Contato

Contato Carl Sagan

Resenhas - Contato

Guilherme.Ferraz 14/01/2022

Uma análise de contato extraterrestre interessante
Em Contato, Carl Sagan exemplifica como seria o primeiro contato entre os humanos e seres alienígenas. Sagan descreve de forma minuciosa, e bem envolvente, como seriam as dificuldades e o que poderia estar nos esperando no universo. O autor peca na parte do romance, os personagens não me cativaram e me pareceram ter pouca profundidade, criando pouca empatia. Alguns momentos chaves nos aproximam deles, mas apenas isso.
No geral, um bom livro de ficção cientifica escrito por um dos maiores astrônomos do mundo.

Marcos 17/01/2022

Ficção de Carl Sagan
Meu primeiro contato com o autor. Leitura agradável e instigante. Uma trama bem construída e que faz você buscar pelo seu desfecho.
Possui momentos de extrema descrição científica dos elementos, mas que não chegam a tornar o entendimento do livro para poucos especialistas.
P.s: Sobre o livro O iluminado de Stephen King sugeri ao final da resenha que o filme ?do livro? seja também assistido e chamei as duas mídias de sensacionais. Já aqui quanto ao filme Contato?puxa vida, não curti nem um pouco.

Reccanello 15/03/2022

Ao invés das clássicas imagens de espaçonaves gigantescas ameaçando e invadindo nosso espaço aéreo para destruir o mundo e escravizar os humanos, aqui Carl Sagan abordou o tema do contato alienígena por um viés social e científico, tentando mostrar o que aconteceria, de verdade, caso uma civilização extraterrestre nos contatasse: como os cientistas, o governo e a humanidade reagiriam a isso?
===
Junto com outros cientistas de um consórcio mundial criado para decifrar alguns incomuns sinais de rádio vindos da Constelação de Vega, distante apenas 25 anos-luz da Terra, a radioastrônoma Ellie Arroway neles descobre o manual de uma máquina colossal, cuja função é desconhecida e cuja construção demanda tecnologias ainda inexistentes no planeta. Por trás deste pano de fundo técnico-científico, autoridades das mais diversas esferas discutem sobre o projeto: o governo, claro, levanta objeções quanto à segurança do país e à utilização militar da máquina; líderes religiosos enxergam mais uma oportunidade para pregar a volta de seus deuses e/ou o fim do mundo; cultos e Teorias da Conspiração surgem aos montes e criam problemas igualmente inumeráveis; e, em meio a tudo isso, Ellie tem que manter a sanidade e explicar ao mundo o que está acontecendo e quais serão as implicações disso no nosso futuro. Mais que colocar uma mulher como protagonista (não apenas no livro, mas no meio científico), Carl Sagan nos fala muito sobre solidariedade, cooperação, e como a troca de informações e a união entre as pessoas e as nações é fundamental não apenas para colocar a construção da máquina em curso como, principalmente, para garantir nossa própria sobrevivência como espécie.

site: https://www.instagram.com/p/CW9R9GgAJkP/

Luiz Henrique 21/04/2022

A história é uma ficção científica sólida que consegue com muito sucesso apresentar conceitos caros da Física sem parecer enfadonho ao público leigo. O autor desenvolve não só a ciência enquanto ideia e conceito, mas como entidade que se relaciona à religião e ao senso comum (boa parte dos grandes momentos vêm das conversas entre essas entidades). A linha narrativa aproveita bem todas as ideias e o final cria um amálgama extremamente satisfatório delas.

Patrick 27/04/2022

Sagan se aventurou no romance... e deu certo
Livro muito bom. O final me levou a refletir bastante e durante todo o livro diversas discussões a respeito da ciência e da religião foram riquíssimas. Uma obra bastante filosófica, até. A escrita do Sagan é muito apurada, ainda que diversos termos científicos sejam explorados durante toda a narrativa, deixando a leitura um pouco mais densa do que muitos outros romances.

O livro é dividido em 3 partes. A primeira parte, "A Mensagem" é excelente e fisga o leitor. A segunda parte, "A Máquina", tem as discussões mais interessantes, ao meu ver, entre ciência e religião. Destaco em especial os debates entre Ellie, a protagonista, e os personagens Rankin, Palmer Joss e Hadden. Inclusive, os desfechos desses personagens, sobretudo Hadden, foram bastante satisfatórios.

Há dois fatores que me impedem de dar 5 estrelas: primeiramente vários personagens são rasos. Por diversos momentos, um personagem aparecia em cena ou era citado sem ser devidamente apresentado. Muitos nomes apareciam, mas vários não tinham relevância significativa na trama, o que deixou alguns trechos um pouco confuso. Além disso, a parte 2 tem vários momentos em que a trama parece não progredir, deixando a leitura arrastada. A Mensagem está lá, sendo transmitida à Terra, e diversos trechos não dão a devida importância a esse fato, tornando a história um pouco fora de foco.

