Contato

Contato Carl Sagan




Resenhas - Contato


227 encontrados | exibindo 166 a 181
1 | 2 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16


Lucas 17/10/2015

Contato, por Carl Sagan
Há alguns meses assisti a nova versão da séries Cosmos, apresentada pelo astrofísico Neil deGrasse Tyson, nesta nova versão existem referências constantes sobre Carl Sagan - afinal, foi o responsável por apresentar a primeira versão da série -, além disso já havia escutado muito o Alexandre Ottoni (vulgo Jovem Nerd) comentar sobre Sagan. Juntando tudo isso acabei encontrando o livro do cientista, astrobiólogo, astrônomo, astrofísico, cosmólogo, escritor e divulgador científico estadunidense.
O livro conta a história de Ellie Arroway, que desde criança teve afinidade pela ciência e conhecimento em geral. Como dizem todas as crianças são pequenas cientistas, explorando e criando experimentos com o que encontra ao seu redor. A personagem construída por Sagan segue esta definição, porém diferente da maioria da população ela continua com este espírito explorador de criança.
Já adulta, Ellie se torna a diretora do projeto Argus, projeto que busca vida extraterrestre inteligente através de radiotelescópios. São grandes as chances de existir vida extraterrestre, mas vida extraterrestre inteligente é algo mais difícil, pegue como exemplo a Terra, um planeta com aproximadamente 8,7 milhões de espécies* quando somente aparentemente uma espécie é de fato inteligente - isto é, após os ratos e golfinhos, que todos sabem que são os seres mais inteligentes deste planeta azul** -, entendeu a proporção? Passam-se anos até finalmente encontrarem um sinal de vida extraterrestre, mas como reagir? Como a funcionará a comunicação entre as espécies? Estamos atrasados tecnologicamente a ponto de não conseguir decifrar A Mensagem? Se conseguirmos decifrar, o que fazer depois?
Com todo seu conhecimento científico Sagan constrói um livro de fácil entendimento ao leitor leigo - porém, para uma leitura mais fluida é recomendado uma noção básica de Astronomia, por que não assistir Cosmos? -, além de saber contar os problemas que os profissionais da área sofrem ou podem sofrer em meio de uma busca dessas. É apresentado o machismo em meio a sociedade, especialmente em meio a comunidade científica, além de explorar interessantes passagens sobre a situação em que as religiões podem ficar com um sinal vindo de outro mundo.
Contato é o tipo de livro que fará suas concepções sobre a vida e mundo mudarem.

site: http://quadro42.blogspot.com.br/2015/09/contato-por-carl-sagan.html
comentários(0)comente



JPHoppe 04/10/2015

Se um livro pode ser classificado como a síntese e ápice de toda uma vida de trabalho, pesquisa e conhecimento, com certeza esse livro é "Contato" para Carl Sagan. As mensagens da obra não são em si diferentes de "O Mundo Assombrado pelos Demônios" ou o seu "Variedades da Experiência Científica", mas faz toda a diferença no cenário proposto. O que aconteceria se o SETI realmente captasse uma mensagem? Como seria essa mensagem? E como nós, indivíduos, nações e espécie humana, reagiríamos?

A vantagem da ficção científica é poder especular na ciência de borda. Quando mal utilizada, só conseguimos lembrar dos erros e bizarrices, como no filme "Armageddon". Mas quando bem feita, tem potencial pra ir muito além de uma divulgação científica, ou uma coletânea de ensaios e crônicas sobre o futuro. A boa ficção científica consegue emular nossa realidade, para pensarmos sobre nós mesmos. Como as nações lidariam com essas questões? Quais seriam os impactos em nossa forma de ver nós mesmos? Nas religiões e cosmogonias? Ao longo da narrativa, passamos por todas essas questões, passando por histórias das mais diversas religiões, povos, líderes e afins que passaram pela Terra. É bom ver que Sagan era otimista apesar de tudo.

