O rosto que precede o sonho

O rosto que precede o sonho Maurício Gomyde

Resenhas - O Rosto que Precede o Sonho

Bru | @umoceanodehistorias 05/09/2016

Não tenho palavras para iniciar essa resenha. Conclui essa leitura há dois meses e apenas agora tomei coragem de sentar em frente ao papel, pegar a caneta e tentar escrever.

Mais uma vez, o Maurício conseguiu me surpreender de uma forma tão positiva, que sinto a história tatuada em minha mente. Por conta disso, nenhuma palavra será capaz de descrever a magnitude dessa história para mim. Decerto tentarei, e espero que possa transmitir para vocês uma parte do que senti.

O Rosto que Precede o Sonho nos apresenta à história de Tomas Ventura, sua vida é praticamente perfeita, está cercado daquilo que ama: um violão, amigos, bons discos, um emprego dos sonhos, uma casa flutuante e um telescópio.

Podemos dizer que a vida de Tomas está boa agora, pois ele se arrepende de não ter percebido os sinais que poderiam ter impedido que seus pais entrassem naquele avião e morressem. O que mais faz na vida agora é esperar que novos sinais apareçam, pois, dessa vez, estará pronto para identifica-los.

Tomas levou um fora da namorada e, para se distrair, vai ao sebo/bar de seu amigo Benjamin. Após alguns minutos de conversa e uma boa bebida, Benjamin diz ao Tomas algo que o deixa alegre: a loja recebeu novos discos. Ao se dirigir ao local para escolher novos discos, a sineta da loja toca e anuncia a chegada de um novo freguês, ou, no caso, freguesa, a mulher mais linda que Tomas já viu na vida com olhos cor de mel.

“ – Futuro é algo que não planejo – Tomas meneou com a cabeça. – Trato sempre por uma perspectiva diferente. Onde estarei no final do dia? Essa é a questão. Goto daquele ensinamento que diz que devemos aproveitar o caminho, e não esperar o final dele pra sentir prazer.”

Após a chegada da moça, eles começam a conversar sobre música e disputar quem leva qual disco. Quando chegam em um disco em específico, os dois o tocam ao mesmo tempo e fazem uma brincadeira: devem montar uma banda, Benjamin escolherá a melhor e, o vencedor, levará o disco, mas, o que ninguém esperava, era que a misteriosa moça entende de música e monta uma banda tão boa quanto a de Tomas. Por conta disso, fica decidido que ninguém levará o disco, que eles o ouvirão juntos da loja.

O nome da linda moça é Aurora, ela é fotógrafa e estava na cidade por conta do aniversário do pai (quem receberá os discos) e para um projeto de fotografia de borboletas.

Ao mesmo tempo em que esse fora acontece com Tomas, ele recebe uma proposta de criar uma trilha sonora para um filme, mas ele está certo de que não pode aceitar, afinal, ele não quer mais fazer isso, já tem o suficiente. Mas, parece que aqueles olhos cor de mel lhe deram inspiração e ele aceita o desafio: Compor a trilha sonora de um filme em dez dias.

Tomas e Aurora parecem dispostos a viver esse amor e caem de cabeça nele. Será que foi por conta disso que Tomar ignorou os sinais que tanto esperou ao longo dos anos?

A primeira coisa que devo dizer sobre esse livro é como os personagens foram bem criados. Tomas é fascinante. Ele tem um dom de compor músicas, sabe disso e se gaba, apenas para fazer graça e da boca para fora. Aurora é uma mulher madura, forte e determinada. Ela é aquele tipo de pessoa que se vê um tornado vindo, segura sua mão e encara ele com você. Benjamin foi uma grata surpresa, ele é um ótimo amigo, sempre com algo bom para dizer e incentivar.

A história não há palavras para descrever, ela foi muito bem desenvolvida, tem todas as pontas amarradas e é uma trama direta, o autor não fica enrolando com longas explicações que não serão úteis ao final. Por conta disso, a leitura é extremamente fluída e é possível ler o livro em poucas horas, mesmo porque o leitor fica determinado a saber o que vai acontecer.

Em relação aos sinais: Meu Deus, fiquei me perguntando – e ainda pergunto – quanto o autor precisou pesquisar para criar duas cadeias de sinais que são muito ligadas. Quando nos são apresentados, você tem aquele “clique” na cabeça e fala: É isso aí!, que mágico.

