Feliz Ano Novo

Feliz Ano Novo Rubem Fonseca

Resenhas - Feliz Ano Novo

escritora.A.Santos 14/05/2023

?????
A escrita de Rubem Fonseca provoca e prende o leitor ao livro. "Feliz Ano Novo" é um retrato da vida, do Brasil.

Bruno Oliveira 06/05/2023

O SUSTO EM LER UM LIVRO DOS ANOS 70 DO SÉCULO XX QUE MAIS PARECE UM DOS ANOS 20 DO SÉCULO XXI
Há quem diga, por aí (ainda), que este Feliz ano novo, de Rubem Fonseca é um livro violento, pornográfico, amoral e cheio de palavras chulas, de baixo calão e tal. Contudo, esses que se concentram só nesses pontos, já perderam de vista o verdadeiro embate, combate que está lá descaradamente, despudoradamente exposto no livro: a guerra entre classes!! Rubem Fonseca é mestre no conto, na narrativa curta, por isso, é impossível ficar indiferente a esses personagens que nos são apresentados em seus contos: todos ali são miseráveis, condenados e sofrem com o pior do ser humano, sejam eles mais pobres, sejam eles mais abastados financeiramente; ninguém ali se salva!! Feliz ano novo é um baita livro! AINDA muito atual, e, justamente por isso, não é lá muito bom não... O livro é de 1975, poxa!! A sociedade brasileira não evoluiu, não?! Regredimos??
Derso 09/05/2023minha estante
Os melhores livros continuam fortes mesmo com a passagem do tempo.

Bruno Oliveira 10/05/2023minha estante
Sem dúvida, amigo Derso! Eles podem até amarelar, esfarelar, mas sempre nos atingem em cheio.

Lara.Kazlanskas 01/05/2023

Grotesco e incrível
É uma leitura realmente chocante, desconfortável, intragável é incrível. Consegue fazer com que você sinta um incômodo latente bem dentro dos seus ossos. O ?gore? pesado me surpreendeu bastante - tive que ler para o ensino médio e fiquei chocada quando li. Recomendo (?) para quem tem interesse em ler obras nacionais não tão antigas porém que se tornaram parte do patrimônio cultural (?). Enfim, foi uma experiência interessante.

Miguel214 28/04/2023

Feliz ano novo
O livro é mto bom, a maioria dos contos são até legais,mas, também tem alguns que achei chatinhos ou bem arrastados

Layla 27/04/2023

Li como leitura obrigatória da escola e n gostei ?
Achei muito ?¿
N entendi o que estava sendo passado em metade dos contos e é isso

felipe.gugel 26/04/2023

Excelente.
A impressão que eu tenho é que esse livro foi feito para ser adaptado, seja em filme ou série. Acho que que o Rubem Fonseca teve alguma influência direta do áudio visual. Eu achei o livro muuuuito atual, com temas que ocorrem ainda hoje. Além disso, ele não cita muitos costumes da época em que foi escrito, o que torna o texto mais atemporal.

Nota 8/10, porque esse livro me deu ansiedade e precisei ler os contos restantes um por dia pra dividir o embrulho do estômago.

Mylhinha 23/04/2023

Esperava um tapa e levei um soco.
Uma coletânea de contos sobre temas diversos, que retratam o dia a dia de forma simples mas de forma realista. Os últimos, tem histórias mais complexas de se entender, e um pouco mais longe da realidade, mas mesmo assim tem seu valor. Uma leitura essencial para quem quer entender sobre literatura, e sobre a sociedade.

Rafaela.Rezzadori 22/04/2023

Mais um clássico!
A leitura é impactante. Diferente de qualquer coisa que já li, os contos são surpreendentes dentro de suas temáticas e particularidades. A linguagem e as temáticas surpreendem, o que torna a leitura necessária.

Gabriela 14/04/2023

São vários contos.
Cada história é totalmente diferente da outra.
São história muito macabras (quase todas).

Mari 10/04/2023

Críticas sociais f*das
Nessa coletânea de contos, Rubem Fonseca escreve ótimos contos com metáforas e críticas sociais capazes de deixar qualquer leitor pensativo sobre os temas de cada conto e refletir sobre a sociedade atual e o futuro ao qual estamos nos encaminhando.

sofi 10/04/2023

Tive que ler pra um trabalho da escola e nem precisei ler todos os textos mas até q é um livro bom! definitivamente nao é meu estilo de leitura mas foi bom olhar esse lado da ditadura(n é atoa q esse livro foi banidokkk)

Rebekka O'Brien 06/03/2023

Agora eu entendo o grande sucesso que esse livro se tornou e o motivo, por o Rubem Fonseca ter se tornado um dos clássicos brasileiros. Ele consegue retratar vários problemas da época, com tanta profundidade, que chega a ser assustador e cheio de massacre.

carbononh 27/02/2023

Feliz ano novo!
"Há tanta gente assim interessada nesses marginais da sociedade?"

Com uma proposta diferente e um estilo de escrita única, que une a violência e o obsceno, a pobreza e a burguesia, a miséria e o luxo, a ignorância e a intelectualidade, Rubem Fonseca se consagrou como um dos melhores prozeadores dos últimos tempos.

Em "Feliz Ano Novo", os contos evidenciam desde a vida no crime aos dilemas substanciais de escritores. A maioria dos contos, no entanto, tem um foco evidente na violência, apelando muitas vezes para o fator inesperado ou chocante. Por sorte, na segunda parte, o autor muda o eixo de temas, porque senão ficaria repetitivo e previsível demais. Achei coerente e coeso, além de muito bem escrito, adoro livros que focam na linguagem falada nas ruas e o Rubem Foncesa nos presenteia com enormes doses disso. Livro excelente para um primeiro contato, e me mantenho curioso para, no futuro, ler mais obras do autor. Recomendo! ????

bobbie 25/02/2023

Um livro incrível numa coleção de preço acessível.
Muitos fatores me fazem comprar um livro: ser um clássico literário, ter uma história que promete puro entretenimento descompromissado (nem só de clássicos vive o homem, não que um clássico não possa entreter), livros sobre gênero, livros de autores consagrados, romances policiais e/ou de mistério. E livros que foram proibidos pela ditadura militar brasileira. Estes são compra certa da minha parte. Amo a hipocrisia, amo o reflexo de um período que fez todo o mal que ele próprio tentou proibir quando representado na literatura. E este aqui foi um deles. O que tem aqui de tão "preocupante"? Violência urbana, gratuita e insana, sexo, homoerotismo, sabe aquilo tudo que tem... na vida? Tá aqui nesse livro. Acho que meu conto preferido aqui foi A entrevista, no qual um repórter entrevista um autor literário. Papo cabeça, temperado com muita acidez, sarcasmos e tiradas muito, mas muito perspicazes. De modo geral, porém, cada um dos 15 contos presentes no livro valem muito os 14 reais que paguei por ele. Aliás, valem bem mais.

Cris 07/02/2023

Até 40% eu estava gostando, os contos eram rápidos e brutais não sei porque me lembrava o livro Cidade de Deus, que preciso reler, depois disso parece que os contos ficaram maçantes. Mas foi uma boa experiência ainda mais pra mim que não sou grande fã de contos.