Felizmente, isso não é o suficiente para ocultar o brilho do livro. A parte 3 compensa totalmente, e o desfecho deixa o leitor refletindo bastante. Diálogos e discussões muito bem fundamentados e uma história bastante crível, ainda que seja ficção. Recomendo!

Gabriel A. 30/04/2022

Ótimo livro, apesar de lento!!!
Eleanor Arroway, mais conhecida como Ellie, é radioastrônoma e diretora do VLA (Very Large Array) no Novo México, um dos maiores radiotelescópios do mundo. Também é a principal pesquisadora no projeto Argus, que tem como objetivo buscar outras formas de vida inteligente no Universo.

Ellie passa por muitas dificuldades e preconceitos, seu trabalho não recebe muito crédito e é considerado perda de tempo. Até que após quatro anos e com o projeto em vias de ser encerrado, um sinal de rádio com um comportamento fora do comum é captado, vindo de uma distância de 26 anos-luz.

A mensagem não foi direcionada a nenhum país específico, religião ou povo e sim enviada para a Terra. Após um enorme e árduo trabalho de decodificar a mensagem, descobre-se que tal mensagem nada mais era que um manual para a construção de uma máquina, ou "nave", que levaria cinco passageiros à constelação de Vega. E a partir daqui, você só saberá o que acontece se ler o livro.

Sobre as minhas impressões, de início foi muito cansativo porque fui esperando uma ênfase maior na ficção, mas a meu ver a ficção ficou em segundo plano. Mas isso não é demérito algum, Sagan aborda essa temática de contato alienígena de uma forma muito racional, e descreve como a humanidade, a comunidade científica e o governo se portariam diante de tal situação.

A narrativa dos acontecimentos, desde os testes para provar a veracidade do sinal, a criação da máquina e a constelação de Vega, é muito técnica e se utiliza de muitos métodos científicos. E um exemplo disso, é que todo o sistema dessa máquina foi revisado pelo físico teórico Kip Thorne. Uma narrativa muito rica em conhecimento, eu diria.

Sagan aborda temas muito interessantes no livro, como a importância da cooperação e harmonia entre nações. Já que para a construção da máquina ser bem sucedida, seria necessário um esforço de vários países e muita coletividade. Afinal, independente da localização geográfica, a mensagem foi enviada para um povo só, os Terráqueos.

Outro tema tratado no livro, é o tão famoso e acalorado debate sobre ciência e religião. Nesse caso, eu diria que Sagan escreve de uma forma que não menospreza nenhum tipo de crença, mas critica o fato de fazerem afirmações sobre a própria ciência baseando-se na fé e ignorando métodos científicos. Ainda assim, ele mostra que a religião pode ter um papel importante e fundamental em busca de um bem maior.

Chama a atenção também, o papel atribuído às mulheres. Além de Ellie - que ocupa um cargo importante e foi a primeira a descobrir a mensagem -, temos também uma mulher como presidente dos EUA. E se levarmos em conta a época que o livro foi escrito, a atitude de Sagan de colocar as mulheres em destaque e em cargos de alta importância, é digna de admiração.

Também fica explícito em vários momentos, a importância do contato entre nós humanos, algo até mais evidente nos dias de hoje, onde a tecnologia nos afasta de pessoas próximas e nos aproxima de quem está longe (mas aqui já sou eu divagando mesmo). Segue o trecho em questão:

"Toda sua carreira tentara fazer contato com os mais remotos e exóticos dos estranhos, enquanto em sua própria vida não fizera contato com praticamente ninguém"

Só tenho a dizer que, apesar de algumas ressalvas, Carl Sagan trata o tema com muita sobriedade e é impossível não pensar que seria exatamente assim que o mundo se portaria em um cenário desses (pelo menos é o que a gente espera né). Enfim, achei interessante ver que um contato alienígena pode sim, ser feito sem um monte de naves espaciais saindo por aí atirando e tacando fogo em tudo.

nico 29/06/2022

maravilhoso
simplesmente incrível, se tornou um dos meus livros favoritos com certeza jesus!!!

a leitura pode ser enfadonha se vc não é tao chegado em matemática e fisica, mas pra mim foi incrivel, tudo, nao tenho nem palavras

um livro completo, que tem uma historia "circular" (rs) incrivel, tudo que é falado tem um motivo e é incrivel ver as lacunas sendo preenchidas

