Contato

Contato Carl Sagan

Resenhas - Contato

Isabela 30/12/2021

Me afundou em uma ressaca por ter alguns capítulos extremamente arrastados, mas no geral é uma leitura agradável.

?Sempre entendi que um agnóstico é um ateu sem coragem de expressar suas convicções.? (p. 174)

Félix 15/10/2010

Este livro foi uma surpresa para mim, pois esperava uma estória voltada só para a exploração espacial. Ledo engano. O livro se desenrola a partir da certeza da existência de extraterrestres (os Veganos). Quais a implicações de tal fato para a humanidade, principalmente no que se refere às convicções religiosas. Com diálogos que versam sobre história da ciência, astronomia, mitologia e filosofia, Carl Sagan constrói uma narrativa primorosa. O livro tem uma linguagem bem técnica, às vezes ficava perdido com as inúmeras teorias que são apresentadas. Mas, estamos falando desse autor, que é hábil em escrever para leigos. O que mais gostei nesse livro foi a personagem Ellie Arroway, porque, simplesmente, me identifiquei com os pensamentos dela em relação a religião. O livro tem um final surpreendente e, sem dúvidas, é uma obra escrita por alguém que conseguia explicar o universo de uma forma simples e clara.

Erika 11/10/2019

Grata surpresa
A Terra recebe uma mensagem de uma estrela no espaço, dando indícios de vida inteligente extraterrestre. A mensagem contém instruções para a construção de uma máquina, e não se sabe o objetivo disso.

A princípio achei o tema bobo. Pensei que seria uma das histórias em que homenzinhos verdes diriam ?leve-me ao seu líder?, para em seguida destruírem nosso planeta.

É tão mais do que isso...

Carl Sagan põe à mesa discussões maravilhosas sobre religião e ciência, sem tomar partido de nenhum dos lados; ceticismo contra tementes e adoradores. Existe vida além da Terra? Seria a mensagem obra de Deus ou do Diabo? No fim, todos os acontecimentos levaram a algo inimaginável: países, EUA, Russia, Japão, todas as nações esquecendo suas diferenças, trabalhando juntos em prol de uma causa única. Uma utopia. É bonito. O autor conduz a narrativa de uma história de ET?s (!) de forma sensível. Acreditem. Transmite tanta calma que chega a dar um calorzinho no coração. Faz o leitor interromper a leitura para pesquisar sobre termos matemáticos. Me fez sentir vergonha de ficar de recuperação em Física no colégio. Quero ler tudo o que ele já escreveu.

Mais do que uma história de alienígenas e tecnologia, é um relato de valorização do nosso planeta, nossa casa. Um aviso, dado por seres de inteligência infinitamente superior, de que a resposta que procuramos está aqui mesmo. Dentro de nós. E temos tão pouco tempo...

Thiago Valença 10/08/2014

Deus é matemático
Que sorte eu tive ao visitar a casa de um amigo e encontrar esse livro me esperando. Assisti o filme Contato (1997) quando criança repetidas vezes, cresci sem saber que era baseado nesse livro homônimo, nem mesmo sabia quem era seu autor.

Não sou capaz de dizer o quanto esse livro é maravilhoso. Carl Sagan é um excelente professor, sua capacidade de nos cativar, ensinar é fora do comum. Sou apaixonado por ele, não há uma folha que se leia e deixe de notar que simples e profundo é a leitura.

A escrita é inovadora, muito original, e nunca apelativa, sempre afetuosa e direta. As discussões filosóficas são extraordinárias, muito inteligentes. De todos os livros que li na vida, a protagonista Ellie Arroway é minha personagem favorita. Há tantas coisas incríveis nesse livro que o diferenciam do filme, revelações que sequer foram mencionadas. Que surpresa ao final do livro descobrir o sentido, que não é o óbvio, do título Contato.