Não vou me estender, pois a resenha já ficou imensa, apenas faço um apelo para vocês leitores: LEIAM. Esse livro merece ser lido pelo mundo.

site: http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/2016/06/resenha-o-rosto-que-precede-o-sonho.html

Silvana 06/12/2015

Tomas Ventura acaba de levar um fora de sua namorada e ainda descobriu que estava sendo traído a dois meses. Para afogar suas mágoas, ele vai até o sebo/bar de seu amigo Benjamin. Depois de se lamentar e beber um pouco, Benjamin diz a ele que chegou alguns discos de vinil novos, mas que ele nem teve tempo de olhar ainda. Tomas vai até o local onde estão os discos, quando ouve a sineta da porta de entrada tocando. Quando ele olha para ver quem chegou, ele vê a mulher mais encantadora que ele já viu em sua vida. Ela parece uma multidão de cores em forma de mulher. Mas o que mais chama a sua atenção são os olhos dela, cor de mel. E a mulher além de linda, tem um excelente gosto musical. Ela começa a disputar os discos com Tomas e eles acabam pegando o mesmo disco e nenhum dos dois quer desistir dele. Para resolver isso, ele sugere uma disputa musical, que acaba empatado. Então eles combinam de deixar aquele disco no sebo e ouvir ele junto dali a uma semana.

Tomas vai embora deslumbrado e nem lembra mais do fora que levou. Ele só quer que a semana passe rápido para encontrar a garota de novo. Tomas é um compositor que mora em um veleiro. Depois que seus pais faleceram em um acidente aéreo, ele deixou toda sua vida para trás. Ele tem certeza de que se tivesse dado atenção aos sinais, seus pais ainda estariam vivos. Mas ainda assim ele terminou a faculdade de música e se estabeleceu como o mais demandado compositor de trilhas sonoras da cidade. Seu nome ficou muito conhecido quando três anos antes ele ajudou uma agência a ganhar um Leão de Ouro e outro de Bronze em Cannes. Dai para o cinema foi um pulo. O filme Fora de Ordem cuja trilha sonora foi composta por ele foi um estouro e está sendo cotado para ser indicado ao Oscar. Mas depois desse filme, Tomas não aceitou mais nenhuma proposta de trabalho.

E agora ele acaba de receber mais uma dessas propostas para fazer a trilha sonora de um filme que será dirigido por um dos melhores diretores que ele conhece e de quem ele fã há muito tempo, mas ele já está decidido a recusar. É quando chega o dia dele encontrar a garota. Mas infelizmente ela não aparece. Ele decide não se abater e resolve ir à uma festa na marina. E por coicidencia acaba encontrando com ela na festa. Seu nome é Aurora e ela é fotógrafa. Ela está no cidade por conta do aniversário do seu pai e os discos eram para ele. E também para um projeto com borboletas. A noite é tão boa que quando ele chega em casa, ele decide aceitar a proposta. Mas para conseguir ele vai ter um grande desafio pela frente. Ele tem um prazo de dez dias para compor a trilha sonora do filme. E a inspiração não está vindo, até que uma borboleta azul pousa em seu veleiro. Os sinais estão ali, e dessa vez ele vai prestar atenção neles.

"—Enfim chegou a alguma conclusão?
— Cheguei. A de que é um sonho eterno e você é o rosto que o precede, o que está no meio e aquele que estará até o final dele, aconteça o que vier a acontecer."

Essa é a minha primeira experiência com o autor e estava com uma certa expectativa, já que até agora não li nenhuma resenha negativa sobre seus livros. E devo dizer que minhas expectativas foram alcançadas e em muito superadas. Posso dizer que temos nosso Nicholas Sparks nacional. O autor me fez acreditar e sonhar com um amor tão lindo tão mágico e depois deixou meu coração pequenininho. Quando olhei para o livro e vi um livro tão pequeno e fino, achei que não daria para desenvolver uma história que me emocionasse tanto quanto eu tinha lido nas resenhas. Mas o autor conseguiu. Em poucos páginas, eu ri, suspirei, me apaixonei e chorei. E senti muita raiva de como as vezes a vida pode ser tão injusta.