30 anos se passaram desde a publicação, e certas coisas continuam tão atuais como nunca. É um livro poderoso, envolvente e emocionante, do tipo que faz a gente parar pra pensar em como será nossa marca na história.
comentários(0)comente



Coruja 18/08/2015

Contato, de Carl Sagan, estava há tempos na minha mira, visto se tratar de um dos grandes clássicos do gênero. Considerando outras prioridades, contudo, eu talvez tivesse adiado ad infinitum sua leitura, não fosse ele ter sido indicado para o Clube do Livro desse mês.

Julgando apenas pelo título, a primeira conclusão seria resumir o livro à história do primeiro contato entre humanos e alienígenas. Embora essa seja uma sinopse correta, Contato vai muito, muito além disso.

Sagan nos coloca em meio a um debate sobre razão crítica e fé, ética e progresso: qual o impacto que a abertura de comunicações entre humanos e seres extraterrenos causaria na sociedade?

A história se passa no período da Guerra Fria e é narrada a partir do ponto de vista da Dra. Ellie Arroway, o que rende outros tantos temas de discussão, passando de cooperação internacional à questão de gênero. Aliás, o fato de Ellie ser uma cientista num campo que ainda hoje é predominantemente masculino, é abordado ao longo de todo o livro. O preconceito é muitas vezes velado e, da forma que Ellie narra, parece não importar muito, mas está tudo lá.

A linguagem é bastante clara e objetiva – às vezes até um pouco seca, mas nem por isso menos fluida. Questões técnicas de ciência permeiam toda a narrativa, mas não são incompreensíveis para o leigo.

Não é um livro para se ler de uma única vez e não espere marcianos verdes cabeçudos: Contato é um livro para degustar aos poucos, refletindo bem mais sobre o próprio ser humano que sobre o que nos espera lá fora.

site: http://owlsroof.blogspot.com.br/2015/08/clube-do-livro-contato.html
comentários(0)comente



Leo 03/08/2015

Valeu carl
Esse livro é uma obra que me impressionou tanto devido a factual descrição sobre a relação dos seres humanos entre eles e com um algo maior.
Carl consegue criar uma história com bases científicas e que envolveram inúmeras horas de estudos para um público com pequeno conhecimento em astrofísica ou dinâmica de buracos negros e buracos de minhoca.
Tem um final surpreendente e que toca o sentimentalismo de qualquer pessoa que termine esse livro excepcional.
comentários(0)comente