Minha vontade é que todos possam lê-lo, que embarquem nessa jornada tão bem construída. É um presente que Carl Sagan dá a humanidade, não há ouro que pague a experiência vivida.
ItsCarlosJunior 02/04/2017minha estante
Fui "intimado" a ler esse livro e confesso que estou muito ansioso para ler depois de tudo que vi sobre ele. Parece realmente muito interessante e tem elementos que gosto bastante. E espero que, após ler, tenha a oportunidade de assistir o filme também haha

lipe 02/09/2021

A forma como Carl Sagan escreveu seu romance é de tirar o fôlego. Além de boas doses ficção científica Sagan não mede esforços para nos apresentar o contexto social e científico da década de 80, nos inspirando a respeito de novas fronteiras na ciência e a possibilidade de vida inteligente extraterrestre.

Nota-se também o carinho de Sagan com sua personagem, que progride conforme a trama e nos aproxima, sem querer ou não, do próprio autor. Revelando assim seus medos, anseios e desejos de forma inteligente e delicada.

Não se engane, Contato não um livro qualquer. Ele é complicado, não sendo o tipo de livro que eu recomendaria para qualquer um, mas sim àqueles familiarizados aos trabalhos de Sagan e acima de tudo aos amantes da ciência.

Shuvia 06/11/2023

Um mergulho em um infinito de possibilidades... e se... é fato que já enviamos mensagens ao espaço com nossa localização e informações sobre nosso planeta. Mas é se o contrário acontecesse? É isso, recebemos uma mensagem, captada por rádio telescópios, com informações, instruções... mas o mundo precisa se unir, pois devido a rotação da Terra a mensagem precisa ser captada em vários pontos do globo para ser completa. Será q as grandes nações serão capazes de deixar conflitos em nome da ciência? Seremos capazes de decifrar e seguir instruções da mensagem? E o mais importante, até onde isso nos levará?

Frank 07/11/2021

Contato trás à ficção cientifica conceitos científicos palatáveis e inteligíveis para a maior parte do público. Além de romancear teorias científicas, ainda trás fortemente discussões a respeito de política internacional (o contexto é a guerra fria) e espiritualidade (religiões, deuses, crenças e medos). Apesar de tudo, não foge de alguns clichês, o que pessoalmente estragou o final da história, que poderia ter sido perfeita. Ótima leitura

Bruno.Rafael 20/08/2020

Extraterrestres, humanos, ciência, negacionismo, fé, religião, politíca, futuro, passado, vida, amor, Deus...
“Contato” é um livro que trata, no tema geral, do contato entres os humanos e seres de outro planeta, e perpassa ao longo do livro por vários outros temas que na maioria são instigantes para o leitor fazer algumas reflexões. Às vezes parece que Carl Sagan é uma enciclopédia de tantos assuntos variados e referências de várias áreas que são citadas no livro. O autor chega até a pecar no excesso de linguagem técnica em alguns momentos, o que pode tornar a leitura um pouco cansativa e enfadonha em alguns trechos, principalmente para os leigos em física, astronomia e matemática, ao mesmo tempo que em outros trechos ele parece escrever uma poesia científica numa linguagem mais simples, tudo isso no mesmo livro, que parece ter sido o único romance do cientista.

A história gira em torno da protagonista Ellie, uma mulher que desde criança era curiosa e inteligente, vindo quando adulta a se tornar uma pesquisadora ligada a área da radioastronomia. Ellie dirige o projeto Argus que busca sinais de vida inteligente, e um dia acaba encontrando esse sinal em forma de números primos embutidos em um sinal de rádio vindo de uma estrela. Ao mesmo tempo que a narrativa tem todo um arcabouço científico para ir explicando o passo a passo da recepção da mensagem até a fabricação de uma máquina que irá levar nossa cientista a uma viagem inesquecível, a história também vai nos mostrando diversos pontos que não são relacionados à ciência, não a essas da natureza. E um desses pontos mais trabalhados foi a dualidade religião e ciência, mas acrescentaria mais um componente que pode fazer uma liga ou afastar os dois citados, que é a fé. Sim, a fé é trabalhada muitas vezes na narrativa como um componente a parte da religião. Esses debates que envolvem religião, fé e ciência é um, ou senão o ponto alto da história, levando-nos a pensar sobre coisas que não costumamos pensar, as vezes até por receio e medo de pensar sobre essas questões transcendentais. Mas Sagan é ousado e escreve quase que mini-ensaios pautados nessas questões, e tudo isso misturado e as vezes inseparáveis, como nos mostra a última página do livro.