Logo nos primeiros capítulos, já gostava de Tomas e Aurora como se tivesse conhecido eles a vida toda. O amor entre eles é rapido, mas é algo tão natural e os dois juntos são tão especiais que é como se eles se conhecessem de outras vidas. Sabe aquele amor que todo mundo quer sentir uma vez na vida? Um amor que conecta uma pessoa a outra e todo o resto fica mais bonito. E ainda temos um cenário maravilhoso com músicas (que eu não conhecia na verdade, sou por fora de musicas) lindas e que casam com toda a história. Tomas é um personagem que vai ficar para sempre no meu coração. A edição do livro está bem bonita. Em cada começo de capítulo temos uma nota musical. Se você não leu nada do Maurício até agora e ama um bom romance, não perca tempo e corra lá ler um livro dele, porque eu com certeza vou querer ler todos os outros dele.

site: http://blogprefacio.blogspot.com.br/2015/11/resenha-o-rosto-que-precede-o-sonho.html

Nina 29/10/2015

Faz muito, muito, mas muito tempo mesmo que o blog fechou parceria com Maurício Gomyde. Já participei de muitas promoções ao lado dele, divulgando lançamentos, conquistas e novidades sobre sua carreira. E quando o conheci na Bienal do Livro de SP no ano passado, vi que sua simpatia não é marketing, ele é gente boa mesmo, daquele tipo que te olha no olho e sorri aberto. Virei fã na hora! Mas com muita vergonha admito que nunca li nada dele…

Essa situação mudou quando entrei no Livro Viajante com um grupo de blogueiras amigas, e da Deby do Lisossomos escolheu O Rosto que Precede o Sonho. Aí não teve mais desculpas ou falta de tempo para justificar minha falha, eu tive que ler Maurício Gomyde. E e foi uma das experiências mais avassaladoras da minha vida literária, fiquei tão encantada, extasiada e maravilhada com o livro que nem sei como vou conseguir escrever essa resenha!

O livro já começou me surpreendendo por apresentar uma história completamente fora do usual ao falar de sinais. No enredo, o protagonista Tomas Ventura é aficionado por eles, pois acredita que poderia ter impedido seus pais de morrerem em um acidente aéreo se tivesse se atentado aos sinais que recebeu. Agora, ele tenta levar bem a vida e aproveitar ao máximo o tempo. Tem bons amigos, o emprego dos sonhos, mora em um barco lindo, e por isso prefere não aceitar o convite para fazer a trilha sonora de um filme para Hollywood. Mas os sinais lhe mostram que sua decisão deveria ser outra e ele não vai deixar de ouvi-los.

Dentre os sinais mais fortes, estão os olhos dourados de Aurora, uma fotógrafa que veio à Brasília para fazer um trabalho rápido e logo vai voltar aos Estados Unidos. Mesmo parecendo ser tão passageiro, Tomas e Aurora vão se jogar de cabeça nessa relação e juntos vão viver uma das histórias de amor mais belas que já li.

Vocês devem estar lendo isso e pensando no quanto é clichê esse tipo de romance, mas eu garanto a vocês que O Rosto que Precede o Sonho tem seus diferenciais, que o tornam um romance único, sensível e avassalador. A começar pela narrativa única do Maurício Gomyde, que de tão fluída faz com que o livro mais pareça um bate papo, como se alguém com uma prosa excelente estivesse do seu lado te contando a história enquanto toma um café. Além disso, mesmo com a narrativa sendo em terceira pessoa, o ponto de vista é do Tomas e é lindo ler o amor sendo contado por um homem com tanta sensibilidade e delicadeza. O personagem também tem um alto astral contagiante, é impossível não se identificar com ele.

Outro ponto que me atraiu muito foram as músicas. A cada cena uma música é citada e eu li o livro plugada no Spotify pois as indicações são de rock da melhor qualidade. Aliás, por causa desse livro eu nunca mais vou ouvir Sete Cidades sem chorar… E como eu chorei com esse livro, terminei a leitura me debulhando em lágrimas e com um sorriso bobo na cara. É muito lindo! O final tem uma reviravolta que eu já imaginava que iria acontecer mas que não queria aceitar, só que quando aconteceu Maurício Gomyde descreveu de uma maneira tão suave e bonita que não consigo imaginar um final diferente para a história.

