A valise do professor

A valise do professor Hiromi Kawakami

Resenhas - A Valise do Professor

Pri 09/03/2024

Escrita sublime
É um livro sublime, bonito, romântico sem ser piegas. A escrita oriental é diferente da nossa, sem muitos altos e baixos, sem fortes emoções, mas muito bonito.

Melissa617 28/02/2024

Uma leitura agradável
Bem agradável e um leitura super fácil. A princípio não sabia muito o que esperar, mas acabou me agradando bastante

Meu perfil literário @reclivros 27/10/2023

Quem gosta de comida japonesa?
O título dessa resenha talvez não seja totalmente própria a este livro, mas para mim foi o que mais me marcou. A autora Hiromi Kawakami conta a história de um relacionamento entre um professor e uma ex-aluna e como o sentimento vai se desenvolvendo ao longo da história.
É sem dúvida um livro sobre o sentimento, sobre o envelhecer, sobre o jeito japonês de ser. Mas o que mais gritou aos meus olhos foi a culinária. Tudo está entremeado pelos tradicionais bares japoneses, aqueles de cortininhas na porta, de um balcão onde as pessoas bebem saquê e falam sobre a vida.
É um livro bom, de fácil leitura.
Recomendo para os entusiastas desse tipo de cultura.

regifreitas 26/10/2023

A VALISE DO PROFESSOR (Sensei no Kaban, 2001), de Hiromi Kawakami; tradução Jefferson José Teixeira.

Tsukiko é uma mulher de 35 anos; ela nunca se casou, nem sente necessidade disso. Um pouco solitária, ela costuma frequentar os "izakayas" (bares informais, espécie de botecos japoneses), degustando, sempre acompanhadas de cerveja e saquê, as iguarias desses lugares. Num desses bares, ela acaba reencontrando seu ex-professor de japonês do ensino médio.

Harutsuna Matsumoto ou, simplesmente, o professor, pois é assim que todos o chamam, já tem certa idade. Já aposentado, é viúvo, e um tanto quanto solitário, como Tsukiko. Contudo, parece bastante impassível e bem humorado diante de sua vida. Anda sempre com uma valise a tiracolo, em qualquer ocasião.

Estes são os dois personagens principais deste romance, cujo narrador é a própria Tsukiko. Hiromi Kawakami trata, aqui, basicamente da solidão de duas pessoas que acabam estabelecendo uma relação especial entre si.

O aprofundamento da relação, contudo, é bastante lento, e pode desagradar alguns leitores. O foco da narrativa são as cenas do cotidiano e os diálogos banais do dia a dia. Assim, como a história é contada do ponto de vista de Tsukiko, e como na cultura oriental não é comum a exposição mais explícita das emoções, há uma demora em se saber os reais sentimentos da narradora para com o professor. O próprio professor é um enigma, pois nos é mostrado sempre pelos olhos dessa mulher.

É uma história singela e bonita, mas senti falta de um pouco de aprofundamento dos personagens. Isso certamente se deve à decisão de ter Tsukiko como narradora. Porém, julgo que essa tenha sido uma escolha intencional por parte da autora. Assim, a narração acaba sendo o próprio espelho dessa protagonista - a princípio bastante fechada, mas que vai se expondo de forma vagarosa, conforme o tempo passa.

É uma pena, Tsukiko e o professor são personalidades muito interessantes. Então, o que nos foi mostrado me pareceu insuficiente. E eu queria saber mais.
Marta Skoober 31/10/2023minha estante
Fiquei tão inebriada quando li, adoro livros que trazem reminiscências do dia, essa coisa contemplativa, não me passou pela cabeça aprofundar o que quer que fosse.

Mariel 21/09/2023

Não consegui me apegar
Acho que sou umas das poucas pessoas que não gostou do livro. Achei o professor sempre arrogante e pretensioso. A diferença de idade entre os dois também me pegou bastante e mesmo que a tsukiko já fosse uma mulher de certa idade, não conseguia parar de pensar no quão mais velho que ela ele era. Pra mim não funcionou?

Leticia.Ayumi 06/08/2023

Que gostoso, sútil, bem-humorado. É do tipo de livro que te conquista aos poucos, sem se fazer perceber. Só gostaria que a parte final tivesse se estendido mais um pouco, achei tão bonita e singela.

Raíssa 20/07/2023

A história continha a solidão que eu esperava encontrar, nesse quesito atendeu as expectativas. A relação entre os dois protagonistas é calma, contida, polida entre ambas as partes, como é confortável e ideal para os dois. Tem um final feliz e realista.