Ainda, fala sobre economia global, fundamentalismo religioso, harmonia na religião, negacionismo cientifíco, geopolítica pautada no contexto da época da guerra fria, o papel das mulheres no mundo científico, os sacrifícios e as dificuldades que elas enfrentam nesse meio, a multiculturalidade no nosso mundo, os amores (paternais, familiares, repentinos, etc), vida e vida após a morte, buracos negros, galáxias, ETs, enfim, é muita coisa em um só livro. As vezes com pouca ênfase e as vezes com muita, dependendo do assunto. Alguns leitores que não curtem tanto ficção científica podem não gostar no geral, por outro lado, os que gostam desse gênero podem gostar muito.

Essa história nos conta mais sobre quem nós somos, aonde estamos e o que queremos do que sobre criaturas verdes e cabeçudas. Ao longo da leitura desse livro, as vezes ele se parece como uma estrela no céu de uma cidade luminosa, parece que lhe falta brilho, mas ao chegar no final do livro, se olharmos com atenção, podemos ver que esse brilho existe, ele está ali ofuscado pela nossa falta de percepção e esperando para ser descoberto.

Celine Barchinski 03/02/2020

O Contato - Carl Sagan
Esse livro é formado por duas histórias paralelas, mas que estão unidas fortemente pela personagem Ellie. Ellie é uma cientista que acredita fortemente que existe vida extraterrestre. No entanto, para conquistar o título de uma cientista referência, ela precisa abandonar tudo que a diminua. Isso significa a família, pretendentes a namorado, a maternidade, dentre outros. Essa questão é muito interessante no livro, pois representa a luta de muitas mulheres, nos dias de hoje, para conseguirem um título profissional (médica, advogada, engenheira, enfermeira...).

Ellie é diretora de um projeto chamado Argus, sendo este localizado em um local rodeado por inúmeros rádio telescópios que tem por intuito capturar sinais de vida extraterrestre. Até que em um determinado dia o projeto recebe uma mensagem de um planeta chamado Vega. Por fim, começa todo um mistério para a mensagem ser decifrada. Essa acaba sendo decodificada. No entanto, o que acontece nas últimas cem páginas do livro é decepcionante, esperava muito mais, porque o que a mensagem revela é muito legal e poderia ser grandioso o final.

Ian 11/12/2021

Uma revolução mental
Já vou começar dizendo o que precisa ser dito: ler esse livro muda a sua vida. Muda a sua visão do ser humano, da existência, da existência alheia e do universo.
Sagan se provou um gênio do calibre de Edgar Allan Poe, sendo especialista em conhecer o mundo e expressar o conhecimento de maneira única. Como cientista ele tece a narrativa de maneira sóbria, mas em momento algum perde o componente lúdico ou sonhador que a narrativa precisa para alimentar a curiosidade e a espiritosidade do leitor. E, nos momentos apropriados, chegados com uma construção sólida, alçamos voo junto deste pedaço da mente de Sagan. O livro excede a realidade sem nunca se desvincular dela. Isso é de uma finesse absurda.
Desde cedo Ellie, a protagonista, é utilizada de maneira fantástica para demonstrar as dúvidas existenciais de também os sonhos do autor. Ou ao menos é dessa maneira que eu li o encanto da personagem com a imensidão do universo, a possibilidade de haver vida, e ainda melhor, vida inteligente, em outros planetas, as tão elaboradas suposições acerca dessa vida, e enfim, o contato.
Com isso ganhamos de presente profundas reflexões existenciais advindas diretamente da mente de um cientista que basicamente iniciou a divulgação científica em grande escala. Ler contato é uma oportunidade que todo humano deveria ter de expandir sua visão de mundo.
Eduardo 15/12/2023minha estante
Concordo.
Carl Sagan deu um show completo ao escrever esta obra.
Um caso raro de livro em que o leitor se sente bem com a leitura.