Enfim, o livro é divino e o único problema que encontrei foi a minha burrice em não ter lido antes. Agora quero todos os livros desse autor incrível que já ganhou lugar cativo na minha estante.

site: http://www.quemlesabeporque.com/2015/10/o-rosto-que-precede-o-sonho-mauricio.html#.VjJB5LerTIU

Portal JuLund 04/10/2015

O Rosto que Precede o Sonho, resenha, @mauriciogomyde
Esse foi o terceiro livro que li do escritor brasileiro Maurício Gomyde, O Rosto que Precede o Sonho, foi com toda certeza um livro que me surpreendeu e me fez chorar de emoção, com certeza quem ler esse livro, ficará tocado pelo historia por toda sua vida é uma experiência de amor jamais vista, não tem como você não se apaixonar, a historia impressiona pela capacidade de emocionar.

Só em ler a sinopse percebemos o quanto o livro é bom, a historia se baseia na visão de um protagonista homem, ainda que seja narrado em terceira pessoa, apresenta a visão de Tomas através de uma linguagem leve, divertida e também sensível do início até seu desfecho emocionante.

Leia a resenha completa em:

site: http://portal.julund.com.br/resenhas/o-rosto-que-precede-o-sonho-resenha-mauriciogomyde

Blog Elvis Gatão (Ana Mercury) 25/08/2015

Lindo demais!!!!
Minhas people, que livro!!!......

Foi uma das minhas melhores leituras. Fluente, sensível, inteligente e o melhor: uma história de amor real, que pode acontecer com qualquer um de nós!
Diferente da maioria dos livros que já li. Ele é curto, tem quase 200 páginas e dá para ler em até um dia. Eu li em três, aqui na correria da vida. O mais engraçado é que a história do livro termina em 05/03/14, EXATAMENTE NO DIA EM QUE O CONCLUÍ!!!!!! E eu nem sabia! Ameeeei!!!

site: http://elvisgatao.blogspot.com.br/2015/03/resenha-o-rosto-que-precede-o-sonho.html

Rose 08/01/2015

Este é o segundo livro que leio do autor e posso dizer que este foi bem diferente em relação ao outro. A escrita leve e descontraído continua a mesma, mas o conteúdo deste é muito mais reflexivo, deixando o leitor emocionado.

O Rosto que Precede o Sonho - Maurício Gomyde

176 páginas - Editora Porto 71

Tomas Ventura perdeu os pais há alguns anos e desde então leva uma vida que para muitos é perfeita. Mora em um barco, vive cercado de amigos, violão, boa música e trabalha quando quer.

Mas esta perfeição é apenas aparente, visto que ele muitas vezes se sente só sem os pais. Ele aliás, se culpa pela morte prematura deles, visto que não deu a devida atenção aos sinais que recebeu. Junte a isso o fato dele ainda não ter se apaixonado de verdade.

Ele segue a vida de uma forma tranquila e sem muitas perspectivas e sonhos. Os convites para trabalho já não são aceitos, para desespero dos amigos.

Quando ele conhece Aurora, a menina dos olhos de mel, ele percebe que vale a pena seguir em frente e lutar por coisas melhores.

Aurora é fotógrafa e está de passagem por Brasília por conta de seu serviço. O encontro inusitado dos dois acaba deixando a atmosfera no ar. Os dois vão se aproximando aos poucos e começam a perceber que tem muito em comum.

Acontece que o medo de um futuro incerto pode fazer Tomas desistir de tudo.

Um romance gostoso com um final que me surpreendeu e emocionou, tudo embalado a música boa e personagens carismáticos.

Eu sei que vocês podem achar a resenha curta, mas o livro é curto, e se eu começar a falar muito, com certeza vou tirar o prazer da descoberta.

site: http://fabricadosconvites.blogspot.com.br/
Cinthia 11/01/2015minha estante
Não conheço a escrita do autor ainda, e isso por pura bobeira. Em uma mochila literária que ocorreu aqui, minha tia ganhou um livro dele e nunca o li, depois vou acrescentá-lo a minha leitura desse ano.

Clarice.Castanhola 21/04/2015minha estante
Fiquei impressionada com esse livro, acho que nós devemos dar mais valor aos escritores nacionais.