leitura muito recomendada principalmente se vc gosta de ficção científica

Eithel 18/07/2022

Uma jornada
Das muitas coisas que poderia falar sobre esse livro, gostaria de abrir essa resenha com o que mais me chamou a atenção. Carl Sagan soube escrever, em Contato, uma protagonista feminina, acadêmica, forte, de uma forma primorosa. Sem muito biscoito também, é sempre bom lembrar que este livro foi escrito em 1985 e mesmo que não seja a tanto tempo assim de distância de 2022, é extremamente válido comentar sobre o refresco que foi ler sobre Ellie Arroway da forma como foi escrita.
Contato é um livro para quem gosta de ciência. Isso já deveria ser claro desde o princípio, mas é muito importante lembrar, visto que durante o romance existem muitos dados e informações extremamente específicas ao mundo científico. Independentemente disto, a narrativa não é só sobre ciência. Em alguns momentos o livro torna-se, inevitavelmente, cansativo pelos longos monólogos e devaneios científicos, mas ainda assim é válida a dor de cabeça dos que detestam matemática. As discussões filosóficas são pertinentes até o dia de hoje, e eu garanto que por muitas vezes você poderá se ver reconhecendo atitudes com os políticos da atualidade (infelizmente).
Contato é um livro para que você pense, pense mais um pouquinho e quando você cansar de pensar, pense mais um pouco. Com certeza não foi uma das leituras mais fáceis que eu já fiz, mas uma das mais recompensadoras de ter persistido.

site: www.sucodesurto.com

Homerogoncalves 31/07/2022

Leitura agradável. Uma tensão entre razão e paixão
O livro, como já havia percebido, traz uma visão apaixonada da vida. Entre a mundanidade que nos faz degladiar nossas ideias rasas da vida e a raridade de nossa aparição no universo, fruto de uma pálida centelha de vida, a trama se abre para reflexões sobre nosso papel enquanto humanos. Valeu a pena!

Liliane32 31/07/2022

Livro peculiar
Então, eu me interessei em ler este livro faz alguns meses quando estava ouvindo um podcast que infelizmente não me lembro o nome. O narrador fez um comparativo deste livro com nossa percepção e nossa vivência de mundo: para uns este livro é a prova da fé em Deus. Já para outros, é um excelente livro.
Eu achei o mais peculiar que já li: é ao mesmo tempo genial, com os diálogos sobre fé, sobre a prova da vida, como a ciência influência e ajuda na fé e tudo o mais. Fantástico. Excelente. Nunca tinha lido esta lucidez e esta argumentação.
Mas também é o chato e tedioso (esta é só minha opinião, e não tenho intenção de ofender ninguém). Ele é um livro extremamente detalhista. O autor perde capítulos explicando teorias, descrevendo salões de reuniões, política e politicagem. Mesmo nas partes boas, é um livro que não rende muito. Demorei muitos dias para ler quinhentas e muitas páginas. Muito cansativo. A personagem principal a Eli é fantástica: bem construída, complexa, com diversas facetas. O problema é que ela se torna uma velha conhecida logo cedo, pois a gente acompanha ela desde criança. Ai começa a ficar repetitivo e chato todos os detalhes da vida dela. O autor poderia ter reduzido umas 100 páginas e mesmo assim ficaria grande.
No geral é muito bom, mas eu não vou assistir ao filme. Não tenho este nível de paciência hahaahah

dhy_vagando 18/08/2022

Um novo favorito
Esse é um livro perfeito para os amantes de astronomia, de ciência, do universo e das estrelas. Como uma, ele simplesmente me encantou. Me pendurei em cada palavra e cada frase, maravilhada com possibilidades e beleza.
Uma das coisas que mais me admirou aqui foi a habilidade de Sagan para escrever uma protagonista feminina sem os estereótipos e besteiras que são associados a nós, principalmente quando nos aventuramos na ciência. Ellie é uma personagem forte, inteligente, sagaz e cheia de facetas complexas. Foi incrível acompanhar os acontecimentos do livro do ponto de vista dela e a pequena aspirante a cientista em mim sorria o tempo todo.
Por fim, achei super válido o debate com a religião que foi apresentado e os personagens que o trouxeram. A história é linda e merece ser lida. Recomendo para todos.

"For small creatures such as we the vastness is bearable only through love"

Volnei 30/08/2022

Contato
Este é o primeiro e creio ser o unico livro romance de Sagam pois os seus demais livros giram em torno de pesquisas na area espacial Isso de maneira nenhuma desmerece a obra muito pelo contrario um ótimo livro de introdução para este campo

Daiane539 04/09/2022

Ao céu e além
Como seria se vidas de outros planetas resolvessem entrar em contato com os terráqueos? Difícil imaginar? Não se você ler esse livro, acho perfeitamente plausível o modo como Sagan explora essa possibilidade. Ele pensa na reação de cada âmbito, da religião, dos céticos, da imprensa. Pela reação das pessoas a fatos desconhecidos, e não vivenciados pela nossa geração, como o corona vírus por exemplo, se ver que é uma linha de visão coerente, ele nos leva a vivenciar, ver todas as coisas por ele imaginadas acontecendo. Sagan foi espetacular não só como divulgador científico, provou escrever bem ficção, que no futuro talvez se prove que "Contato" não é tão fantasioso assim.