Gabrielle 25/09/2020

Sem palavras
"Se os nazistas tivessem conquistado o mundo, nosso mundo, depois adquirido capacidade de fazer viagens interestelares, vocês não interviriam?"
"Você ficaria surpresa se soubesse como é raro acontecer uma coisa dessas. A longo prazo, as civilizações agressivas destroem a si próprias, quase sempre. Faz parte da sua natureza."

"Vocês, humanos, têm certo talento para a adaptabilidade... Pelo menos a curto prazo."
"É esse o problema, não é?"
"Um dos problemas. Pode-se ver que, depois de certo tempo, as civilizações que só têm perspectivas a curto prazo simplesmente deixam de existir."

"Este planeta é dirigido por loucos. Lembre-se do que eles tiveram de fazer para chegar aonde estão. As perspectivas deles são tão estreitas, tão... Breves. Alguns poucos anos. Nos melhores casos, algumas décadas. Eles só se importam com o tempo em que se acham no poder."

Magnífico é pouco.
Gabrielle 25/09/2020minha estante
E ainda:
"Para criaturas pequenas como nós, a vastidão só é suportável através do amor."

Flavio Assunção 13/08/2011

O contato com seres do espaço sempre foi um assunto presente, instigante e até hoje encanta a maioria das pessoas, que imaginam o dia em que isso acontecerá, se é que acontecerá. A partir disso, Carl Sagan traz em "Contato", seu único romance, uma ideia do que aconteceria caso esse "desejo" venha a se concretizar.

O livro foca basicamente a história de Ellie Arroway, rádioastrônoma e diretora do Programa de Inteligência Extra-Terrestre dos EUA, que busca, através de frequência de rádios, estabelecer contatos com seres do espaço. E é quando um dos radiotelescópios do programa se voltam para a constelação de Vega, que uma mensagem é captadada. Uma mensagem que poderá mudar para sempre a vida do planeta Terra.

Ao contrário do que se pensa, o livro aborda inicialmente as reações da população em torno da mensagem, desde seitas religiosas e dos governos de diversos países, até pessoas comuns. Depois, quando descobrem do que se trata a mensagem, na relação entre os diversos países para se chegar em um consenso de bem comum.

A premissa é até interessante, se o autor não houvesse focado tanto na línguagem técnica. Na minha visão de leigo, a maioria só é de entendimento de quem já conhece do assunto - ciência, astrologia, física, matemática etc. Ou seja, os leigos poderão se perder completamente. Foram várias as ocasiões em que não consegui acompanhar o raciocínio dos personagens, me fazendo até ter vontade de abandonar o livro.

De qualquer forma, é uma obra interessante. Não chegou a me animar como outros do gênero, como "O Fim da Infância", mas ainda assim pode dar uma ideia interessante de como o universo funciona. Indico principalmente para quem gosta MESMO do assunto e de preferência para quem já entenda boa parte do que é exposto. Como já disse, para os leigos pode se tornar apenas mais um livro maçante.