Vicky 27/12/2014

Excepcional!
Haviam me falado muito bem de O Rosto que Precede o Sonho, o que me fez criar um monte de expectativas. Elas me assustam, pois várias vezes resolveram aparecer e me frustraram. Mas nesse caso foi diferente. As expectativas me levaram de encontro a um livro lindo, que consegue mexer com os sentimentos mais profundos do leitor. Me senti mexida com a leitura porque vários aspectos do livro de repente coincidiam com a minha vida, como se Maurício tivesse escrito o livro pensando em mim. Sei que muita gente já teve essa sensação ao ler algum livro especial, mas o que eu senti com O Rosto que Precede o Sonho foi muito intenso. Aquela magia que tanto tinham me falado realmente deu as caras no livro, o que me deixou finalmente muito realizada.

Para começar, O Rosto nos apresenta uma história diferente do usual, principalmente por causa do lance dos sinais. Tomas, nosso protagonista, é um famoso músico, mais reconhecido pelas trilhas sonoras de filmes que fez. Lembrando que, na Bienal de Sampa deste ano, o Maurício revelou que esse livro apresenta uma de suas maiores paixões: a música. E a história tem um foco nisso mesmo. Há várias cenas, inclusive a primeira, onde Tomas está falando sobre música ou fazendo música. É ela mesma que será o palco do primeiro encontro de Tomas e Aurora, a menina dos olhos cor de mel. Uma discussão idiota por um disco que nenhum dos dois sequer sabia do que se tratava fez com que essas duas pessoas sem ligação nenhuma se vissem e se apaixonassem. Só que Tomas ainda tem assuntos pendentes consigo mesmo...

Ele guarda uma culpa angustiante pela morte repentina dos pais, já que os sinais que ele percebeu no dia do acidente de avião poderia evitar as perdas trágicas. A presença de Aurora traz muitos desses sinais. E é aí que se inicia um dos maiores prodígios de Maurício Gomyde.

Admito que suspirei quando vi que o livro era tão pequeno. Não conseguia imaginar todo aquele espetáculo que me diziam em tão poucas páginas. Ao conhecer a história, no entanto, vi que o número de páginas de um livro não tem nada a ver com seu conteúdo, até porque Maurício conseguiu fazer mágica com uma frase, uma cena. Sua escrita está mais aprimorada que nos livros anteriores; mudanças são notadas na forma como as cenas são conduzidas, nos diálogos dos personagens, na história em si. Gomyde, mais uma vez, guiou seus leitores numa história de amor linda e complexa, onde o sentimento não tem limites. Acho que um dos fatores que modelou esse sentimento profundo, foram as paixões de cada protagonista: Tomas com sua música e Aurora com sua borboletas, que ainda aparecerão muito no caminho do rapaz...

Outro ponto que me chamou a atenção foi a intensa presença dos personagens secundários, em especial os "vizinhos de condomínio" de Tomas. Vale ressaltar que ele mora em um barco, sua casa flutuante. Outras pessoas também vivem na mesma situação, no mesmo lugar que ele, por isso que os chamamos de vizinhos de condomínio. Até mesmo reuniões desse tipo há. Durante toda a trama, esses personagens marcam seu lugar na história, aparecendo sempre nas horas que lhes convém. Estão sempre ali, de modo que quando lembramos do livro, é impossível não lembrar-se deles.

Gomyde conduziu O Rosto de uma forma original. As páginas voaram sem que eu tivesse noção disso e as horas pareceram eternas, enquanto eu me deixava mergulhar nesse enredo super fácil de se imaginar virando filme. Na verdade, acho que todos os livros do Maurício se encaixariam facilmente nas telonas, pois o autor cria trilhas sonoras para seus livros e acho que, sendo essa exatamente a ocupação de Tomas, é por isso que a história e seu escritor casaram tão bem. A curiosidade do leitor para desbravar terrenos desconhecidos da obra o encaminha a um final tortuoso, que, provavelmente, Maurício escreveu num dia que estava muito chateado com alguém, porque é de arrancar lágrimas. Foi surpreendente, embora Maurício deixe pistas do que está ocorrendo ao longo do livro, Infelizmente, só percebi isso nas últimas páginas, o que tornou o baque ainda maior. De certa forma, foi um dos únicos desfechos inesperados que me agradou, pois chegou num momento no qual repensar toda a vida - nossas escolhas, desejos e prioridades - foi uma espécie de terapia.