Marcus 12/07/2015

O que aconteceria no mundo se obtivéssemos contato com uma forma de vida extraterrestre? Com certeza, grande parte das concepções humanas seriam, no mínimo, abaladas. A partir desse questionamento se desenvolve a narrativa de Contato. Neste romance, cientistas obtém sinais do espaço supostamente enviados por seres inteligentes. O mais intrigante (e o que dá gás à história) porém, é a presença de uma mensagem, com a qual os “remetentes” descrevem o projeto de uma máquina com tecnologia totalmente inédita.
Enquanto a comunidade acadêmica investiga todos os aspectos da transmissão, governos disputam por potenciais inovações tecnológicas e fanáticos religiosos perseguem os cientistas, todos com intensa dedicação. Numa época bastante tensa por conta da Guerra Fria, a Mensagem (como é chamada) chega como uma oportunidade de unir o mundo todo sob um propósito.
A responsável pela descoberta desses sinais, cujo ponto de vista leva o desenrolar dos fatos até o leitor, é a Dra. Eleanor Arroway. Situações e aspectos da vida dessa personagem desde da sua infância são revelados, criando na protagonista a imagem do ceticismo e do uso da ciência como ferramenta para o avanço. Percebemos nela um grande entusiasmo pela profissão que exerce, produto das diferentes experiências e habilidades que ela adquiriu durante sua formação: Ellie conseguiu unir o gosto pela eletrônica e astronomia e o fascínio pela descoberta na prática da radioastronomia.
Mais interessante ainda é a preocupação do autor de, ao mesmo tempo que exalta o uso da razão e do profissionalismo, mostrar um lado bastante humano da personagem. Com ocasionais falhas e até certa falta de parcialidade, junto a uma vida amorosa movimentada e uma sensibilidade característica, a figura de Ellie é uma tentativa brilhante de Sagan para derrubar qualquer esteriótipo com relação aos cientistas.
Há espaço ainda para que diversas críticas e pontos de vista sejam expressos, ao longo do enredo. Por exemplo, há o caso do sensacionalismo feito pelo departamento de defesa americano, ao considerar a descoberta como uma questão de segurança nacional; vemos também a desaprovação da polarização construída pela EUA e a URSS; Sagan tenta usar personagens das duas nações para mostrar a existência de defeitos em ambas. De forma sutil, ainda conseguimos ver a preocupação com outros aspectos, como a situação da mulher e dos negros. De forma bastante presente, o papel da religião e dos seus praticantes é levantado, sendo determinante (chegando a ser polêmico) na conclusão da história.
Com todos esses aspectos, Contato possui a marca de um bom livro de ficção científica: descreve e problematiza muito bem um possível cenário futuro da humanidade. Graças a boa fundamentação, a narrativa consegue parecer bastante realística, ao mesmo tempo que não se intimida em especular onde há espaço para isso. Os leitores encontrarão neste o mesmo espírito divulgador dos outros livros de Carl Sagan. Mas o autor consegue ir além, ao apresentar diversos aspectos da ciência numa trama envolvente, promover um sentimento humanitário, e principalmente questionar a noção de realidade de quem o lê, sejam eles entusiastas da ciência ou mesmo da religião.
comentários(0)comente



Alan 17/04/2015

Excelente.
Confesso que me surpreendi com a leitura desse livro, eu já sabia que Carl Sagan era um grande cientista, educador e visionário, mas não fazia ideia de quão bom escritor de "ficção científica" ele foi. Após ler esse livro, assisti à adaptação para o cinema, que data de 1999, estrelando Jodie Foster (Linda!) e Matthew Mcconaughey, que aparentemente curte fazer filmes sobre os Cosmos (ele estrelou Interestellar em 2014). O filme muda bastante em relação ao livro, mas a história é mantida. Recomendo a leitura e também recomendo assistirem o filme.
comentários(0)comente



Lucimara B 20/02/2015

Encantador e reflexivo
Carl Sagan, em Contato, foi capaz de criar uma narrativa que deixa a imaginação de qualquer um à prova. Além de descrever, ao decorrer da história, aspectos das teorias e detalhes científicos que vêm sendo discutidos e estudados no decorrer dos últimos tempos, Sagan insere assuntos que são debatidos pela sociedade e que são merecedores de uma delicada e profunda reflexão, como é o caso da relação entre ciência e religião. No livro, esse tópico é abordado de forma mais intensa durante a discussão entre Ellie e Palmer Joss, logo após o momento em que a Mensagem passou a ser recebida.

Por fim, quatro estrelinhas por ser um ótimo - e por que não dizer incrível? - livro. Talvez, em alguns trechos, a leitura torna-se um tanto quanto arrastada, mas nada disso é capaz de encobrir a beleza do romance.

Recomendadíssimo!
comentários(0)comente



Rodrigo 20/02/2015

Um livro de ficção científica marcante!
Se você tem curiosidade de saber como as nações do mundo poderiam se comportar com a chegada de uma mensagem interestelar para a construção de uma máquina misteriosa leiam esse livro.
A estória da personagem principal Ellie Arroway é cheia de ótimos diálogos sobre Ciência, Política e Religião que fazem você refletir sobre vários problemas contemporâneos.
comentários(0)comente



Duana 19/01/2015

Surpreendente. Para quem não tem costume de ler livros mais técnicos sobre astronomia e afins, essa é uma ótima porta de entrada. O livro se divide em três partes e, particularmente, a terceira é incrível. O livro é recheado de reflexões sobre a vida e a existência humana.
comentários(0)comente



Teeh 07/01/2015

CONTATO, de CARL SAGAN
Todos nós já nos perguntamos de onde viemos, para onde vamos e o porque de tudo isso. Ellie não é diferente de nós. Ela possui todas essas perguntas dentro de si, mas encontra uma maneira própria de questionar isso.