Em alguns capítulos me senti com eles nos ambientes e sensações, nesse sentido a história envolve o leitor. É do tipo de livro que, se eu casualmente bater o olho na estante, vou me lembrar de estar no bar de Satoru, ou caminhando por uma rua de Tóquio movimentada.

Sarah 07/07/2023

Aqui ela me pegou. Me pegou de um jeito que eu nem achei que seria possível. Eu já tinha algumas expectativas sobre a história, pois já tinha visto sobre num reels do Instagram. Enfim.... altas expectativas. Porém, não imaginei que iria me atingir TANTO assim. A começar que devorei o livro muito rápido, embora esteja tendo enormes dificuldades de leitura nesses últimos meses; depois, não acredito que me senti tão próxima da protagonista. Tantos pensamentos e posicionamentos dela me pegaram, mesmo com a diferença de idade gigantesca entre nós (uns 20 anos, talvez), muita coisa ainda foi possível me identificar. Muitas falas sobre ser adulto, sobre se relacionar com os próprios sentimentos, tudo isso me pegou muito. E chorei. Igual um bebê rs.

"Talvez o meu temperamento não se dê muito bem com o tempo"

Ina 04/06/2023

Um livro sobre a solidão
O livro da Hiromi fala sobre duas pessoas solitárias que se encontram com certa frequência em um bar, nele conhecemos Tsukiko e o seu professor de escola. O romance descreve o desenvolvimento e o início da amizade entre os dois. É um livro triste, real e bonito ao mesmo tempo.

Ana 29/05/2023

Delicadeza de início ao fim
Acredito que muito do que a gente pensa ao final da leitura de um livro varia muito conforme o que estamos vivendo e sentindo no momento.
Ao terminar esse livro fico pensando que talvez muitos não devam ter achado nada demais nele, talvez até tenham achado monótono... eu fiquei extremamente encantada com a delicadeza e a sutileza que um romance pode ser contado. Preencheu um pouquinho meu coração! ?
Ulisses 30/05/2023minha estante
Concordo???

Marlo R. R. López 21/02/2023

'A valise do professor', de Hiromi Kawakami, é uma obra da literatura japonesa urbana na sua essência: um enredo aparentemente banal, um avançar monótono da narrativa que contempla temas como a dificuldade nas relações interpessoais, a solidão, o amor contido, a paixão por comida, a cidade como lugar de encontro e desencontro, e o desespero silencioso daqueles que não conseguem se expressar e encontrar seu lugar no mundo. Tudo isso temperado com belos cenários, silêncios profundos e heranças culturais de tradições milenares.

A protagonista da história é Tsukiko Omachi, uma mulher de meia-idade, de personalidade reservada, solteira, que tem o hábito de frequentar os bares da cidade à noite, degustando a culinária local e bebendo cerveja ou saquê enquanto descansa do trabalho e repõe as energias para o dia seguinte. É numa dessas incursões - no bar de um homem chamado Satoru, um de seus estabelecimentos preferidos - que ela se depara com um dos antigos professores da época da escola. Como não lembra de imediato o seu nome, ela o chama de Professor, muito embora ele se lembre do nome dela (o que é curioso, porque sabemos que normalmente se dá o contrário entre alunos e professores).

Assim tem início uma relação não-nomeada que vai deixando claro, aos poucos, o sentimento de solidão e desesperança que sufoca a ambos, embora ela e ele expressem esse sentimento de formas diferentes e em maior ou menor grau ao longo dos momentos em que estão juntos. É uma amizade curiosa e insuspeita com contornos difusos, que vai se transformando aos poucos em um tipo de relação mais nítida, mas não menos desencontrada.

Confesso que até o capítulo 3 eu não estava muito empolgado (o comportamento dos personagens estava me parecendo meio esquisito, inverossímil), mas depois da excursão para coletar cogumelos nas montanhas eu simplesmente não conseguia mais largar o livro. Há uma tensão entre os personagens principais que deixa o leitor fissurado, em suspense, ansioso para acompanhar cada passo da relação. Certos capítulos são de uma beleza extraordinária, que fazia tempos que eu não via em um livro - destaque para o capítulo das cerejeiras, da viagem à ilha e dos já mencionados cogumelos; este último é uma verdadeira aula de construção narrativa, um primor.