Invariavelmente, Maurício está de parabéns por mais essa história. Podem chegar até mim e me perguntar o que eu sei, sendo uma blogueira iniciante. O que eu sei? De nada (quem sabe?), além de que sei reconhecer uma história boa quando encontro uma. Queria conhecer mais escritores que soubessem escrever como esse cara. Mas, bem, serei obrigada a dizer novamente que esse dom é particularidade de Maurício Gomyde. Super recomendado!

site: http://omundosecretodavick.blogspot.com/

Fernanda 27/12/2014

Intenso!
Olá, seus lindos! Espero que estejam todos bem e com muitos livros bons para ler. Depois de alguns dias lendo livros que não me agradaram, encontrei na escrita do Maurício um consolo para a minha revolta com as leituras anteriores.

Quando comecei O Rosto que Precede o Sonho confesso que não sabia nada sobre o livro. Eu escolhi sem nem ler a sinopse, acreditam?! E, para mim, foi uma completa surpresa.

Nas primeiras linhas eu percebi que seria algo bom e divertido, e confesso que foi. Digo também que, estive sempre com um sorriso bobo no rosto, pois o livro é fofo, inteligente, simples e cheio de amor.

A forma como o Maurício descreve os sentimentos do Tomas é incrível! A forma como o personagem vê e como vive a vida nos faz pensar que estamos aqui perdendo tempo com coisas muitas das vezes bobas e supérfluas.

Tomas não percebeu ou achou melhor ignorar os sinais, de que algo aconteceria com seus pais. E depois que a catástrofe ceifou suas vidas, ele sempre se culpou por não ter interferido no destino e mudado o rumo de sua própria história. E desde esse dia esperou que os sinais reaparecessem.

Assim, descobriu que sua namorada estava traindo-o. Uma vaca por sinal, que nunca mereceu o cara que sempre teve por perto. Tudo bem! Tomas deixou muito a desejar, por causa das coisas que escondeu de todo mundo. Afinal quem não tem um segredo?!

No dia em que ele menos esperava apareceu em sua vida, uma menina de olhos cor de mel e transformou o que era para ser tristeza em sua maior alegria. É a partir do momento que Tomas coloca os olhos em Aurora que você, leitor, começa a sonhar. Sim, você começa a sonhar e lê o livro sempre como um sorriso bobo, de gente apaixonada. É meu caro, o amor, a leveza e alegria de algo perfeito fará parte de suas horas de leitura.

Tomas é um compositor, que vive em uma casa flutuante ao lado de um violão, bons amigos e um emprego que lhe traz a mais bela canção já composta por ele. Aurora uma fotógrafa linda que roubou o coração deste homem lindo e apaixonante. As cenas que o Maurício compôs para os dois é a coisa mais linda, harmônica, perfeita, surreal e inteligente já descrita por ele – comparando com A Máquina de Contas Histórias -.

Mas, — tava demorando né! — quando percebi o rumo que a história levaria e digo mais, estava eu toda feliz imaginando que o Maurício era boa gente, ele vem e estraga minha vida. Foi um segundo para a percepção das coisas e um milésimo para as lágrimas começarem a rolar. E o ódio pelo Maurício foi inevitável! Ele diz que o amarei novamente, mas estou duvidando disso.

O final do livro é – feito pela vontade que sentimos em matar o escritor. Mas se você quiser continuar amando o Mauricio não leia, pois vai querer trucidar o autor no final. Brincadeiras a parte é uma leitura maravilhosa, cheia de amor e aprendizado que nos ensina a valorizar os pequenos momentos de nossas vidas.

Beijos!

site: www.amorliterario.com

Renata CCS 09/09/2014

Sentimentos intensos, sinais do destino e muito rocknroll.
"Dont go chasing after butterflies when everything you want is right here by your side." (Butterflies - Norah Jones)

O ROSTO QUE PRECEDE O SONHO nos apresenta Tomas Ventura, um músico de 36 anos apaixonado pela vida, que vive tudo intensamente e é extremamente emotivo quando se trata de assuntos do coração, embora relute em demonstrar. É extrovertido, inteligente, brincalhão e amigo para qualquer hora. Tomas possui também um dom, uma espécie de premonição através de sinais que a vida vai deixando pelo caminho. E ele aprendeu a da atenção e a interpretar esses sinais após a morte de seus pais que, segundo ele, poderia ter sido evitada se ele tivesse consciência de seu dom antes do acidente.