Ellie é o que podemos chamar de garota prodígio, que desde pequena fuçava nas coisas, perguntava o porque de tudo. Certa vez até abre um rádio para ver se lá dentro tem uma banda esperando para tocar, mas o que encontra são tubos. A garota, chamada carinhosamente pelo pai de “Prinça”, o perde muito cedo e precisa conviver com o seu padrasto e sua mãe. Então entramos em questões importantes: religião e ciência. Desde o princípio percebemos que Ellie pende totalmente para o ceticismo cientifico, enquanto seus padrasto e mãe enchem sua paciência para que ela vá a escola dominical. Claro que essa experiencia não dá muito certo. Ela é a “garota por que” e não vê a sua perguntas respondidas na religião.
comentários(0)comente



Bruna 06/10/2014

Contato - Carl sagan
Esse livro é diferente dos que li de Carl Sagan, é ficção científica, no entanto embasado em pesquisas na área da radioastronomia,de suas experiências em astronomia e astrofísica.O mesmo resultou em um filme.
Ellie Arroway, astrônoma atuante em radioastronomia trabalhava na SETI , recebe um sinal da estrela vega através de radiofrequência , ela começa estudar o sinal e entende que existe uma mensagem codificada, e que essa mensagem só poderia ter sido escrita por vida inteligente, a partir desse pressuposto o programa SETI de busca de vida extraterrestre, com financiamento dos EUA fabricam uma máquina com um custo de trilhões de dólares, e essa máquina é mandada até vega, em uma viagem surreal.
O livro é muito interessante, mostra o que causaria a descoberta de vidas extraterrestres, socialmente,politicamente e religiosamente.Carl com bom cético que é, colocou questionamentos entre a personagem de Ellie e líderes religiosos, com diálogos concisos de embates e contradições.
comentários(0)comente



Helio 10/09/2014

Muito bom
Um livro bem ao estilo do Carl Sagan. Obcecado por vida inteligente extraterrestre usa todo o seu conhecimento e a instrumentária que ele mesmo idealizou para escrever esse romance fascinante!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Thiago Valença 10/08/2014

Deus é matemático
Que sorte eu tive ao visitar a casa de um amigo e encontrar esse livro me esperando. Assisti o filme Contato (1997) quando criança repetidas vezes, cresci sem saber que era baseado nesse livro homônimo, nem mesmo sabia quem era seu autor.

Não sou capaz de dizer o quanto esse livro é maravilhoso. Carl Sagan é um excelente professor, sua capacidade de nos cativar, ensinar é fora do comum. Sou apaixonado por ele, não há uma folha que se leia e deixe de notar que simples e profundo é a leitura.

A escrita é inovadora, muito original, e nunca apelativa, sempre afetuosa e direta. As discussões filosóficas são extraordinárias, muito inteligentes. De todos os livros que li na vida, a protagonista Ellie Arroway é minha personagem favorita. Há tantas coisas incríveis nesse livro que o diferenciam do filme, revelações que sequer foram mencionadas. Que surpresa ao final do livro descobrir o sentido, que não é o óbvio, do título Contato.

Minha vontade é que todos possam lê-lo, que embarquem nessa jornada tão bem construída. É um presente que Carl Sagan dá a humanidade, não há ouro que pague a experiência vivida.
ItsCarlosJunior 02/04/2017minha estante
Fui "intimado" a ler esse livro e confesso que estou muito ansioso para ler depois de tudo que vi sobre ele. Parece realmente muito interessante e tem elementos que gosto bastante. E espero que, após ler, tenha a oportunidade de assistir o filme também haha




spoiler visualizar
comentários(0)comente



227 encontrados | exibindo 166 a 181
1 | 2 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR