para criaturas pequenas como nós, a vastidão só é suportável através do amor.”

Gabrielle199 29/01/2023

ficção científica de primeira e crises existenciais
"Para criaturas pequenas como nós, a vastidão só é suportável através do amor". A leitura foi um pouco lenta no começo; o autor faz questão de nos apresentar bem à protagonista da história e de construir bem o cenário à sua volta, tanto em relação às suas relações com outros personagens quanto à questão da mensagem, da máquina e toda a política em volta. Os último capítulos do livro foram os meus favoritos, devorei eles de uma forma que nem vi o tempo passar e depois fiquei pensando sobre por horas. É o tipo de livro que do nada volta à sua cabeça e você se pega pensando nele aleatoriamente!!! A parte de ficção científica é maravilhosa, mas as discussões sobre ciência, religião e fé pra mim foram a cereja do bolo.

Beatriz3345 08/01/2023

Carl Sagan é um dos melhores filósofos de astronomia e esse livro em específico é contemporâneo e atual, entrega uma narrativa maravilhosa com uma história impecável e sem defeitos. Eu amei cada detalhe.

Victor Cardoso 18/12/2021

Atemporal
Meu primeiro contato com a obra veio de maneira indireta atravéz do filme (que é um dos meus favoritos) infelizmente demorei muito para conseguir ler um livro que já tem alguns bons anos de lançamento, é uma obra fantástica Carl Sagan conseguiu passar muita coisa de maneira muito simples,a leitura não foi tão fluida quanto eu gostaria mais o livro em si traz diversas discussões sobre religião ciência e política , e se você só assistiu o filme e gostou , é obrigatório a leitura,o final é beeeem melhor no livro e também abre espaço para muitas discussões, com certeza um livro que transcende o tempo e permanece atual.

Rhuan Maciel 19/11/2021

Carl Sagan, em seu único romance, consegue sintetizar e promover aquela fome por conhecimento, a divulgação da ciência e o anseio de sempre querer saber mais. Provavelmente, dentre suas inúmeras qualidades, essa é uma das principais. E, dificilmente encontrar-se-á uma pessoa melhor do que ele nisso. Sagan possui essa capacidade singular de um explanador do conhecimento. Finalizo o livro com uma vontade de estudar cada vez mais o universo. Aprofundar-me na física e na matemática. Também, o livro aborda com maestria a vida fora da Terra. Sabendo que provavelmente qualquer extraterrestre seria inimaginável para nós, por conta de mutações genéticas aleatórias em ambientes diferentes, então ele representa-os de uma maneira inteligente e crível. Formas de vida pensante que evoluíram por uma cadeia de tempo muito maior, ocasionando em uma disparidade na questão do avanço tecnológico e do saber. Outro fator que chama atenção, é novamente, do mesmo modo que em "O mundo assombrado pelos demônios", a dualidade entre o ceticismo científico e a imaginação que o ser humano deve possuir para conhecer o mundo. Podendo ser citado como exemplo Linus Pauling, que ao observar que no decaimento de uma partícula uma quantidade de energia acabava sumindo, e segundo a lei da conservação de energia isso seria impossível, propôs a existência de uma partícula fantasma, a qual não é possível ver ou identificar, mas ela existe. O que no futuro é confirmado com o descobrimento dos neutrinos. Esse exemplificação demonstra como a part da imaginação também é importante para o conhecimento, porém, claramente, respeitando a lógica e a possibilidade disso ser algo concreto. Concomitantemente, a discussão ciência X religião foi explorada de uma forma muito proveitosa, com reflexões relevantes dos dois lados. A trama filosófica que o livro carrega é interessantíssima. Ellie Arroway é uma personagem humana, demonstra falhas e qualidades. Assim como todos os outros personagens. Por fim, o que fica do livro é algo extremamente positivo para mim, Carl Sagan possui minha total admiração pela pessoa que foi e o que fez, sem sombra de dúvidas é uma leitura proveitosa e gratificante.