Fiquei a fim de ler outros livros da autora.

vivi 13/02/2023

Friamente comovente
Confesso que esperava desse livro uma melancolia mais palpável em questão de sentimentos percebidos e sentidos junto aos personagens, mas o que a autora nos entrega é uma falta/frieza de sentimentos nos personagens. E digo isso não como crítica, porque a frieza sentimental desse casal é o que nos entrega o mundo submerso de sentimentos vívidos e límpidos que existem em seus corações. Claro que como Brasileira, é difícil entender por completo a narrativa emocional do povo japonês, porque eles são culturalmente diferentes de nós em tantos e tantos sentidos, mas é isso que tornou a leitura mais interessante pra mim.
Tiveram vários momentos que eu tive choques de realidade ao ver que a personagem principal, por exemplo, achava um absurdo e deselegante o atendente do bar que ela vai TODO DIA falar com ela "como se a conhecesse", porque isso, pra eles, era uma intimidade incomum. Pequenos detalhes como esse que fazem você perceber como eles se relacionam diferente de nós. O livro é bem delicado em sua narrativa e construção e eu gostei bastante de ter esse contato com ele!
Minha única crítica (que, na verdade, é mais uma preferência pessoal) é que a escrita dela é bem objetiva e direta ao ponto, e isso me incomodou, justamente por eu não ser lá muito fã desse estilo narrativo.

Bruna.Sanchez 07/02/2023

Não sabia o que esperar desse livro, mas me surpreendeu bastante! A cada página fui ficando cada vez mais envolvida e empolgada pra ler tudo.
Amei os personagens, a história de cada um, e fiquei refletindo sobre a vida aparentemente solitária que cada um leva e o carinho que vai surgindo entre eles. Recomendo muito a leitura.
gabidonatello 26/02/2023minha estante
Estou lendo agora ??

Opala 19/12/2022

Um dedo de prosa sobre A valise do professor de Hiromi Kawakami
Se uma câmera me seguisse, meu observador logo estaria entediado. Não haveria grandes descobertas ou lições e embates épicos. Talvez descobrisse tiques e manias estranhas em meu comportamento. Porém, se pudessem ver com os meus olhos o mundo, isso seria diferente.

Ao seguir Tsukiko, vemos o mundo pelo seus olhos – o professor, o bar, o dono do bar, as montanhas, as caminhadas, os encontros. Temos uma opinião vinculada a nossa todo o tempo, precisamos da opinião de nossa hospedeira, precisamos que ela narre e veja e sinta para assim nossa opinião seja completada. Estamos totalmente no escura, um breu eterno pelas ruas, precisamos que ela abra os olhos e nos explique - mesmo com os olhos abertos, não estamos vendo. Com tudo, chega um momento que nos percebemos que Tsukiko não sabe também para o que está olhando.

Nossa hospedeira pode ou não estar apaixonada, pode ou não ser reencarnação da ex esposa de seu professor. Nós sempre estamos captado experiências dúbias de seus olhos. Os relatos da ex esposa do professor, o amor de Tsukiko pelo professor. A distância de Matsumoto Harutsuna – o nome do professor – para a figura débil e que bebe saquê ao seu lado no bar. O mundo talvez esteja de ponto cabeça para nossa protagonista, impossível dizer.

Todos nós somos seres que esperam a entrega do outro para nos entregar. Deixamos somente nossas verdadeiras ambições escaparam quando bebemos mais da conta. Tomamos a vergonha na manhã seguinte, e esperamos que por intermédio do destino, nunca mais isso aconteça. Vestimos uma roupa que nos é dito que é do nosso tamanho, que ao provarmos descobrimos que é larga demais, mas pensamos: “ah, depois eu troco...agora não tem o que fazer”. Agora, a peça está na cesta de doação sem nenhum remorso, com a etiqueta a postos. Obviamente, iremos arranca lá mais tarde, doar peças com etiqueta é tamanha grosseria. E pomo - nos a andar, vemos prédios, casas, lixos, moradores de rua, igrejas, rostos feios, rostos bonito, e quando chegamos ao fim da estrada, nós perguntamos : “Onde estou?”.

É isso que vemos ao decorrer da narrativa. A escrita fluída e sonora de Kawakami, leva nos a uma viagem centrada na descoberta de um amor e um breve passeio pelas linhas da vida. Ao escalar da estória, me senti como se ainda estivesse no bar. Como se ouvisse sem querer os pensamentos de Tsukiko. Uma fofoca que rolava de boca em boca dos frequentadores. Ao fim do livro, o que pensei foi:

“Ah, provavelmente nós nunca saímos daquele bar’.

Ve Domingues 18/10/2022

Adorei esse livro. A autora escreve de um jeito simples, claro e objetivo, sem floreios, e eu simplesmente não conseguia parar de ler. É uma obra muito sensível sobre relacionamentos, solidão, diferença de gerações... Tudo muito tocante. Vale muito a leitura!