Após uma desilusão amorosa, Tomas vai lamentar-se no sedo de seu amigo Benjamim, e lá conhece a bela Aurora de um jeito nada convencional: entram em uma disputa acirrada de quem entende mais sobre música para arrematar um LP misterioso. A partir daí, Tomas vê seus dias transformados em uma verdadeira maratona para conquistar a mulher de seus sonhos. Aurora acaba fazendo com que Tomas se sinta totalmente tocado por uma experiência de companheirismo e amor que nunca havia experimentado.

De uma forma singela e doce, o livro fala sobre a força que o destino opera em cada pessoa, de que nada do que ocorre em nossas vidas é por acaso e de como alguns acontecimentos surgem para trazer de volta perspectivas abandonadas. Um outro ponto forte da narrativa são as inúmeras menções sobre o que desejar da vida e de como desfrutá-la ao lado das pessoas que amamos.

Sentimentos intensos, sinais que explicam a ordem e a lógica da vida, e muita música são três dos pontos fortes e mais importantes do livro. Para quem é fã de rock, dá para se esbaldar com a infinidade de referências e citações incríveis que a obra carrega. Diria que é um livro para ser lido e ouvido.

A escrita de Maurício Gomyde é simples, direta, nada rebuscada, com diálogos bem construídos e estruturados. O autor nos presenteia com um amor forte, tocante e convincente, sem ser presunçoso.

Em meio a barcos e borboletas, com poucas páginas, mas com um conteúdo repleto de significados, O ROSTO QUE PRECEDE O SONHO é um livro regado a sentimentos e situações comuns do nosso dia-a-dia que poucas pessoas notam, e que faz refletir sobre o que é o amor e sobre as pequenas grandes coisas da vida.
Luísa LJ 10/09/2014minha estante
Eu amei esse livro! Chorei no final.
Adorei a sua resenha, muito linda!

Mare 19/02/2015minha estante
Melhor livro do Maurício Gomyde na minha opinião. Chorei litros. Concordo plenamente com a tua resenha.

Arca Literária 14/08/2014

Por Danielle Peçanha

O rosto que precede o sonho é um lindo e emocionante romance. É o terceiro livro do autor Maurício Gomyde.

Na trama conhecemos Tomas, um jovem compositor que fez uma trilha sonora de sucesso para o cinema, mas nem tudo são flores na vida de Tomas, ele se isolou do mundo, sofreu mito com a perda dos pais em um acidente de avião, acabou de ser abandonado pela namorada.

Tomas recebe um convite para participar da trilha sonora de um grande filme de Hollywood, mas não aceita, e quando menos espera, conhece uma garota de olhos cor de mel chamada Aurora na loja de discos do seu amigo e fica encantado com ela. Aos pouco eles vão se conhecendo e se apaixonando. Aurora faz tanto bem a Tomas que inspirado ele resolve aceitar o convite para participar da Trilha Sonora, só que Aurora está apenas de passagem por Brasília.

Leiam o livro e descubram o final emocionante dessa lida história.

Maurício conseguiu fazer um livro gostoso de ser lido, colocando a música bastante presente na trama. Um livro pequeno em suas 176 páginas, consegue divertir e emocionar.

Recomendo a todos que gostam de um bom romance e gostam de se emocionar com lindas histórias de amor.

site: www.facebook.com/minhasresenhasdp

Ana Ira! 07/08/2014

Lindo e inteligente!!!
Minhas people, que livro!!!......

Silvana Gomez 22/03/2014

Lindo, lindo, lindo, lindo, mil vezes lindo.
Só isso que posso dizer, porque a minha vontade era de encher de spoiler essa resenha.
Não deixem de ler.

Ana Paula Carva 12/02/2014

Impossível não se emocionar
Um dos melhores livros que eu já li. Impossível não se emocionar. Recomendo, recomendo, recomendo.