Catão 27/03/2021

Sagan mostra mais um vez como sabe escrever o lado emocionante da ciência. Sim, ela envolve a tentativa de se olhar objetivamente o mundo, mas conta com todas as peculiaridades humanas de reconhecimento e feitos grandiosos. Talvez por isso tantos se dediquem de corpo e alma ao que fazem, e isso é incrível de se ver.
Sagan também descreve maravilhosamente as reações políticas e sociais ao evento que move a história, tão bem escrito que parecem a descrição de algo que realmente ocorreu.
Por fim, o que não pode ser deixado de lado eh o fato de que praticamente todos os conceitos de física são descritos de forma compreensivel e agradáveis de ler - nisso o autor eh sem igual

Karoline 03/03/2021

O livro foi publicado em 1985, ou seja, a Guerra Fria acontecia. As tensões entre os Estados Unidos e a antiga União Soviética continuavam; Ronald Reagan era reeleito presidente dos EUA, e Mikhail Gorbachev se tornava o secretário geral da URSS; ideologias bipolares tomavam conta; atos de espionagem eram investigados e descobertos; a corrida espacial permanecia, assim como a corrida armamentista; além disso, o fato de o milênio está perto do fim, dava um dimensão mística para a realidade da época, resultando nas pessoas apenas incertezas sobre o futuro (sentimento este que parece bem familiar, não é mesmo?).

Sagan então, como qualquer autor em qualquer época, escreve sua obra como um resultado de suas experiências e contexto. Em diversas passagens da narrativa, a crítica é bem clara e precisa a diversos pontos sociais e políticos: a guerra nuclear, a guerra do Vietnã, o machismo na área científica, a colonização e exploração humana, além do constante debate entre religião e ciência. E o que mais gostei é que todas essas questões estão postas para discussão e não necessariamente apresentando respostas fixas, deixando para o leitor encontrá-las. Embora, particularmente, no meu caso me trouxe mais perguntas do que algum tipo de conclusão, o que confesso fez da leitura ainda mais instigante.

Os diálogos entre Ellie e Palmer Joss são uma das minhas partes preferidas no livro inteiro. Joss é um pregador e ele serve na narrativa, principalmente, para ilustrar o embate religião versus ciência. Os pontos em que cada uma dessas duas personagens discutem permutam entre a ideia do sagrado, da fé, da existência de um Deus, e como na maioria das vezes esses conceitos são distorcidos para o bem próprio de indivíduos que, no fim, só estão atrás de poder, pura e simplesmente.

O fato de o romance ter como protagonista uma mulher, é outro aspecto fortíssimo do livro, pois é possível ver o quanto na ciência algumas de suas práticas e atitudes são bastante misóginas. Sim, eram os anos 80 vocês podem dizer, mas é inegável que ainda hoje presenciamos os mesmos tipos de comportamentos para com mulheres e, principalmente com as mulheres na área científica. É no mínimo revoltante quando é dito que Ellie tinha que mudar de postura e até mesmo o seu jeito de falar para poder ser levada a sério entre seus colegas homens.

Acredito que o que fez de Contato uma leitura tão extraordinária para mim, além de todos esses tópicos que já mencionei, é o quanto ele me fez sentir pequena diante de todo o universo e de seus conhecimentos ainda por serem descobertos. Algumas pessoas talvez achem isso um ponto negativo, mas eu adoro ser lembrada constantemente de nossas perspectivas limitadas, de que no fundo, nós como espécie, ainda temos muito o que aprender e que ignorar isso é o mesmo que desistir da possibilidade de mudança.

Não quero dar spoilers do livro aqui, mas por um momento no romance, Sagan nos mostra o quanto ganharíamos, tanto no nível pessoal, mas principalmente no coletivo, quando trabalhamos por um único bem comum a todos. O quanto isso poderia ser benéfico para a construção de uma sociedade igual e justa para todos, não importando gênero, cultura e raça.

Tenho a impressão de que Sagan escreveu essa obra como uma forma de lidar com todos os eventos loucos que tomaram conta do mundo durante a Guerra Fria, e acho que tendo em vista a nossa realidade atual, talvez seja por isso que esse livro mexeu tanto comigo enquanto eu o lia. Loucuras e incertezas são o que não faltam no presente momento e, o desejo por uma sociedade melhor nunca foi tão presente e necessário.

site: https://registrosdeumagarotacosmica.blogspot.com/2021/03/contato-1985-de-carl-sagan.html